|

Meu Sínodo

13ª Assembleia Sinodal – 2009

Logo da IECLB estilizado

Leia a mensagem da 13ª Assembleia Sinodal – 2009

Sim, sou presbítero/a: a missão de Deus é a minha paixão

Estivemos reunidos como 13ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, na Paróquia Apóstolo André, em Testo Central, Pomerode/SC. Neste pedacinho exuberante da criação de Deus, num raio de apenas algumas centenas de metros, vê-se: igreja, centro comunitário, cemitério, escola, indústrias, residências… e uma rodovia. Vê-se, pois, o pulsar da vida em sua multiformidade, mas também em sua finitude. Vê-se, o caminho que nos relembra: temos passado, presente e futuro.

A Assembleia Sinodal realizada neste local avisa: em nosso presente, temos a missão de valorizar o passado que nos trouxe até aqui; e temos a missão de sermos responsáveis pelo futuro, ainda que desconhecido!

Motivados pelo tema “Sim, sou presbítero/a: a missão de Deus é minha paixão”, relatórios, prédica e palestra avaliaram o passado histórico do povo de Deus e, a partir daí, anunciam caminhos práticos e seguros para que a paixão pela missão de Deus siga seu rumo.

Os relatórios descrevem a paixão zelosa, crítica, amorosa e responsável por parte de presidência, pastorado, direção, comunicação, finanças, patrimônio, realizações, projetos, formação, enfim, descrevem o pulsar da vida nesta Igreja.

A palestra do pastor sinodal Guilherme Lieven, do Sínodo Sudeste, embasado nas sagradas escrituras, salienta:

1) A função exercida por presbíteros/as decorre do chamado de Deus.

2) Líderes assumem a responsabilidade para que haja união e comunhão na comunidade.

3) Em sua missão, cabe-lhes organizar e fazer escolhas, o que requer entrega à causa que assumiram, compromisso pela mesma e busca constante por capacitação.

4) Jamais devem usar o chamado de Deus para exercer domínio autoritário, que leva à negação dos valores do Evangelho.

A prédica do pastor Dr. Emilio Voigt, instalado no Culto de Abertura desta Assembleia Sinodal, como assessor de Formação no Sínodo Vale do Itajaí, baseou-se em Êxodo 18.13-26.

Neste texto, Moisés é apresentado como um “pau para toda obra”. Como presbítero chamado por Deus para liderar o povo de Israel, desempenha sua função com responsabilidade. Porém, ele o faz sozinho, trazendo desgaste a si e prejudicando o povo. Mas Deus o leva a contar com o conselho do sogro dele, Jetro. Este, o orienta quão importantes são os conselheiros na divisão das tarefas em sua liderança. Resultado: ao se dispor a dividir tarefas, colhe resultados melhores, mais rápidos e eficientes!

Com isso, aprendemos com a prédica que em qualquer grupo há necessidade de uma liderança organizada. Aqueles que acumulam em si mesmo todo o poder, esgotam-se; coordenação compartilhada é fonte para uma missão de muitas possibilidades. Na igreja, ser líder requer quatro características:

* Capacidade para lidar com um determinado assunto, unindo capacidades versadas em diversos assuntos.

* O temor diante de Deus é indispensável. Somente pessoas de fé são apaixonadas pela missão de Deus.

* Honestidade como combustível para o funcionamento do motor que movimenta a vida comunitária.

* Presbíteros/as não devem procurar a própria glória; devem, sempre, lutar pelo que interessa para a comunidade e para o Reino de Deus.

Em favor deste reino, presbíteros/as sofrem críticas e injustiças e muitas vezes fardos pesados para se suportar. Por conhecerem a palavra de Cristo, corajosamente não abandonam sua paixão pela missão de Deus: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.29-30).

Desta Assembleia Sinodal fizeram parte representantes e parceiros de igrejas irmãs no ecumenismo, de poderes governamentais e do sínodo alemão Husum-Bredstedt (Igreja do Norte do Elba), numa demonstração de que a paixão pela missão de Deus rompe barreiras, aproxima e une diferentes pensamentos, mentes, corações e povos. Isso faz bem, como fez bem durante a Assembleia podermos ouvir os sons maravilhosos de um coral de trombones, da Obra Acordai, reunido especialmente para o evento.

É por isso que vale a pena ser presbítero/a, que vive apaixonadamente sua função pela missão de Deus.

Tal paixão resultará, no mínimo, num belo mundo como este que abrigou a 13ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, em Testo Central, este pedacinho exuberante da criação de Deus. E a rodovia aos pés da igreja, que une diversos pontos, que vem e vai, que vai e vem, seja símbolo para a palavra “sínodo”: juntos no caminho!

Esta foi a mensagem da 13ª Assembleia Sinodal – 2009

Arquivos para download

Lista de Assembleias Sinodais

Dados não encontrados.

Assuntos relacionados

Vale do Itajaí promove formação para musicalização...

Coordenadoras da OASE no Vale do Itajaí participam...

Roger Wanke coordena temática em conferência minis...

Dia Sinodal da Igreja no Vale do Itajaí reúne 3.50...

Falecimento do pastor emérito Nelso Weingärtner

Mirian Ratz despede-se do Vale do Itajaí para assu...

Ministros e ministras do Vale do Itajaí estudam ac...

Família Renaux de Brusque doa obra de arte ao Síno...

Mulheres do Vale do Itajaí, Norte Catarinense e Ce...

Celebração ecumênica lembra mês do advogado em Blu...

Crianças do Vale do Itajaí participam de Retiro co...

Culto Nacional Online - 7º Domingo após Pentecoste...

Coral São Mateus promove noite cultural em Blumena...

Seminário de Música encerra com trabalho primoroso...

Intenso trabalho e imersão músico-cultural é carac...

Seminário de Música inicia com celebração na capel...

Ademar Kroenke assume pastorado em Cristo Redentor...

União Paroquial de Blumenau realiza seminário de f...

Pastoral da Pessoa com Deficiência e Familiares pr...

Grupos Noturnos da OASE do Vale do Itajaí se encon...

Rede de recursos

Planejamento missionário

Música

Mulheres

Lideranças

Homens

Estudos bíblicos

Diaconia

Crianças

Auxílios para o Culto

Adolescentes e Jovens