|

Comunidade

varios icones de pessoas conectados
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem um modelo sinodal de organização, baseado em quatro instâncias: Comunidades, Paróquias, Sínodos, Órgãos Nacionais.

A Comunidade é a base de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A comunidade reúne pessoas em culto para ouvir a Palavra de Deus e receber os Sacramentos. Na Comunidade, há diversos grupos que reúnem pessoas por faixa etária ou por interesse em temas específicos. Alguns exemplos são: encontros com crianças, adolescentes e jovens, mulheres, homens, estudos bíblicos, música, diaconia. Procure sua Comunidade e participe no culto e nas atividades de grupos comunitários!

A Comunidade é unidade autônoma, porém não é independente, nem vive isolada. A Comunidade congrega os membros da Igreja de Jesus Cristo, em comunhão com as demais Comunidades filiadas à IECLB. Ela coopera com toda a Igreja e necessita de toda a Igreja para estar a serviço de Cristo e de sua missão.

Na Comunidade concretiza-se a missão da Igreja no anúncio da Palavra, na exortação ao arrependimento, na mensagem do perdão e no chamado à prática do amor, da justiça, da solidariedade e do serviço ao próximo e à sociedade.

Quais são as principais funções da Comunidade?

  • Planejar a presença e a ação missionária da Igreja;
  • Criar, planejar e viabilizar setores de trabalho para atender à sua responsabilidade com a assistência espiritual, a ação diaconal, a catequese e a evangelização;
  • Avaliar, planejar e decidir sobre todas as atividades e tarefas que lhe cabem, viabilizando os recursos necessários para sua execução;
  • Promover os meios necessários à formação evangélico-luterana das pessoas batizadas;
  • Organizar e regulamentar o modo de sua administração, em conformidade com as disposições constitucionais e regimentais da IECLB;
  • Cumprir com suas responsabilidades financeiras para com todas as instâncias da Igreja.

(Regimento Interno da IECLB, artigo 6)


Quem toma as decisões na Comunidade?

A Comunidade tem autonomia administrativa e de planejamento, segundo as regras definidas pela Assembleia Sinodal, e observadas as normas do Concílio da Igreja. Uma Comunidade da IECLB tem os seguintes órgãos administrativos e decisórios:

  • Assembleia Geral
  • Presbitério
  • Diretoria
  • Conselho Fiscal

O órgão máximo de decisão da Comunidade é a Assembleia Geral, da qual todas as pessoas, membras da Comunidade, podem participar. A Assembleia Geral elege o Presbitério, que tem a responsabilidade de coordenar e exercer a administração da Comunidade.

A Comunidade realiza a missão da Igreja sob a orientação de um ministro ou uma ministra que recebeu a habilitação da IECLB. Ministras e ministros atuam de forma compartilhada com as pessoas do presbitério e com os demais membros da Comunidade.


SAIBA MAIS:
A designação de “ministro” ou “ministra” é reservada a bacharéis em teologia que receberam a habilitação e a ordenação para o exercício do ministério eclesiástico.