|

Prédica – João 2.1-11 – 2º Domingo após Epifania – 19/01/2025

 

19/01/2025 – 2º Domingo após Epifania

Prédica – João 2.1-11

Leituras bíblicas: Salmos 36.5-10; 1 Coríntios 12.1-11

Missionária Cledimar Becker Windmöller – Paróquia de Matupá

 

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Que a graça e paz esteja com cada um (a)!
Como é bom estarmos reunidos para esse tempo de culto ao Senhor! Sejam bem vindos/as!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA

Nº 8 – LCI – Estamos aqui Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO

A Palavra de Isaías 49.3 lema para a semana nos diz: “O Senhor me disse: Israel, você é o meu servo, e por meio de você serie glorificado”.

Nós estamos no 2º domingo após epifania que lembra a aparição de Deus na Terra através do nascimento de Jesus, onde Deus revela à humanidade por meio do seu Filho.

Louvado seja Deus, que com sua graça nos alcança em Jesus, o qual, não somente veio a este mundo para ser o salvador, mas também nos indicar o caminho para o perdão, transformação e nova vida que está Nele!

Reunimo-nos aqui na certeza da presença graciosa de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 20 – LCI – Jesus, em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Amado Pai, o Senhor é tão bom conosco e cheio de misericórdia, prova disso, é a entrega de Jesus na cruz. O pecado que está em nós, Tu Jesus, tomou para si e pagou a conta por nós. Hoje Pai, queremos humildemente chegar a Ti e pedir, limpa nosso coração manchado pelo pecado. Somente o Senhor tem poder para isso, visto que em Ti não há pecado e não há culpa. Limpa nossa vida, purifica nossos corações. Perdoa-nos Pai de amor! Em nome de Jesus, amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO

Quando confessamos nossas falhas diante de Deus, Ele acolhe nosso pedido e por meio do Espírito Santo faz sua obra em nós. Se assim, confessamos com sinceridade e honestidade, recebamos por meio de Jesus, o perdão. Ele mesmo diz a nós: “seus pecados estão perdoados, vá e não peques mais” – (João 8.11).

 

KYRIE

Pedimos pela misericórdia de Deus cantando
Nº 59 – LCI – Senhor, tem piedade de nós

GLÓRIA IN EXCELSIS

Nº 143 – LCI – Bendito seja o Deus do amor

ORAÇÃO DO DIA

Somos gratos a Ti Pai querido, pela vida concedida a nós, pelo ar que respiramos, pelo nosso lar, nossa família. Somos gratos por Jesus, e pelo Teu amor demonstrado por nós de forma tão misericordiosa! Gratos somos por nossa comunidade de fé, que aqui podemos crescer e amadurecer na fé juntos. Em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus, amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmos 36.5-10

2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 12.1-11

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 160 – LCI – Como tu queres

PREGAÇÃO

“Tal pessoa mudou da água para o vinho”. Creio que em algum momento você falou essa frase ou já ouviu ela.

Essa expressão tem um sentido bem especial, quando se refere que a pessoa mudou bastante e para melhor.

Quando olhamos para o Evangelho de João 2.1-11 encontramos um relato com grande significado e um dos primeiros milagres de Jesus:

1. No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;

2. Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.

3. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4. Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.

5. Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

6. Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.

7. Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até à borda.

8. Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram,

9. e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo

10. e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.

11. Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Pouco se sabe a respeito de como o casamento era celebrado na Palestina, mas fica claro que a festa era muito importante, podendo durar uma semana. E, por isso, deixar de oferecer a devida hospitalidade era delito grave. A família tinha a obrigação de providenciar uma festa à altura das exigências sociais.

Como lemos no verso 3: “o vinho havia acabado”. Não havia grande variedade de bebidas, e as pessoas normalmente bebiam água ou vinho.

Jesus, os discípulos e Maria, foram convidados a esse casamento, tudo indica que eram pessoas próximas aos noivos. A mãe de Jesus, com preocupação falou com ele, diante da falta da bebida, pensando que o mesmo, poderia fazer algo.

No verso 6, vemos a resposta de Jesus para Maria que sua hora ainda não havia chegado, referindo-se de forma muito clara, que Ele buscava pela vontade de Deus e por aquilo que viera cumprir neste mundo.

O relato continua e logo após, encheram potes com água e Jesus de forma grandiosa, transforma água em vinho. Esse milagre, como pontua o autor João, não é um espetáculo para ser visto e admirado, mas um sinal que aponta para Jesus e quem ele, de fato, é. E como é destacado no texto, os discípulos creram nele, por meio do que havia feito.
Esse primeiro sinal/milagre realizado por Jesus, também nos lembra que o vinho na Bíblia é símbolo de alegria, celebração e felicidade.

Pensando de forma bem prática: O que você faz quando sua alegria acaba? Acontece na vida de todas as pessoas, assim como no casamento. Maria procurou Jesus expressando o problema para ele. Apesar da resposta que Jesus deu ser difícil para Maria entender, ela confiou que ele iria restaurar sua alegria e a dos convidados.

Jesus é mestre em transformar o ordinário em extraordinário, inclusive nossa vida.

Esse primeiro sinal de Jesus relatado em João, faz olhar para a nossa vida, casamento ou família e lembrar que não há algo que seja difícil demais para Deus transformar! Ele tem todo poder sim, para fazer novas todas as coisas! Fazer uma mudança radical!

E como é relatado no verso 10, o responsável da festa ao provar a água transformada em vinho, sem saber o que Jesus tinha feito, chegou até o noivo e exclamou que o melhor vinho ele tinha deixado por último, isso era diferenciado dos demais casamentos.

Isso nos traz à lembrança, que aquilo que Jesus faz na vida de uma pessoa por meio da conversão, é algo que pode ser visto de forma muito clara! Ele tem todo poder para fazer essa mudança em nós, com certeza para o melhor e assim o Seu nome é glorificado. Literalmente, transformar da água para o vinho.

Ainda hoje, por meio do Seu Espírito Santo, Deus transforma vidas: que terão reflexos em casamentos, famílias, na igreja ou mesmo na sociedade na qual estamos inseridos.
Você pode afirmar que é uma pessoa que mudou da “água para o vinho”? As pessoas ao meu redor percebem se existe uma mudança?

Vamos refletir sobre isso nesse dia. E principalmente, não deixarmos de lado a transformação que o Espírito Santo de Deus tem a realizar em nós e por meio de nós. Se desejamos e buscamos: pela Palavra, oração e comunhão na comunidade de fé, podemos crer que Ele tem, e, sempre terá o melhor para nós. Amém!

HINO

Nº 624 – LCI – Que segurança! Sou de Jesus!

CONFISSÃO DE FÉ

Diante da Palavra anunciada, queremos como corpo de Cristo, em uma só voz, confessar nossa fé:

Creio em Deus Pai…

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 84 – LCI – Te agradeço

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

 

PAI NOSSO

Pai nosso…

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …

_________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________

 

BÊNÇÃO

Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo te abençoe e guarde, hoje e sempre, amém!

ENVIO
Vamos na paz, sirvamos ao Senhor com grande alegria!

CANTO FINAL

Nº 591 – LCI – Arde a voz em meu peito