Pela graça de Deus, somos o Sínodo da Amazônia, livres para cuidar.
Nós, representantes das paróquias que compõe o Sínodo da Amazônia, reunidos em Assembleia Geral Ordinária nas dependências do Centro Luterano de Formação, em Cacoal – RO, de 06 a 08 de Novembro de 2015, ocupamo-nos com a temática que acompanhará as meditações e ações de nossa Igreja no ano litúrgico de 2016, bem como irmanados ecumenicamente na Campanha da Fraternidade 2016.
Leia a mensagem da 18ª Assembleia Sinodal – 2015:
“Pela graça de Deus, livres para cuidar”, com o lema “Buscai o bem e não o mal” (Amós 5.14a), e partir disso nos perguntamos: – o que significa ser uma igreja missionária? Qual a nossa função como igreja? Igreja missionária é aquela que se põe a cuidar daqueles que são confiados a ela; de forma integra e ética, assumindo assim, o nosso compromisso como cristão num mundo que nos rodeia, onde a mensagem evangélica carece de comprometimento verdadeiro.
Somos Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e por isso queremos testemunhar para tudo e todos que tudo, incluindo a salvação, nos é dado pela graça de Deus, pela fé, através de Cristo, como nos afirmam as Sagradas Escrituras. Por isso afirmamos que nem a salvação, nem as pessoas e nem a natureza podem ser compradas.
Como filhos e filhas de Deus somos chamados a assumir o nosso trabalho com ética numa sociedade em que valores inerentes à convivência comum são tratados como ultrapassados e antiquados. Somos, dessa forma, lembrados que, sendo amados por Deus, temos a liberdade de, apesar de nossos problemas, apesar de nossas transgressões, apesar de nossos pecados, apesar de nós mesmos servirmos e cuidarmos uns dos outros de forma amorosa e mutua. Somos cuidados por Deus e assim, por esse amor incondicional, somos chamados a cuidar.
Como Sínodo da Amazônia, somos desafiados a continuarmos sendo IECLB no norte do país, servindo a Deus e às pessoas. E que Deus nos ajude e fortaleça. Amém.
Esta foi a mensagem da 18ª Assembleia Sinodal – 2015.