Prédica – João 6.51-58
13º Domingo após Pentecostes – 18/08/2024
18/08/2024 – 13º Domingo após Pentecostes
Pregação: João 6.51-58;
Leituras: Provérbios 9.1-6; Salmo 34.9-14; Efésios 5.15-20
Cor litúrgica: verde
Miss. Dulcenelda Schneider Bezerra – Paróquia de Santarém – PA
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite.
Queremos saudar a todos com a palavra bíblica, conforme as senhas diárias com o lema da semana: “Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou” – Hebreus 4.1 e ainda com a Palavra de 2 Pedro 1.3 onde nos diz: “Pelo poder de Deus nos foram concedidas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”.
Sejam todos bem vindos/vindas ao culto nesta manhã/noite.
Saúdo ainda de forma especial também os que nos visitam nesta manhã/noite, sejam bem vindos e bem vindas, neste culto.
Com alegria os recebemos, sintam-se acolhidos e abraçados em nosso meio.
CANTO DE ENTRADA
26 – Livro de Canto – Reunidos aqui
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Nós estamos reunidos aqui em nome do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
CANTO DE INVOCAÇÃO
29 – Livro de Canto – Senhor, tu nos chamaste
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Confessemos os nossos pecados, teremos para isso um tempo em silêncio para refletirmos sobre a nossa vida, a seguir lemos juntos Salmo 51.1-12. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Para quem confessa o seu pecado e de coração se arrepende ouve de Deus estas palavras de 1 João 1.8-10: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
KYRIE
Clamemos a Deus pelo nosso País, pelas famílias do Rio Grande do Sul.
Clamemos cantando: /: “Pelas dores deste mundo ó Senhor ( 56– Livro de Canto)
GLÓRIA IN EXCELSIS
Manifestemos Glória a Deus cantando juntos: Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós (65 – Livro de Canto).
ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Jesus, porque tu nunca nos deixas sozinhos, sempre ouve as nossas orações e nos atende. Não porque merecemos mas por tua graça somos sempre presenteados cada novo amanhecer com um novo dia.
Tu és o pão que desceu do céu e nos alimenta e nos fortalece. Não é como o pão que nós comemos e mesmo assim morremos.
Quem come deste pão viverá para sempre, diz a Tua Palavra. Obrigada Deus. Pedimos a Tua bênção em nome de Teu Filho amado, Jesus Cristo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Provérbios 9.1-6;
2ª Leitura Bíblica: Salmo 34.9-14
3ª Leitura Bíblica: Efésios 5.15-20.
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
152 – Livro de Canto – Pela Palavra de Deus
PREGAÇÃO
João 6.51-58
Lâmpada para guiar os meus passos e luz que ilumina o meu caminho é a tua Palavra.
Estimados irmãos e irmãs em Cristo. Estamos novamente chegando perto da época de campanha eleitoral.
Os candidatos, a Prefeito e Vereadores começam a aparecer em nossas casas, em nossas confraternizações, agora nos reconhecem de longe e nos saúdam; e quando estão ao nosso lado quase sempre falam bastante de educação, segurança, emprego, alimento e saúde, tantas melhorias a serem feitas, tantas promessas agora ouvimos em benefício do povo.
Depois eleito o Prefeito precisa nomear sua equipe de trabalho. Ele havia visitado todo o Município e nas visitas, percebido a necessidade de melhorias na área da educação, da saúde, muitas pessoas doentes e empobrecidas, com fome.
O prefeito então, fiel às suas promessas, precisa urgentemente convidar alguém que se enquadre nesse perfil e capacitado, para assumir a “Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional” e fazer o projeto decolar, no Município.
Certamente um bom candidato, o melhor candidato para assumir a Coordenação seria Jesus:
– João 6.1-15 -> Jesus tinha alimentado mais de 5 mil homens, mulheres e crianças com apenas 5 pães e 2 peixes;
– Mateus 15.32-39 -> Jesus alimenta uma multidão de mais de 4 mil pessoas com 7 pães e alguns peixinhos;
– Mateus 4.23-25 -> Jesus ensina e cura muita gente;
– Lucas 17.11-19 -> Jesus cura dez leprosos e tantos outros milagres são citados na Palavra.
Jesus seria a pessoa ideal para matar a fome do povo e curar os doentes.
Qual Município não gostaria de ter um Prefeito eleito que se preocupasse com o povo, que nomeasse um Coordenador responsável para trabalhar nessa área, empenhado em acabar com a fome do povo e curasse os doentes, sem gastar quase nada?
Era exatamente isso que grande parte das pessoas alimentadas e curadas por Jesus estava pensando quando o procuraram de novo no dia seguinte.
“Queriam matar a fome – queriam pão! Jesus lhes diz então que seu Pai dá um pão que desce do céu e que dá vida ao mundo” (João 6.33), e o povo pede: “Queremos que o Senhor nos dê sempre desse pão!” – (João 6.34).
Nesse ponto Jesus entra no assunto que lemos no evangelho de hoje, com uma conversa estranha de que Ele é o pão vivo que desceu do céu. No v.51 Jesus diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne”.
Imaginem a surpresa daquelas pessoas – buscavam pão e Jesus lhes oferece a sua carne! E não só isso, vejam o v. 53: “…Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida”.
Essa era uma mensagem chocante; comer o corpo e beber o sangue pode parecer canibalismo. A idéia de beber qualquer sangue, sobretudo humano, era repugnante para os líderes religiosos porque a lei proibia tal prática (Lv 17.10,11).
Mas Jesus não se referiu ao sangue em seu sentido literal. Ele se referia a sua vida, que deveria tornar-se a vida de seus discípulos, contudo eles não conseguiram entender este conceito.
Para nós, que cremos em Deus Pai, Filho, Espírito Santo. Para nós que sabemos que Jesus derramou o seu sangue na cruz e sacrificou ali o seu corpo e, antes disso, instituiu a Santa Ceia, não é tão difícil aceitar o que Jesus disse. Mas, para eles, isso era um absurdo!
A verdade é que Deus sabe que necessitamos de pão – para o corpo e para a alma. No AT, Êxodo 16, Deus alimentou seu povo no deserto com o maná, o pão que caía do céu todos os dias, durante 40 anos.
No NT, Cristo multiplicou pães e peixes para alimentar as pessoas, além de curar seus corpos de doenças e males. Mesmo assim, muitos se rebelaram contra Deus, desprezando o maná, como lemos em Números 11.
Deus também nos enviou pão, o Pão da Vida, Jesus. Ele se tornou nosso alimento pelo sacrifício de sua carne e derramamento do seu sangue.
Mas, muitos rejeitaram Jesus e começaram a discutir entre si, zombando dele: “Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer?” – (v. 52).
Muitos hoje também rejeitam o Pão da Vida, muitos ainda não entendem o sacrifício de Jesus por nós na cruz, e a esses Jesus diz: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida” – (v. 53).
Jesus diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” – (v. 54).
“Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre” -(v. 58).
Aqueles que comeram o maná no deserto morreram, assim como nós vamos morrer fisicamente um dia, não importa se nos alimentamos muito ou pouco, bem ou mal. Mas, em Jesus, nós temos a vida que não é destruída pela morte.
No v. 57 ele nos diz: “O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa”.
Em Ap 1.18 afirma: “Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos”.
Comer o pão vivo garante a vida eterna!
Assim como não serviria para nada Jesus multiplicar pães se esses não fossem comidos pelo povo, não adianta nada ficarmos só admirando um pão bonito que ganhamos ou compramos, sem comê-lo.
O pão vivo que desceu do céu é para ser comido e não admirado.
Por isso Jesus diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida” – (v. 51,53).
