LITURGIA PARA O PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO – 2015
A presente liturgia é uma sugestão que a Obra Gustavo Adolfo/OGA põe à disposição das comunidades para a celebração do culto no 1º Domingo de Advento, quando as ofertas se destinam para o trabalho da OGA em favor de comunidades que necessitam de auxílio. Esta proposta ampla e bem detalhada é um subsídio que nós preparamos e que pode/deve ser adaptado à situação local da comunidade.
Além disso, está previsto um espaço para o lançamento do tema do ano para 2016, para o que há subsídios específicos enviados pela Direção da Igreja que não constam nesse material.
Preparação do ambiente: Sugerimos utilizar ramos de alguma árvore com brotos novos para ornamentar o altar. Os mesmos também podem ser colocados junto à entrada da igreja. A intenção é lembrar que, da mesma forma que os brotos lembram a chegada de uma nova estação, assim também o advento lembra que vem chegando o tempo do nascimento de Cristo. O assunto pode ser abordado na pregação, já que o exemplo é citado no texto do Evangelho.
LITURGIA DE ENTRADA
Sino
Prelúdio
Acolhida:
L:“Jesus fez esta comparação: Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês veem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão.” (Lucas 21.29-30)
Com estas palavras de Jesus, quero acolher a todos e todas para celebrarmos este 1º Domingo de Advento e o início de um novo ano eclesiástico. Sejam bem vindos e bem vindas!
(Saudar as pessoas visitantes.)
Coroa de Advento: (Esta pode estar com uma das velas acesas desde o início do culto ou a vela pode ser acesa neste momento.)
L: Hoje, acendemos a primeira vela da Coroa de Advento, símbolo que nos acompanha durante o período que precede o Natal. A coroa de ramos verdes representa a esperança pela vinda do Salvador. A cada Domingo de Advento, acendemos mais uma vela, sendo que no 4º Domingo de Advento, ela estará iluminada por completo. Assim, representamos que o tempo aproxima-se e aguardamos a chegada do nosso Senhor.
Hino:HPD I n° 05 (Erguei os arcos triunfais)
Invocação Trinitária:
L: Estamos aqui reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Confissão de pecados:
L:Coloquemo-nos de pé. Vamos confessar a Deus os nossos pecados e pedir o seu perdão. Oremos:
Deus de amor e bondade, todos os dias tu colocas sinais da tua presença entre nós. Em tua criação, nas outras pessoas, na tua Palavra, em teu Filho, Jesus, tu te revelas e comunicas a tua vontade para o ser humano. Nós, porém, não conseguimos perceber e compreender o que queres de nós. Falta-nos fé e, por isso, nos afastamos de ti e de nosso próximo. Preocupamo-nos por demais com os preparativos para o Natal, com as festas de final de ano, mas esquecemos de voltar nosso olhar para o que realmente importa: a espera e a preparação para o encontro com o menino Jesus. Pela nossa dificuldade em crer, pela nossa ansiedade em torno de coisas nem tão importantes, pela facilidade que temos em ferir os outros com palavras e ações, pedimos o teu perdão, cantando juntos:
C:♫Perdão, Senhor, perdão! (2x)
Anúncio da graça:
L: O lema deste domingo encontra-se no Salmo 85.7: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. Em Cristo Jesus, Deus se mostrou misericordioso e perdoou os nossos pecados na cruz. Assim, a quem se arrependeu e confessou, anuncio o perdão dos pecados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
L: A comunidade pode se sentar.
Kyrie eleison:
L: Advento é tempo de espera e preparação para a vinda do Messias. Esta preparação não é apenas individual, mas inclui a preocupação e o envolvimento com quem sofre. Por isso, queremos pedir misericórdia a Deus e que sua mão cuidadora se estenda sobre todas as situações de dor e injustiça. (Aqui podem ser colocadas preces relacionadas ao contexto da comunidade. Sugerimos algumas, de forma geral:)
– Pelas pessoas que trabalham em condições de exploração e opressão em países como a China, para que possamos adquirir presentes tão baratos e vazios de significado.
– Pelas pessoas que são vítimas de violência em assaltos, sequestros, atentados contra a vida e vivem com medo.
– Pelas pessoas refugiadas que precisam sair de seu país em busca de vida digna.
– Pela natureza que é afetada pela ação humana irresponsável em desmatamentos, poluição e uso de agrotóxicos.
L: Por tudo isso, cantamos “Kyrie eleison”, pelas dores deste mundo.
