Editorial
O mês de outubro é marcado por uma série de datas significativas para nós como cidadãos e como Igreja. Não no sentido de que em certos momentos/datas fôssemos apenas cidadãos e noutras apenas cristãos, membros da Igreja. Pelo contrário, em todos os momentos somos cidadãos cristãos, pessoas que também na vida pública são orientadas pela fé. Quais são essas datas? No dia 7 – escrevo essas linhas depois do dia – ocorreram as eleições municipais em todo o País. Foi a oportunidade de, através do voto, dizermos quem nós queremos na e como queremos a administração da coisa pública em nível local. Dia 12 (dia da criança) e dia 15 (dia do/a professor/a) nos reportam para a relação fundamental entre essas duas pessoas. Junto com a família, berço da criança e responsável primeira pela educação, os/as mestres são fundamentais na formação da criança. Entre 17 e 21 realiza-se o Concílio da Igreja em Chapecó/SC. Como órgão máximo na condução da IECLB, esperamos que o mesmo possa colocar balizas claras para o nosso testemunho conjunto no contexto em que vivemos. E no último dia do mês, o Dia da Reforma. A proximidade dos 500 anos desta data é motivo de comemoração, mas, em especial, de reflexão sobre o cerne da Reforma e sua atualidade para nós, também como OGA.
Reunião da Diretoria
No dia 12 de setembro, a Diretoria esteve reunida com a presença de todos/as integrantes. Além das informações sobre a rotina do trabalho na Secretaria Executiva, os seguintes assuntos ocuparam a pauta: novo catálogo de materiais beneficentes para 2012/2013; definição das entidades a serem beneficiadas pela Ação Confirmandos 2013; IECLB-Selos (veja abaixo) e encaminhamentos para o 1º Domingo de Advento. Para a Ação Confirmandos foram definidas duas entidades que trabalham com jovens e crianças: Centro de Formação e Convivência Catarina Von Bora, de Blumenau/SC, e Associação Beneficente Escola Para a Vida, de Ariquemes/RO. Para o 1º Domingo de Advento, foi preparado o flyer de motivação para a oferta e está sendo elaborada uma proposta de liturgia, que será encaminhada para as Comunidades. O catálogo e o flyer para o 1º Domingo de Advento já foram enviados para as Comunidades.
Igreja de Wittenberg
Como já foi noticiado em edições anteriores, continua a campanha de venda de camisetas em prol da restauração da Igreja de Wittenberg. Essa promoção está tendo muito boa aceitação, de sorte que já houve necessidade de diversas novas encomendas de camisetas. Para participar da promoção, entre em contato com a secretaria da OGA.
Entrementes também já foi feita a primeira remessa ao GAW de valores arrecadados para esse fim com ofertas nas comunidades e com a promoção das camisetas. Foi repassado, em euros, o correspondente a R$ 30.000,00.
Outra informação interessante é essa que segue:
Deutschland: GAW-Vertreter zu Besuch bei Reformationsbotschafterin
O Presidente do GAW. Dr. Wilhelm Hüffmeier, em visita à Embaixadora da Reforma, Dra. Margot Kässmann, entregou-lhe uma camiseta em prol da restauração da Igreja em Wittenberg.
IECLB-Selos
Como já noticiado na edição nº 4 de maio deste ano, IECLB-Selos passou por uma mudança significativa: ao invés de realizar as feiras para venda de selos, passou a fazê-lo via internet, o que significou um aumento significativo das vendas e, consequentemente, maior disponibilidade financeira para auxiliar projetos de trabalho com crianças e jovens. Assim, além da ajuda para a Associação Diacônica Luterana/ADL (Atualidades nº 4), mais dois programas de apoio a crianças e jovens puderam ser apoiados neste ano: Associação Beneficente Maranata, ligada à Paróquia São João de Pelotas/RS, e Centro de Educação Infantil – Missão Criança Canela, localizado na região periférica de Pirabeiraba – Joinville/SC. Se em anos anteriores apenas uma instituição recebia apoio, neste ano foram três. Isto tudo só foi possível, porque pessoas, inclusive da Alemanha, continuam recortando selos dos envelopes e enviando para o Sr. Dieter Fertsch, coordenador de IECLB-Selos. Por isso, aí vai o nosso pedido: Não deixem de guardar os selos e encaminhar para nós!
