Clique em “Ver mais” para ter a visão geral ou acesse diretamente os conteúdos através dos links abaixo.
Ver maisConheça as ênfases e atividades realizadas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisTenha acesso a conteúdos por temas e âmbitos de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisAcesse serviços e documentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisConfira os eventos e os cursos oferecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisFortaleça a fé com as Senhas Diárias, as Meditações Diárias e o Culto Nacional Online.
Ver maisFique por dentro do que acontece na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisO Sínodo Espírito Santo a Belém é um dos 18 Sínodos que formam a IECLB. Abrange o estado do Espírito Santo, mais a região litorânea do Nordeste e Norte do Brasil, até Belém no Pará. Sua sede administrativa está na cidade de Vitória/ES.
É constituído por 45 Paróquias e 193 Comunidades, reunidas e 7 Uniões Paroquiais (União Paroquial Guandu, Grande Vitória, Rio Jucu, Mata Fria, Norte do Espírito Santo, Norte e Nordeste, Santa Maria).
Fortalecer a vida comunitária, com o propósito de cultivar a comunhão entre seus membros e cumprir o “ide” de Jesus (Mateus 28.18-20) através da oração, da evangelização, da reta administração dos Sacramentos (Santa Ceia e Batismo), da formação de lideranças e da prática da Diaconia (serviço).
Somos uma igreja fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo. Uma igreja aberta que valoriza, celebra, acolhe e está comprometida com a boa criação divina. Ser uma igreja contextualizada, que faz diferença na localidade onde está inserida.
Cremos que somos pessoas justificadas somente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo (Romanos 1.17). Cremos que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os seres humanos (João 14.6). Cremos que não é possível amar a Deus e odiar e desprezar pessoas (1 João 4.20), e cremos que a fé sem obras é morta (Tiago 2.26).
O trabalho com os coros de metais, mais conhecidos como trombonistas, está presente em todas as Uniões Paroquiais. A Associação Obra Acordai Capixaba, que conta com mais de 40 grupos e mais de 500 pessoas associadas, é quem organiza este trabalho. A Obra Acordai Capixaba organiza anualmente o Encontro Capixaba de Trombonistas, apoia encontros nas Uniões Paroquiais, realiza cursos e capacitação para a técnica instrumental e de regência, além de preparar partituras e cadernos.
Dentre os diversos trabalhos na área musical, destacamos: Associação Obra Acordai Capixaba, Semana de Canto da ADL, os mais de 20 corais de vozes que reúnem mais de 700 coralistas em grandes encontros e as oficinas de composição do Musisacra com mais de 90 composições inéditas.
Toda essa musicalidade é gerida pelo Conselho Sinodal de Música e pela Assessoria de Música do Sínodo, que tem a função de promover ações de formação que fortalecem lideranças e grupos no seu serviço musical.
A ACESA é uma Pastoral da Saúde que visa a saúde integral das pessoas. A ACESA tem Grupos Comunitários em 11 municípios do Estado capixaba.
Os grupos comunitários, ligados à IECLB, atuam com várias terapias: chás, tinturas, pomadas, xaropes, compostos, cataplasmas, banho de assento, escalda-pés, massagem terapêutica, reflexologia, acolhimento com terapia do barro (Geoterapia).
A Associação Diacônica Luterana – ADL – é um importante centro de formação que, ao longo de seus 65 anos de existência, desperta vocações, forma lideranças, promove educação ética, artística e cristã.
A ADL é um espaço de referência para o convívio social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Encaminha jovens para formação teológica, prepara pessoas para o serviço nas comunidades e para o exercício da cidadania a partir dos valores da fé cristã.
O Albergue Martim Lutero – AAML tem como missão acolher e auxiliar pessoas que se deslocam para os hospitais da Grande Vitória, com a finalidade de fazer tratamento médico especializado. Durante a permanência no Albergue, estas pessoas, recebem hospedagem, alimentação, cuidados pastorais, psicológicos e socioassistenciais.
