Proclamar Libertação – Volume 36
Prédica: Marcos 1.4-11
Leituras: Gênesis 1.1-5 e Atos 19.1-7
Autor: Teobaldo Witter
Data Litúrgica: 1º Domingo após Epifania (Batismo do Senhor)
Data da Pregação: 08/01/2012
1. Introdução
Epifania é uma fase importante do calendário cristão. Advento e Natal enchem a vida das pessoas de esperança, de promessas humanas e de compromissos para organizar encontros e fazer visitas mútuas. Depois de tanto agitação, o que sobra? Advento, Natal e fim de ano são como um terremoto na vida das pessoas. Muitos afazeres para deixar as coisas em paz com as convenções sociais. Mas passou. Agora parece que vem um vazio. Em muitos locais, reduzem-se, inclusive, as atividades da igreja. Os grupos entram em recesso. Os cultos são somente os estritamente necessários. Mas vejam como é lindo o tempo da Epifania!
Epifania é revelação de Deus. É graça revelada. É a luz que surge na escuridão. Jesus, a luz do mundo, é revelada em meio aos povos e nações. Deus quebra o silêncio e fala no batismo de Jesus. Isso é maravilhoso e comprometedor. Livres de mil e uma preocupações, nós podemos ouvi-lo com cuidado e atenção. Temos a oportunidade de permitir que a Epifania e o batismo de Jesus nos encantem, envolvam em seu mundo de paz, da fala de Deus, do cuidado de Jesus e nosso cuidado com a vida e a salvação.
As leituras bíblicas entrelaçam-se no falar de Deus e na reação diante da quebra do silêncio. Gênesis 1.1-5 escreve a respeito do vazio, da ausência da forma, das trevas, enquanto o espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus quebra o silêncio. Falou e houve luz. A luz era boa. Deus separou trevas e luz. A fala de Deus, a palavra de Deus, é criadora. Atos 19.1-7 fala do encontro de Paulo com a comunidade de Éfeso. A conversa é sobre o batismo de João Batista e o batismo de Jesus. Os membros foram batizados em nome de Jesus. E o Espírito Santo de Deus veio sobre eles. Marcos 1.4-11 escreve sobre João Batista, homem que vem do deserto, do vazio e prega arrependimento e perdão dos pecados. Ele anuncia Jesus, que, ao contrário dele, batiza com o Espírito Santo. Jesus pede a João que o batize no rio Jordão. Durante o batismo de Jesus, o céu se rasga. Deus quebra o silêncio e diz: “Tu és o meu filho amado, em ti me comprazo”.
Água, caos, ensino, arrependimento, batismo, Espírito Santo, a Palavra criadora e restauradora são elementos que ligam as três leituras bíblicas.
2. Exegese
Certamente, Marcos é o livro mais antigo dos sinóticos. Tem sua forma própria e direta de dizer as coisas. Ele vai direto ao assunto. Apresenta Jesus como Filho de Deus, mas que só pode ser compreendido como tal na cruz, no martírio, na dor e no silêncio da morte (Mc 15.19). Fora disso, seria triunfalismo, o que o evangelho não aceita. Não menciona o nascimento de Jesus, assim como os sinóticos e, de certa forma, como João. Se dependêssemos de Marcos, não haveria Natal. Em vez disso, ele menciona, logo de início, dois textos do Primeiro Testamento (Ml 3.1; Is 40.3), que também se encontram nos sinóticos. Vem um mensageiro preparando o caminho. É voz que vem do deserto e endireita as veredas do Senhor. O nosso texto testemunha como acontece isso.
V. 4 – Aparece João Batista. Ele não tem títulos, não tem penduricalhos que o qualifiquem. João parece ser um nada, alguém que vem do nada. Vem do deserto. E logo anuncia a mensagem, sem flores e sem rodeios. É um “imperativo categórico”, segundo Emanuel Kant, pois o batismo deve ser de arrependimento para que possa haver remissão dos pecados.
V. 5 – Pelo que se menciona, multidões vinham da Judeia e de Jerusalém ao encontro de João Batista. O surpreendente é que confessavam seus pecados e, então, eram batizadas no rio Jordão.