C: ♫Pelas dores deste mundo, ó Senhor …
Glória:
L: Vamos nos colocar de pé.
L: A Deus, que ouve a nossa oração e nossa súplica, cantemos glória nas maiores alturas!
C: ♫ Glória, glória, glória a Deus nas alturas. HPD II n° 346
Oração do dia:
L: Oremos: Deus criador da vida, hoje inicia o tempo de advento. Neste tempo, somos lembrados e lembradas de que não esperas de nós uma ceia de Natal farta, nem caros e finos presentes, apenas um coração aberto para receber-te. Envia teu Espírito para que a tua Palavra nos alcance e fortaleça a nossa fé. Que pela comunhão do corpo e sangue de Cristo possamos ser desafiados para orar e vigiar, em prontidão para também lançarmos sinais da vinda do teu Reino. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina. Amém.
L: A comunidade pode se sentar.
Hino: HPD II n° 308 (Advento é tempo de preparação)
LITURGIA DA PALAVRA
L: A primeira leitura para este culto é do Antigo Testamento, do profeta Jeremias.
1ª leitura bíblica: Jeremias 33.14-16
Hino: HPD I n° 7, estrofes 1 e 2 (Cantai, ó piedosos)
L: É do apóstolo Paulo a segunda leitura de hoje, da 1ª carta aos Tessalonicenses.
2ª leitura bíblica: 1 Tessalonicenses 3.9-13
Aclamação do Evangelho: Cristo diz: “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre”. (Lc 21.33) Aclamamos o Evangelho nos colocando de pé e cantando juntos “Aleluia”!
C: Aleluia! (Aleluia de Milanez)
Leitura do Evangelho: Lucas 21.25-36
L: A comunidade pode se sentar.
Prédica
Confissão de fé:
L:Em resposta à pregação do Evangelho, vamos nos colocar de pé e confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
C: Creio em Deus Pai … Amém!
L: A comunidade pode se sentar.
Hino:HPD II n° 309 (Então se verá)
Ato de lançamento do tema e lema do ano da IECLB, conforme proposta enviada pela Direção da Igreja.
Tema: Pela graça de Deus, livres para cuidar.
Lema: “Buscai o bem e não o mal” (Amós 5.14a).
“A salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda”.
Hino: HPD I n° 199 (Buscai-me e vivei)
Oração geral da Igreja:
L: Oremos: Senhor, nosso Deus, agradecemos por nos teres enviado Jesus, teu Filho, para que ele nos reaproximasse de ti. Agradecemos porque, por meio dele, nos dás a salvação de forma graciosa, sem que a mereçamos. Graças porque a salvação não está à venda, mas é presente recebido por nós pela fé. Também as pessoas e a natureza não estão à venda, porque são tuas criaturas.
Por tua graça, somos livres e chamados e chamadas para cuidarmos uns dos outros. Por isso, queremos interceder por pessoas que, perto ou longe de nós, se encontram doentes, lutando por sua saúde, ou enlutadas. Lembramos também de famílias em que há conflitos. Que cada pessoa possa encontrar em ti amparo e conforto, orientação para sua caminhada. Capacita-nos para olharmos e agirmos com compaixão e solidariedade para com elas.
Oramos por nossa comunidade e pela tua Igreja no mundo inteiro. Que não fraquejemos no testemunho do Evangelho. Acompanha-nos em tempos de adversidade e encoraja-nos para a diaconia e a comunhão.
Pedimos, Senhor, por nosso país, nosso estado e nossa cidade. Que seus governantes tenham sabedoria para trabalhar em prol do povo e que não sejam levados pela tentação de agir em benefício próprio, corrompendo a justiça e o direito. Auxilia para que cada um e cada uma de nós seja consciente de nossa participação na construção de uma sociedade justa.
Tudo o que ainda temos para pedir e agradecer, bem como toda a nossa vida, entregamos em tuas mãos. Em nome de Jesus, teu Filho, é que oramos. Amém.
Hino em preparação à Ceia: HPD I n° 165 (Há sinais de paz e de graça)
Durante o hino: Recolhimento das ofertas para a OGA. Texto motivador:
O 1º Domingo de Advento é o domingo da Obra Gustavo Adolfo/OGA! Isso já se tornou uma tradição na IECLB: As ofertas nos cultos no 1º Domingo de Advento se destinam para o trabalho da OGA.
