Prédica – Lucas 4.21-30 – 4º Domingo após Epifania – 02/02/2025
02/02/2025 – 4º Domingo após Epifania
Prédica: Lucas 4.21-30
Leituras: Jeremias 1.4-10* Salmo 71.1-6* 1 Coríntios 13.1-13*
Leituras bíblicas: Miqueias 3.1-4* Salmo 84* ou Salmo 24.7-10* Hebreus 2.14-18* Lucas 2.22-40*
Cor Litúrgica: verde
Pastor Adriel Raach – Comunidade de Cuiabá – MT
Apresentação de Jesus no Templo
“Simeão diz: ‘Os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos’ ” – Lucas 2.30-31.
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Acolho vocês com as palavras do Lucas 4.18 que dizem: “Jesus leu no livro do profeta Isaías: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.
– Jesus repetiu essas palavras do profeta Isaías e se apropriou delas. Com que frequência você faz isso?
– Seria capaz de dizer essas palavras fazendo com elas brotem do fundo do seu coração: “…O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.
– Talvez haja quem diga que essas afirmações bíblicas revelam apenas a tarefa de um pastor, de um padre, de alguém que se dedica com mais frequência à pregação da palavra e ao anúncio da salvação. Mas, a verdade é que não é mais assim. Não se enganem! Todos nós estamos fazendo isso constantemente. A cada conversa e discussão que temos uns com os outros. A cada vídeo e mensagem que repassamos nas redes sociais. A cada gesto que a gente faz ou deixa de fazer. Estamos demonstrando na prática se é o Espírito do Senhor ou algum outro espírito indesejado que está sobre nós. A mensagem Bíblica é e sempre foi clara sobre o que devemos fazer: evangelizar os pobres; proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos.
E se ainda não deu pra entender, conheça a Cristo, e você vai saber do que se trata.
– Vai concluir também que não dá conta! Mas, verá o quanto realmente precisa rogar ao Senhor que derrame constantemente sobre você o seu Espírito de sabedoria.
– Que ele faça isso conosco aqui hoje neste culto! Vem, Senhor com teu Espírito e capacita-nos para tua missão! Amém!
CANTO DE ENTRADA
Nº 171 – LCI – Ontem ele foi, hoje ele é
Ou: Nº 03 – LCI – Deus Trino
SAUDAÇÃO
Nós celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 01 – LCI – Saudação apostólica
Ou: Nº 20 – LCI – Jesus, em tua presença
CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus! Confessamos-te humildemente as nossas dívidas em relação a ti e às pessoas ao nosso lado. Por demais vezes, temos ignorado o convite que nos diriges por meio de teu Filho Jesus Cristo para viver e testemunhar o teu amor. Reconhecemos nossa covardia quando deixamos de incluir pessoas, preferindo nos fechar em nosso egoísmo; reconhecemos nosso comodismo que tem nos impedido de viver de forma propositiva a tua missão. Liberta-nos, ó Deus, da timidez que cega, da covardia que cala, do comodismo que aprisiona. Pela ação do teu Santo Espírito, derrete nossos corações endurecidos e consome o preconceito e o orgulho que nos impedem de acolher o próximo. Acolhe nosso pedido de perdão, livra nossa consciência e permite que te sirvamos em amor. Por Cristo, nosso Salvador. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
1 Timóteo 2.3-4 diz: “Deus, o nosso Salvador, quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. – A quem se arrepende, receba o perdão de Deus em nome do Pai, o Filho e o Espírito Santo”. Amém.
KYRIE
Há muitos motivos para implorarmos a Deus por piedade: fome, desemprego, criminalidade, violência contra mulher, exploração de crianças. Cada coisa absurda neste mundo, que até custamos a acreditar. Mas existe. Nosso clamor a Deus é por piedade, justiça e providência: Senhor tem piedade e ouve a nossa oração quando cantamos:
Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
E porque o nosso Deus sempre tem demostrado seu amor por nós, apesar de tanto sofrimento! Ele é tão glorioso e majestoso que, vem ao nosso encontro e nos atende em nossos apelos, rendamos glórias a Deus nas alturas dos céus, cantando:
Nº 70 – LCI – Glória, Glória
ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor, nós te agradecemos pelo privilégio de poder celebrar este culto, neste tempo de epifania. Tu não ficas escondido na vastidão do espaço nem no escuro do universo. Tu vens e te dás a conhecer. Já não somos obrigados a adorar um deus desconhecido. Em Jesus Cristo enxergamos o teu rosto e identificamos a tua ação. Por ele tu falas e por ele tu salvas. Dá-nos a sabedoria para perceber o teu recado e agarrar a tua mão. Queremos ser agentes de tua missão para que a paz e a alegria reinem entre nós pessoas. Abre agora mentes e corações para que tua mensagem transforme nossas vidas. Em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 1.4-10
2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13.1-13
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 – LCI – Estou Pronto, Senhor
Aclamação do Evangelho: ALELUIA
Leitura do Evangelho: Lucas 4.21-30
PREGAÇÃO
Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de nós. Amém.