Representantes Sinodais – Depoimento
“Meu primeiro conhecimento sobre a Obra Gustavo Adolfo tive nos idos de 1959 a 1960, quando aluno do curso ginasial num internato em Santa Rosa/RS. Nessa época, frequentando o ensino confirmatório (aulas de catecismo), ministrado pela saudosa professora Gertrudes Schünemann, esposa do P. em. Gustavo Schünemann, na Comunidade Evangélica da Paz (em Santa Rosa), senti-me convocado a vender figurinhas da OGA em benefício de comunidades pobres que necessitavam de ajuda para as suas edificações. Para mim esse acontecimento foi algo muito marcante em minha vida.
Depois, ainda estudante na Faculdade de Teologia, concluído o antigo exame intermediário, fui presenteado com o meu primeiro talar, subsidiado com recursos da OGA, instrumento necessário para que eu pudesse assumir trabalhos pastorais, durante as férias escolares, em paróquias vacantes, ou em substituição a pastores em gozo de férias ou até realizar ofícios religiosos em finais de semana, quando solicitado por alguma comunidade nas redondezas de São Leopoldo.
E, quando enviado para os campos de trabalho pastoral, foram vários (mais de seis, com certeza) os projetos elaborados e encaminhados com a minha assessoria à OGA, solicitando recursos da OGA ou recursos do GAW, através da OGA, para auxiliar na construção de capelas (igrejas) ou centros comunitários nas comunidades onde trabalhei. E, dentro do possível, durante esse tempo, sempre procurei incentivar os membros das comunidades, principalmente os colaboradores do ensino confirmatório e da escola dominical (culto infantil), a participar da campanha de venda de figurinhas e/ou cartões da OGA. E nos cultos, quando da oferta em favor do trabalho da OGA, ao convocar os membros para esse gesto de solidariedade, tenho citado como exemplo as diversas comunidades e instituições conhecidas já contempladas com o auxílio da OGA ou através da OGA.
No ano de 1998 tive a grata satisfação de ser indicada pela Diretoria Sinodal, e depois ratificada pelo Conselho Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém (SESB), como coordenador sinodal da OGA, e logo depois, com o novo Estatuto da OGA, passei também a ser um Representante Sinodal da OGA, o que desde então me fez participar de todos os encontros nacionais dos Representantes Sinodais da OGA, desde 1999, quase todos realizados na aconchegante Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS. Lembro-me de um encontro que foi realizado no Lar da Igreja em Panambi/RS, se não me engano, o primeiro; onde também me senti maravilhosamente acolhido.
Como Representante Sinodal da OGA e, por consequência, também participante da Assembleia Geral da OGA, tive a grande oportunidade de participar das deliberações sobre o novo Estatuto da OGA e de seu novo Regimento Interno; de participar, em parte, dos festejos de 90 anos da OGA (em 2000); de participar da criação da Ação Confirmandos (em 2005); de participar das decisões sobre a construção e da inauguração da nova sede (casa) da OGA (em 2009); e de participar, em parte, das comemorações do centenário da OGA (em 2010). Dentro do possível, durante esses catorze anos de coordenação sinodal da OGA procurei motivar e fomentar a participação das comunidades e paróquias na angariação de fundos através de coletas, ofertas, doações e vendas de camisetas e cartões. Além disso, informei e orientei as comunidades sobre pedidos e projetos de ajuda (sobre datas, valores, vias de encaminhamento), analisei os projetos, elaborei pareceres sobre eles e os encaminhei ao Conselho Sinodal. Também zelei para que os volantes da campanha anual de oferta para a OGA, no 1o Domingo de Advento, fossem encaminhados por carta para todas as comunidades do sínodo, via obreiros (ministros) com a recomendação de que fossem distribuídos na entrada do templo, antes do culto. Da mesma forma zelei para que os folders da Ação Confirmandos fossem encaminhados por carta a todos os ministros e coordenadores (as) do ensino confirmatório do sínodo, animando-os (as) a aderir à campanha, tendo a finalidade de atingir a todos (as) os (as) confirmandos (as) do sínodo, ajudando-as (as) no aprendizado para uma prática solidária em suas vidas, como exercício de sua fé cristã.
