Leitura Bíblica Básica: Gálatas 5.16-26
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ – Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville – SC
Data da pregação:
Data Litúrgica:
Prédica:
Apresentação dos FRUTOS DO ESPÍRITO pelos confirmandos.
AMOR – Confirmandos Victor Schumacher e Vitor da Cunha Torres
INTRODUÇÃO PARA COMPREENDER O AMOR COMO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO, É PRECISO PRIMEIRO ENTENDER O QUE É AMOR EM SEU SENTIDO MAIS PROFUNDO. VAMOS LÁ?
O AMOR DECORRENTE DO FRUTO DO ESPÍRITO:
– No livro de Gálatas, nós temos no capítulo 5 e versículos 19 a 23 as obras da natureza humana e os frutos do Espírito de Deus. o Esse contraste entre a natureza humana e o Espírito de Deus mostra-nos que há um modo de viver que Deus considera íntegro. Essa integridade manifestada chama-se fruto do Espírito (ação do Espírito Santo na vida do ser humano).
– Essa maneira de viver (íntegra) realiza-se no cristão à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida.
CONCEITOS BÍBLICOS ACERCA DO AMOR:
– O amor é a mais elevada qualidade cristã (1Co 13.13), devendo nortear todas as relações da vida com o próximo e com Deus (Mt 22.37-39).Envolve consagração a Deus, (Jo.14.15) confiança total nEle (1Jo 4.17)
CONCEITOS BÍBLICOS ACERCA DO AMOR:
– Cristo é a maior expressão e prova do amor de Deus (Jo 3.16).
– O Espírito Santo derrama o amor no coração dos salvos (Rm 5.5).
ALGUMAS APLICAÇÕES BÍBLICAS DO AMOR SEGUNDO O NT:
– Amar a Jesus é amar a Deus (Jo.8:42; Jo.14:21-24; Jo.16:27; Rm.8:39; 1 Jo.5:1-3);
– Amar a Deus, implica na ação do Espírito Santo (O Amor) na Igreja (Rm.5:5; 1 Co.14:1; 2 Co.13:13; Gl.5:22; Cl.1:8; 1 Ts.1:5; 2 Ts.2:13; Jd.1:20);
– O amor implica em ser sincero (Rm.12:9; 2 Co.6:6; 2 Co.8:8; Ef.6:24; 1 Tm.1:5);
– Amar a Deus, implica em fugir do mal (1 Co.10:14; 2 Pe.3:17; 1 Jo.2:15; 1 Jo.5:21; 3 Jo.1:11);
– Sem amor, nada valeremos (1 Co.13:1-3; 1 Pe.4:8; Ap.2:4);
– O amor envolve fé, em crescimento espiritual (1 Co.13:13; 2 Co.8:7; Gl.5:6; Ef.3:17; Ef.4:15; Ef.6:23; Fp.1:9;Fp.4:1; Cl.2:2; 1 Ts.1:3; 1 Ts.3:6; 1 Ts.3:12; 2 Ts.1:3; 1 Tm.1:14; 2 Tm.1:7; Tt.2:2; 1 Pe.1:8; 2 Pe.3:18);
– Precisamos confirmar nosso amor para com Jesus em obras em favor do nosso próximo (2 Co.2:8; 2 Co.8:24; 2 Co.12:15; Gl.2:20; Ef.1:15; Ef.5:2; Fp.1:1-2; 2 Pe.1:7; 1 Jo.3:16; Jd.1:21)
PERGUNTA: SE DEUS É AMOR PORQUE PESSOAS VÃO PARA O INFERNO?
As pessoas é que se colocam lá, pois o inferno nunca foi criado para o ser humano, mas para os demônios (Mt.25:41) e Deus não quer ninguém lá (Ez.33:11; 2 Pe.3:9). As pessoas não vão ao céu ou inferno acidentalmente, mas por suas escolhas. O motivo da condenação está em Jo.3:16-21, pois rejeitam a Cristo preferindo a morte espiritual. Logo, rejeitaram a autoridade e amor divinos.
PERGUNTAMOS:
TU TENS COMUNHÃO COM DEUS?
SE A RESPOSTA FOR POSITIVA: PARABÉNS!!!
SE A RESPOSTA FOR NEGATIVA: ARREPENDE-TE HOJE!
O MANDAMENTO DO AMOR
PARA CONCLUIR, CITAMOS O MANDAMENTO DO AMOR, DEIXADO POR JESUS (Mateus 22.34-40): AME O SENHOR, SEU DEUS, DE TODO O CORAÇÃO, COM TODA A ALMA E COM TODA A MENTE. AME OS OUTROS COMO VOCÊ AMA A VOCÊ MESMO.
