Prédica – Isaías 25.1-9
20º Domingo Após Pentecostes – 15/10/2023
15/10/2023 – 20º Domingo após Pentecostes
Pregação: Isaías 25 1-9
Leituras: Salmo 23 – Mateus 22 1-14
Miss. Elcio Ricardo da Silva – Paróquia de Água Boa – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Boa dia/Boa Noite!
Seja você muito bem-vindo a este momento de celebração. É sempre bom encontrar você aqui onde nos reunimos como comunidade para este tempo de Culto ao nosso Deus.
Saúdo-nos com as palavras do profeta Isaías 25.9 que dizem: “Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou”. Naquele dia todos os povos e nações irão reconhecê-lo como Deus.
Um Deus de bondade, de perfeição e digno da nossa confiança. Este é o ponto mais alto da nova aliança. Assim como também profetizou o profeta Jeremias: Na sua salvação exultaremos (31 31-34).
No grande banquete celestial povos de todas as nações se reunirão para exaltar o nosso Deus. O Deus que de geração em geração tem cuidado do seu povo. O Deus que hoje celebra conosco e nos convida a alegria do encontro, da comunhão e da certeza de sua presença em nosso meio.
Acolhida aos visitantes:
Gostaria de acolher os visitantes. “É muito bom ter você aqui”. A sua presença nos alegra. Tenha liberdade de voltar quando desejar e querendo fazer desta igreja a sua igreja:
Seja muito bem-vindo. Receba o nosso abraço ao início deste culto.
CANTO DE ENTRADA
Nº 553 – Livro de canto – Alegria no Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus. Aqui está o teu povo reunido para este momento de culto. Tu nos conheces. Nada passa desapercebido aos teus olhos, e por este motivo tu sabes como cada um de nós chega a tua casa neste momento.
É por isso que tudo queremos colocar diante de ti e pedir que tu nos acolhas neste momento e celebre conosco. Enche-nos com a tua alegria. Enche-nos com a certeza da presença do teu Espírito Santo.
Que a tua palavra venha falar a nós neste momento.
Que o nosso louvor chegue aos santos dos santos.
Que cada um que aqui está possa estar com o coração.
Queremos também colocar diante do teu altar aquelas pessoas que por um ou outro motivo não puderam se fazer presentes.
Que a tua alegria encha o coração destas pessoas lá onde elas estiverem.
Senhor, nós também reconhecemos que estamos reunidos aqui em teu santo nome, Tu que és Pai, Filho e Espírito Santo e somente a ti celebramos.
Assim oramos! Amém.
CANTO
Nº 588 – Livro de Canto – Quem quer cantar do amor
ou
Nº 578 – Livro de Canto – Um só rebanho
Ou: Nº ____________________________________________________
LEITURA BÍBLICA
Salmo 23
Quando Davi escreve o Salmo 23 ele fala de ovelhas e de pastor. Ele faz essa comparação entre o ser humano e Deus.
Davi faz isso porque ele sabia da dependência que as ovelhas tinham do seu pastor. Da mesma maneira Davi coloca que nós também precisamos viver nessa dependência de Deus em todos os sentidos.
A este Deus que é o nosso pastor nós queremos agora confessar os nossos pecados.
ORAÇÃO DE CONFISSÃO
Querido Deus e Pai
Tu és o nosso pastor e nós ovelhas do teu rebanho. Ouve agora Senhor a nossa oração de confissão. Queremos diante do teu altar e da cruz do teu filho Jesus reconhecer que em muitos momentos temos deixado de ouvir a voz do bom pastor para ouvir as vozes deste mundo.
Reconhecemos que às vezes agimos como ovelhas teimosas e insistimos em andar longe do rebanho.
Reconhecemos que em muitos momentos temos deixado de lado as verdes pastagens para andar por terrenos secos e sem vida.
Por isso Senhor nós pedimos: Tem piedade de nós e dá-nos do teu perdão!
Perdão Senhor pelas muitas vezes que deixamos de seguir a tua palavra.
Perdão Senhor pelas muitas vezes que deixamos de ser testemunhas desta palavra.
Perdão Senhor pelas muitas vezes que nos omitimos e não damos um bom testemunho.
Perdão Senhor quando pecamos com nossas palavras, que ferem e que matam.
Perdão Senhor quando pecamos com nossos pensamentos que são maldosos.
Não temos nada a oferecer em nosso favor, por isso suplicamos pelo teu perdão e pela tua graça transformadora e salvadora.
Tem misericórdia e olha para o teu rebanho e dá do teu perdão. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
“O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu Reino Celestial” – (2 Timóteo 4.18).
Caminhamos para o reino de Deus. Aqui neste mundo tudo é passageiro. Quem caminha com Deus caminha em segurança e sendo cuidado por Ele.
Deus guia sempre pelo bom caminho. Assim recebamos o perdão de Deus e que possamos seguir em paz! Amém.
CANTO
Nº 51 – Livro de Canto – Cristo acolhe o pecador
Ou: Nº ____________________________________________________
LITURGIA DA PALAVRA
Em preparação a leitura do Evangelho cantamos:
Nº 149 – Livro de Canto – É como a chuva que lava
Leitura do Evangelho: Mateus 22 1-14
CANTO
Nº 522 – – Livro de Canto – Jesus Cristo esperança do mundo
Ou: Nº ____________________________________________________
PREGAÇÃO
Prezada Comunidade
Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois não conseguia aumentar o seu tesouro. Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigências descabidas.
Por fim, o rei acabou entrando em depressão. Seus médicos lhe disseram que a única cura para a sua doença era a alegria. O monarca, então, ofereceu um excelente prêmio a quem pudesse lhe trazer a alegria de volta.
Muitos tentaram, mas ninguém conseguiu arrancar um só sorriso da cara do rei. Nada conseguia alegrá-lo. Nem os músicos, nem o bobo da corte, nem as dançarinas, nem os lançadores de enigmas, nem os mímicos, nem os encantadores.
Os amigos do rei resolveram consultar um grande sábio que vivia ali. Ele lhes disse que se o rei vestisse a camisa do homem mais feliz daquele reino, a alegria voltaria ao seu coração.
Iniciou-se, então, uma intensa investigação, para se descobrir quem era o homem mais feliz de todos. Para surpresa dos investigadores, o homem mais feliz daquele reino morava longe do luxuoso palácio do rei, num casebre muito simples.
Ele, sua mulher e seus filhos trabalhavam de sol a sol no cabo da enxada para conseguir se manter, mas, sempre unidos, passavam o dia rindo e cantando. Os investigadores contaram-lhe o problema que os havia trazido ali e pediram-lhe que ele lhes desse uma de suas camisas, para que a alegria pudesse voltar ao coração do rei.
Só então compreenderam por que aquele homem trabalhava na lavoura de peito nu, ele não tinha nenhuma camisa. Um dos investigadores, espantado, perguntou-lhes como conseguiam ser tão felizes tendo tão pouco, ao contrário do rei, que tinha tanto, mas era infeliz.
O homem respondeu:
– Somos felizes porque o reino de Deus está em nossos corações.
Convido você a leitura de Isaías 25. 1-9.
Isaias termina o cap. 24 falando do que irá acontecer com os transgressores. Agora ele está tão entusiasmado que abre o capítulo 25 com um louvor de gratidão. Ele diz como Deus o impressionou com a realização das “maravilhas… há muito planejadas” – (v. 1).
O profeta vê as cidades do mundo transformadas em montes de entulho – (v. 2a), cidades fortificadas em ruínas – (v. 2b), palácios destruídos – (v. 2c) que jamais serão reconstruídos – (v. 2d).
Um povo forte, o povo de Deus, entretanto, glorificará ao Senhor – (v. 3a-b) porque durante todo o tempo, e em especial no tempo de angústia – (Daniel 12:1), Deus foi “a fortaleza do necessitado” – (v. 4b), “refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor” – (v. 4c). O Senhor, neste tempo, subjugou os cruéis e silenciou o triunfo dos tiranos – (v. 5a -b).
O profeta Isaías anuncia maravilhosas promessas de Deus e conclui dizendo que no final todos irão afirmar que realmente Deus é o nosso Deus, e ele merece toda a confiança e nele podemos ter esperança. Sendo assim convido a cada um a meditar no tema:
As maravilhosas promessas de Deus.
AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS.
1 – Ele dará um banquete para todos os povos do mundo
O profeta Isaias da parte do próprio Deus está prometendo que vai dar um banquete. Você se sente digno de participar desse banquete? O profeta Isaias faz uma promessa esplendorosa: Deus dará um banquete.
Nesse banquete teremos as melhores comidas e os vinhos mais finos. Uau! Que promessa! O novo testamento revela que o povo queria fazer Jesus um rei, pois, alimentava, curava, era simpático, conversava e cumprimentava o povo, esse episódio é vivido no Domingo de Ramos.
No entanto, assim como foi naquele domingo, ficamos maravilhados com as possíveis realizações nesse mundo, supostas curas, milagres, riquezas. Mas, precisamos entender que o reino de Jesus não é desse mundo.