Finalizando, devo dizer que sou muito grato por ter participado e continuar participando desse magnífico e importante trabalho realizado pela OGA.”
P. Lirio Drescher
Representante do Sínodo Espírito Santo a Belém
Laranja da Terra/ES
Notícias das Comunidades:
O grupo de Ensino Confirmatório da Paróquia Martin Luther em Joinville, neste ano, aderiu à campanha “Na trilha da Solidariedade”, promovida pela Obra Gustavo Adolfo.
Convidados pelo P. Germanio a se integraram neste projeto, os 19 confirmandos aceitaram o desafio e propuseram vender brigadeiros após os cultos, o que já fizeram em três oportunidades e mais uma está agendada para final de setembro.
Os confirmandos compram os ingredientes, confeccionam os docinhos e vendem os mesmos após os cultos. Desta forma já arrecadaram mais de 800 reais, que serão enviados para dois projetos que trabalham com crianças. Um deles é o projeto “Missão Criança” no Bairro Jardim Paraíso em Joinville, que atende em torno de 40 crianças de 6 a 11 anos, oferecendo reforço escolar e ações de educação em saúde, higiene e alimentação. O outro projeto “Vinde a mim as crianças” é de Moçambique, África, que atende crianças de 4 a 12 anos, e oferece educação cristã e atendimento pastoral, trabalhando com instrumentos musicais, audiovisuais e alcança as famílias destas crianças.
Para os confirmandos este engajamento tem promovido a integração entre o grupo e despertado sentimentos de solidariedade, os quais são compartilhados com a comunidade que compra imediatamente os brigadeiros após os cultos, como aconteceu dia 16 de setembro, quando foram vendidos mais de 500 docinhos. Parabéns confirmandos por esta iniciativa!
Os Confirmandos da Paróquia de Chapada realizaram no último dia 04 de agosto uma Festa Caipira, que aconteceu na comunidade de Palmeira das Missões. Músicas, brincadeiras, comida e muita alegria fizeram parte desta festa, que teve como objetivo principal beneficiar a Ação Confirmandos 2012. Foram arrecadados 165 reais, e fica aqui um agradecimento a todos que colaboraram e se dedicaram na realização desta festa.
O grupo dos confirmandos Comunidade Evangélica de Taquara se reuniu para elaborar uma programação com a intenção de ajudar a OGA – Obra Gustavo Adolfo. Por votação, o grupo escolheu fazer a rifa de uma cesta de alimentos.
Algum dos confirmandos ficou responsável pela elaboração das folhas com os respectivos números e fazer a distribuição. Após a elaboração as mesmas foram distribuídas para que cada um pudesse vender. Além de vender a rifa, foi pedido aos confirmandos uma certa quantia em dinheiro para comprar os produtos da cesta. A mesma foi sorteada durante o culto dominical.
PARÓQUIA SÃO MARCOS
Porto Alegre, 29 de agosto de 2012.
À Diretoria da Obra Gustavo Adolfo – OGA
Estimados irmãos e irmãs!
Apresentamos nossa fraterna saudação com a palavra bíblica das Senhas do NT para hoje: Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios. 1 Coríntios 1.27
Referimos a correspondência do Secretário Executivo da OGA, datada em 25 de julho de 2012, que informa que essa Diretoria aprovou o nosso pedido de auxílio para a reforma do Centro Comunitário no valor de R$ 3.500,00 como doação.
Desejamos manifestar nossa profunda gratidão pela concessão desse substancial auxílio e manifestar o nosso compromisso em divulgar a OGA e também ajudar a alimentar o fundo de recursos para que possa continuar ajudando outras Comunidades.
Compartilhamos que parte das reformas previstas, como a substituição das calhas, reforma do passeio público e melhorias nas dependências da Oficina do Pão, já foram concluídas. Estamos em plena reforma do interior do nosso Centro Comunitário nessa semana.