Prédica – Amós 5.6-7,10-15
21º Domingo após Pentecostes – 13/10/2024
13/10/2024 – 21º Domingo após Pentecostes
Prédica – Amós 5.6-7,10-15
Leituras: Sl 90.12-17; Hb 4.12-16; Mc 10.17-31
Missª Tatiane F. Ertmann Stele – Nova Mutum/MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/boa noite a todos.
Que bom reunirmo-nos neste dia para celebrar culto ao nosso Deus.
Que possamos cultuar com grande alegria esse Deus que nos salva.
Saúdo-vos com uma das palavras das senhas diárias para este dia, palavra do profeta Isaías 25.9 que diz: “Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou“.
As esperanças neste mundo são diversas. Mas apenas uma, de fato, nos salvará. Que possamos celebrar neste culto, Aquele em cuja nossa esperança não é vã. Amém.
Agradecemos a todos e a todas que nos visitam. Sejam também muito bem-vindos/as. É uma alegria tê-los/as conosco. O nosso desejo é que vocês sintam, por meio da nossa comunidade, o amor do próprio Deus. E que desejem estar conosco muitas outras vezes.
CANTO DE ENTRADA
08 – LCI – Estamos aqui, Senhor.
SAUDAÇÃO
No reunimos em nome do nosso Deus todo Poderoso, Criador dos céus, da terra e dos mares, e de tudo mais o que há no universo, em nome do Filho, que é a plenitude visível da graça divina entre nós, e em nome do Espírito Santo, que conduz e dirige o caminho do povo de Deus.
Em nome e na presença desse Deus triuno, nos reunimos e celebramos este culto. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
20 – LCI – Jesus em tua presença.
CONFISSÃO DE PECADOS
Deus querido e bondoso!
Neste dia queremos aquietar nosso coração, e pedir Senhor, sonda-nos, exorta-nos, vê se há em nós algo que te desagrada, e assim, convence-nos do pecado, do mau caminho.
Que nossos corações não estejam endurecidos, de tal forma que não consigamos mais ouvir a tua voz de amor, que nos chama a nos voltar a Ti, e experimentar a tua maravilhosa graça.
Perdoa-nos Senhor por nosso orgulho e prepotência, por tantas vezes confiar em nossas próprias forças e capacidades, por nos apoiar na nossa bondade e boas obras como mérito diante de ti.
Perdoa-nos por nem sempre ter a convicção de que só em Ti estamos verdadeiramente seguros. Senhor bondoso, tenha misericórdia de nós.
Que o teu Santo Espírito guie o nosso coração. Perdoa-nos por nossa rebeldia, orgulho e prepotência e por tudo mais que nos afasta do teu coração de amor. Dá-nos a chance de recomeçar, perdoando-nos os pecados.
Corrige-nos e faze enxergar e desejar o bom caminho. Governa-nos por Teu Espírito Santo e cura-nos da miséria do pecado. Aceitamos tua correção, e anunciamos que tu és Deus, também sobre as nossas vidas, te aceitando como Senhor e Salvador nosso.
Que sob a tua graça, tua paz e teu perdão possamos seguir. Faz-nos pessoas melhores Senhor, abre os nossos olhos e coração, para que saibamos olhar para a ti e para o próximo com um amor verdadeiro, assim como o de Cristo demonstrado por nós.
Que teu Espírito Santo nos santifique e nos guie, e por meio Dele possamos caminhar todos os dias da nossa vida, alegres, pelo refúgio, remissão e salvação que encontramos em Ti. Em nome do Salvador. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Com amor incondicional Deus nos perdoa quando o buscamos de todo coração. Assim nos diz a Palavra do Senhor: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” – (Jeremias 29.13).
De fato, aquele que se aproxima de Deus, não será desprezado. Quem reconhece e confessa sua natureza pecaminosa e sua necessidade de Deus não vive na escuridão, mas tem seus passos guiados pela luz de Cristo.
Quem assim se coloca diante de Cristo, recebe perdão, vida e salvação. Assim, sai também daqui em paz e com ânimo para permanecer firme na fé. Que assim seja para cada um/uma de nós! Amém.
KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes aos sofrimentos deste mundo. Também neste período de reflexão, de contemplação do amor que Deus em Jesus revelou a nós, somos convidados a também olhar para o nosso meio e a transmitir o amor de Cristo às pessoas.
Certamente há neste dia pessoas em situação de miséria. Seja material ou espiritual. Oremos para que cada uma possa experimentar a alegria que vem de Deus e que onde pudermos fazer mais do que orar, que o façamos, sem reservas, nos dispondo como instrumentos da salvação e compaixão de Deus.
63 – LCI – Ouve Senhor, eu estou clamando.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glórias a Deus pelo seu amor, pelo seu perdão, pela sua salvação, e também porque podemos ser instrumentos do seu amor. Por isso, e por tudo mais que Deus sempre de novo nos acrescenta, cantemos alegremente, dando graças a Deus:
73 – LCI – Ontem, hoje e para sempre.
ORAÇÃO DO DIA
Todo Poderoso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Louvado seja o Teu santo nome, agora e para sempre. Agradecemos-Te por não desistir de nós, ainda que tantas vezes nos erguemos tão presunçosos e cheios de si. Obrigada por permitires que o pudéssemos buscar.
Que também ao ouvir tua Palavra, possamos demonstrar a nossa busca por Ti. Ajuda-nos para que nada atrapalhe esse momento.
Que possamos ter corações abertos, ouvidos atentos, dispostos a ser encontrados por ti.
Que tua Palavra traga fortalecimento e desafios a nossa vida.
Que Teu Espírito Santo fale aos nossos corações, e toque a nossa vida.
Em Teu santo nome. Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Hebreus 4.12-16
2ª Leitura Bíblica: Marcos 10.17-31
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 – LCI – Estou pronto Senhor, para ouvir-te falar
PREGAÇÃO
Amós 5.6-7,10-15
O livro de Amós foi escrito pelo profeta Amós, que foi chamado por Deus para profetizar contra o reino de Israel no século VIII a.C. Amós era um pastor de ovelhas e foi enviado por Deus para denunciar a injustiça e a idolatria do povo de Israel.
A mensagem de Deus, que é dada ao povo através da boca de Amós, é um lamento, e um chamado de Deus para que se voltem ao Senhor, uma vez que esse povo havia se perdido, cometendo injustiças, odiando a verdade e a sinceridade e praticando o que é mal sem nenhum tipo de escrúpulos.
No entanto, a Palavra do Senhor, trazida por Amós, não é bem aceita pelo povo. Por quê? Porque é uma Palavra de exortação. As pessoas gostam de ouvir palavras de consolo e paz; em certas situações vai além, gosta-se de ouvir o que amacia o ego, e que leva a vaidade e soberba.
Os nossos ouvidos têm muita dificuldade de ouvir uma exortação, ainda que seja a exortação de Deus, que sempre age por amor e, para o bem, para a salvação das pessoas.
Mas infelizmente, podemos observar que o povo de Deus, que deveria compreender e se submeter a Palavra do Senhor, muitas vezes torna-se rebelde diante da exortação. Parece que uma cegueira vai encobrindo os olhos, e não percebe que se Deus acusa, é sinal de que há algo errado, que precisa urgentemente ser corrigido.
Sua exortação, não é um apontar de dedos, um julgamento infeliz de alguém que é incapaz de discernir corretamente, propício à erros. Sua exortação não é uma acusação motivada por impressões, achismos, ou meias verdades, mas um chamado para a correção, digno de toda atenção, pois ao nos exortar, Deus quer dar novas chances, um novo começo.
Ele não nos deixa sem saída, mas nos dá condições para corrigir os nossos caminhos. Sua Palavra é Palavra viva, que vivifica, que tem poder de abrir os olhos, de nos libertar daquilo que nos desvia, de nos chamar de volta.
Por isso não deveríamos nos esquivar de ouvir a Palavra de exortação do Senhor, mas ouvi-la e obedecê-la, e aceitá-la tão bem e com maior prazer que as palavras de consolo e paz.
Esse texto nos quer lembrar que o Senhor ainda proclama misericórdia as pessoas. Ele insiste na salvação, no livramento da condenação, ainda que as pessoas por vezes esperam receber livramentos por meio das formas que elas mesmos inventaram.
O exemplo do jovem rico revela isso. Por vezes até disposto para a fé, mas não o suficiente, para que Cristo esteja em primeiro lugar. Como o jovem rico, cremos veemente que a boa conduta (a lei), as boas obras, em alguns aspectos, impressionam a Jesus e atestam a nossa fé.
Ainda que a fé produza boas obras, é importante lembrar que muitos tem boa conduta, mas não necessariamente tem seu coração voltado ao Senhor. Inventamos um jeito para sermos salvos, quando Deus já apontou o caminho da salvação: JESUS CRISTO.
Jesus mostra ao jovem rico justamente o CAMINHO ao dizer: “vem e segue-Me”. O jovem entristeceu-se porque não conseguia desapegar-se dos afetos naturais por pessoas e do apego aos bens materiais.
Jesus não condena os bens daquele jovem, mas o faz refletir o quão apegado ele estava ao que tinha, e, portanto, sem total desprendimento para servir ao Senhor.
Não somos indignos do Senhor pelo fato de usufruirmos dos bens conquistados honestamente. Mas nos tornamos indignos do Senhor quando colocamos o que usufruímos na balança dado o convite de Jesus.
Para o jovem rico, pesou na balança quando Jesus disse que deveria vender tudo, dar aos pobres para então segui-lo. Ousou usar a balança. A partir do jovem rico, podemos discernir que os maus caminhos não são unicamente o caminho que buscam aqueles que de alguma forma afligem e prejudicam outras pessoas, mas todo aquele que em paralelo a Cristo, se apega a algo que entende ser impossível de abrir mão, que coloca na balança sua vida e o que ela lhe oferece frente ao chamado de Jesus.
A riqueza falou alto na vida do jovem. Não podia servir ao Senhor e ao dinheiro. Escolheu suas riquezas, e perdeu a verdadeira riqueza. Construiu para si o seu senhor, seu ídolo.
