|

Órgãos Nacionais

Quatros órgãos nacionais: "Concílio da igreja", "Conselho da igreja","Presidência", "Secretaria geral"
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem um modelo sinodal de organização, baseado em quatro instâncias: Comunidades, Paróquias, Sínodos, Órgãos Nacionais.

Os Órgãos Nacionais estabelecem diretrizes e plano de ação, coordenam a atividade eclesiástica e executam a administração da IECLB. São quatro os órgãos nacionais:

  • Concílio da Igreja
  • Conselho da Igreja
  • Presidência
  • Secretaria Geral

 

Concílio da Igreja

É o órgão máximo de decisão da IECLB. Sua tarefa é definir orientações, normas e diretrizes para que a igreja cumpra a sua missão. O Concílio promove a reflexão sobre temas fundamentais para a igreja, estabelece plano de ação, cuida da unidade e da confessionalidade, decide sobre finanças e o orçamento central, elege o Pastor ou a Pastora Presidente e Vice-Presidentes, o Presidente ou a Presidente do próprio Concílio e Vice-Presidentes.

Acesse a página do Concílio da Igreja >

 

Conselho da Igreja

Atua em caráter supletivo ao Concílio da Igreja. É formado por uma pessoa representante de cada um dos 18 Sínodos da IECLB. Reúne-se ordinariamente três vezes ao ano, e, extraordinariamente, quando necessário. O Conselho tem a função de expedir normas regulamentares, supervisionar as atividades administrativas da IECLB e decidir sobre questões de caráter normativo.

Acesse a página do Conselho da Igreja >

 

Presidência

É composta pelo Pastor ou pela Pastora Presidente e Pastores ou Pastoras 1º e 2º Vice-Presidentes. A eleição da Presidência acontece no Concílio da Igreja e o mandato é de quatro anos, sendo permitida uma reeleição para o mesmo cargo. A Pastora ou o Pastor Presidente exerce o mandato de forma compartilhada com as Pastoras ou os Pastores Vice-Presidentes.

Acesse a página da Presidência da IECLB >

 

Secretaria Geral

É o órgão executivo da administração nacional da IECLB. Sua função é coordenar as questões administrativas e a execução do orçamento geral da Igreja, observando os documentos normativos, as decisões e diretrizes do Concílio da Igreja e do Conselho da Igreja. É integrada por um Secretário-Geral ou uma Secretária-Geral e por Secretarias de áreas específicas.

Acesse a página da Secretaria Geral >