Jesus veio para nos dar às roupas adequadas para participarmos do banquete celestial, a maravilha está na promessa desse banquete e não nas supostas promessas para essa vida.
Ele veio nos dar perdão, vida e salvação. Assim, nos dá acesso ao banquete. O profeta Isaias, havia anunciado essa promessa e em Jesus, Deus que não falha em suas palavras e promessas veio cumpri-la.
AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS.
2 – Acabará com a morte para sempre; fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha do seu povo; enxugará dos olhos as lágrimas.
A morte é consequência do pecado, diz Paulo aos Romanos: “Pois o salário do pecado é a morte” – (Rm 6.23). Ainda no jardim do Éden, quando homem e mulher viviam em comunhão perfeita com Deus, o nosso inimigo, os tentou, e eles acabaram cedendo à tentação, e assim o homem passou a viver na
vergonha, passou a viver no desespero, na aflição e aguardando a hora da sua morte.
Lá no Éden, após a queda em pecado, Deus caminhando pelo jardim perguntou ao homem, “Onde estás?” – (Gn 3.9), ou seja, qual é a tua situação longe de mim?
Longe de Deus, estamos perdidos eternamente.
Longe de Deus não poderemos participar do banquete preparado por Deus, não poderemos usufruir as maravilhosas promessas de Deus. Longe de Deus só há
dor e sofrimento eterno.
Qual é a tua situação longe (sem) de Deus? Essa pergunta quer nos conduzir ao reconhecimento do nosso erro.
Deus prometeu desde o Éden enviar seu único Filho para pagar pelo erro e trazer homem e mulher de volta ao paraíso. E o profeta Isaias renovando a certeza dessa promessa, e lançando os olhos do povo para o futuro “acabará com a nuvem de tristeza, acabará para sempre com a morte, fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando e enxugará dos olhos toda a lágrima”.
Jesus veio ao mundo e cumpriu a missão de nos salvar. Em Jesus está cumprida a promessa. Em Jesus nossos olhos são enxutos. Em Jesus podemos nos alegrar,
mesmo diante da morte, pois ela não é o fim, é sim, a continuação da vida, mas da vida eterna, sem sofrimento, sem dor, sem desespero, será uma alegria eterna.
Como afirma o apóstolo João em Apocalipse diante da visão do novo céu e da nova terra: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram” – (Ap 21.4).
Jesus veio para acabar com a morte para sempre, acabar com a vergonha eterna; e enxugar dos nossos olhos toda a lágrima.
AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS
Me levam.
3 – A ter esperança e confiança
O profeta Isaias foi anunciar ao povo as promessas de Deus. Um povo tentado a fazer o mesmo que os moabitas, ou seja, resistir contra Deus. Os capítulos 24 – 27 podem ser considerados a parte apocalíptica de Isaias.
O profeta usa uma linguagem que indica o povo de luto, ou alguém ameaçado de morte. Eles deveriam confiar em Deus, e não se voltar contra Deus adorando outros deuses e até fazendo alianças com outros povos. Deus os iria libertar, e nisso eles eram convidados a confiar e depositar toda esperança.
O profeta está ali da parte de Deus, anunciando as maravilhosas promessas de Deus e diante delas espera que o povo tenha esperança e confiança.
Quando Jesus dizia aos seus discípulos que iria subir aos céus para nos preparar lugar, Tomé perguntou: “Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” – (Jo 14.5) E Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” – (Jo 14.6).
Permanecer firme, fiel e dedicado a Deus era o convite para o povo de Israel por meio do profeta Isaias. A certeza para continuar a ter esperança e confiança estava nas maravilhosas promessas de Deus, promessas dirigidas também a nós.
Somos convidados a permanecer esperançosos e confiantes em Deus, e que possamos dizer como Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, o reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” – (2Tm 4.7-8).
Deus não falha, como diz o autor de Hebreus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” – (Hb 13.8).
Ele não muda, tudo o que prometeu cumpriu, e tudo o que ainda tem para cumprir, ele cumprirá. Esse o Deus da promessa, e por suas maravilhosas promessas que já foram cumpridas e outras que ainda cumprirá, eu continuarei a ter esperança e confiança no meu Deus, o Deus da minha salvação.
AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS
4 – Me alegre e me anima a cantar.
Diante das maravilhosas promessas de Deus o povo deveria cantar e se alegrar, pois o socorro era certo. Diante de um povo idólatra, a certeza do socorro em Deus precisava ser enfatizada.
