Proclamar Libertação – Volume 41
Prédica: Números 11.24-30
Leituras: JoĂŁo 20.19-23 e 1 CorĂntios 12.3b-13
Autoria: Roger Marcel Wanke
Data LitĂşrgica: Domingo de Pentecostes
Data da Pregação: 04/06/2017
1. Introdução
Em tempos pĂłs-modernos, a igreja de Jesus Cristo deve ser exortada a viver a partir do EspĂrito Santo e nĂŁo a partir do espĂrito da Ă©poca. Aqui reside a relevância de um culto de Pentecostes ontem e hoje. O diálogo com o espĂrito da Ă©poca Ă© necessário e saudável para a igreja, para que ela possa conhecer o contexto no qual ela deve estar inserida. Mas nĂŁo Ă© o contexto, muito menos o espĂrito da Ă©poca que deve determinar o agir, a palavra e a relevância da igreja. A igreja Ă© de Jesus Cristo. Ele Ă© do seu Senhor. Por isso somente a voz de seu EspĂrito Santo tem permissĂŁo para falar Ă igreja e nortear sua atuação no mundo, independente do que diz o espĂrito da Ă©poca em que se vive. Conforme o relato bĂblico, o EspĂrito Santo Ă© a presença do prĂłprio Deus, que age no seu povo e no mundo, o qual criou. A ĂŞnfase dos textos previstos para o culto de Pentecostes deste ano aponta para a presença e para a ação do EspĂrito Santo dentro da comunidade. Ao soprar seu EspĂrito, Deus capacita sua comunidade a assumir sua tarefa missionária, catequĂ©tica, diaconal e pastoral, nĂŁo apenas para ministros ordenados, mas sobre toda a sua comunidade.
O texto previsto para a pregação do culto de Pentecostes deste ano encontra-se no livro de NĂşmeros 11.24-30. Como veremos a seguir, a ĂŞnfase do texto está na dádiva do EspĂrito Santo sobre os anciĂŁos de Israel, capacitando-os a ser auxiliadores de MoisĂ©s na condução do povo de Israel durante sua caminhada pelo deserto atĂ© a Terra Prometida. Já os textos previstos como leitura bĂblica sĂŁo do Novo Testamento. O primeiro, JoĂŁo 20.19-23, está inserido no contexto do domingo da Páscoa. Ele relata a aparição do Cristo ressurreto a discĂpulos, que estavam trancafiados em uma casa com medo dos judeus. ApĂłs desejar a paz aos seus discĂpulos e dizer-lhes que veio para enviá-los, pelo fato do prĂłprio Pai tĂŞ-lo enviado (missio Dei), Jesus sopra-lhes o EspĂrito Santo, dizendo: recebei o EspĂrito Santo (v. 22). Diferente da tradição lucana, que compreende o sopro do EspĂrito Santo no dia de Pentecostes [50 dias apĂłs a Páscoa], JoĂŁo localiza-o no prĂłprio dia da Páscoa. A ĂŞnfase de JoĂŁo em seu relato nĂŁo está na cronologia, mas nas implicações de receber o sopro do EspĂrito Santo. Tendo como ponto de partida o “discurso de despedida” (Jo 13-17), no qual Jesus anuncia a vinda do “Consolador”, referindo-se ao EspĂrito Santo, JoĂŁo aponta para a capacita- ção que os discĂpulos vĂŁo receber do prĂłprio Cristo ressurreto ao soprar sobre eles o EspĂrito Santo. Para JoĂŁo, o EspĂrito Santo Ă© a presença do prĂłprio Cristo ressurreto em sua comunidade, consolando-os e fortificando-os e certificando-os da paz com Deus diante das aflições deste mundo (Jo 16.33). O EspĂrito Santo Ă© aquele que convence do pecado, da justiça e do juĂzo (Jo 14.7-11). Ele os guiará Ă verdade e anunciará todas as coisas que hĂŁo de vir (Jo 16.13-15). Jesus nĂŁo deixa sua igreja ĂłrfĂŁ ou Ă mercĂŞ deste mundo. Mas prometeu estar presente nela por meio do seu EspĂrito Santo. Assim fica evidente que a igreja sĂł poderá cumprir sua função e tarefa no mundo se o EspĂrito Santo habitar no meio de sua comunidade, consolando-a e capacitando-a a fazer o que Jesus Cristo fez e anunciou. O segundo texto previsto Ă© do apĂłstolo Paulo em 1 CorĂntios 12.3b-13. No contexto conturbado da comunidade de Corinto, Paulo exorta-os a olhar para a comunidade da forma como Deus a pensou, ou seja, como um corpo vivo, em que há vários membros com seus