Prédica – Marcos 6.1-13
7º Domingo após Pentecostes – 07/07/2024
07/07/2024 – 7º Domingo após Pentecostes
Pregação: Marcos 6.1-13;
Leituras: Ezequiel 2.1-5; Salmo 123; 2 Coríntios 12.2-10
P. Daniel Schorn – Chapadão do Céu – GO
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Quero saudar e dar as boas-vindas à todas as pessoas presentes neste culto. Se temos pessoas que estão no culto desta Comunidade Luterana pela primeira vez, de forma bem especial desejamos que se sintam acolhidas entre nós. Que bom que você está aqui! Deus quer ter um encontro conosco. Ele falou no passado e segue falando, especialmente por meio da sua Palavra, a Bíblia. Jesus disse na famosa Parábola do Semeador: A semente que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido
de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança (Lucas 8.15).
Ao ensinar as multidões, Jesus sabia que existiam diferentes tipos de ouvintes. Sim, também com ele foi assim! Há aqueles em que a semente nem germina. São completamente desatentos. Estão só esperando o culto acabar para ir embora. Há aqueles que ouvem com atenção e até se entusiasmam. Mas são como “fogo de palha” e logo desistem, porque não tem nenhuma disciplina com aquilo que é realmente importante. Há aqueles que ouvem sempre e há muito tempo. No dia a dia, porém, o coração deles está focado no seu próprio sucesso e na busca pela felicidade segundo os padrões deste mundo.
Finalmente, há quem ouça de “bom e reto coração”. A Palavra de Deus neles, é semente de vida nova, é poder de Deus para transformar. Eles se tornam como uma árvore frutífera, têm uma vida abundante e são abençoadores de todos que os cercam. Como você tem ouvido a Palavra de Deus que chega a você? Com que coração vai ouvir hoje o que Deus quer falar ao seu coração?
CANTO DE ENTRADA
26 – Livro de Canto – Reunidos aqui
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
A comunidade cristã se reúne em nome e na presença do Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
526 – Livro de Canto – Glória ao Cordeiro
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Nosso Deus e Pai, hoje queremos reconhecer o quanto temos dificuldade para te ouvir. Não porque o Senhor deixou de falar. Temos certeza de que o Senhor quer falar conosco. Mas nós temos vivido distraídos. Investimos tempo precioso em redes sociais, encharcando nossas mentes de informações e de problemas que não podemos resolver. Vivemos agitados, ansiosos, temerosos, angustiados. Como seria diferente se nossa mente estivesse descansando nas tuas promessas, se nosso coração confiasse nas tuas palavras. Perdoa-nos, Senhor! Temos pecado contra ti.
Desaprendemos completamente a “santificar o dia de descanso”, a ter tempo para ti e para tua Palavra em nossa vida. E por isso, em grande medida, vivemos cansados, irritados, tratando mal as pessoas e sendo omissos até com nossos filhos. Perdoa-nos, Pai, por nos tornarmos filhos indiferentes, que não tem tempo para te ouvir e, tantas vezes, só dão ouvidos ao que outros querem falar. Por teu Filho, Jesus Cristo, que morreu para nos reconciliar contigo, oramos. Amém!
ANÚNCIO DO PERDÃO
Nosso Deus é cheio de paciência, de compaixão e de graça. Ele não nos retribui conforme nossos pecados. Senão, estaríamos condenados. Pelo contrário, “como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do somos formados; lembra-se de que somos pó” – (Salmo 103.12-14).
Assim, anuncio-lhes o perdão de Deus, mediante Jesus Cristo. Receba o amor e a compaixão do Pai por você, pela fé. Amém!
KYRIE
Queremos clamar por nosso mundo que geme por causa da realidade do pecado, que gera injustiças, tragédias, toda forma de maldades e se perde na mentira. Senhor, clamamos por tantos que não conhecem a tua Palavra à nossa volta e se perdem em sua busca desesperada por felicidade. Tem misericórdia e envia trabalhadores para tua seara; Senhor, clamamos pelos países e regiões ao redor do mundo onde o anúncio da tua Palavra é um crime, mantendo multidões na impossibilidade de te conhecer como Senhor e Salvador.
