|

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB – Fevereiro – 2025

Tu me farás ver os caminhos da vida.

(Salmo 16.11)

 

Estimada IECLB!

O lema de fevereiro afirma que Deus nos fará ver os caminhos da vida. Que caminhos são esses? Há muitos caminhos que nos levam a uma infinidade de lugares diferentes. Há caminhos bons, bem conservados; há caminhos ruins, perigosos, com desvios improvisados para permitir a passagem… Quais são os caminhos da vida aos quais a pessoa que entoa o Salmo se refere?

O Salmo 16 faz parte de um conjunto de Salmos classificados como Cantos de Peregrinação. São súplicas individuais no contexto de vida de pessoas pobres, peregrinas, talvez até perseguidas, que buscam em Deus, através da oração e do canto, refúgio, consolo, ânimo, confiança e esperança. Glorificam e enaltecem Deus na perspectiva da esperança pela vinda do Messias.

Salmos de peregrinação aproximam o Antigo do Novo Testamento e são lembrados em momentos significativos da história como, por exemplo, no surgimento das primeiras comunidades cristãs. Pedro, em seu testemunho da vida nova e eterna que Jesus Cristo oferece, cita parte do Salmo 16 em Atos 2.25-28.38. Jesus, em meio à sua caminhada, é perguntado por Tomé sobre como saber o caminho. Jesus responde: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida…”

A IECLB é uma Igreja que caminha em terras brasileiras há dois séculos. Esta bonita caminhada foi celebrada com entusiasmo durante 2024. 200 anos de presença luterana, enfrentando dificuldades, mas confiantes na promessa de Deus. Hoje a peregrinação de pessoas da IECLB continua pelo Brasil. Há grandes contingentes de migrantes, no Brasil e no mundo, em busca de melhores condições de vida e sobrevivência. Infelizmente, cada vez mais crescem as políticas supremacistas, racistas, xenofóbicas e, portanto, anticristãs, que fecham portas e expulsam pessoas imigrantes de países e lugares, causando-lhes constrangimentos, abusos e violências. Como Igreja que tem Jesus Cristo como Senhor e Salvador, a IECLB se une a outras Igrejas e organizações que se preocupam com vida justa para todas as pessoas. Por isso nos opomos a qualquer política discriminatória, violenta, racista. A IECLB declarou isso há mais de duas décadas em seu posicionamento Deus não é racista.

Em 20 de fevereiro celebramos o Dia Mundial da Justiça Social. O Dia é uma iniciativa da ONU para fortalecer a paz e a segurança entre os Estados. Paz com justiça é um desafio mundial que requer o entendimento harmonioso, pacífico e justo entre os povos e nações. Há muitos caminhos, mas há também muitas barreiras que dividem a humanidade e tornam as pessoas desiguais, causando grandes injustiças e sofrimentos.

Com o salmista pedimos que Deus nos guarde, nos conduza, nos aconselhe e nos ensine a escolher o caminho da vida. Sejamos pessoas que optam pelos caminhos do acolhimento, das mãos abertas para as pessoas sofridas, do abrigo às refugiadas e do tratamento digno a todas as pessoas. Jesus diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10). Jesus quer vida e ensina o caminho da generosidade de Deus, que nos envolve, nos dá bom ânimo e nos motiva ao testemunho deste amor, pois seu projeto é de vida aqui, agora e depois, na eternidade.

 

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente