Culto Eucarístico
23 de agosto/ 12° Domingo após Pentecostes
Celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
“Deus ama quem oferta com alegria” 2 Co. 9.7b
LITURGIA DE ABERTURA
Prelúdio
Acolhida
L Saudamos a todos e todas vocês com as palavras de 2 Timóteo 1.10 que é o lema desta semana: “Jesus acabou com o poder da morte e, por meio do Evangelho, revelou a vida que dura para sempre.”
Jesus Cristo é o centro de nossa fé, de nossa vida comunitária. É Jesus Cristo que nos acolhe no amor de Deus, e por este amor convida-nos mais uma vez a transformar nossas relações e fortalecer nossa comunhão. Com esta certeza nos reunimos em comunidade, louvamos a Deus e celebramos, de forma especial, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas. Que nos deixemos sensibilizar e envolver pela causa da Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Canto Aqui chegando, Senhor – HPD II – 330
Saudação apostólica
L Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês.
C E também com você.
Confissão de Pecados
L A Palavra de Deus revela seu amor que constantemente nos busca, nos renova, traz vida e perdão. Por isso, em confiança podemos nos dirigir a Ele em oração e confessar nossas falhas, nossos pecados e pedir seu perdão. Oremos:
L Deus, humildemente, colocamo-nos na tua presença, para confessar-te que temos pecado em palavras, pensamentos e ações contra ti e toda tua criação.
C Perdão Senhor, perdão
L Confessamos que pecamos quando lidamos de forma irresponsável com o meio ambiente.
C Perdão Senhor, perdão
L Confessamos que pecamos com a nossa falta de coragem para contestar tudo o que destrói tua criação e cria abismos entre teus filhos e filhas.
C Perdão Senhor, perdão
L Confessamos que pecamos quando almejamos um mundo no qual a diferença não é reconhecida e celebrada. Quando procuramos padronizar tudo, inclusive pessoas, deixando de lado aquelas que nós classificamos como não sendo normais ou perfeitas.
C Perdão Senhor, perdão
L Confessamos que pecamos quando não ofertamos com alegria nossos dons e tempo para a construção de comunidades inclusivas onde todas as pessoas são recebidas e valorizadas com amor e respeito.
C Perdão Senhor, perdão
L Confessamos que nosso egoísmo, muitas vezes nos deixa insensíveis para as necessidades do próximo. Muitas vezes desviamos a nossa atenção, e contribuímos com toda forma de preconceito, discriminando pessoas e suas diferenças.
Absolvição (Anúncio da Graça)
L Nossa confissão sincera recebe como resposta uma boa notícia. Assim nos diz Deus através do profeta Jeremias: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu os ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração.” Jeremias 29.12,13.
Kyrie
L Como servos e servas ofertantes em meio a este mundo que grita de dor, clamamos a Deus pelas pessoas que estão sofrendo as consequências do individualismo, materialismo e egoísmo da humanidade. Clamamos a Deus pelas pessoas com deficiência, que diariamente precisam conquistar um espaço onde possam se expressar e viver uma vida digna.
Canto Pelas dores deste mundo (Rodolfo Gaede Neto)
Glória
L Nós clamamos a Deus porque nossa fé nos dá a certeza de que Ele nos ouve e atende. Sim, Deus vem ao nosso encontro e nos anima a ofertarmos nossos dons, com o objetivo de transformar a realidade de sofrimento a nossa volta. Por isso, glorifiquemos o nome do nosso Deus cantando: glorificado seja o teu nome.
Canto Glorificado seja teu nome – HPD I – 253
Oração do dia:
L Deus! Através do teu filho Jesus Cristo, nos ensinas a amar e a não fazer acepção de pessoas. Estamos nos deixando desafiar através do Lema do ano da nossa igreja, a ofertar com alegria nossos dons, tempo e dinheiro para a construção de um mundo melhor e inclusivo. Que possamos nos deixar também sensibilizar através deste culto, para celebrar a diferença, e nos colocar à tua disposição como ofertantes alegres na missão, para a qual fomos convocados no dia do nosso Batismo.
C Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Leituras Bíblicas
Canto Pela Palavra de Deus – HPD II – 381
1ª Leitura Josué 24.1-2a, 14-18.
Aclamação do Evangelho
Canto Aleluia
2ª Leitura João 6.56-69
Mensagem 1 Coríntios 12.12-27
Confissão de Fé Credo Apostólico
Canto Senhor, oramos agora – HPD II – 427
Oração Geral da Igreja
L O Evangelho nos recorda da maior oferta deste mundo que foi a vida de Jesus. A oração de intercessão é um serviço diaconal da comunidade cristã. Pela oração, a comunidade serve ao próximo e oferta sua compaixão. Por isso, oremos.
L Intercedemos pelas pessoas que são vítimas das nossas ações de egoísmo, que às vezes sem nos darmos conta, plantamos no nosso dia-a-dia. Ouve Senhor, nossa oração.
C Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
L Intercedemos por nossos governantes e espaços políticos. Que as ações públicas venham de fato suprir as necessidades e interesses das pessoas, sejam elas com ou sem deficiência. Que as Políticas de inclusão sejam realidade em nossa sociedade. Ouve Senhor, nossa oração.
C Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
L Intercedemos pelas pessoas que sofrem por enfermidade, com dívidas ou depressão, para que sejam fortalecidas e amparadas em meio ao desespero. Intercedemos por todas as pessoas enlutadas, para que possam sentir tua graça e amor em meio à dor da ausência.
Ouve Senhor, nossa oração.
C Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
L Intercedemos pelas Pessoas com Deficiência, cuida e as encoraja de modo especial, para que possam ser protagonistas de sua história e também serem reconhecidas como parte da comunidade e sociedade. Ouve Senhor, nossa oração.
C Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
LITURGIA EUCARÍSTICA
Canto Em gratidão nós chegamos a ti – HPD I – 141
Ofertório
L A oferta a Deus é uma maneira de agradecermos por toda sua graça e também de colocarmo-nos à disposição para sua obra no mundo.
Motivação para a Oferta Nacional
L No mundo vivem 650 milhões de pessoas com Deficiência. No Brasil, são 24,5 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no último ano, ofereceu aos seus sínodos seminários que capacitaram diretamente cerca de 300 pessoas, e mais de 700 pessoas
participaram de palestras e atividades realizadas em parceria com outras instituições. Existe um empenho crescente por parte das comunidades em fortalecer ações inclusivas e melhorar a acessibilidade, como por exemplo, construção de rampas, banheiros adaptados, tradução do culto e eventos para LIBRAS – a linguagem de sinais, assim lembrando e incluindo todas as pessoas nas suas programações e planejamentos. O projeto “Construindo comunidades inclusivas 2008-2010” coloca à disposição dos Sínodos assessorias e material sobre o tema.
A oferta de hoje destina-se a este trabalho de sensibilização de pessoas e comunidades para a inclusão das pessoas com deficiência.
Agradecemos a cada pessoa que vem unir-se a este esforço. Um mundo inclusivo, onde se respeitam as diferenças, é um mundo melhor para as pessoas com deficiência, pois vamos viver em comunhão e solidariedade, o que transforma a vida de todos nós.
Canto Partilha (Cláudio Kupka)
L Como membros do corpo de Cristo, somos motivados e motivadas pelo Evangelho a servir e ofertar nossos dons, tempo e serviço para a obra de Deus no mundo. Somos convidados a conviver com o nosso próximo, com sentimento de amor fraternal e gratidão, por toda a diversidade que compõe a criação de Deus. E isto nós vivenciamos na ceia do Senhor, pois todos e todas nós com nossas diferenças nos colocamos ao redor da mesa, num espaço comum para celebrar e comungar. Com esta intenção queremos nos preparar como comunidade, para experimentar a paz e o perdão neste momento de comunhão.
Diálogo
L Deus esteja com vocês
C E também com você
L Vamos elevar os nossos corações a Deus.
C A Deus os elevamos
L Demos graças ao Senhor, nosso Deus
C Isso é digno e justo
Oração eucarística
L Sim, é digno, justo e de nosso dever que nos engajemos na construção de comunidades inclusivas, guiados pela missão de Jesus Cristo, e inspirados pelo Espírito Santo. Pelos sinais de paz e de graça e pela esperança que não falha é que cantamos o sempiterno hino:
C Santo
L Deus, criador de toda diversidade, todos os dias confrontamo-nos com situações de violência e exclusão social que nos afastam de ti.
Agradecemos por tua compaixão, tua presença que nos anima, nos convoca para louvar, servir, ofertar o que temos em gratidão e alegria.
É por isso que nos reunimos, para lembrar que Jesus Cristo…
(narrativa da instituição)
L Deus envia teu Espírito de vida e de amor, de glória e de poder, intervêm onde há exclusão, e permite que nós, do jeito que somos, possamos ser teus instrumentos. Nesta Ceia, vivenciamos a inclusão e a reconciliação.
C Envia teu Espírito Senhor – HPD II – 367
L Deus protetor lembra-te de todas as pessoas que serviram e ofertaram seus dons para transformar este mundo em um mundo melhor e que agora repousam em teu amor. Guia-nos, com elas, à festa que tens preparado para todos e todas nós. Em conjunto anunciamos o teu Reino, onde não há acepção de pessoas, onde compartilham da tua bondade, para o qual, em Cristo, nos convidaste.
C Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
L Nós, pessoas com e sem deficiência, reunidas para celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência, anunciamos e assumimos que muito temos a fazer, oramos como Teu filho nos ensinou.
C Pai Nosso…
Gesto da Paz
L Sabemos que somos convocados a colaborar na obra de Deus construindo comunidades e consequentemente uma sociedade mais inclusiva. Deus nos capacita, nos instrumentaliza para de fato vivenciarmos a paz, com todas as pessoas, anunciando e vivendo o amor diaconal no nosso dia-a-dia. Como sinal da nossa disposição em tornar este mundo um mundo de paz, onde convivemos com as diferenças de forma fraternal, desejamos a Paz, oferecendo a quem está ao nosso lado o voto: A nossa diferença faz parte da criação de Deus. A paz esteja Contigo! (Este é o momento de a comunidade compartilhar um abraço ou um aperto de mão).
Fração
L O cálice da benção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo.
C Nós, embora muitos, somos um só corpo.
Comunhão
L Jesus Cristo convida a todas as pessoas sem fazer distinção entre nós.
Venham, nos aproximemos alegres para ter comunhão com ele, e, através dele, uns com os outros.
Oração pós comunhão
L Deus da Paz, agradecemos porque vens ao nosso encontro, nos perdoas e congregas. Auxilia-nos para que ao sairmos daqui, possamos agir conforme a tua vontade. O mundo nos espera.
Sensibiliza-nos e empodera-nos para que possamos ser úteis na
construção da paz e inclusão lá onde há necessidade e opressão.
C Amém
LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos comunitários
Canto Diaconia
Benção: (Para a benção, cada pessoa é convidada a tocar na cabeça ou mãos das pessoas vizinhas,
partilhando, assim, a benção recebida de Deus)
L Que Deus te abençoe quando ofertas e quando és agraciado
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Que Deus te abençoe quando amas e quando és amado!
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Que Deus te abençoe quando choras e quando estás alegre!
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Que Deus te abençoe quando contestas e quando és ensinado.
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Que Deus te abençoe quando tens dúvidas e quando desafias!
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Que Deus te abençoe quando te sentes fraco e quando te sentes revigorado!
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Que Deus te abençoe quando proporcionas a ti mesmo, a todos e todas que te cercam a paz!
Que Deus te abençoe, Ele te abençoa
Envio
L Com a certeza de que saímos daqui com a presença de Deus, vamos e nos engajemos com alegria na oferta e na construção de um mundo melhor!
Liturgia moldada por
Pa. Sandra Kamim Tehzy
Sharlene Leber
Observação: Os cantos litúrgicos sem indicação de fonte provém do Livro de Culto da IECLB e da Coleção Miriã vol. 1. O canto «Diaconia» foi publicado no Caderno de Subsídios de 2008 e o canto «Partilha» encontra-se no final deste caderno.
Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência – 2009