Editorial
No Encontro Nacional de Representantes Sinodais da OGA em julho de 2011 foi decidido que a Secretaria Executiva elaborasse um boletim informativo como elo de comunicação da entidade com as comunidades, doadores e amigos da OGA. Até o encontro desse ano em julho, foram quatro edições. As manifestações das pessoas presentes ao encontro foram positivas e de estímulo para que o “Atualidades” continue nesses moldes e nessa frequência. Assim, depois de mais um encontro e da reunião de Diretoria, é momento de trazer informações sobre o que vai acontecendo no ambiente da OGA. E para que seja cada vez mais um informativo sobre esse mundo amplo da OGA, estamos procurando trazer sempre mais informações das frentes de atuação – relatos de comunidades sobre apoios recebidos, sobre ações desenvolvidas, tais como a Ação Confirmandos, e também depoimentos de representantes sinodais. Na edição nº 4, trouxemos o depoimento de alguém que, durante muitos anos, foi o representante de seu Sínodo. Agora trazemos a palavra de alguém que recém aceitou o desafio de assumir essa tarefa.
Escrevo essas linhas após o encerramento das Olimpíadas. Mesmo que o número de medalhas tenha aumentado em relação à última olimpíada, o desempenho do Brasil ainda continua muito fraco em comparação com outros países. Num dos comentários na TV, ouvi alguém dizer que nós sabemos jogar, mas ainda não aprendemos a competir. A que se deve isso? À falta de incentivo, especialmente ao atletismo. Não se forma um atleta às pressas. Atletas se formam com incentivo, investimento, estímulo a longo prazo, a começar na própria escola.
O que isso significa também em relação às atividades da OGA? A OGA é uma entidade que vive da solidariedade: recebe doações, ajuda solidária para poder prestar solidariedade a quem precisa de ajuda. O campo de “competição esportiva” da OGA é a solidariedade. E assim como no esporte, também isso não se aprende às pressas, de uma hora para outra. Mas é fruto de um longo aprendizado, de uma prática que se vai conhecendo desde o berço, no convívio familiar. É, pois, o nosso desafio constante: não deixar apagar a chama da solidariedade para podermos continuar a ser solidários para com quem precisa de ajuda.
Reunião da Diretoria
No dia 19 de julho, antes do início do Encontro Nacional de Representantes Sinodais, reuniu-se a Diretoria da OGA com a presença de todos os seus integrantes, o que foi lembrado com satisfação pelo Presidente, P. Osmar Witt, considerando que, na última reunião, não pudemos contar com a presença do tesoureiro, Sr. Carlos Bobsin, que tinha sido submetido a uma cirurgia. Assunto principal da reunião foi a análise de projetos. Foram analisados e aprovados os seguintes pedidos de ajuda:
• Comunidade de Colniza/MT e Comunidade de Ariquemes/RO, Sínodo da Amazônia;
• Comunidade de Entre Rios/PR, Sínodo Rio Paraná;
• Comunidade de Bombinhas/SC e Comunidade de Fidélis – Blumenau/SC, Sínodo Vale do Itajaí;
• Comunidade São Martinho, Sínodo Centro-Sul Catarinense;
• Comunidade de Tramandaí/RS, Comunidade Bom Pastor-Novo Hamburgo/RS e Paróquia São Marcos-CEPA/RS, Sínodo Rio dos Sinos;
• Comunidade Linha Branca-Sinimbu/RS, Sínodo Centro-Campanha-Sul;
• Comunidade de Cristo-Arroio Grande/RS, Sínodo Sul-Rio-Grandense.
Outro assunto importante em termos de apoio foi a decisão, por sugestão do próprio coordenador de IECLB-Selos, Sr. Dieter Fertsch, de indicar mais uma entidade a ser apoiada neste ano, além da Associação Diacônica Luterana, que já recebeu a doação, considerando que há verba suficiente para ajudar mais do que uma entidade. Foi escolhida a Associação Beneficente Evangélica Maranata, da Comunidade São João de Pelotas/RS.
