A cruz anuncia a esperança – Mensagem de Sexta-feira Santa da Presidência da IECLB
Hoje é Sexta-feira Santa, dia de profunda reflexão para nós. Dia em que lembramos do sofrimento de Jesus Cristo na cruz até a sua morte. Dia em que olhamos para nós e “Em silêncio nos curvamos ante a tua cruz, Senhor” (Livro de Canto da IECLB, 415 – estr. 2). Este dia marca o amor incondicional de Deus a nosso favor. Nossas lembranças do Gólgota são que, de lá, vem o perdão, a salvação, a esperança de novo começo.
Como entender que aquele que amou e ensinou a viver em amor foi levado à morte de cruz? Nem os discípulos e as discípulas entenderam. Mesmo conhecendo as maldades humanas, contrárias aos ensinamentos de Jesus.
Quando Jesus fala aos discípulos a respeito de um novo mandamento, de amarmos como ele amou, ele convida a pessoa a ser diferente, a olhar para o mundo, para a vida, com os olhos da fé, e perceber que Jesus anuncia o projeto de salvação: “Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos” (João 15.13).
Humanamente, a cruz parece uma derrota. Mas isto não é verdade. Jesus deu a sua vida por nós, um presente de perdão, reconciliação e nova vida. Isso fica claro na palavra de Deus: “Está consumado” (João 19.30). Podemos viver em amor como ele nos ensinou em sua caminhada até a cruz.
Jesus entrega sua vida por nós na profundidade e confiança do amor de Deus, que nos envolve por inteiro e compartilha conosco sua misericórdia e compaixão. Não há amor maior que este. Ao olhar para a cruz de Cristo com seus braços abertos, vemos uma imensidão de espaço, pronto para acolher pessoas em seu grande abraço.
Que a Sexta-feira Santa nos proporcione momentos de reflexão sobre esse agir amoroso de Deus – incondicional, pleno em graça e misericórdia, entrega e fidelidade ao projeto de salvação. Sexta-feira Santa não é o fim, mas o passo para a Páscoa.
Jesus diz: “Não se turbe o vosso coração: creiam em Deus, creiam também em mim” (João 14.1). Amém.