|

Prédica – Lucas 9.28-36 (37-43) – Último Domingo após Epifania – Transfiguração do Senhor (Estomihi) – 02/03/2025

 

02/03/2025 – Último Domingo após Epifania

Prédica: Lucas 9.28-36(37-43)

Leituras bíblicas: Êxodo 34.29-35* Salmo 99* 2 Coríntios 3.12 – 4.2*

Cor litúrgica: branco

Missionário Pastor Sérgio Rocha – Sinop/Mato Grosso

 

O salmista canta ao Ungido de Deus: Tu és o mais formoso dos humanos; nos teus lábios se extravasou a graça; por isso Deus te abençoou para sempre” – Salmo 45.2.

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Sejam todos bem vindos neste dia tão especial em que o Senhor nos despertou, para buscar e ouvir a sua Palavra, junto com os irmãos e  irmãs.  É com grande alegria e satisfação que chegamos aqui neste lugar para prestar culto ao Nosso Senhor Jesus, neste último domingo após Epifania – Transfiguração do Senhor.

ACOLHIDA AOS VISITANTES: Queremos dar as boas-vindas às pessoas que nos visitam e expressar nossa satisfação com sua presença. Desejamos que todos se sintam bem e possam expressar a sua fé no Senhor Jesus junto conosco neste dia de culto.

Canto de entrada

Nº 29 LCI Senhor tu nos chamaste, portanto estou aqui
Ou: Nº

____________________________________________________

SAUDAÇÃO

Reunimos em comunidade para celebrar culto em Nome e na presença do Deus Pai, criador e sustentador de tudo, Deus Filho,  nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo, aquele que nos congrega em comunidade neste dia do Senhor.

CANTO DE INVOCAÇÃO

Nº 26 LCI Reunidos aqui
Ou: Nº

____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Deus da graça, Pai amoroso como é bom estarmos reunidos com os irmãos na sua presença! Queremos agradecer ao Senhor, por nos acolher, como seus filhos amados.

Mesmo não merecendo tamanho acolhimento perdão e graça.

O Senhor perdoa-nos quando cometemos pecados e nós sabemos muito bem que nosso pecado separa-nos da tua presença. Pedimos perdão pela nossa desobediência, quando não obedecemos a tua Palavra Senhor Jesus, perdão Senhor se sofrimento te causei pela dureza do meu coração.  Senhor Jesus, limpa-nos por meio do teu sangue todos os pecados que aqui confessamos, ouça Senhor nosso Deus a nossa oração, que por seu amor possamos receber o perdão e a graça.

CANTO DE PERDÃO

N° 35 LCI Perdão, Senhor, Perdão

ANÚNCIO DO PERDÃO

No momento que confessamos os nossos pecados com sinceridade de coração. Deus em sua infinita misericórdia nos perdoa e nos reconcilia consigo mesmo. O salmista diz: “cria em mim o Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmos 51.10) Deus nos concede seu perdão nos renovando e fortalecendo em nossa caminhada.

Oração do dia

Deus de amor. Pai querido e compassivo te agradecemos por este dia tão especial onde nos reunimos em sua casa com o objetivo de exaltar seu Santo nome. Fale ao nossos corações por meio de sua Palavra. Te agradecemos pelo teu grande Amor pela tua fidelidade e compaixão. Graças te damos porque entregastes teu amado Filho, Jesus, para morrer em nosso lugar.

Amado Deus peço-te que nos guie em nossa caminhada de fé e esperança. Fortalece-nos com tua presença e ajuda-nos a ouvir a tua Palavra, e coloca-la em prática em nosso dia a dia.  Fortaleça-nos no amor e nos oriente. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras bíblicas:

Prédica: Lucas 9.28-36(37-43)
1ª Leitura Bíblica:  Êxodo 34.29-35 * Salmo 99 *
2ª Leitura Bíblica: 2 Coríntios 3.12 – 4.2

CANTICO INTERMEDIÁRIO

N° 152 LCI Pela Palavra de Deus.

Prédica: Lucas 9.28-36(37-43)

Tema: Conhecendo a Jesus.

Vamos Refletir o que acontece conosco quando conhecemos a Jesus verdadeiramente e Ele é transfigurado diante de nós:

1-Vida de Oração.

28 Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.

Tudo inicia na oração. Jesus andava cercado de multidões de pessoas, muitos fariseus e escribas além de seus seguidores e os dozes discípulos. Mas o que chama atenção, é que somente três destes presenciaram a transfiguração do Senhor. Foi um momento especial de oração. Pedro, Tiago e João buscavam maior intimidade com Jesus. A Oração é a chave para termos uma espiritualidade com compromisso profundo com Jesus. A oração abre o nosso coração, a oração nos transforma, a oração nos faz ouvir a voz de Deus. Tem tantas coisas que a oração pode fazer em nós.  Quando nós oramos com sinceridade nos despimos na presença do Deus Eterno.
Jesus quer se revelar a nós com sua glória e poder, precisamos ter momentos com Ele “em particular” ou como ensinou a orar “em Secreto” cf Mt 6.6)

Querida comunidade somente quem tem uma vida de oração, conhece a Jesus e busca fazer a sua vontade. A oração abre caminhos, abre possibilidades e reações de Deus. Tudo começa na oração! A transfiguração começou com oração. A Glória de Jesus se Manifesta na oração.