O espaço físico acomoda 65 pessoas e conta com uma equipe multidisciplinar de 12 pessoas, juntamente com voluntários e parceiros, proporcionando atendimento digno, humanizado e de qualidade.
Em cada comunidade do Sínodo temos pessoas comprometidas com o Culto Infantil, colocando em prática a palavra de nosso Senhor Cristo Jesus: “Deixem que as crianças venham a mim…” (Marcos 10.14).
O Culto Infantil é uma atividade voltada para crianças e contribui, de forma pedagógica e lúdica, na edificação da Igreja. O Sínodo e as Uniões Paroquiais têm proporcionado às lideranças do culto infantil encontros de formação, seminários, subsídios pedagógicos e didáticos para o trabalho com as crianças.
O Conselho de Comunicação é responsável pelo Jornal Semeador, informações e notícias na página do sínodo no Portal Luteranos, mensagens e celebrações nos canais do YouTube e do Facebook, publicações de livros, devocionários e cadernos litúrgicos. O conselho zela pelo bom uso das mídias, levando mensagens de edificação pessoal e comunitária, resgates históricos e relatos de atividades desenvolvidas. Atua em perfeita harmonia com a doutrina evangélico-luterana, considerando Jesus Cristo a chave hermenêutica das Sagradas Escrituras.
O trabalho de formação no SESB acontece através dos Setores Constituídos, como: Grupos de Música, Metais, Culto Infantil, Ensino Confirmatório, JE, Casais, OASE, ACESA, cursos de presbíteros, de batismo, de profissão de fé. As Uniões Paroquiais (UPs) e os setores de trabalho produzem ou buscam nos diferentes setores da IECLB os materiais para estudo, reflexão e celebração. O SESB está implantando um plano de formação com liberação de uma pessoa de tempo integral para contribuir, organizar, motivar, estimular a Educação Cristã Contínua.
O conselho de missão é um importante fórum de discussão e planejamento no trabalho missionário. Dentro de suas atribuições está a tarefa de acompanhar e encaminhar os projetos missionários da Campanha Vai e Vem. O conselho também é responsável por acompanhar as paróquias que necessitam apoio financeiro através de projetos do fundo de missão. A tarefa de fazer discípulos e discípulas na missão de Deus é desafiadora e gratificante, e temos a certeza da presença do Espírito de Deus que nos impulsiona, capacita e envia para a missão.
Os principais eventos realizados pela Juventude Evangélica (JE) são: retiro do carnaval, dia da JE e seminários de formação de lideranças. O retiro do carnaval é um evento bienal, realizado nos anos ímpares, com participação de todos os grupos de jovens do Sínodo nos 4 dias de retiro. O dia da JE também é bienal e acontece nos anos pares. Anualmente, acontecem 2 seminários de formação de lideranças, sendo um no primeiro semestre e o outro no segundo semestre.
A OASE é uma associação de mulheres e tem como lema COMUNHÃO – TESTEMUNHO – SERVIÇO. As mulheres se reúnem para ouvir e refletir sobre a Palavra de Deus, compartilhar alegrias, preocupações e experiências, exercitar-se no perdão, no amor e no acolhimento mútuo, além de colocar seus dons a serviço de todos na prática da diaconia. Na Associação Sinodal da OASE do Sínodo há atualmente 75 grupos em atividade com aproximadamente 1.150 mulheres participantes.
A Pastoral da Consolação é um projeto missionário e diaconal em parceria com a Associação Albergue Martim Lutero (AAML). O objetivo é visitar e acompanhar pessoas vindas do interior do Estado, que estão hospitalizadas na região metropolitana de Vitória. Também atende pastoralmente as pessoas albergadas no Albergue Martim Lutero em Vitória – ES. O projeto tem como pressuposto o respeito à espiritualidade e religiosidade de cada pessoa, entendendo ser esta uma atitude indispensável para a construção de um diálogo e liturgia que ajudem no processo terapêutico da pessoa.
Portal Luterano
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers).
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs. There may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to