Prédica – Marcos 7.24-37
16º Domingo após Pentecostes – 08/09/2024
08/09/2024 – 16º Domingo após Pentecostes
Pregação: Marcos 7.24-37.
Leituras bíblicas: Isaías 35.4-7a; Salmo 146; Tiago 2.1-10(11-13), 14-17;
Pastor Adriel Raach – Cuiabá – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Sejam bem-vindos e bem-vindas a este culto.
Acolho vocês com o lema bíblico do 16º Domingo após Pentecostes: “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se” – (Filipenses 4.4).
A alegria faz parte da vida do cristão, da cristã. Nós nos alegramos apesar das tristezas, apesar do sofrimento, apesar das provações.
Nós nos alegramos por que Deus é a nossa alegria, nos alegramos no Senhor! Alegria não é significa estar tudo bem na vida, mas sim estar em paz com o fato de que, mesmo não estando tudo bem, podemos nos alegrar.
Então, alegrem-se sempre no Senhor; outra vez vos digo: Alegrem-se! Que este culto nos seja também motivo de alegria. Amém.
Aos que nos visitam, desejamos que se sintam bem entre nós! Sejam bem-vindos!
O nosso encontro é com o nosso Deus, e Ele acolhe com alegria a todas as pessoas que vêm se encontrar com Ele.
CANTO DE ENTRADA
Nº 17 – LCI – Nós estamos hoje aqui
Ou: Nº 09 – LCI – Esta é tua casa
SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome e na presença de Deus Pai, o Criador de todas as coisas, Deus Filho, nosso Salvador e redentor, e Deus Espírito Santo, o auxiliador e vivificador. Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 01 – LCI – Saudação apostólica
Ou: Nº 03 – Trino Deus
CONFISSÃO DE PECADOS
Por vezes nos sentimos indignos e pecadores ao ponto de achar que Deus nos abandonou. Nossa paciência é pouca. Somos cruéis em nossos julgamentos e achamos que Deus nem nos ouvirá se pedirmos por seu perdão. Mas, isso não é verdade. Ele ouve e Ele nos perdoa.
Ele também nos convida a vivermos nossa vida toda pautada nesse perdão que recebemos e que, por isso, também podemos oferecer aos outros. Oremos: Deus eterno, Pai misericordioso e compassivo.
Tu tens planos grandiosos para cada pessoa. Tu nunca provocas o nosso mal e não te agrada ver nossa dor. Muitas foram as vezes que tu te compadeceste do teu povo sem que merecessem. Pois, estamos nós aqui, mais uma vez para pedir que nos perdoes.
Não somos merecedores de tua graça, mas confiamos que tu és gracioso. A prova disse é que deste teu Filho, Jesus Cristo, para que sofresse a morte em nosso lugar, nos libertando assim da escravidão do pecado.
Oramos a ti e pedimos que derrames tua infinita graça e nos purifique de todo mal. Acompanha-nos nas linhas tortas que traçamos para nossa vida. E corrigi-nos graciosamente, por amor de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
A graça de Deus nos alcança, e Ele ouve a nossa oração, quando pedimos por seu perdão. A toda pessoa que confessa seus pecados com sinceridade, anuncio, seus pecados estão perdoados, em nome do Pai, e do Filho e do ES. Amém.
KYRIE
Oremos pelas famílias vítimas de fortes chuvas, também das secas severas que assolam partes do mundo.
Oremos pelas pessoas que passam fome, na escassez, mas, principalmente, pela falta de partilha no mundo.
Oremos pelas vítimas de violência nas grandes cidades, pelas nações em guerra e por todos os infortúnios que sofridos pela humanidade pecadora, nas relações interpessoais, nos maus tratos ao meio ambiente e no desprezo pela palavra de Deus.
Rogamos por piedade e paz neste mundo, cantando juntos:
Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorifiquemos ao nome Deus cantando:
Nº 101 – LCI – Bendirei ao Senhor
ORAÇÃO DO DIA
Nosso Deus e Pai, somos o teu povo, a tua Igreja, guiada por Ti ao longo da história, em paciência e misericórdia.
Rogamos que a tua presença transformadora realize em nós o que tu queres para a nossa vida.
Permite que saiamos daqui alimentados de coragem e paciência, que só encontramos em ti e na tua palavra.
Em nome de teu Filho amado, Jesus Cristo, que vive e reina, contigo e com o ES, de eternidade a eternidade. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 35.4-7a
2ª Leitura Bíblica: Tiago 2.1-10(11-13), 14-17
Aclamação do Evangelho: “Jesus acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre” – (2 Tm 1.10).
ALELUIA
3ª Leitura Bíblica: Marcos 7.24-37
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 – LCI – Pronto para ouvir
PREGAÇÃO
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. Amém.
Prezada comunidade
Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é também o nosso Senhor e Salvador! Essa palavra do versículo 37 resume bem o que gostaríamos de expressar quando pensamos no Messias: “Tudo o que faz ele faz bem”. Concordamos com isso. Não questionamos a Santidade de Jesus, de forma alguma. Ele é o Filho de Deus, o ungido que veio para nos resgatar do poder do pecado.
Realmente a santidade e a bondade de Jesus nunca são questionadas. Na única vez na Bíblia em que Jesus lida com pessoas criando boatos sobre Ele, aquilo que Ele disse chega a ser uma dura sentença aos que duvidaram ou aos que ainda venham a duvidar de que Ele age em nome de Deus (Mt 3.20-35).
“28 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados.
29 Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.
30 Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau”.
Ele foi um ser humano extraordinário, isso até mesmo quem não crê em Deus admite. Para nós, que cremos, o reconhecemos como o verdadeiro Deus.
Mas, o que talvez não entendemos ainda é qual era o objetivo de Jesus com tudo o que ele fez neste mundo? Sim, porque é fácil vermos pessoas glorificando a Cristo e desprezando estrangeiros!
É só parar e observar e veremos que tem pessoas que dizem estar honrando a Cristo enquanto depositam toda sua esperança e confiança cega em pessoas importantes.
Como bem nos lembrou o Salmo de hoje: “Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém” – (Sl 146.3).
Que chance tinha aquela mulher estrangeira de resolver a questão com a sua filha se contasse com algum ser humano deste mundo? Ela e sua família eram classificadas como seres humanos de classe inferior, comparáveis aos cachorros.
Que chance teria aquele pobre homem, surdo-mudo, estigmatizado pela sua condição como alguém que provavelmente devesse pagar pelo seu pecado, ou ainda pelos pecados de seus pais vivendo uma vida de exclusão, à margem da sociedade? Em Jesus, porém, eles têm uma chance. E, como eles sabiam que poderiam ter essa chance com Ele? Sabiam porque estavam no mais fundo poço de sofrimento e angústia. E Deus está lá!
Jesus não quer que contem adiante o que Ele está fazendo tão bem feito. Mas, não significa que ele não queria que a notícia se espalhasse. Seu temor era que suas ações chocassem tanto os fariseus, os mestres da lei e as autoridades romanas que faria com que eles se mobilizassem rapidamente para matá-lo. Era um desfecho inevitável, e Jesus sabia disso. Ele só pediu cautela para que não fosse rápido demais.
Quando olhamos para nós mesmos, como cristãos e cristãs, devemos nos perguntar se compreendemos bem qual era o objetivo de Jesus ao realizar tantos milagres incríveis e emocionantes.
Será que ele queria iniciar uma dinastia de santos milagreiros que seguiria realizando essas façanhas pelo mundo? Talvez haja quem pensa que sim. Acreditam tanto nisso que seguem afirmando terem poderes de cura e extorquindo as pessoas em troca de uma oração de imposição de mãos.
A exemplo da mulher estrangeira, desesperada por causa da condição de sua filha, quantas pessoas desesperadas temos hoje em dia, só aguardando uma migalha cair da mesa para poderem se saciar.
E como as estamos tratando? A exemplo daquele homem surdo-mudo, quantas pessoas neste mundo que são caladas: mulheres, jovens, crianças, idosos, pobres e também os estrangeiros? A o que estamos dedicando nossa vida de louvor a Deus?
Há quem acredite que prova de fidelidade a Deus seja prosperidade financeira, vida bem-sucedida e, de forma errada, chamam essas coisas de bênçãos. Bênçãos foram concedidas aos pais na fé Abraão, Isaque, Jacó e suas esposas e famílias.
Eles sofreram muito para honrar a bênção que receberam, assim como Moisés, José e os profetas, os discípulos e apóstolos, a grande maioria deles foram mortos, martirizados por causa da bênção que receberam.
O que as bênçãos de hoje estão sendo capazes de fazer pela obra de Deus neste mundo? Todo o poder que se busca nas riquezas e cargos de autoridade, nos enormes e luxuosos palácios construídos sob a desculpa de ser “para Deus”, tudo isso só demonstra nossa incapacidade de enxergar o fundo do poço, de realmente ver onde Deus está.