Tem misericórdia e abra as portas para o Evangelho chegar ao coração de todos; Senhor, clamamos pelos países nos quais tua Palavra já foi pregada abertamente, mas hoje mergulham no secularismo e abraçam qualquer tipo de religiosidade da moda, abandonando as igrejas. Tem misericórdia e traga um despertamento no meio dos nossos irmãos. Amém!
GLÓRIA IN EXCELSIS
Apesar de todas as dificuldades que nos cercam, podemos declarar como salmista: “Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver” – (Sl 23.6).
Assim, glorifiquemos ao nosso amado Deus: Obrigado, ó Pai, porque não andamos com medo do futuro. Confiamos nas tuas promessas e vivemos na perspectiva da eternidade. Tu nos redimiste, perdoaste e nos deste um propósito eterno para orientar nossa existência. Bendito seja o teu nome! Não andamos mais na escuridão da falta de sentido, mas na luz da tua boa, agradável e perfeita vontade. Amém!
77 – Livro de Canto – Canta, minha alma, ao Senhor
Ou: Nº _______________________________________________________
ORAÇÃO DO DIA
Nosso Deus e Pai, é maravilhoso saber que tu nos ouves. Mas nós viemos aqui para te ouvir falar conosco por meio da tua Palavra. Nós cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que, é por meio dela, que tu falas e te revelas a nós. Senhor, nós não precisamos aprender mais um pouco sobre ti.
Nós pedimos que teu Santo Espírito traga revelação da tua Palavra ao nosso coração, para que não saiamos apenas com algum conteúdo intelectual acrescentado, mas com a verdade transformando nossas vidas!
Oramos em nome do Senhor Jesus. Amém!
Nessa expectativa, vamos fazer as leituras bíblicas de hoje! Abra seu coração!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Ezequiel 2.1-5
2ª Leitura Bíblica: Salmo 123
3ª Leitura Bíblica: 2 Coríntios 12.2-10
Convido a Comunidade reunida para que todos se coloquem em pé para a leitura do Evangelho. Vamos ouvir a leitura do texto de Marcos 6.1-13, que também será a base para a mensagem que vamos ouvir na sequência.
Leitura do Evangelho: Marcos 6.1-13
Aclamemos ao Evangelho cantando “Aleluia”.
186 – Livro de Canto – Aleluia
Antes da mensagem de hoje, vamos preparar o terreno do nosso coração cantando:
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
87 – Livro de Canto – A Lei do Senhor é perfeita
PREGAÇÃO
Enxergam, mas não veem! – Marcos 6.1-13
Introdução
Talvez você vá se identificar com a situação que vou relatar. Sua esposa lhe pede: “- Você pode pegar a geleia de uva, por favor?” Solícito, você vai à geladeira e inicia sua busca. Procura, mas não acha. Já um tanto irritado, responde: “- Acho que acabou! Não tem geleia de uva aqui!” Calmamente, sua esposa levanta, vai à geladeira, lhe pede licença, saca a geleia de diante dos seus olhos, lhe dá aquele sorriso maroto e volta à mesa. E você fica pensando: “- Como foi que não vi? Estava debaixo do meu nariz!”
Quando Jesus esteve entre nós, aconteceu algo semelhante. As pessoas o enxergaram, mas não puderam reconhecer quem ele de fato era. Nos dias do profeta Ezequiel, Deus o enviou para levar uma mensagem de arrependimento. As pessoas escutaram suas palavras, mas se negaram a ouvir sua mensagem. A igreja de Corinto passou a desprezar o apóstolo Paulo, que havia plantado aquela comunidade cristã, porque ele não correspondia às suas expectativas como um excelente orador.
Em todos esses casos, as pessoas julgaram pela aparência e foram enganadas por ela. Tropeçaram em expectativas falsas acerca dos mensageiros da Palavra.
Isto nos faz refletir sobre o modo como estamos ouvindo o Evangelho também em nossos dias. Também hoje há muitos que escutam, mas não ouvem; que enxergam, mas não veem. Estamos vivendo angustiados.
