Celebração da Semana Nacional da OASE 2023
Tema: Somos sal da Terra
A Semana Nacional da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) é realizada, desde 1987, no início da primavera. Neste ano, a Semana da OASE acontece entre os dias 17 a 24 de setembro de 2023. Um programa, com tema específico, é preparado e oferecido aos grupos. Veja abaixo a proposta de celebração e baixe o caderno completo em ARQUIVOS PARA DOWNLOAD.
LITURGIA DE ENTRADA
Prelúdio
Acolhida
Ser sal, ser luz! Tarefa recebida do nosso Senhor Jesus Cristo. Depois de perceber as multidões, Jesus começou a ensinar. Primeiro falou das bem-aventuranças, logo em seguida apontou para a tarefa de ser sal da terra e luz do mundo. Motivados e motivadas pelo tema e lema para o biênio de 2023/2024, em que recordamos e agradecemos os 200 anos de Presença Luterana no Brasil, queremos celebrar e refletir especialmente sobre o desafio e a responsabilidade de ser sal da terra onde estivermos.
Hino: LCI 559 – Eu quero cantar um canto com muita alegria
Poesia
Que sejas o sal que,
de tão sagrado,
está nas lágrimas que lavam o rosto
e nas águas do mar que banham os pés.
Que dês sabor aos que contigo caminham,
aos que contigo se encontram,
aos que choram,
aos que riem,
aos que seguram a tua mão,
aos que distribuem beijos
e aos que ainda guardam tanto rancor
que carecem do sabor do perdão…
Que sejas luz onde estás,
não uma luz qualquer,
mas uma luz que ilumina os que estão no escuro
e carecem de enxergar a presença amorosa de Deus
nos passarinhos que celebram a vida pela manhã,
nas flores que sorriem dando um “Bom dia!”
e no nascer do sol que traz um novo tempo…
Que sejas a luz que revela a Luz,
que é Cristo,
em tudo o que fazes.
O Cristo da cruz,
O Cristo de Nazaré,
O Cristo dos humildes
que é o amor de Deus que se faz carne…
Que tua vida não perca o sabor
do Sal que passou pela Galileia
e nem o brilho de quem se fez gente por amor a nós.
Que Este que é Sal e é Luz
venha sobre ti
nas Asas do Vento
a cada nova manhã…
Que assim O Pai das Luzes,
Jesus, O Sal da Terra,
e O Espírito do Amor que sempre vive
te abençoe hoje e sempre.
Amém.
(Pastor Telmo Noé Emerich)
Hino: LCI 341 – A cada dia nasce de novo o sol
Saudação trinitária
Nos encontramos e celebramos em nome do Trino Deus. Deus Criador, que nos dá coragem e sabedoria para construir caminhos novos. Jesus Cristo, que nos ensina a ousar e desafiar quando temos consciência de que o que buscamos é justo e para o bem de muitos e muitas. Espírito Santo, Ruah divina, que nos envolve, nos aconchega e empurra para viver o amor de Deus no mundo, sem medos e sem sentimento de culpa (+). Amém!
Confissão de pecados
Senhor nosso Deus, tantas vezes percebemos sombras e falta de sabor na realidade que nos cerca. Acreditamos que isso pode e precisa ser diferente. Sabemos que a partir do Batismo tu nos reconhece como teus filhos e tuas filhas. Pedimos perdão pelos momentos que nos desviamos do caminho indicado por ti, quando deixamos de compartilhar a luz de Cristo, quando deixamos de espalhar o sabor do Evangelho, quando deixamos de apontar para a tua vontade. De maneira humilde, pedimos o teu perdão, renova nossas vidas, amém!
Anúncio da graça
As misericórdias do Senhor se renovam a cada amanhã. Assim confiantes aguardamos para que Deus nos conceda nova chance para vivermos a partir da sua graça e amor. A partir da confissão que acabamos de fazer, anuncio o perdão de Deus para todas as pessoas que fizeram sua confissão de maneira sincera, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (+). Amém!
Kyrie
Quando Deus criou este mundo, contemplou sua criação e viu que tudo era muito. Infelizmente a realidade que nos cerca é marcada por sofrimento. A criação geme, também nós, seremos humanos, sentimos dores e trazemos nosso clamor diante de Deus. Por isso, dizemos em conjunto: Tem, Senhor, piedade!
Hino: LCI 209 – Senhor, oramos agora
Oração do dia
Querido e amado Deus, tantas pessoas vivem sem luz, sem Jesus, sem rumo, sem direção. Rogamos pela presença do Espírito Santo em nossas vidas para que possamos testemunhar nossa fé. Concede que neste culto possamos fortalecer a nossa fé e renovar o nosso desejo de sermos sal da terra e luz do mundo. Que a tua Palavra seja alimento para as nossas vidas. Fala aos nossos corações e nos concede o entendimento necessário para entender tua vontade e viver de acordo com ela. Por Cristo Jesus e na unidade do Espírito Santo, Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
Hino: LCI 640 – As pessoas hoje correm
Leitura bíblica: Efésios 4.15-16
Aleluia
Leitura do Evangelho: Mateus 5.13-14
Hino: Sabor e brilho – estrofe 1 (veja as cifras para violão na página 12 do caderno)
1. Uma planta necessita da chuva
e da terra bem fértil para não secar.
A videira que produz uva doce
precisa ser limpa pra frutificar.
|: Somos plantas, ramos da videira em flor,
carentes do cuidado de um bom agricultor.
Deus nos alimenta para bem crescer.
E a fonte necessária pra viver. 😐
Mensagem
(Ambiente preparado com duas mesas pequenas, toalha, um pequeno vaso de flor natural. Na primeira mesa, um copo com água e um saleiro. Nesta mesa uma adolescente faz a tarefa escolar pesquisando sobre sal e alguém chega de surpresa e passa a se interessar pela pesquisa.)
CENA 01 – SER SAL
Adolescente – Que interessante tudo isto que estou descobrindo sobre a história do sal, seu valor e sua utilização. Não fazia ideia de que era muito mais do que um tempero e que devia ser usado com moderação.
Visitante curiosa – Olá Maria, tudo bem? Fui entrando já que a porta estava aberta e percebi que você está falando sozinha. Ouvi uma parte da sua fala em que te referias ao sal. Ontem, a pastora falou desse assunto no programa de rádio. Caso, for útil posso entrar em contato com ela e pedir pra você.
Adolescente – ah, sim me ajudaria muito pois tenho que terminar a pesquisa e elaborar uma apresentação para a turma.
Hino: Sabor e brilho (estrofe 2)
2. Voa a ave, bem confiante, se lança no espaço,
abre as asas, livre pelo ar.
Da nascente brota a fonte
e o riacho percorre seu leito, vai parar no mar.
/:Somos caminhantes prontos para amar.
Enquanto a liberdade pela fé nos faz voar.
Deus nos acompanha, é nossa salvação.
Ele sempre nos estende a sua mão.:/
(Na segunda mesa, uma lamparina ou mesmo uma vela apagada. Nesta mesa chega um garoto e inicia um diálogo com sua vovó que está fazendo um trabalho manual e começam a conversar.)
CENA 02 – SER LUZ
Garoto – Oi vovó, tudo bem com você? O que estás fazendo?
Vovó – Oi meu querido, estou aqui confeccionando um presente para uma amiga. Estou caprichando muito. Quero vê-la feliz.
Garoto – E com essa pouca luminosidade você consegue ver o que está fazendo? Acho melhor usar esta lamparina ou vela para iluminar tudo ao redor e alegrar este ambiente. (o garoto acende a lamparina-vela e a avó agradece)
Vovó – meu neto, já te contei a história que fala da luz? Lá está escrito que: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa (Mateus 5.14-15). E agora você me fez lembrar que sempre devemos procurar a luz para que possamos fazer tudo da melhor forma. Mas me pergunto se de fato nós entendemos o que significa isto.
Hino: Sabor e brilho (estrofe 3)
3. Cai o sal no alimento e logo se nota que ali há
novo e bom sabor.
Vem o sol detrás dos montes, dissipa as trevas e a terra
sente o seu calor.
/:Somos sal que o mundo pode saborear.
E luz que ilumina: nós nascemos p’ra brilhar.
Dá sabor à vida o sal que faz sorrir.
Brilha forte a luz disposta a servir. :/
Dirigente – As duas cenas nos desafiam a pensar sobre o que é ser sal e luz, tarefa que Deus nos confia através de Jesus. Uma senhora que passou por momentos delicados em sua saúde nos convida a refletir sobre este tema da seguinte forma:
Ser sal e luz no mundo. Será que somos?
Essa pergunta me faz pensar em como vivo meus dias, será que contribuo com a criação do mundo? E você já refletiu sobre?
Gosto de pensar que nós mulheres temos muito de sal e luz. Pois o sal que tem sua origem na imensidão do mar é uma substância vital para os seres humanos. Assim como as mulheres dão a vida.
O sal é importante como conservante, ajuda na textura, é aglutinador e controlador da fermentação, além de dar sabor aos alimentos, entre outras funções. Isso nos faz pensar no papel que as mulheres desempenham na família e na sociedade. A mulher tem mais habilidades para conciliar os relacionamentos na família, buscando prevalecer a harmonia. Portanto é “aglutinadora”.
A mulher ao longo da história desempenhou o papel de cuidadora do ninho, do lar, dos idosos, das crianças, da saúde, da alimentação… Então somos sal no mundo sim. Só cuidar na dosagem, porque assim como o sal, todo esse cuidado e zelo em excesso pode prejudicar. Também como o sal é classificado de acordo com sua composição e processamento em comum, refinado e marinho, as mulheres são diferentes umas das outras na personalidade, mas não menos importantes quanto a seu papel e não precisam concorrer entre si.
Mulheres e homens são luz! Semeamos a esperança, o carinho, somos conselheiras, somos a energia da casa.
Mais uma vez, luzes também são diferentes, tem a luz do palito de fósforo, da vela, da lâmpada, do sol, da estrela e todas necessárias nos vários momentos da vida. Por isso não precisamos nos comparar, cada uma brilha à sua maneira.