dons, presenteados pelo EspĂrito Santo, a fim de edificar a comunidade. É o EspĂrito Santo que cria a igreja e capacita-a para seu serviço dentro dela e tambĂ©m no mundo. Em Corinto, parece haver uma concorrĂŞncia entre os membros no que se refere aos melhores dons, e esses acabam esquecendo que o principal de todos os dons Ă© o amor (cap. 13). Esse texto deixa claro que, infelizmente, tambĂ©m Ă© possĂvel haver dificuldades de relacionamento dentro da comunidade cristĂŁ quando o assunto sĂŁo os dons do EspĂrito Santo. Alguns acham que sĂŁo melhores do que outros. Outros acham que sĂŁo incapazes se comparados com alguns. Alguns acham que precisam fazer tudo sozinho no reino de Deus. Outros acham que nĂŁo precisam fazer nada.
Em suma, a relação entre os dois textos previstos como leitura bĂblica com o texto da prĂ©dica está em apontar para a realidade da missio Dei, que agora ganha dimensões comunitárias, ou seja, Deus enviou Jesus, que enviou (soprou) o EspĂrito Santo sobre os discĂpulos, e esses agora sĂŁo enviados a criar e edificar comunidades. Deus desce do cĂ©u (nuvem) para partilhar e conceder dons a seu povo (Nm 11.25). Na comunidade, o EspĂrito Santo age concedendo a palavra de Deus e os dons para o serviço e para a edificação da comunidade. Portanto nĂŁo Ă© possĂvel ser cristĂŁo sem ser tocado, transformado, convencido e capacitado pelo EspĂrito Santo tanto para crer como para servir. A perĂcope indicada já foi trabalhada em duas contribuições anteriores de Proclamar Libertação. Ambas tambĂ©m estĂŁo previstas para o Domingo de Pentecostes.
2. Exegese
O texto de NĂşmeros 11.24-30 está inserido num grande bloco chamado na pesquisa de perĂcope do Sinai [ĂŠxodo 19 – NĂşmeros 10], que narra os eventos que aconteceram ao pĂ© do monte Sinai. Entre eles destacam-se a dádiva da Lei (Decálogo e outros mandamentos – ĂŠx 20-21), as orientações relativas Ă construção do tabernáculo (ĂŠx 25-31), o bezerro de ouro e a renovação da aliança (ĂŠx 32-34), leis cultuais e relacionadas aos sacrifĂcios (ĂŠx 35-40; Lv 1-16), a Lei de Santidade (Lv 17-26). É muito curioso perceber que a moldura desse bloco (o que vem antes e o que vem logo depois) narra os mesmos assuntos entre si: a murmuração do povo de Israel no deserto e a escolha de anciĂŁos para auxiliar MoisĂ©s na condução e orientação do povo. A primeira moldura está em ĂŠxodo 15-18, na qual o povo de Israel reclama das águas amargas e da falta de alimento. Deus, entĂŁo, envia-lhes o maná e codornizes para alimentá-los e faz com que águas amargas se tornem água doce (potável) para saciar sua sede. Em ĂŠxodo 18, MoisĂ©s recebe uma visita inusitada de seu sogro, Jetro, que fica horrorizado com a forma como MoisĂ©s orienta o povo: “NĂŁo Ă© bom o que fazes. Sem dĂşvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto Ă© pesado demais para ti; tu sĂł nĂŁo o podes fazer” (ĂŠx 18.17-18). Diante disso Jetro sugere a MoisĂ©s escolher pessoas capazes entre o povo para auxiliá-lo. A segunda moldura repete esse mesmo enredo em NĂşmeros 11. ApĂłs partir do Sinai, finalmente rumo Ă Terra Prometida, o povo de Israel começa a murmurar novamente: “Quem nos dará carne a comer?” (Nm 11.4). A saudade dos peixes gratuitos do Egito, dos pepinos e cebolas, dos melões e dos alhos silvestres (v. 5) fazia-os embrulhar o estĂ´mago sĂł em pensar que tinham somente o maná para comer. E entĂŁo começaram a chorar e a lamentar diante de MoisĂ©s. Quando finalmente tudo parecia estar certo para seguir a viagem sem problemas, a fĂ© e a motivação dos israelitas sĂŁo bombardeadas pelo ronco de seus estĂ´magos, pela ingratidĂŁo em seus cora- ções e rebeldia no seu relacionamento com Deus (em hebraico: amargura, como paralelo Ă s águas amargas).
Diante dessa situação, a ira de Deus acende-se contra os israelitas (Nm 11.1-3). E nĂŁo era por menos! Deus atĂ© entĂŁo estava sustentando-os, nĂŁo apenas com sua presença e seu guiar no meio do deserto, mas tambĂ©m com o sustento fĂsico, dando-lhes alimento e água e tudo o que lhes era necessário para viver. MoisĂ©s, como lĂder do povo, cumpre sua tarefa. Ele se assenta Ă porta de sua tenda (v. 10) e ouve um por um (por famĂlias) chorar diante dele, reclamando da situação. O texto diz que mais uma vez a ira do Senhor se acende. Mas dessa vez tambĂ©m MoisĂ©s fica irado. O fato de Deus estar novamente irado com seu povo “pareceu mal aos olhos de MoisĂ©s” (v. 10). Por isso MoisĂ©s ora a Deus e questiona seu agir, questiona seu chamado, questiona o fato de Deus ter escolhido o povo de Israel, de ter com ele um plano e de usar o prĂłprio MoisĂ©s como lĂder desse povo. MoisĂ©s diz a Deus que sozinho nĂŁo tem condições de continuar guiando esse povo por ser um fardo pesado demais. Sua oração termina com um pedido de morte: “Mata-me de uma vez!” (v. 15).
O contexto da perĂcope deixa o cenário da nossa perĂcope bem claro diante dos nossos olhos: vemos um povo ingrato, rebelde e manhoso, vemos um lĂder cansado, solitário e decepcionado com Deus. Vemos tambĂ©m um Deus cheio de planos e promessas, animado com a condução de seu povo atĂ© a Terra Prometida, mas irado com esse mesmo povo por conta de sua falta de fĂ©, confiança e perseverança. Contudo Deus, por sua vez, nĂŁo deixa essa situação ficar desse jeito. O povo está sem perspectivas. MoisĂ©s está sem perspectivas. Mas Deus tem perspectivas! Deus sabe do que sua comunidade precisa. O povo quer carne, mas Deus envia e dá-lhe seu EspĂrito. O povo quer algo visĂvel e palpável. Deus, porĂ©m, dá-lhe algo invisĂvel: seu EspĂrito. MoisĂ©s quer abdicar da sua função. Prefere a morte a viver. Deus, porĂ©m, concede-lhe auxiliadores e dá aos anciĂŁos o EspĂrito que concede vida e força para viver e servir. Assim chegamos Ă perĂcope proposta para a prĂ©dica.