– Vocês acham que existe alguém que nos conhece tão bem a ponto de poder dizer como somos, o que sentimos, para que nós servimos, qual nosso maior talento, nosso maior dom? Quem nos conhece a esse ponto? Ou mais: quem nos conhece a ponto de poder dizer:
– “Você fez a escolha errada!” – “não, não vá por aqui!” – Quem pode fazer isso por nós?
– Na maioria dos casos, se alguém a quem não demos essa liberdade diz algo desse tipo para nós, nossa reação é quase que imediata: “o que você tem a ver com a minha vida?” “Você não sabe nada da minha vida e vem se meter!?”.
– Quando éramos, ou quando ainda somos crianças, nossos pais fazem isso o tempo todo. Eles dizem: – “Menino, coloca o chileno no pé!”.
– “Menina, cuidado para não se machucar!” – Em outros momentos dizem bem orgulhosos: “minha filha foi muito bem na escola!” ou então: “meu filho canta muito bem!”.
Os sentimentos de uma criança os pais também aprendem a interpretar, desde uma frauda suja, fome ou dor de barriga. Até quando ficam magoados, assustados, têm pesadelos. A verdade é que muitas vezes nem damos o devido valor ao sentimento de uma criança. Quantas vezes tivemos que ouvir dos adultos: “você ainda não sabe nada da vida! Espera só para ver o que vem pela frente ainda! Ai como eu queria voltar a ser criança” (e faziam questão de dizer perto da criança, do adolescente só pra deixar claro: como a vida de adulto é difícil e da criança, então, é fácil). E isso confunde muito a cabeça de uma criança. Todos querem que ela continue a ser criança, mas o processo natural das coisas a obriga a tornar-se adulta! Os anos passam, ela vai crescendo, vêm as responsabilidades, cada vez maiores, e a infância fica de fato para trás.
Em 1 Coríntios 13.11 diz: “quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança”.
Quem nos conhece a tal ponto para entender que, muitas vezes, mesmo adultos ou até já idosos, nós gostaríamos de ser como crianças? Gostaríamos de ter de volta a segurança de um pai, e de uma mãe dizendo: “É por aqui, meu filho! Ou: “eu sei do que você precisa, minha filha!”
Para nossa pregação de hoje ouvimos o relato de Jesus pregando para as pessoas em Nazaré, a sua terra natal. Toda essa introdução que eu fiz talvez nos ajude a entender o porquê seja tão difícil para as pessoas da cidade onde Jesus cresceu entenderem que ele era o Messias enviado por Deus. Eles o viam como o filho da Maria e do José carpinteiro. Provavelmente voltavam às suas mentes cenas da infância e da adolescência de Jesus que os faziam crer que ele era apenas um garoto normal que tinha se tornado um adulto. Por causa da sua visão viciada e preconceituosa, não se deram a chance de conhecer o Filho de Deus que estava sempre ali com eles, como um garoto normal. Eles achavam que conheciam Jesus, mas, não entenderam a missão que ele tinha aqui neste mundo.
– Todos nós temos uma missão. Todos nós crescemos um dia e somos, de certo modo, forçados a assumir nossa tarefa como adultos e responsáveis. Daquelas pessoas que conviveram e convivem conosco todos os dias podemos esperar sempre certo grau de desconfiança, natural pra quem nos viu crescer e sabe quais são nossos defeitos e nossas dificuldades.
Mas, conhecer realmente o fundo da nossa alma, o nosso anseio pessoal, nossos sonhos e desejos, podemos estar certos de que ninguém será capaz. Exceto o Espírito Santo de Deus que habita dentro de nós! Precisamos daquele que já nos conhecia no ventre materno, como foi revelado a Jeremias. Ele tem um aparelho de ultrassom ultramoderno, melhor até do que esses morfológicos, em 3D! E, antes que vocês me perguntem o que foi que Ele reconheceu em nós, eu vou lembra-los do texto de 1 Pedro 2.9: “Mas vocês são raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão (barriga da mamãe) para sua maravilhosa luz”.
Qualquer argumentação para dizer que não dá, não posso, não consigo, ou qualquer pessoa que vier a nós afirmando que nos conhece o bastante para dizer que não somos capazes, devemos encarar de frente e a cabeça erguida. A exemplo de Jesus, vamos passar pelo meio da multidão dos que nos desacreditam e responder ao nosso chamado para servir. Deus vai estar sempre conosco, nos concedendo o Espírito de sabedoria e entendimento, mesmo que sejamos desacreditados por muitos que pensam que nos conhecem o bastante para nos dizer o que podemos ou não podemos fazer.
