Acolhida
Hoje é um dia muito especial. É dia de encontro com Deus e com os irmãos e irmãs de caminhada. É dia de confissão, de perdão, de oração, de louvor, ouvir a Palavra de Deus e para as pessoas que estão aqui presencialmente também de receber o Sacramento do Altar. Acolhemos vocês com o lema deste domingo, como está escrito em Romanos 15: “Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão”.
Prelúdio
Saudação
Celebramos este culto em nome do Pai: que nos criou e deseja que ouçamos a sua Palavra. Em nome do Filho Jesus: Que se entregou para nos salvar. E em nome do Espírito Santo: que nos dá entendimento da Palavra divina e a possibilidade crermos em Jesus Cristo. Amém
Hino Como tu queres, Senhor, sou teu
LCI 160
Como tu queres, Senhor, sou teu.
Tu és o oleiro o barro sou eu.
Quebra e transforma até que enfim
tua vontade se cumpra em mim.
Oração de Confissão de Pecados
Querido Deus e Pai! Te agradecemos pela tua fidelidade e amor para conosco. Chegamos em tua presença humildemente pedindo o teu perdão, pois pecamos contra ti, contra o nosso próximo e contra nós mesmos. E, sem ti nada somos e nada podemos fazer. Tem misericórdia de nós e nos perdoa. Oramos em nome de Jesus. Amém
Anúncio do perdão
A palavra de Deus nos diz que “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. (1 Jo 1.9) Em Jesus temos perdão ao reconhecer quem somos e do que precisamos. Ele em sua graça concede perdão ao que se arrependeram verdadeiramente e nos dá a paz!
Glória
Deus nos guardou até aqui, nos amparou nas alegrias e nas dificuldades. Além disso, e de forma especial, neste culto Deus quer nos falar por sua Palavra e ser encontrado por nós na sua Ceia. Por tudo isto, Deus seja louvado:
Hino Glória ao Cordeiro
LCI 526
Glória pra sempre ao Cordeiro de Deus,
a Jesus o Senhor, ao Leão de Judá,
à raiz de Davi, que venceu e o livro abrirá.
O céu a terra e o mar
e tudo que neles há,
o adorarão e confessarão:
Jesus Cristo é o Senhor.
Ele é o Senhor, ele é o Senhor,
ressurreto dentre os mortos ele é o Senhor.
Todo o joelho se dobrará,
toda a língua confessará
que Jesus Cristo é o Senhor.
Oração do dia
Amado Pai celestial, é por tua misericórdia que somos redimidos. Ajuda-nos sempre lembrar que tu nos tens perdoado e aceito apenas por causa de Cristo, e não por causa de nós mesmos ou qualquer coisa que temos feito. Nós pedimos por teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.
Tiago 3.1-12
Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se colocamos um freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta! Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de animais, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua ninguém é capaz de domar; é mal incontido, cheio de veneno mortal. Com ela, bendizemos o Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim. Por acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar água doce e água amarga? Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
Hino Aleluia Caribenho
LCI 188
Ale, ale, aleluia.
Ale, ale, aleluia.
Ale, ale, aleluia.
Aleluia, aleluia.
Evangelho Marcos 8. 27-38
Então Jesus e os seus discípulos foram para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, perguntou-lhes:
— Quem os outros dizem que eu sou?
Os discípulos responderam:
— Uns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias; e ainda outros dizem que é um dos profetas.
Então Jesus perguntou:
— E vocês, quem dizem que eu sou?
Respondendo, Pedro lhe disse:
— O senhor é o Cristo.
Então Jesus os advertiu de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito.
Então Jesus começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. E isto ele expunha claramente. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo. Mas Jesus, voltando-se e vendo os seus discípulos, repreendeu Pedro e disse:
— Saia da minha frente, Satanás! Porque você não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens.
Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, Jesus lhes disse:
— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria uma pessoa em troca de sua alma? Pois quem, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos.
Pregação baseada em Tiago 3.1-12
A carta de Tiago foi um documento não tão querido por Lutero devido ao peso dado às obras. Mesmo assim, continuou dentro do cânone também na igreja luterana. A carta é uma atualização da sabedoria bíblica, aquela tão explícita em Provérbios. Hoje, em nosso texto, o autor da carta assume a postura de um professor e com a ironia do cargo quer refletir sobre o risco daqueles que se acham no saber. Com exemplos, o professor quer explicar os caminhos do mundo e dos erros que os seres humanos estão propensos a fazer. Tarefa complicada no século primeiro, não menos no século vinte e um.
A sabedoria flui da experiência, tanto individual quanto coletiva. A sabedoria enxerga o mundo e observa através de exemplos e experiências procurando lições para aqueles que tem olhos para ver. Essa sabedoria não evitará olhar para a existência humana e a sua história de forma direta e honesta. Ela poderá reconhecer a grande ironia da existência humana, uma ironia que seria uma comédia muito boa, se não fosse tão trágica e tão pessoal. Os seres humanos procuram, muitas vezes, usar os dons que Deus deu de forma errada. Através de excessos e dos limites necessários, a carta nos lembra do uso do freio para os cavalos e dos lemes que controlam os navios. O deleite do professor é chamar a atenção para esse contraste, corpos relativamente grandes podem ser controlados por algo tão pequeno. Como será isso possível?
Quero contar uma estória, que talvez vocês já conheçam, mas que cabe muito bem aqui. Aquela estória da pessoa com quem ninguém queria conversar. Essa pessoa está chateada porque ninguém quer papo com ela, nem amigos, vizinhos, muito menos os familiares. Um dia, decidi ir ao pastor para ver como poder resolver isso. No escritório do pastor, um desafio: “você precisa levar uma pena na porta de cada pessoa da qual você falou mal, xingou, mentiu ou machucou com a sua fala”. A pessoa hesitando aquela ideia sem sentido, vai e faz a tarefa, pois quer poder voltar a conversar normalmente com alguém. Em cada porta da cidade, a pessoa deposita uma pena. Todo mundo tinha sido machucado. Contente por ter feito o que o pastor pediu, ela esperou, esperou que as pessoas começassem a falar de novo com ela. Mas, nada aconteceu. A pessoa voltou ao escritório pastoral e reclamou que nada tinha sido modificado. Ao que o pastor indicou que aquela era somente a primeira parte da tarefa. No segundo momento, a pessoa deveria recolher cada uma das penas que tinha coloca nas portas. Aí sim, a tarefa estaria completada. A pessoa andou pela cidade, para cima e para baixo, mas não consegui recolher todas as penas. Umas poucas estavam onde ela as tinha deixado, mas a maioria fora difícil de achar, se não impossível…
Como exemplo supremo, a carta volta a examinar a ironia da língua humana. Se na Bíblia nós ouvimos falar do poder da Palavra de Deus, essa que cria do nada e que dá poder, também vemos exemplos do poder da palavra humana, que machuca, destrói, desfaz. A língua como metáfora da fala, esse dom de Deus usado para criar e sustentar a comunidade humana, tem sido usada também como fogo que queima. A língua pode até marcar o destino das nações. Lembremos o caso do 7 de setembro, pode ser aquele de 1822 quando o Brasil iniciou a sua independência ou da semana passada quando uma fala mexeu com a economia.
Em verdade, a língua tem muito poder, pode ser uma bênção ou uma maldição. Como é possível que a mesma boca que beija com amor, machuque sem dó? Como é possível que da mesma boca que louva a Deus, deseje o extermínio de seres humanos? A ironia da língua é inacreditável! Mesmo assim, a carta de Tiago nos convida a lembrar de que a língua é um dom de Deus. Um dom que tem a ver com a Palavra (com P maiúscula) e com as nossas palavras. Somos chamados a nos unir em bênção e louvor ao Criador e para falarmos palavras coerentes de bênçãos uns para os outros. No entanto, nossas palavras são insuficientes. Com a mesma boca amaldiçoamos e prejudicamos aqueles que, como nós, são feitos à imagem de Deus. Há uma linha tão tênue entre a bênção e a maldição. Que ironia, vale perguntar qual o resultado da soma das nossas ações. Talvez preferíssemos não saber! Mas, agora você sabe, o que você fará com esse conhecimento? Seja qual for a sua resposta, fica a exortação: Cuide a sua língua! Que Deus lhe ajude. Amém.
Hino Ainda que eu fale as línguas dos homens
LCI 156
1. Ainda que eu fale
as línguas dos homens e dos anjos,
mas se eu não tiver amor,
serei como um metal ou címbalo que retine.
Nada serei, sim, nada serei
se eu não tiver amor.
2. Ainda que eu tenha
o dom de profetizar
e conheça todos os mistérios, toda a ciência,
ainda que eu tenha tamanha fé
que transporte montes.
