Prédica – Daniel 7.9-10,13-14
Domingo Cristo Rei – 24/11/2024
24/11/2024 – Domingo Cristo Rei
Pregação: Daniel 7.9-10,13-14;
Leituras Bíblicas: Salmo 93; Apocalipse 1.4b-8; João 18.33-37
Pastor Oledir Vieira – Porto dos Gaúchos/MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
São muito bem vindos, todos vocês que chegaram para este Culto.
Quero saudá-los com a palavra Bíblica de Apocalipse 22.13. “Jesus Cristo diz: Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”. O Senhor Jesus Cristo é o Rei soberano sobre tudo e todos, que Ele seja Senhor também sobre as nossas vidas.
(Ver se tem visitantes, se tiver, saudá-los):
Quero também dar as boas vindas aos que nos visitam, que vocês possam se sentir em casa, sejam bem vindos entre nós.
Vamos louvar ao Senhor com o hino…
CÂNTICO DE ENTRADA
Deus está aqui, aleluia
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Estamos reunidos em nome de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
CÂNTICO DE INVOCAÇÃO
Senhor meu Deus, quando eu maravilhado
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus e eterno Pai celestial, estamos reunidos em teu Nome para te prestar Culto, te adorar, te exaltar e te glorificar por que tu és o Deus todo poderoso e Santo e sem ti nós não somos nada.
Confessamos, Senhor, que precisamos de ti, da tua graça, da tua misericórdia e do teu perdão. Perdoa os nossos pecados conscientes e também aqueles que não nos damos conta que cometemos. Perdoa os pecados de pensamentos, atitudes e palavras. Em nome de Jesus, amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Em 1º João 1.9 está escrito que: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Como ministro de Deus anuncio o perdão dos pecados a todos que são sinceros, em nome de Jesus Cristo.
KYRIE
Glória pra sempre
Ou Nº—————————————————————————————————-
ORAÇÃO DO DIA
Graças te damos, ó Pai, por mais um dia de vida e por tudo o que recebemos de tuas bondosas mãos, pelo teu amor e pelo teu cuidado com cada um de nós. Em nome de Jesus, amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 93
2ª Leitura Bíblica: Apocalipse 1.4b-8
3ª Leitura Bíblica: João 18.33-37
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Buscai primeiro o Reino de Deus
Ou Nº————————————————————–
PREGAÇÃO
Os sonhos de Daniel – Daniel 7.9-10,13-14
A palavra na qual queremos refletir hoje trata da visão que o profeta Daniel teve sobre o futuro, sobre o fim dos tempos, onde Deus vai reinar com soberania e justiça. Este reinado será eterno, e não transitório, como o reinado humano.
Mas, antes, gostaria de motivar vocês a tirarem, durante a próxima semana, um tempo para ler e refletir sobre o livro de Daniel. Desta forma, o que vamos ouvir hoje aqui será como um “pano de fundo” para a leitura. É certo que temos muito a aprender com o exemplo e testemunho deste profeta e de seus amigos.
Um aspecto importante que vocês observarão, ao ler o livro de Daniel no AT, será sobre as escolhas que Daniel precisou fazer quando ainda era muito jovem.
Em nossa vida, também nos deparamos com a necessidade de fazer escolhas; e, o critério para estas escolhas não deve ser baseado nas circunstâncias que a vida nos impõe, mas naquilo que é importante, que é prioridade para nós.
Vamos começar respondendo:
– Quem foi Daniel?
Quando o rei da Babilônia, Nabucodonosor, invadiu Jerusalém, subjugou o rei de Judá e todo o povo, dominou-os e levou muitos deles cativos para a Babilônia. Entre estes cativos estavam o jovem profeta Daniel e três amigos, que faziam parte da linhagem real e da nobreza de Israel.
Daniel, como sues amigos e todo o povo, tinha todos os motivos para se revoltar, por ter seus sonhos interrompidos, por ter sido arrancado a força de sua terra natal, por ter sido levado para um país estranho, com cultura, costumes e crenças diferentes, e, onde ele teria que viver como escravo.
Qual foi, porém, a atitude de Daniel diante desta circunstância? Em vez de ficar choramingando pelos cantos por causa do seu próprio infortúnio e do seu povo, ele e seus amigos decidiram que iriam ser fiéis ao Deus do povo de Israel e Deus deles, não importando onde ou em que situação.