V. 6 – Um versículo inteiro faz referência ao estilo de vida de João: vestes de pelos de camelo, um cinto de couro. Ele vem como um profeta, vestido como Elias. Ele cuida de sua alimentação. Alimenta-se de gafanhotos e de mel silvestre. São detalhes importantes que informam sobre a vida sóbria, também na comida. O gafanhoto é considerado um animal limpo e comestível (cf. Lv 11.22). O estilo de vestir-se e de alimentar-se de João não é imposição por algum problema de escassez de alimento. Sim, se os povos vinham a seu encontro para ouvir a pregação, arrepender-se e ser batizados, então João Batista poderia beneficiar-se de bens e de comida farta. No entanto, seu estilo de vida é outro. Ele tem outra opção de vida.
V. 7 – É a pregação propriamente dita de João Batista. É ele quem fala. Explica que está por chegar alguém que é infinitamente grandioso, digno de toda a honra e toda a glória. Diante dele, João não é digno nem de tocar suas sandálias, isto é, nem de fazer o serviço mais humilde. Ou seja, não é digno de servi-lo como escravo.
V. 8 – Continua a explicação de João. Faz a diferenciação fundamental e inconfundível entre o seu batismo e o daquele que vem. O mensageiro faz o ba¬tismo com água, mas o que vem faz o batismo com o Espírito Santo.
V. 9 – Na continuação do texto, a vinda de alguém recebe destaque. É a primeira vez que Marcos, após o título do livro, menciona Jesus de Nazaré da Galileia. Observa que o texto faz menção clara ao local de onde Jesus veio. Em Marcos, de uma forma normal, sem resistência, Jesus é batizado por João no rio Jordão. Jesus opta pelo batismo de arrependimento, pelo batismo de João. Ele vem de livre e espontânea vontade, sem pressão de ninguém, para receber o batismo.
V. 10 – Fato extraordinário acontece quando Jesus, após seu batismo feito por João, sai da água. O céu se rompe. Os céus se rasgam. O Espírito desce em forma visível como uma pomba. Os dois fatos estão interligados: os céus se rasgam e a pomba desce.
V. 11 – Após o rompimento dos céus, Deus fala. Deus quebra o silêncio: “Tu és meu filho amado, em ti me comprazo”. Deus fala clara e exclusivamente: esse é meu filho amado.
É importante observar o conjunto: batismo de Jesus nazareno, o céu se abre, o Espírito de Deus desce sobre Jesus e Deus se revela/fala. “O céu aberto assinala o caráter escatológico do batismo de Jesus de Nazaré. O próprio Deus se autorrevela, fato ansiosamente esperado e ardentemente implorado por seu povo” (cf., p. ex., Is 63.19). E quando Deus se autorrevela, vem junto “o Espírito de Deus”. Jesus de Nazaré, Batismo e Espírito de Deus “estão interligados” (BAESKE, 2004, p. 50).
Também é importante identificar no texto bíblico o aspecto do batismo de arrependimento. Jesus chega em meio às multidões que confessam seus pecados e recebem o batismo do arrependimento. “Arrependam-se de seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês” (v. 4).
No texto de Marcos, o povo entendeu e fez conforme a pregação de João Batista. Mas, nos textos paralelos, há uma discussão sobre o tema do arrependimento. Há gente que vem para ser batizada, sem o devido preparo do arrependimento e do perdão (escribas e fariseus, Mt 3.1ss). João classifica-os como ninho de cobras, víboras que querem fugir da ira vindoura. Ele reprova tais atitudes. Mediante a iminência do reino de Deus, o texto anuncia separação entre árvores que produzem bons frutos e árvores que produzem frutos maus, uma alusão à salvação e condenação no juízo de Deus (cf. Mt 3.10).
No contexto do batismo de João, é importante perguntar pela presença da água. A água é entendida pela maioria das religiões mundiais no sentido sagrado, contendo poder para curar, para fertilizar, fonte de vida, alívio para os dores, refrescante, pureza e outros. A água lava, limpa e regenera. Essa compreensão sobre a água não é exclusividade do cristianismo. Mas, no cristianismo, água é também um elemento de evangelização, um elemento para compreender e viver a palavra de Deus. Jesus identifica-se como “água viva”. E diz: “Rios de água viva vão jorrar do interior de quem crê em mim” (Jo 7.39). A água continua simples água, mas ela é um elemento fundamental, cultural, pedagógico para perceber e entrar na dimensão vivencial atual e escatológica da fé cristã. Conforme a confissão evangélica luterana, “o Batismo não é só água, mas é água contida no mandamento de Deus e ligada à palavra de Deus” (LUTERO, O sacramento do Santo Batismo).
