|

Missão: o que caracteriza uma organização

Simbolo da IECLB mais texto: "Missão de Deus nossa paixão"

A missão indica a razão da existência de uma organização. Neste sentido, a missão é o que identifica a Igreja, dá o rumo e motivação para a sua atuação.

A missão de toda Igreja cristã é dar testemunho de Jesus Cristo.  Mas o que significa “dar testemunho de Jesus Cristo”? A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) define esta tarefa no artigo 3º da sua Constituição:

“Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB tem por fim e missão:

I – propagar o Evangelho de Jesus Cristo;
II – estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária;
III – promover a paz, a justiça e o amor na sociedade;
IV – participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.”

A partir da nossa Constituição, chegamos à seguinte definição de missão:

MISSÃO DA IECLB: Anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família, na Comunidade, na sociedade brasileira e no mundo, promovendo o amor, a justiça e a paz.

Missão: um conceito teológico

A palavra “missão” é derivada do termo latino missio, que tem o sentido de envio, de incumbência. A missão é de Deus e a igreja é apenas instrumento da ação divina.

No ano 2000, o Concílio da Igreja aprovou a primeira versão do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). Este plano tinha como slogan “Recriar e criar Comunidades juntos” e apontava para um ideal: “Nenhuma Comunidade sem missão, nenhuma missão sem Comunidade”. Missão sem comunidade não existe! E isto por um motivo óbvio: a fé cristã é para ser vivida em comunidade, em comunhão.


O texto-base do PAMI define a missão que Deus nos dá a partir de quatro dimensões: evangelização, comunhão, diaconia e liturgia. As quatro dimensões abarcam diversos aspectos da vivência comunitária. Para ser uma igreja missionária, é necessário praticar evangelização, comunhão, diaconia e liturgia.

Cruz formada por quatro setas com as palavras "Comunhão", "Evangelização", "Liturgia","Diaconia" dentro de cada uma.
Seta com nome "Evangelização" dentro, apontando para direita.

Evangelização

Evangelização é a exposição de que Deus ama e aceita o ser humano de forma incondicional e deseja relacionar-se em termos pessoais e comunitários. O objetivo da evangelização é que o ser humano se deixe cativar pelo Deus que cria, reconcilia e salva, por meio de Jesus Cristo. 

Evangelização acontece no culto, nos estudos bíblicos e nos diferentes grupos de trabalho. Ela promove a fé, o discipulado e a disposição para viver de acordo com os princípios do reino de Deus.

Objetivo: testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas no contexto de sua vivência.

Seta com nome "Comunhão" dentro, apontando para baixo.

Comunhão

Comunhão é a vivência da fé em Jesus Cristo na vida comunitária. Ela é partilha das dádivas divinas e de tudo o que somos e temos.

A comunhão se caracteriza, por exemplo, pelo encontro, diálogo, respeito, cuidado, perdão, reconciliação e inclusão. A comunhão não é um ideal de vivência sem conflitos, mas um exercício de convívio na diversidade.

O jeito de ser da Comunidade, ou seja, sua forma de acolher, integrar, valorizar e cuidar das pessoas tem grande impacto missionário.

Objetivo: proporcionar espaços de convivência, aceitação e valorização de todas as pessoas em nossa vida comunitária.

Diaconia

Diaconia significa serviço. Toda a atividade de Jesus Cristo era diaconia. Jesus curava, resgatava pessoas do isolamento e do desprezo, possibilitava acolhida e reconciliação.Seguindo o exemplo de Jesus, também a Igreja promove ações de perdão, justiça, paz, alívio da dor e superação de discriminações. Comunidade missionária é aquela que se aproxima das pessoas em suas necessidades, questiona situações de injustiça e busca a vida digna para todas as pessoas. Tudo isto é diaconia, o serviço baseado no amor de Deus em nós.

Objetivo: praticar a misericórdia e a justiça, concretizar solidariedade com pessoas em situação de necessidade e de crise, sempre em busca da transformação.

Seta com nome "Diaconia" dentro, apontando para esquerda.

Liturgia

Diaconia significa serviço. Toda a atividade de Jesus Cristo era diaconia. Jesus curava, resgatava pessoas do isolamento e do desprezo, possibilitava acolhida e reconciliação.

Seguindo o exemplo de Jesus, também a Igreja promove ações de perdão, justiça, paz, alívio da dor e superação de discriminações. Comunidade missionária é aquela que se aproxima das pessoas em suas necessidades, questiona situações de injustiça e busca a vida digna para todas as pessoas. Tudo isto é diaconia, o serviço baseado no amor de Deus em nós.

Objetivo: praticar a misericórdia e a justiça, concretizar solidariedade com pessoas em situação de necessidade e de crise, sempre em busca da transformação.

Seta com nome "Liturgia" dentro, apontando para cima.