Esquete – O MAIS IMPORTANTE NA VIDA
– (NARRADOR) Conta-nos uma estória que um rei, há muito tempo atrás, tinha uma pergunta. Ele queria saber o que é o mais importante na vida? Este rei convocou os sábios e filósofos do seu reino (OS SÁBIOS VÃO ATÉ O REI). Lhes deu a tarefa de anotar e registrar tudo o que considerassem importante sobre a vida. (OS SÁBIOS SAEM PELOS BANCOS DA IGREJA FAZENDO DE CONTA QUE ESTÃO FAZENDO A PESQUISA) O pedido do rei foi levado muito a sério.
Após anos de muito trabalho e pesquisa, de muita reflexão e anotações, retornaram ao rei, trazendo mil livros, nos quais estava registrado tudo o que consideravam importante para a vida. O rei, que agora já estava muito idoso, pediu aos seus sábios que fizessem um resumo do seu trabalho, pois ele não teria mais condições de ler mil livros.
Após mais alguns anos, os sábios retornaram novamente ao rei, trazendo um resumo das coisas mais importantes da vida em cem livros. Novamente o rei, já bem mais idoso e com a saúde debilitada, reagiu dizendo:
– (REI) Cem livros ainda é demais. Com minha idade e doente como estou, não posso mais ler cem livros para refletir sobre as coisas mais importantes da vida.
– (NARRADOR) Deu nova tarefa aos sábios e filósofos, dizendo:
– (REI) Anotem realmente só o essencial.
– (NARRADOR) Realizada a tarefa, voltaram ao rei, agora com um único livro. A saúde do rei, no entanto, piorara muito e ele estava à beira da morte. Mas o desejo de conhecer as coisas mais importantes da vida ainda estava bem presente na vida do rei, apesar de sua idade avançada, fraqueza e doença. Pediu então aos sábios e filósofos que resumissem todos estes anos de trabalho, pesquisa e estudo em uma única frase. O rei queria conhecer, antes de morrer, quais as descobertas e conclusões de seus sábios. E o resumo apresentado pelos sábios foi este:
– (SÁBIO) O ser humano nasce, vive, sofre e morre, e o mais importante na vida e o que sobrevive a tudo é o amor recebido e o amor presenteado.
– (NARRADOR) Precisamos aprender: o amor recebido e presenteado é o mais importante na nossa vida. A Bíblia, a Palavra de Deus para nós nos diz isto de forma clara. Em 1 Coríntios 13.13 Paulo escreve: Agora, pois, permanecem a fé , a esperança e o amor. Porém o maior desses é o amor. E em Colossenses 3.14 está escrito: Acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.
Precisamos aprender de Deus, precisamos aprender da Bíblia, precisamos aprender da vida. Nunca é cedo demais para compartilhar com os outros o amor que Deus nos presenteia, pois amanhã pode ser muito tarde. Nós sabemos: a inveja, o ódio, a cobiça só nos fazem sofrer, só nos trazem tristeza, pobreza, guerra, destruição. O amor, ao contrário, faz as pessoas mais felizes, traz alegria, faz a nossa vida e a vida das outras pessoas melhor. Por isso, sigamos os passos de Jesus, amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
ALEGRIA – Confirmandos Tamara Klinger e Thays Kunkel Lemos
Tem gente que é anjo mesmo sem asas formosas. Gente que espalha alegria, fazendo coisas maravilhosas.
Alegria é o resultado dos dons que o Espírito Santo nos dá.Alegria é um fruto.É o fruto do jardim cultivado por Deus.
Alegria vem diretamente do Espírito de Deus.A alegria brota na vida de alguém devido à presença de Deus nele.Alegria é várias vezes designada pelas expressões a alegria no Senhor ou a alegria no Espírito Santo.
Ela não depende das pessoas que nos cercam, nem dos acontecimentos de nossa vida, nem das circunstâncias em que nos encontramos, que seja um momento de alegria ou de dificuldade.
O verdadeiro significado de alegria
Deus se interessa por nós,quer nosso bem, nos procura, e quando nos entregamos a Ele, Deus trabalha em nós e cuida de nós com muito carinho.
Depois ele espera que reproduzamos frutos. Ele cultiva nossa vida como um jardim, ele se alegra ao plantar,e a guardar com paciência a colheita. E é com grande alegria que ele recolhe os frutos de nossa vida.
