O estudo e a leitura da bíblia estavam entre as principais atividades dos Retiros de Carnaval realizados no âmbito da IECLB. Neste ano, muitos encontros utilizaram a metodologia do Bibliolog. Essa é uma forma de ler, interpretar e vivenciar textos bíblicos, onde as pessoas participantes fazem parte da história contada.
Por meio de uma pessoa mediadora, as pessoas respondem a perguntas e dão vida às letras do texto bíblico. Com sua imaginação, abrem novas formas de acesso e descobrem significados da Bíblia para suas vidas.
Para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), os encontros de jovens são momentos especiais, que reforçam o pertencimento à igreja. O Bibliog é mais uma forma de criar esse sentimento e de mostrar a importância da palavra de Deus para a vida de cada um e cada uma.
A utilização da metodologia trouxe bons frutos e momentos inspiradores nos Retiros de Carnaval, que mostram a vontade dos jovens de viver a vida em Cristo. No Sínodo Uruguai, o Bibliolog de Gênesis 2.4b-15 promoveu uma reflexão sobre a responsabilidade e o cuidado com a terra. De acordo com a Pastora Adriane Beatriz Dalferth Sossmeier, que é coordenadora da Redebibliologbrasil, as oficinas no Retiro foram vivenciadas de forma profunda.
“Os jovens compartilharam aflições e ao mesmo tempo a responsabilidade pelo cuidado com a terra, com o mundo. Eles não conheciam o Bibliolog ainda, e de forma surpreendente cada personagem bíblico trouxe um novo olhar para a Palavra Bíblica. Estou muito feliz e realizada! Muito obrigada Deus pela Palavra viva entre nós!”, contou.
Em Tangará da Serra, Mato Grosso, mais de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram do Bibliolog. “Foi muito gratificante aplicar [o Bibliolog] para os jovens que participaram do Retiro Setorial. Tivemos muitas emoções e sentimentos compartilhados durante a vivência, foi lindo! Todos e todas que estavam ali conseguiram compreender e embarcar na viagem junto”, lembra a Bibliologista Lavínia Thom.
Mesmo para crianças e adolescentes o Bibliolog é uma oportunidade de participação e de conhecimento da bíblia. A Bibliologista Pastora Vera Waskow realizou duas dinâmicas no Retiro Luterano de Carnaval (Reluca), adaptando os textos e de acordo com as idades.
Na Paróquia de Vitória (ES), mais de 100 pessoas se reuniram para aprender por meio do Bibliolog e vivenciar a palavra sob o auxílio do colaborador Halyfe Henrique Tietz. Este encontro foi um Retiro de Ensino Confirmatório, realizado em conjunto pela união paroquial Grande Vitória (Paróquia de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra). No Vale do Itajaí, a Pastora Mônica Erdmann trabalhou o Bibliolog que fala sobre a unção de Davi. Ela utilizou o momento para explicar o significado da unção e o nosso chamado no batismo, buscando conectar o público com o texto.
“Eles interagiram bastante nas falas dos personagens e tivemos um breve diálogo, no final, onde manifestaram interessantes reações ao texto e sobre a metodologia. Foi lindo!”, afirma.
Além dos Retiros de Carnaval e vivências dentro da igreja, o Bibliolog pode ser levado para outros locais, como a escola. Propor esta nova forma de interpretar, interagir e estar aberto à história é um modo de exercitar a imaginação e criatividade.
A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), nas Unidades Oswaldo Cruz e Pindorama, promoveu para os seus estudantes um início de ano letivo com a prática do Bibliolog. Na ocasião, as alunas e os alunos aprenderam um pouco mais sobre o texto de Marcos 10.13-16, que fala do contato de Jesus com as crianças.
Para saber mais sobre o Bibliolog:
+ Visite a página do Bibliolog e saiba mais
+ Acompanhe o Instagram da Rede Bibliolog Brasil