Encontro de Representantes Sinodais
Como a cada ano em julho, nos dias 19 a 21, aconteceu o Encontro Nacional de Representantes Sinodais da OGA. Esse encontro sempre tem duas dimensões: um seminário de reflexão e a assembleia da OGA. Com exceção de dois representantes que não puderam vir por motivos de saúde, todos os demais estavam presentes, além dos representantes da Secretaria Geral, da OASE, da LELUT e da JE. No seminário, a Sra. Marilu Menezes, da Fundação Luterana de Diaconia/FLD, relatou sobre os encaminhamentos, sob a coordenação da FLD, nos diferentes níveis da IECLB, com vistas à prevenção de catástrofes climáticas. Diante do que experimentamos no ano passado nesse sentido na serra fluminense, em São Lourenço do Sul e no Vale do Itajaí, devemos estar prevenidos. E a OGA também deve estar engajada nessa causa. Outro tema do seminário, considerando a experiência da FLD nesse sentido, foi a reflexão em torno da captação de recursos, com a ajuda do Secretário Executivo da FLD, Sr. Carlos G. Bock. E o terceiro tema, com a assessoria do pessoal da Secretaria Geral da IECLB Leila Schwingel e Gisele Melo, foi a orientação na elaboração de projetos, considerando que os representantes sinodais devem poder orientar as comunidades na elaboração de seus projetos. A assembleia transcorreu normalmente com destaque para os relatórios e análise das atividades desenvolvidas pela OGA (Ação Confirmandos, Oferta de Advento, materiais da OGA).
Igreja de Wittenberg
Como já foi informado no Atualidades nº 2, está em pleno andamento a campanha das camisetas em favor da restauração da Marienkirche de Wittenberg. São basicamente dois modelos, em preto e em branco, e com dois tipos de impressão na frente: uma foto da igreja com a estátua de Lutero e uma igreja estilizada. Até a presente data já foram confeccionadas e estão sendo colocadas nas comunidades da IECLB 1.750 camisetas. Para a confecção da primeira remessa, tivemos o apoio da OASE Nacional que financiou a metade dessa remessa, ou seja, 300 camisetas. Quem quiser participar dessa campanha, ajudando na colocação dessas camisetas e assim estar se integrando ao slogan “eu apoio a restauração da igreja de Lutero”, pode entrar em contato conosco.
Representantes Sinodais – Depoimento
Um pouco sobre a grata experiência como Representante Sinodal da OGA
Há alguns anos, quando ainda era criança, descobri que uma “senhora” muito generosa tinha auxiliado a Comunidade de Artur Nogueira/SP na construção do seu templo. Na época meu pai disse: “A OGA ofertou para ajudar na conclusão da construção”. Pensei: “Como essa senhora é generosa”.
Alguns anos se passaram e novamente ouvi falar a respeito da “senhora” generosa, mas agora, para a compra do novo carro da Comunidade de Cosmópolis/SP. Dessa vez um pouco mais crescidinha quis saber um pouco mais sobre essa “senhora”. Foi então que meu pai apresentou a Obra Gustavo Adolfo – OGA.
Hoje sou a representante do Sínodo Brasil Central e sinto-me orgulhosa de poder contribuir no chamado que a OGA tem em auxiliar na edificação de comunidades da IECLB. Hoje sou a representante da OGA no Sínodo Brasil Central/SBC e me sinto orgulhosa em poder contribuir neste chamado de auxiliar na edificação de comunidades da IECLB.
Quando paro para observar onde a OGA tem-se feito presente, surge um sentimento de alegria, pois com uma “pitada” de amor demonstrada de forma financeira, podemos ver comunidades inteiras sendo motivadas para a ação.
Na maioria das situações que presencio, os membros estão desgastados e suas comunidades com problemas estruturais. Dessa forma, a OGA, vem ao encontro não apenas por suas ofertas em dinheiro, mas também dando ânimo para continuarmos seguindo.
Algo muito bom acontece, Deus se move, surge comunhão, empolgação, sonhos e a alegria de viver.
No Sínodo Brasil Central, temos o desafio de motivar os membros em suas inúmeras dificuldades. Somos numericamente o menor Sínodo da IECLB e ano a ano sentimos o carinho da OGA sempre nos assessorando em nossos projetos. São tantos os desafios que, quando sentimos o amor demonstrado na mão estendida da OGA, percebemos que não estamos sozinhos em nossas longínquas comunidades, mas que a IECLB se faz presente a partir dessa “senhora” generosa.
Louvo a Deus pelos mais de 100 anos da Obra Gustavo Adolfo e que ela possa continuar a ser um importante instrumento nas mãos do nosso Senhor.
