|

Oração pela Diaconia – 26 de janeiro de 2025

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a IECLB é membro.

 

Acolhida

Nos encontramos na presença do trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Que a paz do Senhor esteja com vocês! Que neste momento de celebração, possamos experimentar a presença de Deus e renovar nossas forças para seguirmos animados e animadas em nossa jornada de fé. Porque “o Senhor dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem vigor” – Isaías 40.29.

Canto: LCI 213: Senhor, tu tens sido o nosso refúgio

Oração

Senhor, muitas vezes me sinto frágil e desanimado, desanimada. Sei que as lutas da vida me esgotam e as preocupações me sobrecarregam. Mas creio firmemente em Tua promessa de que Tu és o meu refúgio e fortaleza. Renova as minhas forças, ó Deus, como a águia que rejuvenesce suas penas. Derrama sobre mim o Teu Espírito Santo, para que eu seja fortalecido em minhas fraquezas. Acenda em meu coração a chama da esperança, para que eu possa enxergar além das dificuldades e confiar em Teu auxílio. Que a Tua luz dissipe as trevas da dúvida e do medo, e que eu possa caminhar confiando no Teu cuidado.

Leitura: Lucas 4.14-21

Jesus voltou para a região da Galileia, e o poder do Espírito Santo estava com ele. As notícias a respeito dele se espalhavam por toda aquela região. Ele ensinava nas sinagogas e era elogiado por todas as pessoas. Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar. Ele disse: Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.

Jesus não apenas pregava com autoridade inspirando multidões, ele também praticava o que ensinava. Ele era a palavra de Deus encarnada, transformando vidas e comunidades com suas ações. Curava as pessoas enfermas, libertando-as do sofrimento; trazia esperança para as desesperançadas, mostrando-lhes um futuro melhor; e proclamava a boa nova da salvação, oferecendo perdão e reconciliação.

Assim como Jesus, somos chamados e chamadas a ser agentes de transformação no mundo. Nossas palavras e atitudes devem refletir o amor de Deus e trazer cura e libertação para aqueles ao nosso redor. Precisamos servir as pessoas necessitadas, visitar as enfermas, defender as oprimidas e compartilhar a esperança do evangelho às desanimadas.

Ao seguir o exemplo de Jesus, não nos contentamos em apenas ouvir a palavra, mas a colocamos em prática em nossas vidas. A fé sem obras é morta, e é através de nossas ações que demonstramos nosso amor por Deus e pelo próximo.

Converse com outras pessoas e procure identificar áreas em suas vidas onde possam praticar a compaixão e o serviço ao próximo. Planeje ações concretas em que vocês possam demonstrar o amor de Deus através de suas ações.

Oração

Senhor Deus, olhamos para o mundo com um coração cheio de compaixão e pedimos que Teu Espírito Santo nos inspire a agir. Que possamos, como Teus filhos e Tuas filhas, ser instrumentos de Tua misericórdia e amor para com todas as pessoas necessitadas.

Concede-nos a graça de ver o mundo com os Teus olhos, de sentir a dor do próximo como se fosse nossa própria. Que sejamos sensíveis aos clamores das pessoas mais vulneráveis, das enfermas, das famintas, das órfãs e das viúvas.

Fortalece nossa fé para que possamos servir com alegria e generosidade, sem esperar nada em troca. Que nossas mãos sejam estendidas para socorrer, nossas palavras para confortar e nossos corações para amar.

Inspira os e as líderes da Igreja e da sociedade a promoverem ações concretas de solidariedade e justiça. Que as comunidades de fé se tornem verdadeiros centros de acolhimento e serviço, onde todas as pessoas se sintam amadas e valorizadas.

Que a semente do Evangelho continue a germinar em nossos corações e a frutificar em obras concretas de amor ao próximo. Que possamos ser testemunhas vivas do Teu amor transformador, construindo um mundo mais justo e fraterno.

Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, te pedimos. Amém.

Canto: LCI 568 Nem só palavra é o amor

Bênção

Que o Senhor te abençoe em teu trabalho diaconal. Que Ele te fortaleça em sua missão de servir às pessoas mais necessitadas, seguindo o exemplo de Cristo. Que a tua vida seja um reflexo do amor de Deus, e que a cada dia possas experimentar a alegria de servir ao próximo.

 

Oração elaborada pelo Pastor Samuel Armbrust
Sínodo Centro Sul-Catarinense