Podemos observar um aspecto essencial que influencia o Batismo cristão, ou seja, a relação do batismo do Batista com o tempo messiânico e o caráter provisório. O “batismo realizado por João Batista, no qual encontramos características muito próprias, não exigidas em outros rituais de purificação ou iniciação de sua época, como, por exemplo, a conversão absoluta e penitencial como preparação para os tempos messiânicos e o caráter provisório, já que aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu […] Ele vos batizará com o Espírito Santo…” ( KLEN, 1998, p. 67).
3. Meditação
Sempre na linha da reflexão até aqui elencada, podemos dizer que o Batismo é tema central. Nele também se realiza a Epifania. Perguntamos: Por que batizamos? Há alguma razão, algum motivo para o Batismo em nossa igreja? Eu fui batizado. Sei a data. Tenho Certidão de Batismo. Mas isso significa alguma coisa para minha vida? Afinal, fui batizado. O que significa isso? O que significa o Batismo para a minha vida? O que significa a fala de Deus para a nossa igreja? E para a nossa sociedade?
O texto do Evangelho de Marcos introduz com todo o cuidado e radicalidade (vem de raiz) o tema do Batismo. Primeiramente, ele fala do arrependimento e do perdão. Batismo não é mero enfeite ou ritual vazio. Mas ele é fundamental no seguimento da reflexão de Marcos.
Como minha comunidade se posiciona diante do arrependimento e do perdão? Não é um tema de fácil aceitação para a pregação. As pessoas vêm para a igreja não para ser confrontadas com seus pecados, mas para buscar “afirmação de seu estilo de vida e, ao mesmo tempo, alívio para as suas angústias. A boa notícia de Jesus, porém, inclui uma profunda transformação na forma de pensar” (SOBRINHO, 2011, p. 1). Esse é um dos desafios que enfrento como ministro ordenado na IECLB. O que significam arrependimento e perdão?
Arrependimento não é apenas um sentimento de pesar por alguma falha cometida, por uma lei transgredida ou por encontrar uma cara feia que não gostou de alguma atitude nossa. Não é apenas remorso, consciência de culpa ou sentimento emocional negativo que nos leva a pedir perdão. Isso também faz parte do arrependimento. Mas arrependimento é algo mais profundo. É algo mais radical (de raiz). Ele não se resume a um sentimento. A palavra grega traduzida por arrependimento em Marcos é metanoia. Ela significa: “mudar de mentalidade” ou “mudança de mente”. Nesse sentido, arrependimento está ligado com um outro jeito de pensar. É o que o apóstolo Paulo escreve em Romanos 12.1-2. Ali ele ensina que não podemos nos enquadrar nos moldes deste século, no jeito deste mundo. Mas podemos ser transformados em nossa mentalidade. Assim, seremos capacitados por Deus para experimentar a sua boa, agradável e perfeita vontade.
O arrependimento nos desinstala, à semelhança do deserto. Tempo de aprendizado. Deserto é tempo oportuno de ser deparado com a confiança em Deus. Ele nos coloca numa nova dimensão. Conecta-nos numa outra direção. É como dar nova direção para a vida. “Arrependimento significa mudar de ideia, implodir as velhas estruturas que sustentam minha vida para começar uma nova história. Vai além de alguns sentimentos ruins que se instalam em mim por causa de coisas erradas que fiz. Esses ‘arrependimentos’, quase sempre, são um remorso devido às consequências dos nossos próprios atos, que se voltam contra nós. Na maior parte das vezes, desejamos perdão apenas para voltar a nos sentir melhor, não para mudar de comportamento” (SOBRINHO, 2010, p. 1-2). Metanoia, “mudança de cabeça”, mudança de nosso jeito, tira-nos dos moldes deste mundo e coloca-nos no molde de Deus.
Foi essa a bronca de João Batista com os escribas e fariseus. Eles eram pessoas corretas, gente de bem. Impecáveis em seus comportamentos legais. Zelosos no cumprimento da lei. Exatamente por estarem bem sedimentados em suas estruturas religiosas, econômicas e políticas de seu tempo, achavam que a pregação sobre arrependimento e mudança de mentalidade não era com eles. Queriam o batismo de João como direito adquirido (Mt 3.1ss). Certamente estavam com um olho no reino de Deus e outro no reino deste século.
