Prédica – Efésios 4.25-5.1
12º Domingo após Pentecostes – Dia dos Pais – 11/08/2024
11/08/2024 – 12º Domingo após Pentecostes – Dia dos Pais
Pregação: Efésios 4.25-5.1;
Leituras: 1 Reis 19.4-8,32-35 – Salmo 34.1-8 – João 6.35, 41-51
Pa. Raquel Kralike Lopes – Rondonópolis/MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite!
Estamos no 12º Domingo após Pentecostes, um domingo especial onde nós também comemoramos o Dia dos Pais. Que bom que é poder render graças ao nosso Deus por essa dádiva, de carregar um filho nos braços e no coração, de ensinar a dar os primeiros passos na vida e na fé.
E que bom que é também celebrar a dádiva de ter sido amado, carregado, sustentado e ensinado por nosso pai. Mais significativo do que isso é podermos chamar o próprio Deus de Pai, é sentir e viver a bênção de sermos seus filhos e suas filhas; é encontrar nele um lugar de acolhimento e fortalecimento, é descobrir e vivenciar um amor imensuravelmente maior do que aquele que experimentamos junto dos nossos.
E para essa celebração especial, eu quero te acolher e saudar com a palavra bíblica de Hebreus 11.1, lema para essa semana que se inicia e nos diz: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Desejo que esse encontro com o nosso Deus e com os nossos irmão e irmãs, seja de comunhão e alegria. Porque bom é estarmos unidos em comunhão e amor, isso nós queremos também cantar:
CANTO DE ENTRADA
Nº 7 – LCI – Bom é estarmos unidos
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
(Invocação Trinitária) Nós nos reunimos aqui em nome e na presença do trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (fazer o sinal da cruz). Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 2- LCI – Bênção
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Nesse dia em que comemoramos o Dia dos Pais é natural que os sentimentos que essa relação de pai/filho/a; filho/a/pai desperte em nós muitos sentimentos e que eles estejam muito aflorados nesse dia.
E como cada um de nós teve uma experiência única, é possível que os nossos sentimentos sejam muito diferentes nesse dia. Alguns podem estar vivendo grande alegria, outros talvez lembrando com saudades, alguns podem estar inquietos, quem sabe até entristecidos.
E por isso é extremamente importante lembrar que nós somos seres humanos e, independente do lugar ou do papel que desempenhamos, nós continuamos sendo pecadores. E o nosso pecado traz consequências não só para a nossa, mas também para a vida das outras pessoas.
Por causa disso, muitas vezes, vemos filhos sofrendo com o pecado dos pais, e outras vezes, vemos pais sofrendo com o pecado dos filhos. Quão
difíceis e dolorosas são essas realidades.
Da mesma forma, o próprio Deus sofre com os pecados que nós, seus filhos e filhas cometemos em pensamentos, palavras, ações e omissões. Mas o seu amor imensurável, perdoador e reconciliador nos chama a revermos a nossa caminhada e a mudarmos os nossos passos.
Por isso, eu te convido a nos colocarmos em oração silenciosa enquanto ouvimos e cantamos:
Nº 41- LCI – Infinita graça.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra de perdão encontramos em 2Coríntios 5.18-19: “Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação”.
Deus, o nosso Pai misericordioso teve compaixão de nós. Ele entregou o seu Filho Unigênito à morte e, por amor dele, perdoou todos os nossos pecados.
Alegrem-se, pois os pecados de vocês estão perdoados: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (fazer o sinal da cruz). Amém.
KYRIE
Assim como Deus ouve a nossa confissão e nos perdoa; Ele também ouve o nosso clamor e demonstra a sua compaixão! Para além dos nossos muros e dos nossos olhos, pessoas sofrem pelos mais diversos motivos.
Muitos conflitos estão acontecendo em nosso país e fora dele; pessoas sofrem com a violência no trânsito; pessoas sofrem com a seca e as queimadas em algumas regiões , enquanto em outras, as pessoas ainda vivenciam as consequências das fortes chuvas. Por tudo isso, queremos unir as nossas vozes e clamar ao nosso Deus cantando:
Nº 56- LCI – Pelas dores desse mundo
Ou: Nº ____________________________________________________
GLÓRIA IN EXCELSIS
Até aqui nos trouxe Deus, guardou-nos com bondade; perdoou os nossos pecados; ouviu o nosso clamor e nos socorrerá conforme a sua infinita graça e misericórdia! Esse é o nosso Deus, o nosso Pai celestial! Por tudo o que ele tens feito, por tudo o que ainda vais fazer, nós queremos cantar e agradecer:
Nº 84- LCI – Te agradeço
Ou: Nº ____________________________________________________
ORAÇÃO DO DIA
Oremos
Amado Deus e Pai, nós te louvamos e bendizemos pelo teu imenso amor que nos fora revelado através de Jesus, o teu Filho amado! Te louvamos e bendizemos pela oportunidade de ouvir a tua Palavra!
Dá-nos sabedoria e discernimento para que possamos compreender a tua mensagem e colocá-la em prática em nosso dia a dia. Assim, oramos por Jesus Cristo, o teu Filho amado, que contigo e o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1 Reis 19.4-8,32-35
Queremos aclamar e acolher a leitura do Evangelho, nos colocando de pé e cantando: Aleluia!
