Pré-Culto
Liturgia de Entrada
Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:
L: Deus e Pai amoroso. Obrigado por todos os benefícios que nos dás através da tua boa Criação. Obrigado também por esse serviço que agora nos prestas neste culto, servindo-nos com a tua Palavra e com os Sacramentos. Abençoe-me e capacita-me para a realização desse culto. Em nome de Jesus, amém.
Introito:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Saudação:
L: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Salmo 136.1
Acolhida:
L: Ação de Graças é gratidão pela vida,
por ter atravessado mais um ano na lida,
com todos ainda a respirar – maravilha,
compartilhamos juntos a mesma trilha.
Entrelaçados em um nível mais profundo,
diversa vida que há no mundo:
Bênçãos inimagináveis em cada pequeno momento,
canta e encanta, com ternura e alento.
Agradeço, então, pela nossa co-existência,
na teia da graça de Deus, sem resistência,
ressuscitando-nos com o seu poder
para que diariamente a vida possa a morte vencer.
Agradeço pela luz em cada semblante,
agradeço por todos vocês, a todo instante.
Ação de Graças, um momento marcante,
agradeço a todos, a cada instante.
Agradeço por cada respiração
que da vida é a maior pulsação.
L: Que bom que você veio! Que bom que você está aqui! Que bom que Deus está entre nós!
Bem-vindas, bem-vindos ao Culto de Ação de Graças da Comunidade Vida Nova. Aqui você tem lugar! Sim, todas e todos vocês!
Neste culto, queremos celebrar e agradecer pelas tantas bênçãos recebidas. É o culto da gratidão pelo que já recebemos, mas também é o culto de doar a quem ainda precisa receber. Este é o culto da solidariedade. Este é o culto da união. Este é o culto da compaixão.
Mais que agradecer pelas bênçãos recebidas, nesse culto queremos abençoar! Sim, abençoar a APAE Sapiranga que sofreu com as chuvas do mês de Junho deste ano. É o culto da caridade. É o culto da empatia. É o culto da amizade.
Mais uma vez: bem-vinda, bem-vindo!
Cântico de Entrada:
Coral: ♫ Na mesa do amor
Letra e Música: José Acácio Santana (1939-2011)
Confissão de Pecados:
Oração:
L: Deus amado,
nunca cessas de nos amar,
C: embora nem sempre te amamos.
L: Nunca cessas de nos abençoar
C: embora deixemos de agradecer.
L: Nunca cessas de nos chamar
C: embora fechamos nossos ouvidos à tua voz.
L: Quantas vezes, ó Deus, nos afastamos do nosso próximo necessitado quando estamos envolvidos apenas com as nossas próprias preocupações. Quantas vezes, ó Deus, somos indiferentes ou até concordantes com o mal, o preconceito, a guerra, a ganância.
Ó Deus, ajuda-nos a admitirmos os nossos pecados com sincero arrependimento para que tu olhes para nós com graça e misericórdia e para que possamos receber do teu perdão.
Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.
Kyrie Eleison:
L: Somos pessoas amadas por Deus. Por isso é que podemos amar, ouvir, apoiar. Clamemos em favor das pessoas que sofrem por causa dos males causados pelo pecado, especialmente na nossa própria cidade:
C: ♫ Pelas dores deste mundo – LCI 056
Absolvição:
L: “— Portanto, não pensem: “A minha força e o poder do meu braço me conseguiram estas riquezas.” Deuteronômio 8.17 NAA
Gloria in Excelsis:
Coral: ♫ Graças damos ao Senhor
Letra e Música: José Acácio Santana
Liturgia da Palavra
Oração do Dia:
L: Deus amado,
damos-te graças pelos frutos da terra
em seu devido tempo
e pelo trabalho de quem os colhem.
Dá-nos, te pedimos, responsabilidade,
zelo e carinho na utilização dos generosos dons
da tua criação, para que os utilizemos para a tua glória,
para o suprimento de nossas necessidades,
e para o socorro de todas as pessoas necessitadas;
por Jesus Cristo, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.
Leitura do Evangelho:
Lucas 17.11-19
Aclamação:
C: ♫ Aleluia, aleluia, aleluia, alelu – u – u – u – ia. (2x).
Oração memorial:
L: Pelo batismo, em Cristo, fomos mergulhados na morte, com Cristo fomos sepultados e renascemos para uma nova vida. Com Cristo morremos, com Cristo ressuscitamos e por ele temos a vida eterna.
Na esperança da ressurreição, lembramos hoje do falecimento de Elcy Noemia Hans e trazemos a Deus seus familiares enlutados, pedindo que Deus os sustente em sua dor e em sua saudade.
Leitura dos Dados
Assim nos disse Jesus: “ – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” (João 11.25).
Oração:
L: Senhor, intercedemos pela família de Elcy Noemia Hans. Assim como estiveste ao lado de Marta e de Maria quando elas choravam a morte de seu irmão Lázaro e as animaste a crer que tu és a ressurreição e a vida, fica também com esta família que sofre a perda do querido Elcy Noemia Hans. Sê tu mesmo o consolo, o amparo, a esperança e a vida eterna. Amém.