O Batismo é o ingresso no reino de Deus. Ele é o nascer de novo, após implosão do velho. Ele gruda nosso “coração no reino de Deus”, usando uma expressão do povo indígena Kulina. No Batismo, os céus se rasgam e Deus fala. “O Batismo está profundamente ligado ao desejo de Deus em relação ao ser humano: salvação e vida” (KLEN, 1998, p. 69). E aí vem o nosso compromisso com ele. O Batismo tira-nos da escuridão e coloca-nos na periferia do céu. Consequentemente, Deus gruda em nós. Dele não podemos fugir para nenhum lugar (Sl 139), porque aonde formos lá estará ele.
O batismo de Jesus no início de sua vida pública marca o seu ministério de libertação e salvação, que culminará na cruz (KLEN, 1998, p. 69). O nosso Batismo, na dimensão de Jesus, coloca-nos na missão solidária com as pessoas que lutam em suas diferentes cruzes: sofredores, famintos, pecadores, perseguidos, amargurados, aflitos, doentes. São pessoas para as quais muitas coisas saem erradas na vida, mas Deus está ali no meio delas: apoiando, perguntando, resgatando, reconciliando, alimentando, por amor. O batismo de Jesus desarticula as artimanhas de “nossa carne, do diabo, do mundo, da morte e do pecado” (LUTERO, Catecismo Menor). “O nosso Batismo nos inclui na família de Deus, fazendo contraste dentro deste mundo que exclui, segrega e discrimina. A ação de Deus em nosso favor nos capacita para a vida comunitária” (KLEN, 1998, p. 69), familiar, social e cidadã.
O Batismo, na dimensão do nascer de novo, é vivido diariamente. Não é um ato apenas do passado, nem somente um ato pontual, isolado. Mas é um viver diário em que a velha pessoa é afogada e uma nova pessoa ressurge e vive em justiça diante de Deus, para sempre (LUTERO, Catecismo Menor). Ele nos torna aptos a colocar sinais do reino de Deus em meio a este mundo. O Batismo, uma vez realizado, torna-se um jeito de viver cotidiano no perdão pessoal, familiar, comunitário e social, no compromisso com os pequenos irmãos de Jesus Cristo (Mt 25.40).
4. Imagens para a prédica
Faça uma reflexão, ligando o Batismo ao que é importante e fundamental na vida cristã. Nosso Deus é misericordioso. Por isso ele vem, os céus se rasgam, ele fala e realiza vida e salvação. A nossa vida e salvação são o desejo de seu coração, nisso ele está grudado. No Batismo, Deus revela seu coração grudado em sua criatura.
Frank Tiss, pastor e professor, trabalhou junto com grupos do povo Kulina no sul do estado do Amazonas. Ele escreveu dizendo que fez uma reflexão junto com o povo indígena. Frank escreve que tudo nesta terra é de durabilidade limitada e é uma experiência diária para quem vive na selva. Que vale a pena dedicar-se ao que é eterno, os Kulina concordam imediatamente. E que o nosso coração fica sempre perto daquilo que para nós tem mais valor, já está até na língua deles: para dizer que amam alguém, dizem que o seu coração “está grudado” no outro. [..] Eles comentaram: “É verdade, quando alguém de nós começa a pensar igual ao branco, querendo cada vez mais e só para si mesmo, o coração dele ‘fica grudado’ em suas coisas. Mas com a nossa comunidade, ele se preocupa cada vez menos”. Eles gostaram muito dessas frases bíblicas, pois elas valorizam uma parte de seu tradicional modo de ser Kulina: “para eles, viver bem significa viver em paz e harmonia com os familiares e os demais membros da comunidade. Para isso preferem viver em solidariedade, repartindo quase tudo o que têm”.
Em nosso Batismo, Deus gruda nosso coração no reino de Deus. Conquista-nos para ele. Nele somos chamados a viver. Não somos perfeitos, mas vivemos na esperança, apesar de que, muitas vezes, as coisas saiam erradas em nossa vida, porque Deus grudou seu coração em nós.
5. Subsídios litúrgicos
“O Batismo atrai a tentação. O caráter do Batismo revela-se em meio a atribulações. Seu valor está sendo comprovado nas aflições que assolam a fé e a vida de gente batizada. A tentação qualifica e cerca a existência dos batizados e das batizadas” (BAESKE, 2004, p. 53).
