|

A Importância do Culto

Mãos em cima de uma bíblia aberta com vitrais embaçados ao fundo

O culto é o acontecimento mais importante na vida da comunidade cristã

A história entre Deus e as pessoas carrega em sua essência a experiência do culto. É nele que a comunidade como um todo se encontra com o Trino Deus, aquele que é a fonte de sua existência.

Deus se encontra com sua comunidade no culto para fortalecê-la na fé, para anunciar sua vontade, para consolá-la nos sofrimentos e para animá-la a realizar sua missão no dia a dia. Qualquer atividade que a comunidade cristã realiza só tem sentido se estiver ligada ao culto. O trabalho de educação cristã, de diaconia, as atividades com as mulheres (OASE), as reuniões de presbitério, da juventude ou de outro grupo comunitário só têm sentido se brotarem do culto e retornarem para ele.

Há muitas formas de a comunidade participar do culto e assumir sua parcela de responsabilidade para com ele. Cada comunidade pode descobrir, juntamente com seus ministros e ministras, como realizar melhor essa tarefa. Um bom começo seria estudar a liturgia do culto. Quando sabemos o que significa cada parte e elemento do culto, o culto torna-se mais participativo e envolvente.

O culto requer formas e expressões litúrgicas que o identificam como culto cristão e culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. As comunidades da IECLB têm como referência a Ordem Litúrgica e o Lecionário Ecumênico. Por meio da Ordem Litúrgica e pelo Lecionário as comunidades se sentem irmanadas como comunidades de uma mesma igreja.

A IECLB aprovou em Concílio a seguinte ordem de culto:

Liturgia de Entrada

o    Acolhida

o    Voto inicial

o    Confissão de pecados e absolvição

o    Oração do dia

Liturgia da Palavra

o    Leituras bíblicas

o    Pregação

o    (Recolhimento das ofertas)

o    Oração geral da igreja

Liturgia da Ceia do Senhor

o    Preparo da mesa

o    Oração eucarística

o    Pai-Nosso

o    Gesto da paz

o    Fração

o    Comunhão

Liturgia de Saída

o    Avisos comunitários

o    Benção

o    Envio