Em tudo que ele faz a profunda alegria.A força e o entusiasmo divino são transmitidos pelo Espírito Santo. O conhecimento que Deus tem de mim, é o que garante minha alegria. E assim vou descobrindo que posso confiar plenamente em Deus.
Então aprendo que Deus está comigo em todas as situações de minha vida e porque posso confiar em Deus, uma grande alegria toma conta de minha vida.
Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
Se alguém perguntar como posso obter essa grande alegria, responda: ela vem a nós quando Deus é o senhor de minha vida, o Deus de toda a alegria. Por isso não busque alegria, busque Jesus Cristo, pois somente ele tem a verdadeira alegria.
Significado de alegria: Exultação da alma, júbilo,contentamento, divertimento, distração, prazer…
TU ME MOSTRAS O CAMINHO QUE LEVA À VIDA. A TUA PRESENÇA ME ENCHE DE ALEGRIA E ME TRAZ FELICIDADE PARA SEMPRE. (Salmo 16.11)
PAZ – Confirmandos Carolina Fissmer Sardagna e Carolina Fissmer Sardagna
Paz significa, em primeiro lugar, ausência de guerra. Onde há guerra, há sangue derramado, há sofrimento, há choro, dor, violência, irmão contra irmão, ódio.
Mas a paz é mais do que ausência de guerra. Em muitos lugares, não há guerra e as pessoas não estão em paz.
Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor, compreensão, ou seja, boa qualidade de vida. Paz é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade da água, saneamento básico, a despoluição do ar e o bom aproveitamento da terra. A Bíblia diz que a paz é fruto da justiça. Onde há justiça, há maiores possibilidades de haver paz.
Jesus é o príncipe da paz. Deus também condena quando há uma paz aparente, onde existem pessoas que dominam outras pela força – não há guerra, mas também não há paz, porque há dominação. Por isso Jesus diz que ele nos deixa a SUA PAZ, não a paz como a dá o mundo. A paz que o mundo dá, na época de Jesus, é a paz das armas, onde o império romano havia dominado os povos mais fracos, inclusive Israel, e havia deixado tropas armadas para conter a revolta. Isto não é verdadeira paz.
A verdadeira paz inicia quando temos paz com Deus. Precisamos estar tranqüilos com nossa relação com Deus. Não deve haver medo, inquietação ou incerteza. Para ter paz com Deus, devemos confiar nele plenamente. E é Jesus quem nos dá esta tranqüilidade de que podemos confiar plenamente em Deus, pois ele veio ao mundo e nos mostrou o amor de Deus, salvando-nos na cruz, com diz Paulo: Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos az com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
Aquele que vive em paz com Deus sente paz interior, ou seja, também vive em paz consigo mesmo. Paz é buscar serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas idéias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades. Isso tudo sem precisar fugir.
A partir daí, está pronto a viver em paz com o próximo, como Deus nos ensina: vivei em paz uns com os outros. Paz é, acima de tudo, criar um clima de harmonia e bem-estar na família e na Comunidade, sempre se lembrando de que onde há amor, há paz; onde há paz, há Deus, onde há Deus, nada falta.
Mais do que viver em paz com os outros, o cristão deve tornar-se um promotor da paz – ele deve empenhar-se para que haja paz onde não há, ele deve buscar ajudar para que as pessoas possam viver em paz com Deus, consigo mesmas, e com o próximo. Nos diz Jesus em Mateus 5.9: Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
O mundo está cheio de ONGs, entidades e instituições em busca da paz. Até músicas as pessoas fazem sobre a paz. Todo mundo corre atrás dela, mas não alcançam, pois as guerras são constantes, os conflitos também. Todos estão em competição pela paz que não será alcançada, mesmo que jogarem bombas ou pintarem faixas em nome dela. A paz só será alcançada se todos tiverem a felicidade, o amor, o respeito e a solidariedade em seus corações – em uma palavras, se tiverem Deus em seus corações. É preciso estar em paz para se colocar tudo em ordem e acabar com as coisas desagradáveis da vida.
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pela, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar e a viver em paz. Para que o mundo alcance a paz, é necessário ensiná-la – SE QUERES A PAZ, EDUCA PARA A PAZ.
PACIÊNCIA – Confirmandos Filipe Ricardo Ravache e Alexandre Teodoro Döhler Beck
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado sem perder a calma ao longo do tempo.
Consiste basicamente de tolerância a erro ou fatos indesejados. É a capacidade de persistir em incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.
É a capacidade de persistir em uma atitude difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar.
Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Romanos 12.12 nos aconselha: Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres, AGÜENTEM COM PACIÊNCIA OS SOFRIMENTOS e orem sempre.
E 2 Timóteo 2.24 recomenda: O SERVO DO SENHOR NÃO DEVE ANDAR BRIGANDO, MAS DEVE TRATAR TODOS COM EDUCAÇÃO. DEVER SER UM MESTRE BOM E PACIENTE.
ESQUETE – Perdendo a paciência no supermercado.
(NARRADOR) Naquele dia, havia muita gente no supermercado. Uma grande fila havia se formado diante do caixa. Uma senhora idosa estava pagando suas compras. Atrás dela, encontrava-se uma mãe com seu filho de cinco anos e um carrinho cheio de compras. A criança, impaciente, empurrava o carrinho contra as pernas da senhora idosa. Na primeira vez, a vovó não disse nada. A criança, no entanto, continuou a empurrar o carrinho contra suas pernas. Ela, então, pediu ao menino para que parasse com isso, pois a estava machucando. Mas o menino não parou. Já meio desesperada, a senhora pede à mãe do menino que intervenha e o faça parar. A mãe responde agressiva:
(MÃE) – Meu filho querido foi educado com liberdade e pode fazer o que quer.
A senhora idosa ficou sem palavras. E o carrinho continuava a lhe machucar as pernas. Atrás da mãe e do menino encontrava-se um senhor que escutou tudo. Ele estava com um pote de mel na mão, aguardando o momento de pagá-lo. Com calma ele abre a tampa do vidro de mel e o derrama sobre a cabeça e a roupa da mãe da criança. Esta, furiosa, grita com o senhor:
(MÃE) – O que é isto? Que falta de respeito é esta?
(SENHOR) – Eu também fui educado com liberdade e posso fazer o que quero!
BONDADE E BENIGNIDADE – Confirmandos Júlia Fritsch, Carolina Schimidt Mendes de Melo e Aline Stüpp Koerber
BONDADE
– Bondade é a qualidade daquele que é bom – ser bom é ser uma pessoa que faz o bem, que é misericordiosa, que ama, que perdoa.
– A bondade é o oposto de maldade – a maldade é a qualidade daquele que faz o mal – daquele que prejudica ou fere o outro, que causa dano, ofende ou aflige o próximo.
– A bondade significa a disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal.
A bondade também pode significar a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem, neste sentido tem por sinônimo a benevolência.
BENIGNIDADE
– A benignidade é dom de Deus, que podemos desenvolver seguindo o exemplo de Cristo e sendo ajudados pelo Espírito Santo.
– A benignidade não é uma teoria, mas uma ação prática. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Romanos 12.10).
– BONDADE E BENIGNIDADE SÃO DUAS FORMAS DE AMAR. SENDO BONDOSOS E BENIGNOS, ESTAMOS CUMPRINDO O MANDAMENTO DE JESUS,QUANDO NOS DIZ:
– Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (João 13.34)
Esquete: O Bom Samaritano – Lucas 10.25-37 – um faz a leitura do texto e outros encenam
(NARRADOR) Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou:
(MESTRE DA LEI) – Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
(JESUS) – O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
(MESTRE DA LEI) O homem respondeu: – Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.
(JESUS) – A sua resposta está certa! Faça isso e você viverá.
(NARRADOR) Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou:
(MESTRE DA LEI) – Mas quem é o meu próximo?
(JESUS) – Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada.
Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada.
Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou
muita pena dele.
Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele.
No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: – Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. (FAZER PEQUENA PAUSA E SE DIRIGIR AO MESTRE DA LEI:)
– Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
(MESTRE DA LEI) – Aquele que o socorreu! – respondeu o mestre da Lei.
(JESUS) – Pois vá e faça a mesma coisa.
FIDELIDADE – Confirmandos Lissa Arntz e Artur Guilherme Wittitz
FIDELIDADE é uma das palavras mais empregadas na Bíblia. Ser fiel é ser digno de confiança; leal e firme na devoção e no compromisso; constante na crença.
INFIDELIDADE, por sua vez, lembra mentira, engano, traição. Fiel é quem não duvida de Deus. Fiel é quem começa com Deus e continua caminhando com Ele.
Fidelidade, portanto é uma vida marcada por algumas qualidades por exemplo: exclusividade, verdade, regularidade e persistência
Como ser fiel
Fidelidade é um fruto do Espírito Santo em nós. Portanto, temos que nos pôr diante dele e esperar que esta marca do Espírito esteja em nós. Sozinhos, não somos capazes de ser fiéis, mas Ele nos capacita. Por isso, precisamos pedir a Deus que nos ilumine. Busquemos viver e andar no Espírito.