A OGA é uma obra de muitas mãos, porque com as ofertas que vêm de muitas mãos, a OGA consegue ajudar as comunidades que precisam de apoio para a construção de sua igreja, de seu centro comunitário ou para o trabalho educacional, diaconal e missionário. A OGA só consegue prestar essa ajuda, porque ela recebe ajuda. E as ofertas no culto de hoje são uma forma de agradecer a Deus por tudo o que Dele recebemos, contribuindo com a OGA para que ela possa continuar a prestar essa ajuda.
Desde já agradecemos por esta oferta e pelas múltiplas doações em favor da OGA ao longo dos anos. Doações e ofertas feitas nas comunidades são um verdadeiro mutirão de solidariedade.
Obs.: Nesta comunicação sobre a oferta, importa apontar também para o volante que é distribuído na entrada do culto e onde constam mais informações sobre a OGA.
LITURGIA DA SANTA CEIA
Ofertório:
L: Ceia é presença real de Cristo entre nós. É sinal do Reino de Deus no mundo. Através dela Deus quer saciar nossa fome de comunhão com Ele e com nossos irmãos e irmãs. Celebramos a Ceia, lembrando de tudo o que Cristo fez e faz por nós. Por isso, de pé, oremos.
Oração do ofertório:
L: Todo poderoso Deus, agradecemos pelo pão, fruto da terra e do trabalho. Faze com que este pão se torne pão da vida para nós.Também agradecemos pelo fruto da videira. Permite que nesta Ceia ele seja bebida da salvação para nós. De forma semelhante ao trigo e aos grãos de uva que estavam espalhados pela tua criação e foram reunidos sobre o altar na forma do pão e do suco de uva, também nós viemos de diversos lugares e formamos esta comunidade. Permite, Senhor, que sejamos reunidos em teu Reino, por Cristo, nosso Senhor. Amém!
Prefácio:
L: Diante de Deus reconhecemos seu amor e sua misericórdia. Por isso rendemos graças por tudo o que Deus tem feito por seu povo. Neste tempo de advento esperamos e nos preparamos para a sua vinda. Na criação percebemos os sinais de sua ação, e através do seu Espírito Santo notamos como Ele nos mantém unidos como igreja de Cristo. Por isso, glorificamos a Deus em alta voz, cantando: santo, santo, santo.
C: ♫ Santo, santo, santo. (HPD I n° 125, estrofe 1)
Narrativa da instituição:
L: Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
Anamnese, Epiclese e Mementos:
L: Eterno Deus, reunidos em torno desta mesa, celebramos a vitória do sofrimento, morte e ressurreição de teu Filho Jesus Cristo. Rogamos-te que envies o teu Espírito Santo sobre nós para que sejamos fortalecidos nesta ceia e, como libertos, testemunhemos o teu amor. Reúne tua Igreja de todos os tempos e lugares em torno do banquete por ti preparado e por Cristo inaugurado. Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
C: ♫ Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.
Gesto da paz e Pai Nosso:
L: Deus se reconciliou com sua criação, através de Jesus Cristo. O próprio Cristo nos disse: “Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou.” Que possamos compartilhar a paz que Jesus nos dá, orando juntos e de mãos dadas o Pai Nosso.
C: Pai Nosso … Amém!
Fração:
L: O cálice pelo qual damos graças é a comunhão do sangue de Cristo.
L: O pão que partimos e repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.
C: ♫ Nós embora muitos, somos um só corpo.
L: Eis que tudo está preparado. É Cristo quem nos convida. Venham, vejam e provem como Deus é bom!
Comunhão
Oração pós-comunhão:
L: De pé, oremos:
L: Eterno Deus, somos gratos por esta Ceia. Permite que ela fortaleça a nossa fé em ti para que possamos agir em favor do próximo, assim como Cristo agiu em nosso favor. Amém!
L: A comunidade pode se sentar.
LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos:
L:Temos agora um momento para os avisos da comunidade. (…)
Hino: HPD I n° 118 (Deus vos guarde pelo seu poder)
Bênção e envio:
L: Vamos nos colocar de pé para recebermos a bênção de Deus.
L: Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. Que o Senhor sobre vós levante a sua face e vos dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Amém!
L: É tempo de preparação. Ouçamos a palavra de Cristo, que ensina a não ficarmos ocupados e ocupadas com festas ou bebedeiras para que não sejamos pegos de surpresa. Vamos nos preparar para o que realmente importa. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
Poslúdio
Sino
Liturgia elaborada por Pa. Beatriz Haacke e P. Gleidson Ademir Fritsche