Ao badalar dos sinos da torre da Comunidade Evangélica de Sinimbu, cuja Paróquia completa o seu centenário no corrente ano, tiveram início dos trabalhos da 12º Assembleia Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul-IECLB, na manhã do dia 18/08/2007.
Leia a mensagem da 12ª Assembleia Sinodal – 2007:
Como grande Comunidade que se coloca a caminho – como nos indica a palavra Sínodo – e na presença do Trino Deus, todos e todas participaram da Celebração de Abertura, onde foi enfatizado o tema e lema da IECLB para o ano de 2007: No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação. “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.20).
A participação do Coral Municipal de Sinimbu abrilhantou o momento da celebração.
A palestra proferida pelo Pastor Sinodal Waldir Nilo Trebien destacou aspectos que mereceram laboriosa reflexão:
1. a missão que a Igreja recebe de Deus, não significa apenas preservar a confessionalidade evangélica-luterana dentro da Comunidade, mas fazer com que o “perfume” do ser evangélico-luterano seja sentido na sociedade onde a comunidade está inserida;
2. missão e diaconia devem andar juntas. A palavra de Deus nos impele ao agir, pois “sem obras a fé é morta” (Tiago 1.17);
3. a proposta de formação contínua da IECLB não quer ser apenas o aumentar do sentimento de pertença à IECLB, mas quer fazer da capacitação e da formação uma motivação a mais para a missão;
4. cada comunidade deve descobrir a melhor maneira de fazer missão, avaliando com serenidade e respeito o meio cultural no qual está inserido;
5. deve-se aumentar nos membros a consciência de que a IECLB vai muito além “da sombra da torre da igreja”. A IECLB está presente em todo o Brasil. As alegrias desta Igreja são de todas e todos nós, e suas dificuldades também.
A palestra estabelece dois desafios concretos:
a) a missão carece de apoio financeiro. O item missão deve ser colocado no orçamento de Paróquias e Comunidades;
b) Paróquias devem refletir sobre a criação de uma forma de auxílio mútuo financeiro entre as mesmas. Auxiliar os necessitados é tarefa dada por Jesus, conforme Mateus 25.31-46.
A 12º Assembleia Sinodal coloca como desafio às comunidades e paróquias:
1. Permanece o grande desafio de apoiar e investir fortemente, também financeiramente, no trabalho com crianças. Refletir a missão com crianças é batizar, ensinar e educar. Temos no Sínodo aproximadamente 6.000 crianças entre1 e 11 anos de idade. Investir nas crianças é investir no presente da própria Comunidade; é um compromisso da Comunidade Cristã.
2. Formar lideranças a fim de que toda pessoa batizada seja um missionário, uma missionária. A vida da comunidade depende de todos os membros.
3. Permanece o desafio crescente de buscar nas comunidades uma consciência em torno do tema: Fé-Gratidão-Compromisso. A contribuição financeira à Igreja e para pessoas necessitadas, é tarefa e compromisso da Comunidade.
4. Seguindo orientação da IECLB, a correta administração da Comunidade, respeitando as leis de nosso País e as diretrizes da IECLB, deve ser tarefa de obreirosas e presbíteros de nossas comunidades.
A Assembleia reunida primeiramente agradece a Deus, pois Ele é o nosso motivador e mantenedor, e ao mesmo tempo ora pedindo a este Deus que os desafios que a Assembleia Sinodal remete ás suas comunidades possam, com a bênção Dele, ser colocados em prática. Na certeza de que não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos, nos despedimos no amor de Deus.
Os e as participantes da 12ª Assembleia Sinodal.
Esta foi a mensagem da 12ª Assembleia Sinodal – 2007.