Vivemos em um mundo de velocidade. Em todas as áreas da vida humana o fator “menor tempo” é essencial. Os computadores fazem cálculos à velocidade da luz, carros e aviões estão cada vez mais velozes e até na culinária o tempo foi abreviado: alimentos preparados em fornos de micro-ondas levam a metade do tempo gasto em fogões comuns. A rapidez com que tudo acontece e chega a nós, através dos meios de comunicação, também nos pressiona a correr.
A pressa nos leva a um constante estado de tensão; estamos sempre em estado de alerta como se vivêssemos um filme de suspense contínuo. Não sabemos o que nos aguarda na próxima cena, por isso ficamos em expectativa constante.
Este estado nos coloca sob pressão e, como consequência, entramos em ansiedade e até em depressão. Algumas vezes o quadro de tensão é agravado pelo medo: medo do desemprego, da perda do ou da cônjuge, dos filhos e das filhas, da solidão, da violência, da morte, de enfermidades, da crise financeira, da injustiça, das pessoas, e até mesmo do próprio medo.
Para algumas pessoas é difícil acompanhar os noticiários nos meios de comunicação – assaltos, escândalos, aumento de preços, manifestações etc. Essas informações acabam nos afetando. E como consequência várias doenças “explodem” no organismo humano sem causa aparente, mas resultantes dessas tensões e pressões.
Como sair disso? O primeiro passo é identificar os motivos geradores da ansiedade. Se você está trabalhando sem descanso há um longo período, sem dúvida alguma recomenda-se tirar férias, o que seria um fator de alívio e equilíbrio. Você e sua família têm desenvolvido novas amizades? Dedicado tempo para o lazer? A vida não pode ser feita somente de trabalho. O lazer saudável influencia grandemente nosso viver.
Muitas vezes as tensões são causadas por problemas de saúde, de relacionamentos em geral, etc. Uma vez feita a identificação destes, devemos analisá-los na presença de Deus, expondo-os abertamente a Ele. Precisamos colocar corações e mentes firmados nas promessas do Senhor. Reconhecer nossa incapacidade de lidar com o problema e tal qual uma criança lançar-se nos braços amorosos do Pai, sabendo que Ele é perfeitamente capaz de nos guiar e orientar.
Encontramos na Bíblia esperança e conforto (Salmos), orientações práticas para o viver diário (Provérbios), atuação de Deus na vida de pessoas como nós (Daniel), preciosas promessas que incentivam a prosseguir (Isaías). A palavra de Deus contém ensinamentos que abrangem a vida integral do ser humano.
Neste período da Quaresma, busque conhecer diligentemente a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Levados e levadas pela agitação e velocidade do nosso dia-a-dia deixamos de nos apropriar e de colocar em prática promessas preciosas ali registradas para utilizarmos cotidianamente. Em Filipenses 4.6-7 lemos: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”.
Oração: Bondoso Deus, guia-nos neste período de Quaresma de forma que, a cada novo dia, sejamos mensageiros e mensageiras da tua paz em meio a correria da nossa vida. Que nossa pressa seja para ajudar, servir, amar mais. Amém.
Pa. Louvani Kuhn Hirt
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rolante