|
17ª Assembleia Sinodal – 2012

Meu Sínodo

17ª Assembleia Sinodal – 2012

Logo da IECLB estilizado

A 17ª Assembleia Sinodal – 2012, do Sínodo Uruguai ocorreu no dia 21 de abril, nas dependências da Comunidade Evangélica de Luzerna – IECLB, onde, num momento inicial, foi lembrado o fato histórico da morte de Tiradentes, um mártir que morreu em favor de um ideal.

Foi lembrado do lema bíblico deste segundo final de semana após a Páscoa, que fala dos discípulos de Emaús. Assim como os discípulos de Emaús, que o nosso coração possa arder pelo Reino de Deus. Assim como muitos mártires morreram por uma causa, que também nós possamos nos entregar e ter coragem de levar a boa notícia de esperança, amor e fé.

Falou-se do tema deste ano da IECLB “Comunidade Jovem, Igreja Viva” e o lema “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci.” Jeremias 1.5a.Este tema nos ajudou na reflexão desta assembleia.

Foi salientado que “Somos IECLB, uma igreja no Brasil” – uma igreja que sabe render culto a Deus, serve e propaga o evangelho.

A Igreja viva é aquela que acolhe a todas as pessoas. Ela está ciente dos desafios do mundo, nos animando e auxiliando na fé. Como membros dessa igreja somos desafiados a lembrar os atos poderosos de Deus, testemunhar o seu agir em nossa vida, e servindo com os nossos dons com alegria e gratidão.

Na igreja ninguém é mais ou menos importante: todas as pessoas têm a sua missão, a sua função especial que é propagar o Evangelho através da sua vida. A diferença está na maneira como desempenhamos a nossa função. Somos cooperadores para que sejamos IECLB no Brasil.

Neste dia de hoje, data em que comemoramos o Dia da Juventude Evangélica na IECLB, lembramos que o tema do ano nos convida à reflexão do lugar que o jovem ocupa na igreja.

A igreja tem auxiliado o jovem a se situar no mundo, como cristão? O nosso desafio como IECLB é trazê-lo para dentro da igreja, oferecendo espaço e oportunidades para a vivência de sua fé cristã.

A “igreja viva” nos desafia a valorizar o jovem, não condenando-o, mas valorizando-o nas suas perspectivas e potencialidades. A IECLB neste ano nos convida a refletir e a valorizar a presença jovem, pois ele é o fermento renovador da igreja.

Esta assembleia nos pergunta como temos usado o nosso tempo? Temos nos dedicado à nossa comunidade local? Quais são as nossas prioridades? Qual o nosso compromisso com a causa do Reino de Deus?

O nosso tempo está nas mãos de Deus. Que Deus possa usar a nossa vida e a nossa igreja a serviço do Reino, e que este tema e lema nos inspirem na vida comunitária.

No estudo apresentado para a assembleia foi ressaltado que nós, como igreja de Cristo, temos um fundamento que é a Palavra de Deus. Portanto, não precisamos temer a transição e as transformações que acontecem no mundo.

O mundo modifica a todo momento, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.

Foram apresentados cinco tópicos fundamentais para o crescimento de uma igreja saudável:

1. Ecossistema equilibrado. Toda a ação tem uma reação. Não somos uma ilha. Estamos neste mundo para nos relacionar e cuidarmos uns dos outros;

2. Adaptação ao meio ambiente. Como igreja devemos nos espelhar ao exemplo do camaleão, que nunca perde a sua identidade, mas se adapta à realidade;

3. Reprodução espontânea. Todo o ser vivo gera vida naturalmente. A igreja, que é viva, se reproduz a todo instante;

4. Instinto de preservação. Cuidar dos jovens é fundamental para a preservação da igreja. Tudo deve ter equilíbrio. Muitos querem servir, mas não dispõe de um espaço, pois alguns monopolizam o trabalho na comunidade;

5. Ciclo vital harmônico. Muitos vivem achando que são “eternos”, apegando-se excessivamente a questões materiais. A vida é “curta”. Quando morremos não levamos nada. Então, que vivamos nossa vida a serviço do propósito do Reino.

A igreja é um organismo, um corpo. Todos os membros são importantes. A igreja viva precisa das crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos… enfim de todos e todas nós. COMUNIDADE JOVEM – IGREJA VIVA nos anima e nos desafia diante da realidade do mundo a sermos instrumentos de Deus em favor de sua causa.

Encerramos esta mensagem com as palavras de um hino que foi entoado durante o culto inicial da 17ª Assembleia Sinodal – 2012 do Sínodo Uruguai: “Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Eu quero ser. Eu quero ser um vaso novo”.

Lista de Assembleias Sinodais

Assuntos relacionados

Temporal com granizo causa estragos em Erechim/RS ...

Culto Nacional Online 22º DOMINGO APÓS PENTECOSTES...

10º Encontro Sinodal da Associação dos grupos da O...

De grão em grão a missão acontece | Campanha Vai e...

Falecimento do Pastor Emérito Udo Schenkel

Cânticos natalinos - reflexão de Advento

Um Deus criativo - reflexão de Advento

Culto Nacional Online - 08/12/2024 - Segundo Domin...

Como Viver o Advento?

Como celebrar de forma lúdica o tempo de Advento

Comunidades Criativas no Sínodo Uruguai aborda o t...

Culto do Missão Criança e apresentação do Ministro...

Sínodo Uruguai define prioridades para o planejame...

Seminário Comunidades Criativas no Sínodo Uruguai

Culto Nacional Online - 02 de julho

Formação de Lideranças e elaboração de materiais n...

Mensagem da XVII Assembleia da Associação dos grup...

XXVII Assembleia Sinodal

18º Encontro Vida

Reinauguração da Igreja de Três Pinheiros

Rede de recursos

Planejamento missionário

Música

Mulheres

Manuário de Libras

Lideranças

Homens

Estudos bíblicos

Diaconia

Crianças

Auxílios para o Culto

Adolescentes e Jovens

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.