A Palavra de Deus diz de forma muito clara: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso!” – (1 Jo 4.20).
E diz mais: “Vocês ouviram o que foi dito: ame os seus amigos e odeie os seus inimigos. Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês” – (Mt 5.43-44).
Então, se ainda resta alguma dúvida sobre o que Jesus tinha por objetivo com tantos feitos maravilhosos, não há mais como não perceber, tanto quando nos deparamos com seus ensinamentos sobre o amor, quanto ao nos lembrarmos dos seu exemplo de amor, oferecendo a outra face, se entregando à morte e orando a Deus pelas pessoas que gritavam “crucifica” e pelos soldados que o mataram.
Jesus é amor! Ele é o amor que consegue enxergar o fundo da alma daquela mulher estrangeira e que não permite que seu sofrimento continue! Ele é o amor que percebe a angústia daquele homem surdo e mudo e revela a ele que, em Deus nós podemos ter esperança de vida em abundância, vida verdadeira, completa e curada.
Saiba que o grande objetivo de Jesus é chegar ao teu coração de forma amorosa. Quando isso acontecer de verdade sua missão neste mundo terá continuidade através de você. Você será mais uma de tantas pessoas abençoadas na história do mundo que vieram para acolher e auxiliar os mais necessitados.
Ao falar de Cristo para elas, tanto em palavras como em ações, você estará espalhando o amor de Deus ao mundo e assumindo a sua responsabilidade como cristão, cristã.
Que Deus nos ajude a compreendermos a verdade da sua Palavra, e que a coloquemos em prática. Amém.
HINO
Nº – 436 – LCI – Porque ele vive
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra que acabamos de ouvir queremos unir nossas vozes com toda cristandade na terra e dizer juntos as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai…
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº – 479 – LCI – Graças dou por esta vida
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Oremos
Nosso Deus, Pai eterno, cheio de bondade, misericórdia e paciência. Vem e ouve o que nós temos para te agradecer!
Obrigado porque és compassivo e nos usas como instrumentos teus neste mundo, através da tua bênção!
Obrigado porque tu mostraste através de Jesus Cristo o amor verdadeiro e incondicional que devemos também praticar como teus seguidores.
Sabemos que tu és um Deus que sempre nos dá nova chance de viver conforme a tua vontade. Por isso te somos gratos. Esta comunidade também tem motivos para te agradecer.
Obrigado pelas pessoas que completam aniversário, obrigado pela saúde, pela força para o trabalho, por nossa comunidade, pela paróquia, por nossa igreja. Obrigado pelo pão de cada dia que não nos falta, obrigado pela tua misericórdia.
Ó Deus, tantos são os nossos anseios e os nossos desejos. Pedimos para que nossos desejos nunca sejam maiores do que a nossa compreensão e aceitação para aquilo que tu vens realizar em nossa vida.
Levamos diante de ti aquilo que pesa em nós, no que gostaríamos de ser atendidos, e queremos dizer como disse Jesus no Monte das Oliveiras: “que seja feita a tua vontade, e não a nossa”.
Ouve o que esta comunidade tem para pedir e interceder: – pelos enlutados ……………. pedimos que conforte o coração de cada um, ó Deus. Dê-nos a certeza da vida eterna, de que um dia vamos nos reencontrar no reino.
Pelas pessoas doentes, acamadas, nalgum tratamento, …………. pedimos por paciência e perseverança na fé e na esperança em ti. São tantos os casos que tu acompanhas ó Deus, longe ou perto… pedimos que livre teus filhos do sofrimento e conceda a tua graça.
Pedimos pelas autoridades deste país e em todo o mundo. Em especial, ilumina a mente de governantes para que, ao invés de fazerem guerra, busquem promover a paz. Pedimos pela tua Igreja, una, santa e universal.
Assim como fizeste até hoje, continues guiando o teu povo no caminho certo. Tu conheces o teu povo, ó Deus. Tudo o mais que temos para lhe pedir e agradecer, nós incluímos na oração que o teu Filho nos ensinou:
PAI NOSSO
Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
BÊNÇÃO
A Bênção do todo poderoso Deus venha sobre vocês:
O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti.
O Senhor, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Amém.
ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
Comunidade: Demos graças a Deus.
CANTO FINAL
Nº – 288 – LCI – Vem, derrama a paz