Nº 187- LCI – Aleluia
Ou: Nº ____________________________________________________
2ª Leitura Bíblica: João 6.35, 41-51
A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos! Amém
3ª Leitura Bíblica: 1 Pedro 4.12-14; 5.6-11
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº – 165– Estou pronto Senhor
PREGAÇÃO
*Sugiro que combine antecipadamente com os/as orientadores/as do Culto Infantil, a participação das crianças “imitando” os pais. A imitação pode ser em relação o jeito de vestir, alguma palavra que o pai use regularmente, algum gesto ou hábito, a profissão, etc. É preciso ter cuidado e cautela para não haver nenhum evento constrangedor. Lembre-se que as crianças costumam ser bem criativas e espontâneas, é importante conversar com elas sobre o que elas irão fazer e verificar se é adequado ou não para o momento*
Que a graça do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo, esteja com todos e todas nós. Amém.
Queridos irmãos, irmãs em Cristo, celebramos hoje o Dia dos Pais e por isso, hoje a mensagem inicia de forma diferente. Eu quero convida-los a prestarem muita atenção nas crianças que estão entrando. (as crianças podem entrar com uma música de fundo – esse momento é importante para que as pessoas deem-se conta da imitação que está acontecendo – talvez seja necessário ajudar algumas crianças a se fazerem entender).
Esses pequenos estão aqui hoje para homenagear os seus pais e ao mesmo tempo, nos fazer perceber algo muito importante: – Nós precisamos ter cuidado com o que estamos fazendo, pois alguém está nos imitando!
Alguém está vendo e imitando as nossas ações, os nossos gestos, as nossas palavras, os nossos passos. É incrível que isso aconteça e nós por vezes, nem nos damos de conta.
Ao longo da vida, é que vamos percebendo que temos os mesmos costumes, jeitos, manias e até “as mesmas chatices” dos nossos pais. Você lembra-se de algo que o seu pai fazia e você faz da mesma forma? Quando estou pensativa ou prestando muita atenção em algo, repito o mesmo gesto do meu pai: apoio o cotovelo e escoro a face esquerda com 3 dedos.
E assim como ele, também não gosto que falem comigo quando estou assistindo algo. Meu pai também não gostava de ver injustiças, era muito solidário e prestativo, há muitos gestos e ações dele que refletem nas minhas ações hoje.
Da mesma forma, muito da forma como vocês são e agem, vão refletir na vida e na forma dos filhos e filhas de vocês agirem na caminhada deles.
E por isso, é importante refletirmos sobre quais exemplos estamos dando ou deixando a eles como pais e como pessoas cristãs. A palavra da carta aos Efésios 4.25-5.2 nos ajuda a perceber quão bons exemplos nós podemos deixar a eles se, como filhos amados do Pai, nós formos bons imitadores de Deus e andarmos em amor, assim como Cristo nos amou e nos ensinou a fazer.
E o primeiro ensinamento a ser seguido por nós, conforme a palavra de Efésios é deixar de lado o pecado da mentira e falar a verdade às pessoas. Esse valor fundamental à convivência e aos relacionamentos sadios é também um ensinamento e compromisso cristão.
Mas infelizmente, ele parece estar sendo deixado de lado na era das notícias falsas, as famosas fake news, e por isso, precisa urgentemente ser resgatado. Outro ensinamento que devemos seguir e deixar de exemplo para os nossos filhos é em relação à ira, a palavra nos diz: “irai-vos e não pequeis”.
Nós somos pessoas humanas e como tais, precisamos aprender a lidar com os nossos sentimentos para que eles não nos levem ao pecado. Em nossa caminhada, muitas situações podem despertar em nós esse sentimento de raiva, especialmente, situações de injustiça.
Entretanto, é necessário termos cuidado para que não atacar ou machucar os outros durante esses momentos, a raiva não pode ser a mola propulsora das nossas ações ou emoções. A palavra de Tiago 1.20 nos mostra que, nada do que fizermos com raiva será aprovado por Deus.
Não roubar também entra como um ensinamento a ser seguido e que deve ser deixado de exemplo. A palavra, entretanto, vai além. Ela nos diz que não basta não roubar, é necessário trabalhar, fazer o que é bom e partilhar com quem necessita.
Esse ensinamento parece estranho diante daquilo que vemos e vivemos atualmente. É um nadar contra a maré. Sim, a palavra nos lembra que não devemos nos apropriar daquilo que não é nosso.
Recordo-me que se chegasse em casa com um lápis, borracha ou qualquer outra coisa que não era minha, necessitava justificar aos meus pais o porquê de estar com aquele objeto.
Imagino que muitos de vocês também vivenciaram isso. Mas hoje tal gesto, de se apropriar do que não é nosso, por vezes, é visto como esperteza. E a partilha, ao contrário, é vista como estupidez.
A palavra de Efésios ainda nos mostra que precisamos ficar longe da amargura, da gritaria e das blasfêmias, precisando antes ser bondosos, compassivos e praticarmos o perdão.
Todas essas exortações a santidade, nos fazem lembrar de que a nossa tarefa cristã é imitar a Cristo, fazer aquilo que ele fez e nos ensinou a fazer.
Ao cumprirmos com essa tarefa, estaremos honrando com o amor de Jesus, o seu sacrifício e ainda, estaremos sendo bons pais e deixando aos nossos filhos, e a tantos outros que passarem pelos nossos caminhos, os melhores ensinamentos a serem seguidos e imitados.
Que o Santo Espírito de Deus nos ajude. Amém.
HINO
Nº 585- LCI – Foi na cruz
CONFISSÃO DE FÉ
Juntos queremos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 221- LCI – Oferta do coração
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
O Senhos te abençoe e te guarde.
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.
Que sobre ti o Senhor levante a sua face e te dê a sua paz. Amém.
ENVIO
Agora vão. E busquem servir conforme Jesus nos ensinou!
CANTO FINAL
Nº 294 – LCI – Bênção Aarônica