Nada serei, sim, nada serei
se eu não tiver amor.
Oração Geral da Igreja e Pai-Nosso
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Avisos
Domingo passado, contamos com 19 pessoas de forma presencial e com pelo menos 43 pessoas de forma virtual.
A oferta do domingo passado destinada para apoio à Formação no Sínodo foi de R$ 220,00
A oferta deste domingo é destinada para o Fundo da IECLB para Trabalho com Jovens.
Campanha Vai e Vem:
O tema do ano da IECLB nos chama a viver o Batismo e a colocar nossos dons a serviço. O versículo bíblico complementa: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5). O Tema e o Lema são convidativos e desafiadores para o contexto que vivemos. Uma forma de reagir é participando na Campanha Vai e Vem que este ano continua até o 26 de setembro. Pode ofertar através da Paróquia ou diretamente no Portal Luteranos.
Valor reunido até sexta-feira passada: R$ 2.410,01
A Campanha Vai Vem 2020 foi de R$ 2.800,00
Existe a possiblidade de realizar compras dos trabalhos manuais da OASE no armário da OASE que está na sala que une ao prédio. Lá está tudo explicado (preço, forma de pagamento, etc.)
Reiniciam as reuniões presenciais da OASE nesta terça-feira, 14 de setembro, às 14 horas.
Estudo Bíblico online na quinta-feira, 16, às 19 horas e 30 minutos.
Próximo domingo, culto com Santa Ceia, a inscrição é necessária
No domingo 26 de setembro, acontecerá culto com minha despedida, virá o Pastor Sinodal para a ocasião. Também para este culto, a inscrição é necessária.
Avisamos que os telefones fixos da secretaria paroquial e da casa pastoral estão no processo de portabilidade e, por isso, não conseguimos atender as ligações. Pedimos que liguem para os celulares.
Bênção on-line:
Estamos chegando ao fim da transmissão on-line. Mas, antes de terminar queremos desejar a bênção de Deus para aquelas pessoas que participam deste culto de forma virtual:
Que Deus Pai, e Filho e Espírito Santo abençoe você neste dia e na semana que hoje se inicia. Amém.
Hino Semente caiu neste solo
LCI 439
1. Semente caiu neste solo,
selou seu destino,
o Verbo se fez nosso irmão.
Chegou cá na terra, no colo
de um vento divino,
mostrou o que é doação.
Semente que morre, que brota, então:
da uva ao vinho, do trigo ao pão,
e destes à fé e à esperança
na festa da ressurreição.
Semente que morre e brota do chão:
Da uva e do trigo se faz vinho e pão,
e destes o amor se alimenta
na festa da libertação.
2. A planta cresceu
e das flores nasceram os frutos:
o amor entre nós semeou.
Mas não escapou dos horrores
de homens tão brutos,
e a planta em silêncio tombou.
Semente que morre, que brota, então:
da uva ao vinho, do trigo ao pão,
e destes à fé e à esperança
na festa da ressurreição.
Semente que morre e brota do chão:
Da uva e do trigo se faz vinho e pão,
e destes o amor se alimenta
na festa da libertação.
3. Terceira manhã gloriosa:
brotou novamente
a planta em divina ação.
E hoje, já bem mais vistosa,
a frágil semente
ainda é seu forte refrão.
Semente que morre, que brota, então:
da uva ao vinho, do trigo ao pão,
e destes à fé e à esperança
na festa da ressurreição.
Semente que morre e brota do chão:
Da uva e do trigo se faz vinho e pão,
e destes o amor se alimenta
na festa da libertação.
(Aqui termina a transmissão on-line)
Oração de ofertório
Louvamos-te, nosso Deus, por todas as coisas boas que nos dás. Agradecemos-te, Senhor, porque olhas por nós. Abençoa as ofertas, fruto do nosso trabalho, sinais do teu amor que se renova incessantemente. Que todas elas sirvam para promover justiça entre teu povo e alegria para quem as receber. Que no pão e no fruto da videira, comida e bebida de salvação, sejamos um só corpo em Cristo. Amém.
Oração Eucarística
P: O Senhor esteja com vocês.
C: E contigo também.
P: Elevem os corações.
C: Ao Senhor os elevamos.
P: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
C: Isso é digno e justo!
P: Em verdade, é justo e bom, Senhor Deus, Pai santo, que devemos em todos os momentos e em todos os lugares dar graças a ti, através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Num domingo como hoje, ele venceu a morte pela sua ressurreição e abriu para nós o caminho da vida eterna contigo. E assim, com anjos e arcanjos, e com toda a corte celestial, adoramos e louvamos o teu nome glorioso:
Hino Santo, meu coração te adora
Santo, Santo, Santo!
Meu coração te adora.
Meu coração quer hoje dizer:
Santo és Tu, Senhor!
Ao que está sentado no trono
e ao Cordeiro seja o louvor,
e a honra e a glória e o domínio
pelos séculos dos séculos, Amém!
Senhor, te louvamos e te glorificamos por teu Filho Jesus Cristo, nascido de Maria, em Belém. Ele veio ao mundo e se voltou a todas as pessoas, assumindo a forma de servo, para proporcionar vida aos desprezados e humilhados. Por isso, foi perseguido e odiado por uns, acolhido e amado por outras. Foi morto, mas ressuscitou para que nós pudéssemos ser perdoados, ter esperança e nos empenhar em defesa da vida.
Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo:
Tomem, comam; isto é o meu corpo que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.
A seguir, depois de cear, tomou também o cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos dizendo: Bebam dele todos; porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês para remissão dos pecados; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.
Deus do universo, tu te voltas às tuas criaturas. Tu és o Santo e Tua glória é sem medida. Envia o Espírito Santo, para que, compartilhando do corpo e do cálice da comunhão, recebamos forças para viver sob teu amor com as pessoas, para que possamos orar e agir em favor de nossos irmãos e irmãs em todos os momentos e para que sempre estejamos atentos a como usamos a nossa língua.
Deus, que te voltas a nós, guia-nos, juntamente com todas as pessoas que em todos os tempos e lugares deste mundo permaneceram e permanecem fiéis a ti, à festa da vida eterna. Por Cristo, com Cristo e em Cristo. Amém.
Distribuição do Sacramento
Explicação de como será realizado: As pessoas que desejem comungar permanecerão de pé em seus lugares. Uma pessoa passará com álcool para desinfetar as mãos. Após, virá o Pastor com outra pessoa para entregar em mãos a hóstia intingida com o vinho. A pessoa que comungará esperará até que as pessoas estejam afastadas, para daí proceder a retirar a máscara e comungar. A pessoa procederá a colocar a máscara imediatamente após comungar.
Jesus Cristo instituiu a Ceia como alimento que fortalece a nossa comunhão. Nessa comunhão somos unidos. Ela nos fortalece no amor de Cristo, e assim podemos voltar-nos, constantemente, para o nosso irmão e nossa irmã. Alimentemo-nos com o Senhor.
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Oração pós-comunhão
C: Jesus, o Cristo, agradecemos que obedientemente sofreste e morreste para nos dar vida, a vida que temos recebido novamente neste sacramento. Fortalece-nos para levar a nossa cruz e de boa vontade ir onde formos guiados por ti. Tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.
Hino Deus vos guarde
LCI 300
Autor da letra: Jeremiah Eames Rankin
Autor da melodia: William Gould Tomer
1. Deus vos guarde pelo seu poder,
protegidos, abençoados,
desfrutando os seus cuidados;
Deus vos guarde pelo seu poder.
Pelo seu poder e no seu amor
estaremos todos com Jesus.
Pelo Seu poder e no seu amor,
oh, que Deus nos guarde em sua luz!
2. Deus vos guarde para o seu louvor,
consolados e contentes,
achegados sempre aos crentes;
Deus vos guarde para o seu louvor!
Pelo seu poder e no seu amor
estaremos todos com Jesus.
Pelo Seu poder e no seu amor,
oh, que Deus nos guarde em sua luz!
3. Deus vos guarde bem no seu amor,
no trabalho glorioso,
para o dia venturoso;
Deus vos guarde bem no seu amor!
Pelo seu poder e no seu amor
estaremos todos com Jesus.
Pelo Seu poder e no seu amor,
oh, que Deus nos guarde em sua luz!
Bênção
Recebam a bênção de Deus:
Que o Deus da vida abençoe o seu pensar e o seu falar.
Que Jesus Cristo, companheiro da vida, abençoe o seu agir com retidão.
Que o Espírito Santo ajude você a falar verdades e não mentiras,
a espalhar, em palavras e ações, a solidariedade e a misericórdia.
Assim, lhe abençoe Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.
P: Vão na paz que somente Cristo nos pode dar.
C: Damos graças a Deus por isso.