2-Eu e Você.

Pedro nos representa! Há Algum tempo havia uma propaganda na internet e na televisão o fulano me representa ou o fulano não me representa!

Pedro nos representa nas nossas fraquezas, em nossas precipitações, em nossos equívocos. Nós somos Pedro, eu tento imaginar a situação naquele momento único. O monte escuro que é iluminado inesperadamente pela glória de Jesus e pela glória que sai de dois homens do Antigo Testamento que vão visita-lo. Eles não estão em corpos mais sim em espirito Moisés e Elias.  A representatividade de toda história da ação do poder de Deus, Moisés e Elias; a libertação do cativeiro egípcio foi encabeçada e liderada por Moisés o legislador o homem que traz Deus a lei ao povo.

Elias, o homem dos milagres; grandes operações de milagres começaram no Antigo Testamento de um forma mais intensas foi com Elias.

Pedro diz: É bom estarmos aqui, sempre é bom estar na presença de Deus. Precisamos de um lugar onde nos sentimos bem, um lugar bom. Pedro nas suas ousadias, e limitações nos representa; Pedro diz: – Senhor vamos fazer três tendas, vamos eternizar este momento. A verdadeira espiritualidade entende que montes são sucedidos de planícies. Na continuação do texto de Lucas e em Mateus 17 conta-se a mesma história. Diz que quando eles desceram do monte, encontraram o pai com um filho endemoniado, e que os discípulos, que haviam ficado no sopé do monte, não conseguiram expulsar os demônios. Pedro queria eternizar esse momento, porque era muito bom.

Pedro nos representa quando buscamos na nossa espiritualidade olhar para homens como Moisés e Elias e deixamos de olhar para Jesus.

A verdadeira espiritualidade nos faz corrigir buscas erradas e nos leva a olhar para glória de Deus, não como espetáculo mas como uma forma de se deixar transformar.

Presença de Jesus.

Jesus é Deus, a glória do unigênito do Pai, é isso que eles viram. Jesus ali no monte ele mostra quem de fato Ele é.

Durante o ministério de Jesus ele se mostrou o mais humano possível. Jesus poderia ter feito ou manifestado a sua glória na planície e poderia ter conquistado muitas vidas. Talvez nos questionamos o por que Jesus escolheu revelar a sua glória para apenas três pessoas. Jesus quer conquistar as pessoas pelo coração e não pelos olhos. Muitas pessoas são atraída por um Jesus que não existe ou pelas coisas que Jesus pode dar.
Jesus espera de cada um de nós, busquemos a Ele com coração sincero.

Somos Filhos de Deus.
Somos amados por Deus.
Que Deus abençoe a todos nós.

Em resposta a esta palavra convido a Comunidade reunida a confessar a nossa fé com as palavras do credo apostólico.

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 477– LCI – Obrigado Pai Celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:
1._______________________________________________________

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

ANIVERSARIANTES

ORAÇÃO FINAL

Eternos Deus e Pai, te agradecemos pelo momento de culto que tivemos, te damos graças pela manifestação do teu Santo Espírito. Agradecemos por tua Palavra que é viva e tem poder para transformar a nossa vida e os nossos corações. Obrigado pelo seu amor que nos fortalece em nossa vivencia de fé.

Senhor Jesus fale aos nossos corações e ajude a sermos atuantes nos trabalhos de nossa comunidade.

Que sejamos lembrados, constantemente, do teu imenso amor e através Jesus de Cristo, que nos trouxe vida nova e salvação, para que tenhamos vida abundante. Que tenhamos um coração grato pelas dadivas e proteção que recebemos por meio da tua graça. Assim também Senhor ouve os nossos pedidos: e nos assista com sua infinita graça Senhor. Deus obrigado por ser tão fiel para com seus filhos, obrigado Senhor Jesus. Deus amado tome em tuas mãos essa nova semana! Conduza-nos pelos caminhos de bênçãos em nosso trabalhos e afazeres. E os demais pedidos que tenhamos colocamos na oração que teu Filho Jesus nos ensinou.

Pai nosso…

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …

______________ _________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

BÊNÇÃO

Que o Senhor esteja a tua frente para mostrar o caminho certo.
Que o Senhor esteja atrás de ti, para te livrar da falsidade das pessoas má.
Que o Senhor esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste.
Que o Senhor esteja abaixo de ti para te levantar quando caíres.
Que o Senhor esteja sobre ti para de abençoar. Assim abençoa o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO

Uma semana abençoada de natal a todos vão na Paz do Nosso Deus e o sirvam com alegria.

CANTO FINAL

301 – LCI – Benção virão.