Da mesma forma, há muitos outros ídolos conduzindo o coração humano. Os homens podem criar seus ídolos, na ilusão de que estarão seguros, mas diante do Senhor nem ídolos, nem corações idólatras prevalecerão. Quem se recusar a buscar misericórdia em Cristo e exclusivamente, por meio dEle, para viver, experimentará a ira do Senhor.
Há uma ilustração que conta que, perto de morrer um homem fez 03 estranhos pedidos.
1) Que seu caixão fosse carregado pelos melhores médicos da época.
2) Que os tesouros que tinha fossem espalhados pelo caminho até seu túmulo.
3) Que suas mãos ficassem no ar, fora do túmulo, à vista de todos.
Alguém surpreso perguntou: – Quais são os motivos?
Ele respondeu:
1) Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm o poder de curar na face da morte.
2) Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros, para que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui ficam.
3) Eu quero que minhas mãos fiquem para fora do caixão para que as pessoas possam ver que saímos desta vida de mãos vazias. Ninguém leva nada.
Esta ilustração mostra o quanto o ser humano corre atrás do vento, e no final da vida, se vê, sem poder levar nada do que ajuntou. Muitas vezes, vive e se ocupa para ajuntar tesouros, e morre, sem o maior tesouro.
Será que há algo, ou alguém que compete com Cristo, e tem se tornado um tesouro na nossa vida que nos desvia do Senhor?
O autor de Hebreus 4.13 diz que “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.
Não tentemos nos enganar, Deus conhece o nosso coração. Sabe exatamente se, e onde temos nos perdido. E se esta Palavra de exortação inquieta o coração, não a rejeitemos, mas possamos buscar corrigir nosso mal caminho, ainda que pareça bom aos olhos dos homens.
Ainda é tempo da graça, tempo em que ainda é possível se voltar ao Senhor. “Hoje, se ouvirdes a sua voz [a voz do Senhor], não endureçais os vossos corações” – (HB3.7).
Quando tudo parece sombrio e perdido, brilha a graça de Deus, colocando-nos uma alternativa para fugir do juízo divino. Deus nos concede tempo para nos arrepender e deixar o mau caminho. Com efeito, precisamos mudar de atitude interior para viver.
Permanecer no mau caminho é candidatar-se à condenação. Portanto, que não fujamos da Palavra que corrige, que exorta, nem endureçamos os nossos corações diante dela, mas que a recebamos com humildade, na certeza de que Deus ama e insiste na salvação do seu povo – “Voltem para o SENHOR…”.
O Senhor está sempre pronto para ser bondoso para com as almas que o buscam. “Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça…” – (v.15) de nós.
Deus nos permita discernir o mau caminho, e buscar o CAMINHO! Amém.
HINO
336 – LCI – Logo de manhã
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra ouvida, com corações dispostos a viver para o Senhor, juntos, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
157 – LCI – Buscai-me e vivei
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Amado Senhor, bem sabemos o quanto o mundo tem despertado a nossa atenção, e tenta nos desviar do bom caminho, do teu caminho. Reconhecemos que em muitos momentos, somos levados pelas vaidades dessa vida, pelos tesouros deste mundo, e, de forma imbecil, somos pegos colocando-os na balança diante do teu chamado.
Ensina-nos a voltar o nosso coração a Ti, a andar nos teus caminhos, e nos ajuda para que possamos receber tua Palavra sempre com amor, e espírito de humildade, para que não percamos a chance de sermos reconduzidos, sempre de novo, ao teu coração de amor.
Não permita Senhor que sejamos tão tolos, ao ponto de não aceitar tua correção e o teu chamado. Mas que tua Palavra para nós, sempre seja motivo de alegria, que chegue aos nossos ouvidos, como deve ser: Palavra viva, que transforma, corrige e vivifica.
Senhor querido, também lembramos de todas as pessoas que aqui foram mencionadas. Colocamos cada nome aqui lembrado diante de ti, e pedimos, socorre, consola, fortaleça, alegra, dá ânimo, sustento, cura, faz teu milagre, tua obra sobre cada um/uma.
Age com tua misericórdia, como sempre esteves disposto a agir na história do teu povo. Confiamos em ti Senhor age em nós e através de nós, e nos guarda, orienta e sustente também a nós em nossas dificuldades, inquietações, fraquezas!
Rogamos ainda pelo nosso país, pelo cenário político. Que tu guies e que tua vontade seja soberana também diante de tudo o que vemos, experimentamos e sentimos em meio aos governos desse mundo.
Fortalece a tua Igreja no mundo, que sejamos os sinais do teu Reino, dando testemunho de quem Tu és. Assim oramos em teu santo nome Jesus e tudo o mais que não conseguimos expressar com nossas palavras, expressamos enquanto oramos a oração que Jesus nos ensinou, dizendo.
PAI NOSSO
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê e acompanhe com a sua paz. Amém.
ENVIO
Vamos todos na paz do nosso bondoso Deus. Que ouçamos e sirvamos o Senhor com alegria. Amém. Abençoada semana.
CANTO FINAL
301 – LCI – Bençãos virão.