O texto nĂŁo apresenta nenhuma dificuldade lexical ou gramatical. As poucas chamadas textuais do aparato crĂtico nĂŁo alteram o sentido da perĂcope. Muitas delas apontam apenas para mudanças em comparação ao Pentateuco Samaritano. Da mesma forma, as pequenas variações nas traduções em portuguĂŞs apenas ajudam a compreender melhor o texto em si. Uma Ăşnica informação interessante Ă© o fato da Nova Tradução da Linguagem de Hoje traduzir um pouco diferente no v. 29 a reação de MoisĂ©s Ă sugestĂŁo dada por JosuĂ© de repreender Eldade e Medade por profetizar no arraial e nĂŁo na tenda. Ela traduz: “Por que vocĂŞ está preocupado com os meus direitos, quando eu Ă© que deveria estar?”. Todas as outras versões portuguesas usam o termo ciĂşmes. Ainda assim, o sentido permanece o mesmo. A perĂcope pode ser dividida e compreendida da seguinte maneira:
a) Moisés obedece ao Senhor e reúne-se com os anciãos (v. 24)
ApĂłs a oração de MoisĂ©s a Deus pedindo para morrer diante dessa situação tĂŁo lastimável dos israelitas, Deus vem a seu encontro e orienta-o no que deve fazer. O v. 24 inicia falando que MoisĂ©s obedece Ă s ordens dadas por Deus. Ele vai atĂ© o local onde está o tabernáculo (tenda), convoca setenta anciĂŁos e juntos colocam-se na presença do Senhor, esperando o agir de Deus. Esse Ă© o lugar do culto. Ali Deus vai revelar-se ao povo. Ali ele vai ajudar MoisĂ©s e seu povo. O texto deixa algo de suspense no ar, embora MoisĂ©s saiba bem ao certo o que Deus vai fazer, pois foi instruĂdo por ele (v. 16-23). Os anciĂŁos nĂŁo sĂŁo apenas os mais idosos dentre o povo, mas tambĂ©m aqueles que assumem funções dentro do povo.
b) Deus desce e sopra seu espĂrito sobre os anciĂŁos (v. 25-26)
Deus desce da nuvem onde está e tira uma parte do EspĂrito Santo que ele havia concedido a MoisĂ©s e concede aos setenta anciĂŁos do povo de Israel (cf. Gn 46.27; Lc 10.1,17). Isso nĂŁo significa que MoisĂ©s perde uma parte do EspĂrito de Deus ou que ele fica enfraquecido por isso. Pelo contrário, o EspĂrito Santo permanece agindo na vida de MoisĂ©s. Pode-se entender essa atitude de Deus de forma pedagĂłgica a MoisĂ©s. NĂŁo apenas o fardo e o peso do ministĂ©rio sĂŁo tirados de MoisĂ©s, mas tambĂ©m eles sĂŁo tirados e compartilhados quando o EspĂrito que Ă© dado tambĂ©m Ă© compartilhado. O EspĂrito Santo Ă© de Deus e nĂŁo de MoisĂ©s. O texto continua dizendo que o EspĂrito repousou sobre eles e que imediatamente os anciĂŁos começaram a profetizar. O dom de profecia Ă© na BĂblia um fenĂ´meno visĂvel do agir do EspĂrito Santo (cf. 1Sm 10.6-13; 19.20-24; 1Rs 22.6,10-12; Jl 2.28; At 2.4; 1Co 12.10). Muitos estudiosos associam esse dom aqui a um estado de ĂŞxtase (cf. 1Co 12-14). O texto nĂŁo fala a razĂŁo de Eldade e Medade nĂŁo estarem juntos, ao redor da tenda, com os demais anciĂŁos. Fato Ă© que ambos nĂŁo sĂŁo excluĂdos de receber o dom do EspĂrito e de apresentar os sinais dessa dádiva, descritos no texto como o dom da profecia. O que se pode depreender disso Ă© que o EspĂrito Santo age na comunidade lá onde há culto (na tenda) e lá onde se vive (no arraial).
c) Reações distintas diante do EspĂrito que sopra onde e como quer (v. 27-28)
A concessĂŁo do EspĂrito Santo aos anciĂŁos foi um fenĂ´meno notĂłrio no meio do povo de Israel e causou reações distintas. Um jovem anĂ´nimo, ao ver Eldade e Medade profetizando no meio do arraial, corre em direção a MoisĂ©s para informá-lo do ocorrido. O texto nĂŁo deixa claro se o fato causa indignação ou espanto. O que fica evidente Ă© que isso nĂŁo seria algo normal, e por isso MoisĂ©s deveria ficar sabendo. Já no v. 28, vemos a reação de JosuĂ©, filho de Num (cf. ĂŠx 17.1-16; Dt 31.1-8; Js 1.1), que assume uma reação negativa diante do fenĂ´meno da profecia, ocorrida no meio do arraial. Para JosuĂ©, os dois anciĂŁos profetas deveriam ser repreendidos por MoisĂ©s. TambĂ©m aqui o texto nĂŁo dá maiores explicações. A razĂŁo poderia ser o fato de eles terem desobedecido Ă ordem de MoisĂ©s de estar todos ao redor da tenda. Mas tambĂ©m isso seria especulativo, pois o texto nĂŁo os recrimina por estar no arraial. MoisĂ©s e JosuĂ© permanecem como espectadores do agir de Deus por meio da dádiva do EspĂrito Santo aos anciĂŁos. MoisĂ©s agora pode estar mais tranquilo e aliviado. Deus capacitou setenta anciĂŁos para auxiliá-lo. TambĂ©m JosuĂ©, um dia, vai colher os frutos dessa dádiva, quando ele deixar de ser o servidor de MoisĂ©s e passar a ser o substituto de MoisĂ©s, escolhido por Deus e aprovado pelos anciĂŁos para liderar o povo e entrar com ele na Terra Prometida (cf. Js 1.1-18; 23.1-24.25).
d) A visão de ministério de Moisés (v. 29-30)
MoisĂ©s reage de forma inusitada ao pedido de JosuĂ©: “Tu tens ciĂşmes por mim?”. É muito interessante essa resposta de MoisĂ©s. De fato, ele poderia ter ficado com ciĂşmes. Afinal, Deus chamou-o para libertar o povo de Israel da escravidĂŁo do Egito e capacitou-o o tempo todo para liderar esse povo. MoisĂ©s poderia pensar que era o Ăşnico capaz de fazer tal obra e pensar que teria sozinho força para isso. Mas, pelo contrário, MoisĂ©s aprova a profecia de Eldade e Medade no arraial ao dizer a JosuĂ©: “Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhe desse o seu EspĂrito!” (v. 29). MoisĂ©s deixa claro que o dom do EspĂrito Santo nĂŁo era algo somente dado a ele como lĂder do povo de Deus. Seu desejo, talvez dito atĂ© por desabafo, era que todos pudessem receber o EspĂrito de Deus. O que MoisĂ©s expressa aqui se torna realidade com a profecia de Joel 2 e principalmente com o derramamento do EspĂrito Santo sobre os discĂpulos em Atos 2, no dia de Pentecostes, inaugurando assim a atuação da igreja no mundo.
3. Meditação
Ao meditar sobre esse texto, fazemo-nos algumas perguntas: Como pode o povo de Deus reclamar tanto e ser tĂŁo ingrato a Deus? Esse Ă© o povo de Deus, sua comunidade! Como pode? Como pode um lĂder, servo de Deus, como MoisĂ©s ter tanta dificuldade para aprender a delegar funções? A visita de Jetro nĂŁo adiantou nada? Por que vemo-lo novamente cansado e sobrecarregado, querendo “carregar o piano” sozinho? Como pode um servo do Senhor pedir para morrer por nĂŁo dar conta do seu ministĂ©rio? Por mais que todas essas perguntas sejam legĂtimas e inusitadas, elas podem ser percebidas tambĂ©m hoje na comunidade cristĂŁ e no ministĂ©rio cristĂŁo.
Por isso nĂŁo Ă© difĂcil contextualizar a perĂcope de NĂşmeros 11.24-30. O texto fala de realidades bem comuns hoje no contexto eclesial. A rebeldia do povo de Deus hoje, a sobrecarga, bem como o cansaço ministerial sĂŁo notĂłrios. Mas tambĂ©m a iniciativa de Deus de vir ao encontro de seu povo ingrato, que possui dura cerviz, bem como de vir ao encontro de seus servos cansados e sobrecarregados Ă© realidade visĂvel hoje.
O escopo do texto deixa claro que o agir do EspĂrito Santo nĂŁo apenas gera a fĂ©, mas tambĂ©m o serviço. Esse serviço nĂŁo Ă© dado por Deus como fardo, mas como bĂŞnção, se for entendido do jeito de Deus. Por isso ele Ă© chamado de ministĂ©rio. O texto aponta nĂŁo para a inĂ©rcia na comunidade. Problemas, dificuldades e desafios sempre vĂŁo existir. Deus chama, capacita e envia pessoas para justamente nĂŁo haver sobrecarga ao lidar com situações difĂceis no seio da comunidade. Talvez nossa maior vontade seja que nĂŁo haja carga alguma para carregar no ministĂ©rio. Talvez desejamos ser o centro das atenções no ministĂ©rio.
O texto parece mostrar, por um lado, que MoisĂ©s nĂŁo se convence de que a forma como Deus resolve o problema será realmente acertada. Deus desafia-o sarcasticamente. Leia o v. 23! Por outro lado, parece que JosuĂ© entende que MoisĂ©s estaria com ciĂşmes, já que agora nĂŁo apenas ele, mas setenta anciĂŁos receberam o poder do EspĂrito de Deus e que dois deles estĂŁo meio sozinhos profetizando pelo arraial. Como lidamos com a concorrĂŞncia? Ou melhor, como lidamos com o ministĂ©rio compartilhado? NĂŁo somos os Ăşnicos que “profetizamos”. O EspĂrito de Deus sopra tambĂ©m em outras igrejas. Com isso nĂŁo se quer defender um carismatismo exacerbado. Fato Ă© que a igreja de Jesus Cristo Ă© sim carismática, no sentido bĂblico do termo, ou deixa de ser igreja.
Isso significa que na igreja de Jesus Cristo não há espaço para um pastorcentrismo, ainda bastante presente em nossas comunidades. As razões para isso partem tanto de ministros como também dos próprios membros. Ministros podem pensar que, por conta da ordenação, são os únicos chamados, capacitados e autorizados para exercer o ministério (cf. artigo XIV da Confissão de Augsburgo). Já os membros podem pensar que não precisam envolver-se no trabalho da comunidade, porque pagam um ministro para fazer esse trabalho. Ministros podem reagir com ciúmes de membros que exercem os dons na comunidade. Ministros podem querer impedir e repreender o sacerdócio geral por medo de perder espaço ou por excesso de zelo confessional. Membros podem esquivar-se de seu chamado e de seu serviço dentro da comunidade.
Há tambĂ©m outro fenĂ´meno perceptĂvel, chamado por alguns de leigocentrismo. Tal visĂŁo transforma ministros em funcionários da igreja, que precisam apresentar nĂveis de qualidade (Pastor ISO 9001), que, alĂ©m de destruir sua auto-estima, sobrecarregam-no em demasiado. O texto deixa-nos bem claro o caminho do equilĂbrio diante de tal situação.
De qualquer forma, falar do EspĂrito Santo tambĂ©m Ă© polĂŞmico no con- texto eclesial brasileiro. Mas isso nĂŁo deveria ser empecilho. O EspĂrito Santo continua agindo na igreja, continua chamando, capacitando com seus dons e enviando pessoas para a edificação da comunidade. Se, por um lado, esse texto Ă© uma exortação clara Ă edificação da comunidade por meio dos dons do EspĂrito Santo, ele tambĂ©m Ă© um bálsamo para todos os ministros que andam assim como MoisĂ©s, cansados e sobrecarregados, sem perspectivas para o ministĂ©rio, em vias de pendurar o talar.
O Senhor tem perspectivas para sua igreja. Ele respondeu à oração de Moi- sés não como ele esperava, mas como ele precisava. Do que nós precisamos hoje em nosso ministério e em nossas comunidades?
Considerando que estamos em plena Ă©poca do jubileu dos 500 anos da Reforma, cabe aqui ainda lembrar que Lutero se ocupou com esse assunto tambĂ©m no contexto da Reforma. Tanto a pneumatologia como a edificação da comunidade sĂŁo temas centrais da teologia de Lutero. Sobre isso indico abaixo literatura para aprofundamento. Cito, a tĂtulo de sugestĂŁo para meditação, palavras do prĂłprio Lutero no Catecismo Menor ao explicar o terceiro artigo do Credo ApostĂłlico: “Creio que por minha prĂłpria razĂŁo ou força nĂŁo posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a Ele. Mas o EspĂrito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fĂ© […]”. Ser chamado pela fĂ© e servir pelo amor Ă© obra Ăşnica e exclusiva do EspĂrito Santo em nossa vida. MoisĂ©s Ă© testemunha disso.
A perĂcope parte de uma realidade sem perspectivas (o povo de Israel e MoisĂ©s) e culmina no agir surpreendente do EspĂrito Santo. Assim deveria ser a direção da pregação.
Tema da pregação: Deus capacita sua igreja
1. O Senhor sabe do que sua comunidade necessita
1.1 Há demandas e mais demandas na comunidade
1.2 Moisés sente-se sozinho e sobrecarregado
1.3 Deus chama pessoas para ajudá-lo
2. O Senhor concede seu EspĂrito Santo
1.4 Deus envia o EspĂrito Santo
1.5 O EspĂrito Santo habita (repousa) no meio do povo de Deus
1.6 O EspĂrito Santo age no meio do povo de Deus
3. O Senhor capacita com seus dons
1.7 Os dons do EspĂrito Santo sĂŁo partilhados na comunidade
1.8 Os dons do EspĂrito Santo servem para edificar a comunidade
1.9 Os dons do EspĂrito Santo impulsionam Ă missĂŁo da comunidade
4. Imagens para a prédica
O futebol pode auxiliar muito bem a exemplificar a perĂcope. Conta-se que, certa vez, um tĂ©cnico de futebol foi entrevistado por um repĂłrter de uma revista esportiva muito famosa, que tinha interesse em saber qual seria a grande contribui- ção do futebol para a saĂşde e para manter a forma fĂsica. Ao ser perguntado pelo repĂłrter, o tĂ©cnico responde: “Em minha opiniĂŁo, o futebol nĂŁo ajuda em nada para manter a forma fĂsica, muito menos ajuda na saĂşde”. O repĂłrter, espantado, indagou: “Mas como? Que explicação vocĂŞ daria para essa afirmação?”. O tĂ©cnico prosseguiu convicto de sua afirmação, dizendo: “Num jogo de futebol, encontramos 22 atletas correndo 90 minutos de um lado para o outro num campo de futebol atrás de uma bola sem poder descansar. Eles vivem sob a pressĂŁo de uma grande multidĂŁo, mais de 50 mil, que estĂŁo meramente sentados nas arquibancadas sem fazer um esforço sequer para que o jogo tenha um vencedor”. Esse exemplo, por mais simples que possa parecer, ajuda-nos a entender o que muitas vezes acontece na igreja cristĂŁ. Poucos fazem todo o trabalho, que sĂŁo alvo de crĂticas daqueles que nĂŁo participam da vida da comunidade, que nĂŁo se envolvem nas atividades, nĂŁo servem com seus dons. A igreja sofre com as expectativas e crĂticas de muitos e padece com a falta de participação de muitos. Na igreja de Jesus, nĂŁo há arquibancadas nem banco de reservas. Todos sĂŁo chamados a jogar.
AlĂ©m desse pequeno exemplo, e como estamos no ano do jubileu da Refor- ma, nada melhor do quer ilustrar a pregação para o culto de Pentecostes com informações, textos, imagens de Lutero e da confessionalidade luterana. O texto de NĂşmeros 11.24-30 aponta para a realidade do sacerdĂłcio geral de todos os crentes. Esse tema foi desenvolvido bastante por Lutero em alguns de seus escritos. A tĂtulo de sugestĂŁo e de informação, deixo abaixo algumas referĂŞncias bibliográficas sobre o tema do EspĂrito Santo e do sacerdĂłcio na perspectiva de Lutero e da confessionalidade luterana, que podem inspirar nesse sentido a prĂ©dica:
a) LUTERO, Martim. Catecismo Maior. SĂŁo Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: ConcĂłrdia, 2012. p. 82-88.
b) LUTERO, Martim. À Nobreza Cristã da Nação Alemã, acerca da Melhoria do Estamento Cristão. In: Obras Selecionadas. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1989. v. 2, p. 277-340 [especificamente p. 282-286].
c) LUTERO, Martim. Dos ConcĂlios e da Igreja. Obras Selecionadas. SĂŁo Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: ConcĂłrdia, 1992. v. 3, p. 404-408; 413-420.
d) SPENER, Phillip Jakob. Mudança para o futuro – Pia Desideria. Curitiba: Encontrão; São Bernardo do Campo: IEPG, 1996. p. 90-94.
e) BAYER, Oswald. A Teologia de Martim Lutero. SĂŁo Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 173-184; 185-203.
f) LOHSE, Bernhard. Luthers Theologie in ihrer historischen Entwicklung und in ihrem systematischen Zusammenhang. Göttingen: V&R, 1995. p. 248- 255; 294-315.
g) WACHHOLZ, Wilhelm. História e Teologia da Reforma. Introdução. São Leopoldo: Sinodal, 2010. p. 127-131.
h) DREHER, Martin. Igreja, Ministério, Chamado e Ordenação. Estudos a partir de Lutero. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 2011.
i) VOIGT, Emilio. Quem somos nĂłs? PrincĂpios da FĂ© CristĂŁ e da Confessionalidade Luterana. SĂŁo Leopoldo: Sinodal, 2014. p. 51-57; 96-97.
j) BRAKEMEIER, Gottfried. Confessionalidade luterana – Manual de Estudo. SĂŁo Leopoldo: Sinodal/EST, 2010. p. 67-73. (SĂ©rie Educação CristĂŁ ContĂnua).
5. SubsĂdios litĂşrgicos
O culto de Pentecostes na IECLB tem sido, nos Ăşltimos anos, o culto de lançamento da Campanha Vai e Vem. Sugiro nĂŁo esquecer de contemplar esse aspecto importante da missĂŁo de nossa igreja no culto. O sustento missionário tambĂ©m Ă© um aspecto do agir do EspĂrito Santo na vida do cristĂŁo e da comunidade cristĂŁ.
Vejamos algumas sugestões para a liturgia do culto:
Liturgia de entrada
Para o inĂcio do culto pode ser cantado o hino Vem, EspĂrito Divino (HPD 1 – 85). Ao orarmos pelas dores do mundo ou pela confissĂŁo dos pecados, podemos cantar um hino de Lutero sobre Pentecostes: Ă“ Santo EspĂrito do Senhor (HPD 1 – 82). Ele nos ensina a dirigir-nos ao EspĂrito Santo enquanto clamamos: Kyrie Eleison! Se houver um momento de louvor mais delongado, sugere-se cantar os hinos 318: Vem EspĂrito de Deus, vem nos consolar e 320: EspĂrito Santo de Deus, ensina-nos a orar (ambos do HPD 2).
Liturgia da palavra
ApĂłs a leitura do texto previsto de JoĂŁo 20.19-23, pode-se cantar o hino 319: Vem, EspĂrito Santo, vem iluminar (HPD 2), baseado no texto do Evangelho de JoĂŁo. ApĂłs a leitura do texto apostĂłlico de 1 CorĂntios 12 e antes da pregação, pode-se cantar o hino 78: Santo EspĂrito clemente (HPD 1), tambĂ©m por estar baseado no texto bĂblico indicado.
Liturgia de despedida
No final do culto, sugere-se cantar o hino 81: EspĂrito, Deus, Ăł Santo Senhor (HPD 1). O hino Ă© uma oração que se encaixa muito bem no momento da oração final de intercessĂŁo.
Bibliografia
BLIND, Sisi. NĂşmeros 11.24-30 – Domingo de Pentecostes. Proclamar Libertação: AuxĂlios para o anĂşncio do evangelho. SĂŁo Leopoldo: Sinodal, 2007. v. XXXII, p. 169-173.
NOTH, Martin. Das 4. Buch Mose – Numeri. Göttingen: V&R, 1977. [ATD 7].
SCHWANTES, Milton. NĂşmeros 11.11-12,14-17,24-25 – Domingo de Pentecostes. Proclamar Libertação: AuxĂlios para o anĂşncio do evangelho. SĂŁo Leopoldo: Sinodal, 1982. v. VIII, p. 205-212.
WENHAN, Gordon J. Números. Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova; Mundo Cristão, 1985.
Proclamar libertação é uma coleção que existe desde 1976 como fruto do testemunho e da colaboração ecumĂŞnica. Cada volume traz estudos e reflexões sobre passagens bĂblicas. O trabalho exegĂ©tico, a meditação e os subsĂdios litĂşrgicos sĂŁo auxĂlios para a preparação do culto, de estudos bĂblicos e de outras celebrações. Publicado pela Editora Sinodal, com apoio da Igreja EvangĂ©lica de ConfissĂŁo Luterana no Brasil (IECLB).