Daniel era um jovem atento ao que acontecia a sua volta, perspicaz, inteligente e sábio. Não demorou a ser escolhido para servir no palácio babilônico. Para isso, no entanto, era necessário ser instruído na cultura dos babilônios. E, isto sim, implicou numa séria decisão: ele e seus amigos (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) decidiram que não iriam se contaminar com a idolatria babilônica, onde os alimentos consumidos, eram antes consagrados aos ídolos.
A estratégia de Daniel e seus três amigos foi ‘negociar’ com o encarregado pela sua alimentação. Propuseram uma dieta a base de legumes e água, em vez de comerem as iguarias consagradas aos ídolos e oferecidas pelo rei.
Deus os abençoou nesta empreitada e fez com que eles, ao final de um período de tempo, estivessem com a aparência melhor, e mais robustos, do que outros jovens, também exilados, que comeram de todas as iguarias que eram oferecidas na mesa do palácio.
Deus deu a Daniel e seus amigos conhecimento e inteligência em toda a cultura. Mas, a Daniel deu também inteligência para interpretar todo tipo de visões e sonhos.
Daniel viveu muito tempo exilado na Babilônia, muito mais de 50 anos, e ali serviu aos reis no palácio.
Além de suas atividades ‘normais’, algumas vezes foi chamado pelo rei para descobrir seu sonho e interpretá-lo. E, sempre, quando aparecia uma situação dessas, ele convocava seus amigos para orar e pedir sabedoria de Deus para desvendar o sonho.
Daniel e seus amigos também foram testados pela sua fidelidade a Deus, mas em tudo ficaram firmes na sua fé, honrando o nome de Deus e não se importando com a própria vida. Os três amigos foram jogados numa fornalha super aquecida, Daniel, sozinho, foi jogado na cova de leões famintos e sempre tinha alguém na espreita procurando alguma falha para apontar o dedo contra ele e seus amigos e os condenarem.
Depois de muitos anos servindo ao Senhor com fidelidade e interpretando sonhos de reis, Deus fez com que Daniel começasse, ele mesmo, a ter sonhos especiais.
Os sonhos de Daniel, porém, podem ser comparados com uma pequena janela, aberta por Deus, onde Daniel teve vislumbres sobre o fim dos tempos. Estes sonhos foram chamados de sonhos proféticos.
No capítulo 7 de Daniel, os versículos anteriores aos que estamos refletindo, relatam um dos sonhos de Daniel e visões que foram colocadas diante dos seus olhos. Quatro seres estranhos e assustadores, diferentes um do outro, emergem do mar. Os quatros seres representam diversos reinados.
A visão dos seres ameaçadores dá lugar, subitamente, a outro cenário. O que o profeta vê a seguir é totalmente diferente. O versículo 9 introduz um cenário de julgamento. Quem se assenta no trono possui barba branca e cabelos como lã. O próprio trono era como “chamas de fogo”.
O que estes detalhes nos dizem? O branco é a cor da pureza e da justiça, atributos associados ao caráter, às ações e intenções de Deus. Cabelos e roupas brancas são as vestes de juiz do Deus de Israel. O fogo também está relacionado ao juízo de Deus.
Na linguagem apocalíptica de Daniel, impressionam as semelhanças com o próprio livro de Apocalipse, que são percebidas pela presença do trono, do juiz, do tribunal e dos livros.
Queridos, quando as Sagradas Escrituras nos fala dos fins dos tempos, não é com a intensão de nos assustar ou nos deixar em desespero, mas é para que nós estejamos atentos, vigiando e orando para não sermos pegos de surpresa. E, esta linguagem figurada, difícil de compreender, também não é à toa.
Deus se reserva o direito de não nos revelar tudo. Se revelasse, o que faríamos? Será que teríamos sabedoria em lidar com todas as revelações? A nós compete saber
primeiro: Deus não tem prazer em nos condenar, se assim fosse Ele não teria feito um investimento tão caro, que foi dar a vida de Seu Filho para morrer no nosso lugar e por nós na cruz.
Segundo, além disso, a nós compete saber que este mundo, esta realidade como conhecemos, tem seus dias contados. Isto é um fato. E, Deus não quer que sejamos pegos de surpresa quando este dia chegar. Isto é o que é relevante em relação ao dia final.
Mas é claro que, num mundo onde cada um quer ser e saber mais do que os outros, surgirão pessoas que afirmarão saber quando e como Jesus vai voltar. Não se enganem. Deus é o Deus da história, Ele está no controle, Ele tem a última palavra.