Somos a geração mais ansiosa que viveu sobre a terra e nosso país é o campeão mundial da ansiedade. O que realmente estamos buscando, está debaixo do nosso nariz, como a geleia na geladeira. Por que não nos damos conta? Por que não estamos vendo? Por que buscamos soluções tão fantasiosas, fantásticas ou extraordinárias? Jesus era a solução há tanto esperada! Por que foi rejeitado? Ele segue sendo a solução para nossos maiores anseios! Por que o seguimos desprezando?
1 – Banalização
Um dia uma pessoa me disse: “A intimidade é uma droga!” Eu não entendi o que a pessoa quis dizer. Então ela explicou: “Ora, a gente costuma tratar bem as pessoas de quem a gente é muito íntimo ou os desconhecidos? Para quem sobram as reclamações, as ‘caras feias’ e palavras grosseiras? Não é para quem a gente mais tem intimidade?” Tive que concordar com ela. Todo mundo achava conhecer Jesus em Nazaré! Ele cresceu ali! A suposta intimidade que tinham com ele e com sua família, gerou incredulidade, dúvidas e julgamentos. Ele era familiar demais para ser alguém tão importante. De onde vinha toda aquela sabedoria? Ele não saiu para estudar na “Escola dos Rabinos”, mas precisou ajudar seu pai, José, na carpintaria da família! Milagres? Ele sempre foi um menino educado, mas tão comum como qualquer outro!
Algo similar segue acontecendo em nossos dias, talvez exatamente com você que me ouve neste momento. Sim, muitos de nós cresceu na igreja e está extremamente familiarizado com tudo que sempre fazemos. Conhece as histórias bíblicas desde o Culto Infantil. Foi confirmado em sua fé, tendo antes recebido uma boa bagagem de conhecimento bíblico, história da igreja e os alicerces confessionais. Possivelmente entenda a importância da oração e de outras disciplinas cristãs. Contudo,
justamente por estarmos tão familiarizados com tudo isso, é que não damos mais valor! Banalizamos a importância do Evangelho, de viver pela fé e da comunhão com os demais cristãos. Ou seja, tudo isso se tornou tão comum, que agora deixou de ser prioridade.
Você já conheceu alguém que tinha uma vida toda desregrada, irresponsável, ou seja, uma pessoa “pecadora”, que teve uma experiência de conversão e depois “não saía mais da igreja”? Sim, por vezes, uma pessoa vinda de fora dará muito mais valor à Palavra de Deus do que os de dentro, que se consideram “bonzinhos”, “gente do bem”, e não conseguem compreender por que necessitam de arrependimento. E o fervor daquele que vem de fora, muitas vezes se torna agressivo para os de dentro, porque denuncia sua completa apatia espiritual. É comum que ele receba algum rótulo depreciativo: “Virou fanático!”
Em Nazaré, Jesus foi visto, mas não o reconheceram! Eles o enxergaram, mas não o viram. Se escandalizaram com ele. E como tem sido na sua vida? De que maneira você está ouvindo? Como quem quer conhecê-lo? De que forma você olha para Jesus? Como um curioso na multidão? Ou até pior do que isso: como um indiferente?
2 – Oportunidade
Na sequência do relato do Evangelho de Marcos, Jesus passa a ensinar nos povoados. Os povoados eram pequenas vilas, nas quais não havia uma sinagoga, espaço “oficial” de ensino religioso dos judeus. Isso quer dizer que Jesus passou a ensinar em casas ou locais públicos. E ele também passa a preparar os apóstolos para sua futura missão, enviando-os para chamar o povo ao arrependimento (cf. v. 12).
Há muitos aspectos que poderiam ser destacados neste relato bíblico. Mas gostaria que você prestasse atenção no fato de que a postura das pessoas em relação ao Evangelho significaria a diferença entre graça ou juízo. Ou seja, quando a palavra era acolhida, havia graça e manifestação de sinais miraculosos, como libertação de oprimidos por espíritos malignos e cura de doentes. Mas diante da rejeição da palavra, Jesus orienta que seus seguidores “sacudam a poeira dos seus pés” como sinal de juízo contra os tais.