E ainda, luz não tem sombra. Então te convido, a partir de agora, seja uma mulher que levanta outra mulher! Que estende a mão, não que aponta o dedo!
Você já imaginou nossos dias sem sal e sem luz? Isso vale não somente para mulheres, mas para todos, como encontramos em Mateus 5. 13-14 Vocês são sal da terra. Vocês são a luz do mundo.
Se cada um e uma nos perguntasse neste momento, é legal ser amiga ou amigo de________ (coloque seu nome),
É legal ser casado/a com __________?
É legal ser irmão/ã de ________?
É legal ser filho/a de________?
É legal ser mãe/pai de ________?
É legal ser esposo/a de ________?
É legal ser vizinho/a de _________?
É legal ser colega de __________?
Cada um de nós pode fazer o dia do outro ser melhor. Temperar a vida dos outros como o sal e iluminar seus dias.
(autoria de Dulcenéia Haas Wommer/Sarandi)
Dinâmica
Em um lugar de destaque, na parede ou no chão, coloca-se o mapa do município ou área territorial da paróquia local. Integrantes da OASE distribuem canetas e papéis em formato de saleiros (neste momento pode ser usado um fundo musical). Cada pessoa participante do culto é desafiada a escrever nos papéis recebidos uma atitude que possa trazer bom sabor a vida das pessoas em seu contexto. Em seguida, cada uma pode levar o seu “saleiro” até o mapa.
Confissão de fé
Eu creio em Deus
A força divina que gerou os céus,
A terra, os mares e tudo que neles existe.
Creio em Jesus Cristo, o filho de Maria, a água viva,
Que em amor nos ensinou a amar.
Viveu, conviveu,
Andou pelas estradas poeirentas
Ensinando a boa nova do Reino amoroso de Deus.
Creio no Espírito Santo, a força pentecostal,
Que enviou a Igreja para ser Sal e Luz no mundo;
Iluminar os caminhos da fé e saborear a vida.
Creio na esperança amorosa da vida que transforma o caminho em luz e doçura. Amém.
Motivação para ofertas
Através das ofertas por amor, gratidão e compromisso podemos ser sal e luz no mundo. Que o bondoso Deus esteja sempre nos inspirando para a comunhão, a solidariedade e o testemunho. As ofertas serão destinadas para trabalhos diaconais apoiados pela OASE Nacional, como também para sua organização. (Detalhes página 13).
Hino: LCI 84 – Por tudo o que tens feito
Oração de Intercessão
Interceder é uma atitude de comunhão, testemunho e serviço, algo que nos é precioso com grupos de OASE, vamos nesse momento levar nossas orações a Deus, e pós cada intercessão dizemos juntas: Senhor escuta a nossa oração.
Oremos: Amoroso Deus, te agradecemos por toda a criação que nos sustenta e encanta. Somos gratos por ter caminhado conosco, como igreja e todos os seus membros no decorrer destes 200 anos que em solo Brasileiro buscamos ser sal e luz.
Todas: Senhor escuta a nossa oração.
Oremos: Senhor, temos muitos motivos pelos quais interceder. Iniciamos intercedendo pela nossa nação brasileira. Concede às lideranças, que efetivamente trabalhem para o bem de todas as pessoas, construindo justiça e paz.
Todas: Senhor escuta a nossa oração.
Oremos: Senhor, intercedemos pelas igrejas cristãs que atuam no nosso país. Em especial, a IECLB, para que siga como o compromisso de ser sal e luz no mundo. Desperte lideranças que tenham clareza a respeito de seu papel, trabalhem favor dos sinais de teu Reino no mundo e não lhes faltem esperança, fé e amor em sua missão.
Todas: Senhor escuta a nossa oração.
Oremos: Senhor, trazemos-te as famílias e pessoas que enfrentam o luto, doenças, discriminações e qualquer tipo de sofrimento. Fortalece a fé e a certeza na tua promessa de que és a Ressurreição e a Vida,
Todas: Senhor escuta a nossa oração.
Oremos: Intercedemos pelas pessoas que lutam com seu orçamento apertado ou insuficiente. Concede a cada qual o que necessita: saúde, esperança, alento, coragem, sustento, dignidade. E usa-nos como tua comunidade para sermos o braço estendido aos que necessitam. Auxilia-nos a fazermos a nossa parte e assim cumprirmos o nosso papel. Por Jesus Cristo, teu Filho Amado que nos ensinou a orar: Pai Nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
Benção e Envio
Abençoados e abençoadas sejam vocês, que confiam no Senhor e, por Ele são chamados e chamadas a serem sal neste mundo. Por isso vão, e saibam que Deus vai junto de vocês, preparando o caminho. Estejam atentos e atentas, preparados e preparadas para servir e ser testemunhas de Deus neste mundo. Assim sejam vocês abençoados e abençoadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Hino: LCI 519 – Jesus Cristo é Rei e Senhor
Poslúdio
Elaboração do material: Pastora Sinodal Betina Schlitter Cavallin, Pastor Ricardo Cassen e Pastora Bruna Schneider Belard (Orientação teológica da OASE do Sínodo Planalto Rio-Grandense).