MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Natal – 2024
O profeta Isaías diz: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
(Isaías 9.6)
Estimada IECLB!
É Natal. Tempo de agradecer a Deus, de retomar caminhos, renovar a esperança. Tempo de se deixar encantar pela beleza dos presépios e se fortalecer pela mensagem do Evangelho. Os cenários cuidadosamente preparados apontam para a manjedoura. Dela brotam os caminhos para o encontro com Deus. Da manjedoura, berço de nascimento do Príncipe da Paz, nasce também a esperança para o mundo cheio de incertezas.
Deus se fez gente e veio morar entre nós, afirma João (João 1.14). A fragilidade da criança na manjedoura em Belém manifesta o extraordinário amor de Deus. No cheiro da estrebaria – lugar inusitado, ali está Deus! Não no poder de Herodes, nem na majestade do império ou na valentia dos fortes. Sua glória está entre as pessoas excluídas, as que o mundo considera como se nada fossem (1 Coríntios 1.18-30), entre pobres e crianças, na periferia do mundo, que quase sempre é desconsiderada e vista com desconfiança e desprezo.
Isaías 9.6 faz parte de uma canção em forma de poesia (vs.2-7). Sua mensagem faz referência a um contexto de violência e guerras. Bem por isso formula o desejo pela paz com justiça (v.7), onde a garantia dos direitos por vida digna motiva a esperançar. Isaías expressa alegria, motivada pela esperança que ressurge naquele que é “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (v.6). O convite é olhar com empatia para um amplo horizonte, onde a vontade do Deus-conosco se concretiza, também no nosso testemunho hoje.
2024 foi um ano intenso, de profundos desafios enfrentados nas enchentes, nas secas, nas queimadas. O carinho e a solidariedade de tanta gente possibilitaram a esperança. Os belos e significativos eventos que celebraram os 200 anos de presença luterana trouxeram ânimo e alegria.
Louvemos a Deus, neste Natal, por Seu infinito amor, em Jesus Cristo, nosso Salvador! Busquemos sempre a orientação de Deus, nele confiando diante dos momentos de fraqueza e compartilhando a paz com o nosso próximo, para que, na penumbra, sejamos luz, na tristeza sejamos abraço, na fragilidade sejamos esperança e, na dor, sejamos acolhimento.
Junto com o profeta Isaías afirmamos: foi um ano de muitos desafios enfrentados, com alegrias compartilhadas e bênçãos derramadas, pelas quais olhamos a vida com gratidão e vislumbramos um futuro com paz, perseverando na caminhada e compartilhando a generosidade de Deus, como o Tema do Ano de 2025 convida a fazer.
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente