27 — Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês.28 Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês.29 Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também.30 Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta.31 Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
32 — Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam.33 E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso.34 E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram.35 Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus.36 Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
Bem-aventurada é a pessoa que ouve a Palavra de Deus e a guarda. Aleluia
Que a graça e o Espírito de Deus nos ajudem a meditar sobre essa sua palavra. Amém.
Por que as pessoas que passam pela mesma experiência: uma vê nisso algo totalmente negativo enquanto que a outra encontra nessa mesma experiência um aprendizado?
Jesus tem uma resposta para isso. Ele ensinava que as coisas do dia-a-dia podem ser diferentes, que a vida pode adquirir outra cor simplesmente se as pessoas aprendessem a amar alguém de graça, sem esperar nada em troca. Querendo ou nao, o ser humano não foi feito para ser feliz sem o amor. Mesmo quem mora sozinho, precisa cultivar o sentimento do amor pelo seu trabalho, pela Natureza, por uma causa, por um pet. O amor é o grande segredo da vida, que nos dá alegria e paz.
Vivemos numa sociedade em que é difícil aprender a amar sem esperar nada em troca. Você se esforça para que todo mundo goste de você. De repente você descobre que – perto de você – há pessoas que te hostilizam, que falam mal de você e que querem te destruir. É duro ver que a vida é assim.
Será que existe uma maneira de enfrentar essas situações sem nos encher de raiva, de frustações, ao ponto de nos afastarmos de tudo e de todo e passar a conviver com outras pessoas apenas precisamos de algum serviço que nao conseguimos fazer sozinhos?
Os primeiros cristãos tinham uma palavra para chamada ágape. Essa palavra se referia ao amor fraternal (sororal), ao amor diário que deveria distinguir a comunidade cristã de outros grupos sociais. A comunidade cristã vive no mundo, mas é do mundo. A forma de vida na Comunidade cristã se inspira nos ensinamentos de Jesus. A vida nessas comunidades cristãs era cheia de dificuldade e de frustrações, assim como é a nossa vida hoje. Mas eles tinham uma outra maneira de tratar esses problemas e dificuldades.
Jesus ensina os seus ouvintes o que é o ágape. Amar como Jesus amou. Para as primeiras comunidades cristãs, isso não foi nada fácil.
No AT se ensinava a amar ao próximo (isso é ao parente, ao vizinho, ao compatriota). Jesus diz: Amai os inimigos. Isso é: façam o bem também aos que vos odeiam. Falem bem dos que vos maldizem. Isso é orem e bendigam (falem bem). Para Jesus, as palavras que saem de nossa boca tem um poder e um efeito sobre nós e sobre as pessoas.
Mas, amar a quem me feriu? Parece que aqui Jesus nos pede algo impossível. O que nós queremos é distância. A gente costuma dizer que as lágrimas da pessoa que nos feriu, já não nos comovem mais. , Amar a quem me feriu, isso é algo impossível. Nós nao temos forças para isso. Como amar alguém que nos traiu, que nos feriu emocionalmente, que tentou destruir a nossa imagem com mentiras?
Mas, se reparamos bem, quando Jesus fala do amor, ele não está dizendo que devemos deixar total liberdade aos malfeitores, aos opressores, aos prepotentes. O que Jesus nos diz é que não devemos ficar guardando sentimentos de raiva ou de ódio dentro de nossos corações. Porque a raiva e o ódio fecham as portas de nossos corações para a presença do Espírito de Deus.
Quem tem ódio em seu coração, não tem lugar para Deus. Nossa tarefa como pessoas cristãs é semear a paz, o amor, a compaixão. Nossa tarefa não é odiar, retribuir na mesma moeda, vingar-se de alguém que nos fez o mal. Essas coisas são muito perigosas para nós, porque facilmente esses sentimentos nos destroem e nos afastam de Deus. Por isso, Deus diz: a vingança é minha, assim como a retribuição a cada pessoa segundo o que ela fez. Essas coisas não competem a nós. Isso só corresponde a Deus fazer. E aos malfeitores, Deus vai tratar deles no tempo certo.
Portanto, Jesus não disse: Se alguém te dar um tapa, deixa ele te bater até te matar. Ou Se falarem mal de ti, deixa que falem até se cansarem. Ou se alguém te maltratar, é porque vc deve ter feito algo para merecer isso. Jesus não falou assim.
O que ele disse foi: Faça o bem a quem te odeia – a fim de que ele se envergonhe e pare de te odiar.
Fala bem de qual fala mal de ti, a fim de que as pessoas percebam que vc não é nada disso que estão falando de vc.
Se te derem um tapa, vire o outro lado, a fim de que o agressor e outras pessoas vejam que vc não é uma pessoa violenta e por isso vc é mais forte que o ódio dela.
O que Jesus nos pede é para ir além dos nossos impulsos. As pessoas cristãs podem reagir e resolver os mesmos problemas que todo mundo tem. Talvez também nós possamos agir de uma maneira diferente, na próxima vez que alguém nos atacar, enganar ou maltratar. Antes de explodir diante das situações difíceis da vida, talvez nós consigamos tratar essa situação de uma nova maneira, sem começar uma guerra. As nossas atitudes dizem mais sobre nós do que as nossas palavras.
Tem pessoas que são maldosas – é dessas pessoas é melhor se afastar e tomar cuidado. Mas nem todas as pessoas que nos agridem, que nos machucam, são más. Algumas estavam tão carregadas emocionalmente, que descarregaram seu sofrimento em cima de nós, às vezes até sem querer. Compreender a dor do outro, a dor de quem nos agrediu, ajuda a não carregar raiva e a não querer mal.
Mas Jesus também não quer que sejamos passivos e demos total liberdade aos maus. O que Jesus pede é que antes de aceitar a provocação de outra pessoa, tratemos uns aos outros com mais paciência, com mais compreensão. Mas quando virmos alguém sendo maltratado ou explorado, então sim, é preciso resistir e denunciar.
Jesus sabe muito bem que a pessoa que quer ser diferente, que quer ser melhor, também vai encontrar dificuldades. Como outras pessoas, também a vida de uma pessoa cristã tem altos e baixos. A diferença é que nós podemos nos segurar na mão de Deus. Jesus Cristo quer nos consolar e nos fortalecer dizendo que: Uma vida vivida sob a vontade de Deus – mesmo passando por altos e baixos – será sempre uma vida melhor, porque temos alguém – todo poderoso – que está olhando por nós.
Que a nossa vida não seja vivida pelas frustações com os outros, mas pela confiança em Jesus Cristo que prometeu estar conosco todos os dias, até o fim dos tempos. Não deixe que as pessoas te coloquem na tempestade delas. Coloque-as na paz de Deus.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, …
Amem.
P.Nilton Giese