O nosso mundo não é como um navio desgovernado que está à deriva, como muitos pensam. Só Ele sabe o que vai acontecer e quando todas as coisas vão acontecer. Como disse o próprio Senhor Jesus: “que não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela Sua própria autoridade” – (At 1.7).
Também é importante percebermos que nestas advertências, sempre nos é dito para cuidarmos, estarmos atentos e vigilantes para não nos deixarmos iludir ou enganar por pessoas ou grupos que marcam data para estes acontecimentos.
As Escrituras nos afirmam que assim como Jesus subiu ao Pai, Ele vai voltar para reunir o Seu povo e para julgar os vivos e os mortos. Ele nos diz também que haverá sinais por toda parte de que este tempo está se aproximando, mas que o dia e a hora estão reservados ao Pai, só Ele é quem sabe.
Quando Jesus foi questionado por Pilatos, “Ele respondeu: o meu Reino não é deste mundo” – Jo 18.36a. Jesus é Rei na perspectiva divina e não na perspectiva humana. Os reinos deste mundo são transitórios, quantos deles já vimos passar na história da humanidade e quantos mais ainda vão passar, até que o Reino de Deus se estabeleça.
Alguns deles deixaram contribuição positiva para a humanidade, mas muitos deles deixaram marcas de dor e de sofrimento. O reino de Deus, porém, será de paz, alegria. Um lugar onde não haverá choro, nem morte.
O povo de Deus é chamado a viver com os pés no chão cumprindo com seu chamado à santidade, ao serviço a Deus e ao próximo, amando, cuidando e preservando a criação, deixando um legado para a próxima geração. E, simultaneamente, deve estar com o coração no céu, vigiando e orando, pois não sabemos a que horas o nosso Senhor vai chegar.
Pode ser que Ele chegue logo, ou pode ser que Ele ainda demore para vir. Estejamos atentos, não nos deixemos enganar pensando: ‘já faz tanto tempo que Ele prometeu que viria e ainda não veio, isso não acontecerá tão cedo’.
Ou, pior ainda, de acreditar que a volta de Cristo e o fim dos tempos é ‘conversa fiada, coisa de fanático’. Números 23.19 não deixa dúvidas sobre o caráter do Pai: “Deus não é homem, para que minta, nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”.
Que o Senhor nos ajude na nossa caminhada com Ele, para que a nossa esperança não seja uma esperança vã, baseada na nossa racionalidade, ou no nosso entendimento, mas que assim como Daniel possamos buscar ajuda para entendermos o que o Senhor está revelando para nós.
Maranata, vem Senhor Jesus. Amém.
CÂNTICO
Deus sempre me ama
Ou Nº————————————————————
CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta ao que ouvimos queremos juntos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai…
CÂNTICO PÓS CONFISSÃO
(ler a motivação para a oferta do dia)
Enquanto trazemos a nossa oferta, queremos cantar o hino.
Graças dou por esta vida
Ou Nº———————————————————-
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Tu nos conheces Senhor e sabes das nossas alegrias, tristezas, inquietações e preocupações.
Trazemos diante de ti todas as pessoas que sofrem, que estão doentes, acamadas ou hospitalizadas, com alguma doença terminal ou em recuperação de alguma doença, sê Tu Senhor, com cada uma delas.
Abençoe todos os profissionais da área da saúde, dando-lhes a força necessária para fazer o seu melhor em favor dos que sofrem.
Colocamo-nos em tuas mãos, e também os nossos queridos, pedindo que Tu Senhor abençoes, restaures e cures, conforme a Tua soberana vontade.
Queremos ainda incluir os nossos pedidos:
Motivos de Oração:
1. _______________________________________________________
2. _______________________________________________________
3. _______________________________________________________
4. _______________________________________________________
5. _______________________________________________________
Aniversariantes:
1. _______________________________________________________
2. _______________________________________________________
3. _______________________________________________________
Assim, oramos em nome do Senhor Jesus, que nos ensinou:
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto: R$ _________ que foi destinada para:
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
BÊNÇÃO
QUE O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE
QUE O SENHOR FAÇA BRILHAR O SEU ROSTO SOBRE TI E TENHA MISERICÓRDIA TE TI
QUE O SENHOR LEVANTE SOBRE TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ
ENVIO
Vão na paz do Senhor e sirvam a Ele com alegria. Amém.
CANTO FINAL
Senhor, porque me guarda a Tua mão, confio em Ti
Ou Nº———————————————————————–