Somos servos e servas, sacerdotes e sacerdotisas e vamos sempre nos espelhar no exemplo de Cristo que deu a sua vida em nosso favor!
– Jesus é como um pai que indica o caminho para o filho, que segura na mão quando está andando na rua para não tropeçar. É como uma mãe que percebe a dor de barriga, que ninguém pode ver, mas a mãe percebe! Jesus nos conhece por inteiro!! Ele vai bem fundo nos nossos sentimentos. Nós precisamos confiar nisso!
Estamos no período após a Epifania, período em que reconhecemos de fato que Deus se fez ser humano em Jesus Cristo. E se lembrarmos do que Jesus passou por nós, deveríamos nos perguntar constantemente: “como que Deus, conhecendo-nos tão bem como ele nos conhece, permitiu que seu Filho sofresse tudo o que ele sofreu em nosso lugar? Não merecemos isso!”. E não merecemos mesmo! Mas, ainda bem, não é por merecimento! É por amor! O amor do qual nos fala o Apóstolo Paulo: o Ágape, amor completo, incondicional. Ele fez isso porque é o nosso Deus, que nos conhece profundamente, melhor do que nossos conterrâneos e familiares nos conhecem, melhor até do que nós mesmos nos conhecemos. Ele sabe como somos, o que sentimos, para quê servimos, sabe qual é nosso talento, nosso dom, não importa quem, nem de onde somos!
Ele nos indica o caminho a seguir: o caminho da comunhão, da partilha, da gratidão, do amor e respeito ao nosso próximo. Tudo isso queremos experimentar também aqui, na comunidade de fé.
Vamos nos empenhar pela casa de Deus, por esta comunidade, com tudo aquilo que Deus confiou a nós! Vamos fazer ela melhorar, porque se a comunidade vai bem, significa que todos nós vamos bem! Porque a comunidade, afinal de contas, somos nós. Você e eu! Somos membros do corpo de Cristo. Vamos demonstrar nossa gratidão a Ele com o serviço de amor pela nossa comunidade.
– Que Deus nos ajude nessa tarefa. Que a mão de Deus continue tocando nossos lábios e corações para que o medo não nos impeça de seguir anunciando o amor de Deus por nós.
A paz de Deus que excede todo nosso entendimento, guarde nossos corações e nossas mentes, em Cristo Jesus. Amém.
HINO
Nº 591 – LCI – Arde a voz em meu peito
CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos juntos a nossa fé no Trino Deus, através das palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 – LCI – Te agradeço
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Obrigado, Deus, que temos a oportunidade de nos reunir em comunidade, celebrar a vida, desfrutar de saúde, bem-estar, trabalho e dignidade. Obrigado pelo amor que revelas a nós através de teu Filho Jesus. Deus de bondade, Tu nos chamaste para sermos teus sacerdotes e sacerdotisas, mesmo com nossas desculpas e justificativas. Tu nos conheces primeiro e nos conduzes com tua mão bondosa. Em resposta ao teu amor, nós queremos servir a ti e seguir levando este convite adiante. Mesmo que passemos por dúvidas e tribulações e que não sejamos aceitos por alguns que não compreendem nossa razão para te servir. Sabemos que sempre podemos crer que tu nos conheces e conduzes a nossa vida. Acompanha-nos nesta nova semana com a tua proteção e dá-nos forças para vencer os desafios que estão à nossa frente. Vá à nossa frente, caminha ao nosso lado e sê também nosso protetor de todos os danos e perigos.
– Oramos em favor do nosso país, das autoridades e governantes, para que trabalhem em favor do bem comum. Rogamos pela paz que provém de ti somente, pois este mundo precisa dela na aflição das pessoas que sofrem, na natureza que grita socorro diante da ação destruidora do ser humano, no choro do pai e da mãe de família que não têm trabalho, nem de onde tirar o sustento.
– Lembramos também das pessoas que sofrem por doença, abandono, luto, dor, separação, saudade. Sabemos que és um Deus que se compadece dos filhos e filhas, que conhece a cada ser, bem como é e como tu mesmo criaste.
– Por sobre tudo isso te pedimos, oh Deus, derrama teu Espírito Santo e guarda-nos na confiança de que dias melhores virão. O mais que temos em nossos corações incluímos na oração que teu Filho nos ensinou: PAI NOSSO
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
_______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que Deus, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria!
Demos graças a Deus!
CANTO FINAL
Nº 293 – LCI – Dá-nos esperança e paz