A mensagem do Evangelho que você ouve quando vem ao culto, é graça e juízo! Se você acolher aquilo que Cristo fez na cruz em seu favor, arrependendo-se dos seus pecados, ela será graça e salvação na sua vida. Se você acha que quem precisa se arrepender é seu vizinho alcoólatra, sua cunhada fofoqueira e seu chefe adúltero, então essa mesma palavra vai lhe condenar. Você acha que não precisa do que Jesus fez a seu favor na cruz? Você é bom o suficiente para apresentar sua justiça própria diante de Deus? Lamento lhe informar, mas você está tentando ser o salvador de si mesmo. Não há pecado pior!
Nós somos responsáveis pela verdade do Evangelho que ouvimos. Ela é salvação para todo o que crê! É um grande privilégio! Não podemos deixar que esse grande privilégio seja banalizado e desprezado por uma atitude de apatia, indiferença e falta de prioridade. O Evangelho não é sobre trivialidades. Ele nos reconduz ao propósito eterno de Deus quando nos criou. Ele não apenas nos dá esperança diante da morte, mas transforma a vida presente numa missão segundo o Reino de Deus. Ele nos liberta das pobres ilusões materialistas; nos salva do vitimismo de quem perdeu o sentido; nos derruba dos pedestais do orgulho; descobre nossos olhos das vendas da religião.
3 – Conclusão
Assim, não desperdice as oportunidades que você tem de ouvir o Evangelho. Jesus quer se revelar a você. Quer tirar você da multidão, na qual você é apenas um expectador. Um cristão de verdade não está só assistindo! Ele é protagonista de uma nova história que Deus, por meio do Espírito Santo, está fazendo em sua vida. É uma vida dinâmica, de constante transformação pela verdade da Palavra de Deus. E ver o que Deus está fazendo na nossa vida, faz com que queiramos compartilhar isso com os outros! E enquanto Deus vai nos transformando pelo Evangelho, ele também vai nos enviando aos “povoados” da nossa vizinhança, local de trabalho e na própria família, para chamar outros a experimentarem o que estamos experimentando.
Talvez você esteja buscando longe a resposta que está perto! Tem tentado por suas próprias forças e já não sabe o que fazer. E a resposta esteve sempre aí, debaixo do seu nariz. Sim, Jesus está acessível. Não há nada de complicado. Não fique esperando algo “bombástico”. Jesus só precisa que você renda sua vida a ele, do jeito que está. Que você reconheça e confesse seu pecado. É um ato simples de fé, de entrega.
Então, desperta dessa apatia!
Levante-se para servir ao Senhor com alegria!
Jesus está passando!
Não perca sua oportunidade!
HINO
150 – Livro de Canto – Buscai primeiro o Reino de Deus
CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a nossa fé através do Credo Apostólico, que nos une a todos os outros cristãos ao redor do mundo que creem no Trino Deus:
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
290 – Livro de Canto – Chuvas de bênçãos teremos
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Senhor, te somos gratos porque ouves nossas orações e és sensível aos sofrimentos que nos cercam. Intercedemos pela nossa Comunidade de Fé, pelo seu bom testemunho neste lugar onde estamos, por unidade nas tomadas de decisões e ânimo renovado das lideranças. Senhor, a igreja não é nossa. Somos igreja de Jesus Cristo. Ajuda-nos a compreender nossa identidade e vocação, cumprindo nosso papel, sendo sal e luz do mundo. Somos tua família, Pai celestial, a reunião dos teus filhos e filhas. Que as pessoas que nos cercam possam te ver em nós. Para tanto, restaura nosso primeiro amor e fortalece-nos para sermos perseverantes em nossa missão.
Também apresentamos estes motivos de intercessão:
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…
________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
BÊNÇÃO
O amor de Deus, o Pai, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos! Amém!
ENVIO
Partimos do culto para seguirmos prestando culto com toda nossa vida, na família, trabalho, escola e onde quer que estejamos. Vá! E que Cristo brilhe através da sua vida! Amém!
CANTO FINAL
300 – Livro de Canto – Deus vos guarde pelo seu poder