Canto:
Coral: ♫ Um coração para amar
Letra e Música: Pe. Zezinho / Arranjo: P. William Felipe Zacarias
Liturgia do Sacramento do Santo Batismo
Alocução:
L: Comunidade de Jesus Cristo, nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas porque nos dispomos a obedecer a um desígnio seu e porque confiamos nas promessas feitas pelo nosso Deus. Assim, a partir da promessa do batismo, a criança poderá crescer e aprender sobre as Escrituras para que a promessa de Deus seja acompanhada da sua fé em Cristo Jesus como Filho Unigênito de Deus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador.
Compromisso:
L: Prezados pais! Cabe a vocês conduzir Samuel Harff Abbady à fé em Jesus Cristo e a ensiná-lo a orar. Se vocês estão sinceramente dispostos a esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:
Pais: Sim, com a ajuda de Deus!
L: Prezados padrinhos e prezadas madrinhas! Vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar Samuel Harff Abbady a viver sua fé com toda a fidelidade? Se vocês estão sinceramente dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:
Padrinhos/Madrinhas: Sim, com a ajuda de Deus!
L: Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orientar e sustentar Samuel Harff Abbady através de suas palavras e dos seus atos, para que siga a Jesus Cristo e se torne membro fiel de sua Igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
C: Sim, com a ajuda de Deus!
Anamnese Batismal:
L: Pelo batismo recebemos a libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo venerabilíssimo e santo Sacramento do Batismo com Samuel Harff Abbady que será batizado/a. Ao batizá-lo/a, recordamos também o nosso batismo com gratidão e alegria – quando fomos aceitos por Deus.
Oração das águas:
L: Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mas Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água da rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água vida; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a Augusto de Oliveira Maria para fazer dele um herdeiro do teu Reino. Por todo teu amor, rendemos-te graças. Amém.
Confissão de Fé: Credo Apostólico (versão interrogativa de Hipólito de Roma)
L: Crês em Deus Pai, Onipotente?
Crês em Jesus Cristo, Filho de Deus, que nasceu do Espírito Santo do seio da Virgem Maria, e foi crucificado sob Pôncio Pilatos, e morreu, e foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou vivo dos mortos, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai, e virá para julgar os vivos e os mortos?
Crês no Espírito Santo e a santa Igreja e a ressurreição da carne?
Ato do Batismo:
L: Samuel Harff Abbady, eu batizo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.
Canto:
C: ♫ Eu fui batizado em nome de Jesus,
em nome de Deus Pai e do Espírito Santo.
A água me lavou e da Igreja agora sou.
Entrega do certificado com palmas:
Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor
Ofertório:
(Motivar doações no altar para a APAE Sapiranga)
C: ♫ Te agradeço – LCI 084
Preparo da mesa:
L: Este pão é símbolo de tudo que Deus nos dá para o sustento da vida. Seus grãos, dádiva de Deus, foram moídos e sua massa, carinhosamente preparada. Colocamos este pão nas mãos e Deus para que ele o use e, na Ceia do Senhor, seja para nós o Corpo de Cristo.
Este fruto da videira é símbolo de tudo que nos alegra na vida. Dádiva de Deus, resultado do trabalho humano, o colocamos nas mãos de Deus para que ele o use e, na Ceia do Senhor, seja para nós bebida da salvação.
Oração Eucarística:
L: Deus, generoso e compassivo, tu és digno do nosso louvor, pois tua vontade é que todos e todas tenhamos o pão diário e vida digna. Por isso, cantamos a tua santidade:
C: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.” Apocalipse 4.8
L: Nós te louvamos e te adoramos, pois temos a garantia da tua presença real nesta comunhão, de acordo com a ação de Jesus.
Narrativa da Instituição:
L: “Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.” Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.” Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha.” 1 Coríntios 11.23-26.
L: Deus bondoso, alimenta nossa fé e fortalece nossa comunhão contigo.
C: Alimenta nosso espírito com coragem e ousadia para que possamos olhar a vida de frente.
L: Mostra-nos a cada dia, a parte que temos em tua obra, Senhor, como testemunhas vidas do poder do teu Espírito Santo.
(Orar pelos motivos levantados para a intercessão).
E tudo mais que está em nossas mentes e corações, agora deixamos em tua presença na oração que Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:
C: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Fração:
L: O cálice da bênção é a comunhão do sangue de Jesus Cristo; o pão que repartimos é a comunhão do corpo de Jesus Cristo.
C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.
L: Cristo nos convida a nos alimentarmos com a Ceia que ele próprio nos oferece. Ele é quem nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu os aliviarei.” (Mateus 11.28). Venham, pois tudo está preparado.
Oração Pós-Comunhão:
L: Senhor Jesus, nós te agradecemos por nos alimentar com o teu Corpo e Sangue nesta sagrada Eucaristia. Que esta comunhão fortaleça nossa fé, alimente nossa esperança e inflame nosso amor. Concede-nos a graça de sermos humildes e compassivos, seguindo teu exemplo, enquanto levamos tua presença transformadora ao mundo que nos rodeia. Amém.
Liturgia de Saída
Bênção:
L: Que a terra vá fazendo caminho diante dos teus passos; que o vento sopre sempre nos teus ombros; que o sol aqueça teu rosto; que a chuva caia suavemente sobre teus campos. E até que voltemos a nos encontrar, que Deus te guarde na palma da sua mão.
Envio:
L: Vá em alegria para amar e servir a Deus por meio do próximo com compaixão e paixão.
Somos enviados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Deus nos abençoe.
Amém.