Pa. Bárbara Kugel
Representante do Sínodo Brasil Central
Comunidade Ev. de Confissão Luterana de Balsas/MA
Notícias das Comunidades:
AÇÃO CONFIRMANDOS EM SÃO LUÍS/MA
A Comunidade da IECLB em São Luís existe desde dezembro de 2005. Ela surgiu a partir do interesse de pessoas dessa cidade por conhecer uma Igreja responsável com o Evangelho, ecumênica e litúrgica. A composição da comunidade é em sua maioria de maranhenses que tem muita alegria e responsabilidade com a confessionalidade luterana. Desde sua fundação, a Comunidade reconhece a necessidade de cumprir com seu papel de presença de Deus no mundo. Pensando nisso, desde o ano de 2009, coordena um projeto de música com crianças e jovens no bairro em que está presente. Nesse espaço há aulas de instrumento (flauta, violão e piano), bem como, canto coral. No momento, há uma média de 40 crianças e adolescentes tendo aulas de música. A demanda é ainda maior, mas o nosso espaço para trabalho é limitado, o que nos impossibilita de aumentarmos o projeto.
Mesmo com todas as limitações, percebemos que era chegado o momento de ampliarmos as aulas, introduzindo percussão como uma oferta possível para quem já faz aula de outro instrumento. O povo maranhense cresce ouvindo o rufar dos tambores e os tem como parte fundamental de sua cultura e vida em coletividade. A partir dessa constatação, começamos a busca por pessoas que pudessem nos apoiar, chegando a você através da OGA em sua ação Confirmandos de 2010 – Na trilha da Solidariedade. Adolescentes de todo o Brasil se engajaram para tornar crianças e jovens de São Luís do Maranhão mais alegres e musicais. Hoje tambores rufam na Comunidade, trazendo alegria e novas possibilidades de vida longe das ruas e de todas as possibilidades que ela traz para a vida dessa meninada.
As aulas começaram no inicio desse ano e já podem ser ouvidos vários ritmos a partir dos instrumentos financiados pela Ação Confirmandos. No momento, temos uma turma de percussão que se reúne semanalmente para as aulas. Ela é composta por adolescentes. Com as crianças fazemos oficinas onde elas podem interagir com os instrumentos e ter acesso aos ritmos que movimentam seu povo.
A Solidariedade é instrumento fundamental para a mudança do mundo em que vivemos. Espero que possamos continuar apoiando a OGA em suas ações e, de modo bem especial, a trilha da Solidariedade que vai continuar levando vida para os projetos por ela alcançados.
Graça e paz por parte do bom e misericordioso Deus.
Pastora Franciele Sander
Paróquia na Serra/RS, Sínodo Centro-Campanha-Sul:
Vale do Sol/RS, 1°/02/2012
Carta de Agradecimento
Saudamos-lhes com as palavras inspiradoras de Martin Lutero: “A fé recebe, o amor dá; a fé leva a pessoa a Deus, o amor a aproxima das demais. Através da fé ela aceita os benefícios de Deus, através do amor ela beneficia seus semelhantes.”
O Conselho Paroquial, em nome dos membros, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana na Serra, através desta quer externar a gratidão por toda ajuda recebida na construção da sua nova casa Ministerial no ano de 2010 e 2011. A inauguração aconteceu no dia 16/10/2011…
A casa de 154 m² foi projetada por muitas mãos, chegando-se ao modelo atual com três quartos, sala, cozinha, área de serviço e dois banheiros. A Casa Ministerial também contará com um escritório com acesso a banheiro, sem precisar passar pelas demais dependências da casa, para facilitar o atendimento poimênico e administrativo da Paróquia, e, por conseguinte, manter a privacidade familiar do Ministro.
Os membros fizeram grandes contribuições em dinheiro, areia, brita, madeira, venda de rifas, ajuda nas atividades paróquias, tudo trabalho abnegado e voluntário. A paróquia ficou emocionada e muito satisfeita pelo seu projeto ser aprovado e termos a ajuda na OGA nesta casa….
Nos orgulhamos hoje de ter uma boa casa pastoral, segura, bem localizada, de fácil acesso aos paroquianos e comunidade em geral, sem trazer grandes despesas nos próximos anos para manutenção. Somos gratos a Deus pelos dons, pela nossa fé e disposição para ajudar de cada membro, de cada pessoa que sonhou este sonho conosco, e ajudou a edificá-lo.
Desde já agradecemos vossa colaboração financeira, as boas ideias, o incentivo, o trabalho e a ajuda em orações ao Bondoso Deus.
Atenciosamente, o Conselho Paroquial.