|

Nas festas da virada do ano muitas vezes é cantado o hino “Adeus, Ano Velho, Feliz Ano Novo”. Nesta tradicional canção se expressam desejos: “Que tudo se realize, no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.”

Podemos e devemos sim ter muitos desejos e esperanças, mas em que se baseia a nossa confiança para que eles se realizem? Esperança significa o ato de esperar que algo vai se realizar. Confiança é ter segurança e, principalmente, tranquilidade de que algo pode se concretizar.

Para ilustrar isto, lembro da história que conta que alguns botânicos exploravam certas regiões montanhosas à procura de novas espécies. Um dia, através de seus poderosos binóculos, avistaram uma flor desconhecida. Ela estava encravada numa estreitíssima fresta de uma encosta muito inclinada. Somente seria possível coletar a flor se uma pessoa concordasse em ser baixada, por meio de uma corda, do alto da montanha, até chegar na encosta que ela se encontrava. E eles pediram a um menino que estava na expedição que aceitasse a tarefa. O menino era o menor e o mais leve da expedição.

O menino olhou para o fundo do abismo e disse-lhes: – Volto daqui a pouco.

Deu meia-volta e saiu correndo em direção ao acampamento.

Algum tempo depois ele voltou trazendo o pai pelas mãos e explicou suas condições:

– Eu descerei para pegar a flor, mas só se o meu pai segurar a corda.

O menino tinha esperança de que poderia cumprir a tarefa, mas tinha confiança somente em seu pai para segurá-lo.

O novo ano está à nossa frente. Temos muitas esperanças, sonhos e expectativas. Sabemos, também, que nem sempre tudo será fácil. Vamos ter desafios. Mas devemos ter esperança de conseguir cumprir nossas tarefas, alcançar nossos sonhos. Mas para conseguirmos vencer nossas tarefas, nossa missão, precisamos, antes de tudo, ir em direção ao nosso Pai, ao nosso Deus, e depositar nele a nossa confiança na certeza de que por mais perigosa ou difícil que seja a missão em nossa vida, ele não nos largará e nem nos deixará cair.

Que 2025 nos traga muitos sonhos, nos anime em nossas esperanças, nos impulsione a agir em busca de nossas metas. Mas também nos mostre que só viveremos com verdadeira segurança se formos ao encontro de Deus e nele depositarmos a nossa confiança. Como diz a palavra de Hebreus 10.35: “Portanto, não percam a confiança de vocês, porque ela tem grande recompensa.” A grande recompensa em nossa vida é saber que Deus está nos segurando e não nos deixará cair.

Portanto, busque a Deus na vida comunitária e na oração. Viva neste novo ano de 2025 o que ensina o Salmo 37.5: Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.

Feliz e abençoado 2025 e “Que tudo se realize, no ano que vai nascer…”.

Oração: Querido e amado Deus, tu nos presenteias com um novo ano. Agradecemos por ter nos protegido no ano que passou. Nas dificuldades e perigos não nos largaste e nem nos deixaste cair. Assim queremos renovar nossa confiança na tua presença e pedir: guarda-nos em segurança; mostra-nos o bom caminho; fortalece-nos nos momentos em que fraquejarmos. Renova-nos na fé e na esperança. Que em 2025 possamos compartilhar a tua generosidade e te servir para que a tua palavra cresça e se multiplique entre nós. Amém!

P. Carlos Romeu Dege
Paróquia Martim Lutero em São Vendelino, no 2º CAM em Carlos Barbosa
Pastor Vice-Sinodal