Jesus não quer admiradores, Jesus não quer fãs, cristãos que o admiram de longe, sem compromisso com Ele, sem envolvimento com Ele, sem entrega.
O pão vivo é para todas as pessoas “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” – João 3.16.
Deus oferece sua graça à todas as pessoas, também lemos em Is 55.1-2: “O Senhor Deus diz: Escutem os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas”.
Muitos ainda preferem passar fome espiritual, rejeitando o pão da vida;
Muitos ainda não crêem em Jesus como seu Salvador e nem o conhecem;
Muitos buscam Jesus apenas para ganhar o pão material, querem dele apenas as bênçãos: curas, milagres, dinheiro, fartura, prosperidade;
Outros até admiram Jesus como um grande mestre, pregador do amor e da paz, mas não crêem Nele;
Outras ainda ouvem sua Palavra, conhecem sua vontade, mas na “hora h” o abandonam, pois querem receber dele apenas benefícios e privilégios, não querem saber de compromissos no reino de Cristo.
Em qual destes grupos você se encaixa? Pense, reflita sobre como estás vivendo a sua vida? Voce tem sua vida guiada, orientada por Jesus? Ou você é daqueles/as que pensa que o comando da sua vida está em suas mãos, que tudo depende da tua força e inteligência?
Quando Jesus terminou essa conversa com o povo, muitos acharam difícil aceitar seus ensinamentos e o abandonaram, como vemos nos v. 60 e 66. Não o acompanharam mais, saíram de fininho, discretamente, sem alarde.
Não é isso que vemos também entre nós, irmãos e irmãs? Não é isso que vemos na Igreja? pessoas vão deixando a Igreja – que é o corpo de Cristo, vão se preenchendo de desculpas – faltam num culto, dois, três, não acham importante nem necessário participar de estudos bíblicos, não dão valor à comunhão com Cristo e com os irmãos na Santa Ceia, esquecem seu compromisso de sustentar o trabalho da igreja de Cristo com suas ofertas, não conseguem ter tempo para as coisas de Deus.
Enfim, com diversas desculpas diferentes, muitos de nós queremos esconder o que realmente acontece: achamos difícil o que Jesus ensina e não queremos nos comprometer com ele nem com seu reino! “Coma o pão vivo e viva para sempre!”.
Jesus é duro, não fala macio: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida” – (v. 53).
“Coma o pão vivo e viva para sempre !” O povo perguntou a Jesus: O que Deus quer que a gente faça? E Jesus respondeu: Ele quer que vocês creiam naquele que Ele enviou! porque quer que a gente viva para sempre.
Ele está oferecendo a você o pão vivo – de graça, Ele quer saciar a sua alma com o pão que faz viver para sempre. Para isso, ele só pede que você creia em Jesus e coma seu corpo e beba seu sangue.
Não desperdice esse pão, aproveite e sacie a sua alma e viva para sempre! Amém.
HINO
623 – Livro de Canto – Grandioso és tu
CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a fé no verdadeiro único, Senhor e Salvador, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
84 – HPD I – Te agradeço
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Senhor Deus, Faze-nos cada dia, entender melhor a graça de Deus e responder de acordo, na nossa vida, dia-a-dia.
Agradecemos-te pela tua Palavra, que nos é presenteada como testemunho vivo do teu grande amor por nós. Que o Espírito Santo, nos capacite e nos dê discernimento e sabedoria
Que possamos depositar toda a nossa confiança e esperança em ti, tendo a certeza em nosso coração, que contigo somos mais que vencedores.
Dirigimo-nos a ti também neste momento para interceder em favor daqueles que listamos acima.
Por todos aqueles que se sentem cansados e desanimados, aflitos, angustiados, enfermos.
Socorre-os e auxilia-os em nome de Jesus Cristo que nos ensinou a orar.
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.
ENVIO
Confiantes, vão em paz e sirvam ao Senhor
CANTO FINAL
289 – Livro de Canto – Bênção Irlandesa