Clique em “Ver mais” para ter a visão geral ou acesse diretamente os conteúdos através dos links abaixo.
Ver maisConheça as ênfases e atividades realizadas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisTenha acesso a conteúdos por temas e âmbitos de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisAcesse serviços e documentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisConfira os eventos e os cursos oferecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisFortaleça a fé com as Senhas Diárias, as Meditações Diárias e o Culto Nacional Online.
Ver maisFique por dentro do que acontece na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisA Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a IECLB cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas Comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados por este Brasil afora.
No cenário religioso atual, de mercantilização da fé,
convidamos para refletir sobre a nossa forma de fazer missão
A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta
os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo,
Ele está fazendo com que eles sejam seus amigos.
Deus nos mandou entregar a mensagem que fala
da maneira como Ele faz com que
eles se tornem seus amigos.
2Coríntios 5.19-20
Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!
Irmãs e irmãos em Cristo!
O Apóstolo Paulo define que, em sua missão, Deus reconcilia as pessoas e as torna suas amigas. Missão é o agir de Deus em favor da humanidade, por meio de Cristo. Desse ato de amor de Deus, o ser humano se apropria por meio da fé, é de graça! Aí está o núcleo da mensagem do Evangelho! Com base nisso, a palavra do apóstolo nos diz que a pessoa alcançada por essa mensagem torna-se mensageira de Deus. Isso significa que toda pessoa e cada Comunidade está sob um mandato missionário.
Alcançada pela missão de Deus, a Comunidade cristã sabe-se privilegiada e partilha o Evangelho que busca a reconciliação, a pacificação entre Deus e as pessoas, bem como entre as pessoas e delas com a Criação. Isso ocorre mediante a Palavra proclamada (evangelização), a Palavra encarnada nas obras de amor (diaconia), o culto, louvor e a adoração a Deus (liturgia) e a partilha das alegrias e cargas entre as pessoas que creem (comunhão).
Uma comunidade assim orientada está permanentemente disposta a buscar meios e formas de comunicar o Evangelho que transforma as pessoas e o mundo. Para isto, a Comunidade precisa revisar o seu “jeito”, a sua tradição e os seus costumes. O agir de Deus – a sua missão – cria Comunidades cristãs firmadas em Cristo! O agir de Deus coloca e estimula a Comunidade na sua missão!
Para 2016, temos o desafio de organizar a nossa ação missionária a partir dos impulsos do Tema do Ano, que anuncia: “Pela graça de Deus, livres para cuidar: a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda”. Como pessoas e Comunidades que foram alcançadas pela mensagem da reconciliação do Deus missionário, vivemos sob a sua graça libertadora. Isto nos torna pessoas livres para testemunhar a missão de Deus e, ao mesmo tempo, responsáveis para cuidar da fé, das pessoas e da natureza.
Sabemos que esse testemunho e essa responsabilidade não são fáceis. A mensagem do Evangelho diz que a missão de Deus traz a ‘reconciliação’ e a ‘pacificação’ por meio de Cristo. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, tudo é objeto da graça e do amor de Deus, por isso a vida cristã, que é missionária, tem o seu centro no cuidado. Esta vida se opõe às leis de mercado, que afirmam que tudo pode ser comprado e vendido e que os valores são exclusivamente monetários. A mensagem da reconciliação dada por Deus entra em conflito com aquelas pessoas que, com a sua sedução, prepotência e destruição, procuram fazer com que a vida gire em torno dos seus interesses menores.
Esse é o centro da mensagem evangélica que Martim Lutero redescobriu e que celebraremos em 2017, no Jubileu dos 500 anos da Reforma. Desde já, nos preparamos para essa celebração, sendo pessoas gratas a Deus por causa do testemunho firme e corajoso de Lutero. Ao mesmo tempo, essa celebração nos leva a perguntar – já agora! – pelo futuro: “Que Igreja queremos ser nos próximos 500 anos?”. O que podemos afirmar é que Deus, em Cristo, nos torna seus amigos e suas amigas, nos torna pessoas “livres para cuidar”. O Lema do Ano, “Buscai o bem e não o mal” (Amós 5.14a), nos chama a gestos concretos. Buscamos o bem e não o mal, afirmando: “a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda”. Esse é o nosso compromisso enquanto pessoas, Comunidades e Paróquias missionárias da IECLB, que não negociam a missão!
Neste cenário é que se insere a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem! Ela nos permite responder de forma concreta a esse compromisso. Ao expressarmos a nossa identidade comum e que somos, em Cristo, um só corpo (1Co 12.12) nesse compromisso, a Campanha nos oportuniza, mediante a generosidade, exercer o cuidado na missão de Deus. Sob os impulsos da mensagem da graça de Deus, cuidamos, apoiando iniciativas missionárias realizadas por irmãos e irmãs na fé. A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem é o firme testemunho de que a manutenção-sustentabilidade e a ação missionária precisam caminhar juntas, pois ambas fazem parte da missão.
Uma Comunidade missionária, que testemunha o agir reconciliador e pacificador de Deus, se caracteriza por ser uma Comunidade acolhedora. Nessa Comunidade, as pessoas são envolvidas pela Palavra transformadora do Evangelho, são sustentadas pelo serviço e pelo culto a Deus, são motivadas pelo amor dos irmãos e das irmãs, de maneira que cresçam e se fortaleçam na vida de fé e testemunho no mundo. Para tanto, será necessário abrir as portas dos nossos encontros, de maneira que as nossas Comunidades, Paróquias e instituições sejam espaços atrativos, inclusivos, amistosos, agradáveis, reconfortantes e de cura.
A missão de Deus não está à venda. Podemos contribuir com Deus em sua missão por meio da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB. Esta contribuição se nutre da relação entre a fé, a gratidão e o compromisso dela decorrentes. A Campanha também nos possibilita: refletir sobre a nossa essência missionária, elaborar caminhos pedagógicos para aprendermos gestos missionários, promover ações missionárias que busquem “propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo”.
Venha fazer parte da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB!
Ajude a testemunhar que “A missão de Deus NÃO está à venda”.
Dr. Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente da IECLB
Pentecostes
15/05/2016
Portal Luterano
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers).
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs. There may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to