Confissão de pecados:
“Jesus diz: Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas. E elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o meu Pai. E dou a minha vida pelas ovelhas” (Jo 10.14-15). Vamos nos confessar diante de nosso pastor:
Ouve, Senhor, a nossa oração. Escuta-nos, quando gritamos por socorro. Não te cales à vista de nosso sofrimento, dores, clamores, rancores, ódio e sentimento de vingança. Assim nós somos. Miseráveis, perdidos e condenados.
Confessamos que pecamos contra ti e nosso próximo. Pecamos em pensamentos, quando planejamos o mal contra o nosso próximo, e alimentamos sentimentos de agressão ou indiferença contra ti e nosso próximo. Pecamos em palavras, quando espalhamos ideias e notícias maldosas que envenenam a vida das pessoas. Pecamos em ações, quando colocamos em prática a maldade contra as pessoas. Pecamos por omissão, quando não fazemos o que devíamos fazer para evitar o mal, o engano, a mentira e a destruição de relacionamentos. Às vezes, notamos o mal, mas não o evitamos. Outras vezes, nem notamos o mal que estamos fazendo, porque enxergamos, mas não vemos, escutamos, mas não ouvimos.
Todos esses pecados te ofendem, negam o nosso desejo de fidelidade, destroem a confiança, sendo que merecemos teu castigo agora e para sempre.
Mas chegamos diante de ti de mãos vazias, na confiança de tua promessa de fidelidade, de amor e de misericórdia. No Batismo, tu grudaste teu coração em nós. Por isso confiamos no teu perdão. Renova-nos, cria em nós um coração novo, uma mente comprometida com tua Palavra e com a vida do mundo que nos cerca. Tudo isso te pedimos, porque o nosso amigo Jesus Cristo pagou a nossa conta. Somos agradecidos e nos dispomos ao compromisso de fé e confiança em ti, por tua graça. Amém.
Kyrie eleison:
Igualmente suplicamos pelas dores do mundo. Perdoados por Deus, aceitos em seu governo de Pai querido junto com seus filhos e suas filhas amadas, podemos suplicar em favor de outras pessoas aflitas e apoiá-las em sua luta pela superação do mal e em favor do bem, do amor, da esperança e da confiança em ti.
Suplicamos:
Pedimos que o Senhor olhe e construa pontes de seu amor junto às pessoas que padecem as dores deste mundo, aqui em nossa comunidade, na região e em todas as partes.
Pelos doentes, suplicamos cuidado e tratamento.
Pelas pessoas que estão magoadas, que encontrem reconciliação e paz.
Pelas pessoas rancorosas, que encontrem cuidados necessários para as suas feridas do corpo e da alma.
Pelas pessoas famintas, que encontrem pão.
Pelas pessoas sem rumo na vida, que encontrem em ti o melhor caminho a seguir.
Pelas pessoas sem sonhos, sem projetos de vida, sem esperança, que encontrem em ti, junto a teu povo, perspectivas reais de sonhos e vida.
Pelas pessoas enlutadas, que encontrem na ressurreição de Jesus Cristo a esperança da ressurreição dos mortos e reencontro na vida eterna.
Tem piedade, Senhor, pois “tu és a nossa rocha e nossa fortaleza. Guia-nos e orienta-nos como prometeste. Não nos deixes cair em armadilhas, pois tu és nosso refúgio. Nas tuas mãos entregamos a nossa vida. Tu nos salvarás, porque tu és Deus fiel” (Sl 31.3-5). Amém.
Bibliografia
BAESKE, Albérico. 1º Domingo após Epifania (Batismo de Nosso Senhor). In: Proclamar Libertação, v. 30. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2004. p.44-53.
GOBERT, Valter M. Teologia do Batismo. São Paulo: Paulinas, 1988.
KLEN, Vânia Moreira. 1º Domingo após Epifania. In: Proclamar Libertação, v. 24. São Leopoldo: Sinodal, 1998. p. 67-69.
SOBRINHO, Ari S. O que é arrependimento? Cuiabá: pregação no culto comunitário, polígrafo, 2010, p.1-4.
Proclamar libertação é uma coleção que existe desde 1976 como fruto do testemunho e da colaboração ecumênica. Cada volume traz estudos e reflexões sobre passagens bíblicas. O trabalho exegético, a meditação e os subsídios litúrgicos são auxílios para a preparação do culto, de estudos bíblicos e de outras celebrações. Publicado pela Editora Sinodal, com apoio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).