A PARTIR DE DEUS, SOMOS CONVIDADOS A SER FIÉIS NÃO SÓ A ELE, MAS TAMBÉM COM AS PESSOAS QUE VIVEM CONOSCO: NOSSO MARIDO/ESPOSA, NOSSOS FILHOS, NOSSA FAMÍLIA, NOSSOS AMIGOS… ENFIM, COM TODOS. A FIDELIDADE É UMA DAS MARCAS REGISTRADAS DO SER CRISTÃO.
Somos convidados a ser fiéis até morte (Apocalipse 2:10). Nós já ganhamos tudo, a salvação. No entanto, a fidelidade consiste em permitir que a salvação opere em nós constantemente, como uma invasão de alegria, no presente. Que a nossa oração seja a mesma feita pelo povo diante de Josué: Ao Senhor, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz. (Josué 24.24). Renovemos, pois, nossa aliança com Deus.
MANSIDÃO – Confirmandos Ramon Danielsky Kammradt e Yuri Danielsky Kammradt
Na mansidão, a força e a brandura estão juntas. Traz a idéia de serenidade, tranqüilidade. A Bíblia diz que os mansos herdarão a terra… (Sl 37.11). O cristão deve andar em toda a humildade e mansidão. (Ef. 4.1,2 ) Deve também estar revestido de mansidão. (Cl 3.12 )
Jesus é o nosso exemplo: sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde (Mt. 11.29)
O que é ser manso
Ser manso é ter poder, coragem, dignidade de caráter. É ser forte e ao mesmo tempo humilde. A mansidão é o espírito de paciência operando em nosso caráter a fim de nos tornar amáveis, bondosos, amorosos e flexíveis.
Ser manso não pode ser confundido com ser trouxa, com quem os outros fazem o que querem. É agir e reagir de forma não-violenta, tentando mostrar para o outro COM AMOR a sua opinião. É o que Jesus nos ensinou quando disse que devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5.38-48). Agir com mansidão é fazer o que recomenda o apóstolo Paulo em Romanos 12.20,21: Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.
CONCLUSÃO
Para sabermos se o cristão vive realmente como cristão, é necessário que se observe se nesta vida há a manifestação dos Frutos do Espírito – entre eles, a MANSIDÃO. Em Gálatas 2.20, lemos que já não é mais o cristão que vive, mas é Cristo que vive nele. Quando Cristo vive no cristão, sem dúvida ele produzirá os Frutos do Espírito.
Que possamos buscar a Deus para crescer na fé e produzir o Frutos do Espírito em nossa vida diária, e assim o nome do nosso Senhor Jesus Cristo ser glorificado pelo nosso viver. ( Mt. 5.16 )
DOMÍNIO PRÓPRIO – Confirmandos Marcel Augusto Knabben e Renan Luís Knabben
Esquete: – Como vai a vida?
– Tirando os problemas… Está tudo bem.
– Problemas todos temos, mas sempre há uma solução.
– O meu problema é a falta de dinheiro!
– Então está aqui a solução para os seus problemas: tenho uma proposta irrecusável para você!
– É mesmo? O que devo fazer?
– O negócio é o seguinte: proponho uma sociedade. Você finge que é deficiente e que precisamos de dinheiro para a sua recuperação, para o seu tratamento. Falaremos com empresários, pessoas bem sucedidas. Aposto que ganharemos muito dinheiro e, por fim, rachamos meio a meio para cada um!
– Mas isto não é justo. Estaremos enganando pessoas, tirando dinheiro delas! Isto é roubo!
– Ora, você não precisa de dinheiro? Pensa que é fácil?
– Não desta forma. Eu não aceito. Vou embora.
Ter domínio próprio é resistir às tentações que este mundo nos oferece, como no exemplo deste teatro, onde há a tentação de ganhar dinheiro de forma mentirosa/ilícita. Aliás, a Bíblia já diz que a tentação do dinheiro é a raiz de todos os males, como lemos em 1 Timóteo 6.10: Pois o amor ao dinheiro é a fonte de todo tipo de males. E, algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram suas vidas de sofrimentos.
Ter domínio próprio é saber resistir a todas as tentações que nos querem desviar do caminho de Deus: soberba, ganância, egoísmo. Citando as palavras de Gálatas 5, é estar firme para não cair nas tentações da: imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, invejas, bebedeiras, farras.
Ter domínio próprio é saber-se filho de Deus e andar nos seus caminhos, como nos recomenda Efésios 5.9-11: Andai como filhos da luz (…) provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.
O arquivo com a apresentação pode ser baixado, clicando aqui… (3.5MB)