O povo de Deus o havia abandonado e esquecido. Mas por amor, Deus não se esqueceu de seu povo. Voltou a eles com maravilhosas promessas e tudo o que desejava é que tivessem esperança, confiança e alegremente cantassem.
Cantemos e nos alegremos nas maravilhosas promessas de Deus, sigamos o conselho de Jesus: “Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem roubá-las” – (Mt 6.20).
Para finalizar:
O profeta Isaías anuncia maravilhosas promessas de Deus e conclui dizendo que no final todos irão afirmar que realmente Deus é o nosso Deus, e ele merece toda a confiança e que nele podemos ter esperança.
Nosso Deus cumpriu, cumpre e cumprirá todas as suas promessas: Ele dará um banquete para todos os povos do mundo; acabará com a morte para sempre; fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha do seu povo; enxugará dos olhos as lágrimas; e por essas maravilhosas promessas de Deus eu tenho esperança e confiança; e me alegro e canto.
O rei da nossa história inicial, tinha tudo. Mas queria mais e assim ele perdeu a sua alegria. Para o espanto dos seus investigadores ao encontrarem o homem mais feliz do reino, eles descobrem que a felicidade está em ter o reino de Deus no coração.
Assim sendo, você é convidado a viver em alegria. Afinal:
Deus tem promessas maravilhosas para você.
Medite sobre isso e que Deus te abençoe
Amém!
CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 569 – Livro de Canto –Com júbilo vivei a vossa vida
Ou
Nº 608 – Livro de Canto – Eu canto quando bem quiser
Ou: Nº ____________________________________________________
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor Deus, nos aproximamos do final deste tempo de celebração. Aqui nos reunimos como comunidade e celebramos ao teu santo nome. Te agradecemos porque ao erguer as nossas vozes percebemos que não estamos sozinhos em nossa caminhada. Fazemos parte do teu rebanho e tu és o nosso bom pastor.
Tua palavra hoje nos convidou a caminharmos na certeza de tuas promessas. Tu nos convidas e caminharmos em esperança e confianças de que tudo está no teu controle. Tu nos prometes o banquete celestial onde não haverá mais a morte, o choro, o pranto e a dor.
Aqui neste mundo vivemos em meio as guerras e o ódio entre as pessoas, mas segundo a tua palavra na eternidade nada disso haverá. É por isso que mesmo em meio aos desafios diários tu alegras o nosso coração com as tuas promessas e nos convidas a continuarmos a caminhada te louvando.
Senhor! Agora diante de ti queremos colocar os nossos pedidos. Lembramos agora Senhor, de pessoas e acontecimentos os quais queremos deixar diante de ti, na certeza de que em teu amor tudo está guardado.
Lembramos bondoso Deus dos doentes, dos enlutados, do que passam por necessidade e especialmente por aqueles que perderam a esperança na vida. Rogamos Senhor que enchas o coração destes da certeza de que tu estás ao lado deles.
Que eles possam perceber o teu cuidado. (aqui incluir demais pedidos).
Abençoa Senhor nosso trabalho, para que possamos realizá-lo com zelo e fervor e lembramos daqueles que não tem trabalho. Que tu Senhor possas animá-los e abençoá-los neste tempo de procura. Abençoa Senhor nossa cidade, ou o local lá onde vivemos.
Pedimos por nosso país, bem como pelo mundo. Mundo este carente de paz e de amor. Por nossas famílias pedimos. Cuida de cada um. Que possamos voltar as nossas casas em paz e segurança e dá Senhor que nosso coração seja preenchido de alegria de poder confiar em ti, sabendo que tu sempre nos acompanhas.
Que assim bondoso Deus a tua graça, o teu amor e o teu Espírito Santo nos acompanhem hoje e sempre. Ajuda-nos a vivermos uma vida em santidade e amor. E assim tudo mais que estiver em nosso coração e pensamentos neste momento nós colocamos diante de ti quando oramos dizendo:
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
O Senhor Jesus Cristo:
Esteja ao teu lado para te defender.
Esteja dentro de ti para te conservar
Esteja diante de ti para te conduzir
Esteja atrás de ti para te guardar
Esteja acima de ti para te abençoar
Amém.
ENVIO
Na certeza da Palavra de Deus que faz arder o coração e nos convida a caminhar em suas promessas.
Ide em paz e servi ao Senhor e ao próximo com alegria e vivei uma vida em santidade
CANTO FINAL
Nº 298 – Livro de Canto – Benção do Caminhar
Ou: Nº ____________________________________________________