E aconteceu que, quando estavam à mesa, ele pegou o pão e o abençoou; depois, partiu o pão e o deu a eles. Então os olhos deles se abriram, e eles reconheceram Jesus.
(Lucas 24.30-31a)
Aconteceu nos dias 18 e 20 de fevereiro, a 4ª edição da Oficina online de Quaresma e Páscoa. A atividade faz parte da “Jornada de Quaresma e Páscoa 2025” da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O tema definido para este ano é “Mesa da Comunhão”.
Reunindo mais de 400 pessoas, de 220 paróquias, a Oficina serviu para as pessoas participantes vivenciarem a partilha, a reconciliação e a generosidade de Deus, representada pela Mesa de Comunhão.
A reflexão da primeira noite da Oficina aprofundou a compreensão bíblica e teológica sobre a Ceia do Senhor (Santa Ceia). Durante o estudo, pode-se perceber que as comunhões de mesa eram uma das marcas do ministério de Jesus. Nos evangelhos, o verbo “comer” aparece 76 vezes, quase sempre ligado às comunhões de mesa de Jesus. O e-book da Oficina explica que “ao redor da mesa da comunhão, muitas pessoas experimentaram e continuam a experimentar a presença de Cristo”.
Já na segunda noite, o grupo ouviu sobre os simbolismos espirituais que envolvem o pão e o suco de uva, elementos centrais da Santa Ceia. Além disso, quem participou da oficina, também aprendeu receita de pão e uma dinâmica para ser aplicada nas comunidades. A noite também contou com a partilha de experiência da Alvorada Pascal, inspirada na Vigília Pascal, acompanhada de uma proposta litúrgica para ser vivenciada em comunidade no Domingo da Páscoa.
Coordenada pela Catequista Daniela Hack, pela Diácona Simone Voigt e pelo Musicista Wagner Petry, a Oficina online de Quaresma e Páscoa teve a assessoria da Pastora Vera Regina Waskow, de Curitiba/PR, do Professor Mauro Marcelo Wentz, de Chapecó/SC, e da Liderança Maria Rodrigues Motinho Zumacke, de Serra/ES.
Como forma de compartilhamento os conhecimentos passados para o grupo participante da atividade, a IECLB disponibiliza o e-book utilizado nos dois dias de Oficina. Assim, tanto as pessoas que participaram, como as pessoas que não puderam acompanhar a oficina, têm um excelente material à disposição. Além das reflexões e atividades práticas da Oficina, o e-book traz vários outros subsídios sobre o tema. Para acessar o e-book, clique aqui.
O desejo é que o tema abordado na oficina seja inspiração para as atividades comunitárias de Quaresma e Páscoa.