|

IECLB: um modelo sinodal de Igreja

Imagem com as diversas instâncias da IECLB: Comunidades, Paróquias, Sínodos.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem um modelo sinodal de organização. A palavra Sínodo tem origem na língua grega e significa caminho conjunto ou caminhar em conjunto.

Nossa organização sinodal é baseada em quatro instâncias:

  • Comunidades
  • Paróquias
  • Sínodos
  • Órgãos Nacionais

 

O modelo sinodal não é centrado na comunidade local, nem em uma estrutura hierárquica. No modelo sinodal, as comunidades estão vinculadas umas às outras com base na identidade confessional e em propósitos comuns. As comunidades e paróquias “caminham juntas”, formando os sínodos, e os sínodos “caminham juntos”, formando a igreja nacional.

 

Comunidade

É a base de trabalho de toda a Igreja. Na Comunidade, Deus nos chama para viver a fé e anunciar ao mundo a sua mensagem de paz, amor, justiça e perdão.

 

Paróquia

É a unidade que coordena o trabalho desenvolvido por duas ou mais Comunidades.

 

Sínodo

É o conjunto de Comunidades e Paróquias de determinada área geográfica. Tem a função de planejar, dinamizar e supervisionar o trabalho eclesiástico. Atualmente, a IECLB é constituída por 18 Sínodos.

 

Órgãos Nacionais

Estabelecem diretrizes e plano de ação, coordenam a atividade eclesiástica e executam a administração da IECLB. São quatro os órgãos nacionais:

> Concílio da Igreja

> Conselho da Igreja

> Presidência

> Secretaria Geral

A administração central da IECLB, com sede em Porto Alegre, reúne a Presidência e a Secretaria Geral.

Confira abaixo mais informações sobre as instâncias da IECLB: