“O apóstolo Paulo perguntou: ‘Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue?’ (Rm 10.14). Para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada publicamente, a Igreja chama, prepara e envia pessoas para assumir esta tarefa. O chamado oficial da Igreja, com a bênção e o envio de pessoas para proclamar o Evangelho da salvação, é conhecido como Ordenação. Na IECLB, há Ordenação para quatro Ministérios: Catequético, Diaconal, Missionário e Pastoral. Neste Culto, vamos celebrar a Ordenação ao Ministério Missionário e ao Ministério Pastoral. Sejam bem-vindos! Sejam bem-vindas a este Culto de Ordenação”, exclamou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na abertura do Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico na IECLB, celebrado na manhã de 4 de fevereiro de 2018, na Comunidade Evangélica Matriz de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, a Presidência da IECLB ordenou Felipe Milani ao Ministério Missionário e ordenou Adelar Ragazzon Appelt, Dieison Gross Ferreira, Elisa Fenner Schröder Webber, Fabiane Schmidt, Gislaini Rodrigues Endlich, José Atheneu Pefatti Júnior, Luciano Daniel Deckmann, Patrícia Hoffmann e Paulo Roberto Franke ao Ministério Pastoral, tendo como Assistentes Ramiro Álvaro Mayer, Sara Müller Vettorazzi, Iraci Becker Homem, Rogério Oliveira de Aguiar, Pa. Nádia Cristiane Engler Becker, P. Ivário Giese, P. Antônio Carlos Oliveira, P. Lauri Roberto Becker, P. Décio Weber, Ademar Gaedke e, convidada pela Presidência da Igreja, P. em. Rita Marta Panke.
Também participaram do ato de Ordenação o Pastor Sinodal do Sínodo Centro-Campanha-Sul, P. Bruno Ari Bublitz, o Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Carlos Eduardo Müller Bock, a Pastora Sinodal Sínodo Sul-Rio-Grandense, Pa. Sinodal Roili Borchardt, o Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, P. Jair Luiz Holzschuh, o Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, P. Sinodal Gilciney Tetzner, o Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense, P. Ricardo Cassen, a Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes e o Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert.
Na Pregação, o Pastor Presidente afirmou “Este Culto é momento de celebrar a caminhada feita até aqui! É momento de dar graças a Deus e celebrar, mas é também momento muito sério. Não se trata apenas de uma formalidade. Trata-se, isso sim, de assumir um compromisso de Ordenação diante de toda a Igreja, diante da IECLB, aqui representada por estes irmãos e por estas irmãs aqui reunidos e reunidas. Cada uma das perguntas que será feita logo mais, no Ato de Ordenação, é muito séria! A sua resposta terá consequências! Tem a ver com assumir compromissos, deveres e não apenas direitos! A Ordenação de vocês acontece em um momento interessante, pois, em 2017, celebramos o Jubileu da Reforma. O Tema do Ano era: ‘Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500’. Então, vocês são a primeira turma de Ordinandos e Ordinandas dos ‘outros 500’ que temos pela frente! A pergunta fundamental de Lutero, que deu origem a todo este movimento, foi a pergunta por Deus: ‘Como posso encontrar um Deus misericordioso?!’”.
Ao ressaltar que esta Ordenação acontece em um momento no qual a IECLB tem como temática fundamental a Missão, o P. Nestor questiona “Como vamos dar conta dos ‘outros 500’? Como vamos dar conta da Missão que Deus confiou à IECLB? Qual é o desafio já posto?” e responde “Nós somos uma Igreja de Comunidades! Que Comunidades queremos ser? A nossa Visão, o nosso projeto de Igreja diz que queremos ser Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Comunidades fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo. Comunidades que testemunham o amor de Deus. Comunidades que servem. Comunidades que lutam pela dignidade humana e pelo respeito à Criação. Comunidades que sejam um espaço seguro para todas as pessoas. Na IECLB, nós temos um projeto de Igreja! Este projeto tem a marca da paixão pela Missão de Deus, do seu amor incondicional, da sua misericórdia, da vocação que se traduz em compromisso, trabalho e profissionalismo!”, frisou.
Ao encerrar a sua fala, o Pastor Presidente disse “Hoje, é o 5º Domingo após Epifania! Epifania nos convida a olhar para a forma e jeito como Deus mostra o seu rosto! Ele se mostra. Deus se manifesta ao mundo por meio de Jesus Cristo! A Palavra de Deus prevista para este Domingo, 5º domingo após Epifania e Culto de Ordenação, é do Profeta Isaías 40.21-31”. Após discorrer com base na referida passagem bíblica, o Pastor Presidente pediu “Que esta promessa de Deus sustente vocês no exercício do Ministério, sustente a vossa vocação, encoraje a anunciar o Evangelho em meios às turbulências da atualidade e indique o rumo a seguir. Em Jesus Cristo, Deus chamou cada um e cada uma de vocês. Ele está com vocês! Vai acompanhar vocês hoje e sempre. Que esta certeza fortaleça vocês na confiança em Deus, faça voar alto, como águias, e conceda energia e forças”.
“1. Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião.// Firmes para sempre permanecem, firmes para sempre no Senhor. Firmes para sempre no Evangelho, firmes para sempre no amor. Os que confiam no Senhor, os que confiam no Senhor. 2. Os que esperam no Senhor suas forças hão de renovar.// Sobem como águias para os montes, correm mesmo sem se fatigar. Engajados pelo Evangelho, querem suas vidas ofertar. Os que esperam no Senhor, os que esperam no Senhor! (Livro de Canto 641), entoou o público reunido, formado, além das pessoas já citadas, por parte da equipe da Secretaria Geral (Secretário da Ação Comunitária – P. Dr. Mauro Batista de Souza, Secretária de Formação – Cat. Ma. Débora Raquel Klesener Conrad, Secretário de Missão – P. Dr. Pedro Alonso Puentes Reyes e Secretário Adjunto para Missão e Diaconia – P. Altemir Labes), Ministros e Ministras da IECLB, além de familiares, amigos e amigas dos Ordinandos e das Ordinandas e a Comunidade local (também representada por um dos Ministros da Paróquia Matriz – P. Werner Kiefer e o Presidente da Comunidade Matriz de Porto Alegre – Tiago Wodzik Strassburger), que acolheu este ato tão significativo para a IECLB como um todo.
Para que vivamos o sacerdócio geral de todas as pessoas crentes, a Igreja assume a responsabilidade de acolher pessoas vocacionadas por Deus, prepará-las e enviá-las ao povo de Deus para que ensinem e preguem o Evangelho. Com a Ordenação, a Igreja legitima o chamado para o ensino público do Evangelho, explicou o Pastor Presidente.
“Caros irmãos, caras irmãs! O Ministério da Palavra de Deus não nos pertence. Ele está acima de nós. É confiado por Deus à Igreja. Cabe à Igreja zelar pela pregação responsável da Palavra de Deus, convocando e enviando pessoas devidamente preparadas para este serviço. Vocês, portanto, por meio da Ordenação ao Ministério Eclesiástico, assumem, em nome da Igreja, pregar a Palavra de Deus e administrar os santos Sacramentos, fazendo com que o Evangelho alcance as pessoas lá onde estão, com suas tristezas e alegrias. Pela Ordenação, vocês são enviados e enviadas a pastorear o povo aflito e desorientado, dirigir orações e súplicas, ouvir a sua confissão e proclamar o perdão dos seus pecados, mantendo o sigilo do que lhes for confiado, visitar, aconselhar e consolar os irmãos e irmãs na fé”, falou a Pa. 1ª Vice-Presidente da IECLB, a Pa. Silvia Genz.
“Sim. Que Deus me ajude com a sua graça!”, responderam os Ordinandos e as Ordinandas à pergunta feita pelo P. Nestor Friedrich: ‘Tendo ouvido a palavra de Deus, bem como as atribuições inerentes ao Ministério com Ordenação na IECLB, eu lhes pergunto: incumbido pela nossa Igreja, perante o Deus onisciente e a sua Comunidade aqui reunida, vocês assumem o Ministério com Ordenação e prometem exercê-lo com fidelidade, amor, oração, estudo e responsabilidade diante de Jesus Cristo, o Senhor? Estão prontos a pregar o Evangelho, visitar e aconselhar, admoestar e orientar, edificar Comunidade na fé, incentivar a prática do amor ao próximo, promover paz e reconciliação entre as pessoas? Vocês estão igualmente dispostos a viverem uma vida exemplar na sua casa, entre irmãos e irmãs e aos olhos do mundo?’.
Nós cremos, confessamos e ensinamos que o Evangelho de Jesus Cristo, contido nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, é o fundamento da Igreja una, santa, universal e apostólica e reconhecemos as Confissões dos Credos Ecumênicos e da Reforma Luterana como testemunho e exposição fiel da fé cristã. Em vista disto, perguntou o Pastor Presidente da IECLB aos Ordinandos e às Ordinandas: ‘vocês prometem exercer o Ministério com Ordenação de acordo com as Sagradas Escrituras e essas confissões, sabendo que têm de prestar contas ao Senhor?’ Então respondam: “Sim, com o auxílio de Deus”.
Com a resposta afirmativa do grupo, o Pastor Presidente pediu “O Deus de toda bondade, que vos vocacionou, também vos dê, por seu Espírito Santo, a graça de cumprirem esses votos, por Jesus Cristo, nosso Senhor”.
No momento da entrega das vestes litúrgicas ao grupo, é explicado à Comunidade que o uso de vestes litúrgicas por parte de Ministros e Ministras nos Cultos e Ofícios identifica papéis, revela incumbência, compromisso e responsabilidade, caracteriza a IECLB e as Igrejas Luteranas no mundo todo, faz parte da sua história. As vestes litúrgicas evidenciam o compromisso do Ministro e da Ministra de não falar e agir em qualidade particular, mas, sim, como uma pessoa oficialmente encarregada e responsabilizada pela Igreja.
O Assistente da Presidência, P. em. Rita Panke, ao entregar os materiais para Ordinandos e Ordinandas, destacou: “Vocês recebem o Livro de Culto da IECLB, a Bíblia na versão que contém os comentários de Martim Lutero, o ‘Proclamar Libertação nº 42’ e cinco Manuais de Ofício da nossa Igreja. Este conjunto revela unidade, base confessional consistente, compromisso da IECLB com vocês e de vocês para com a Igreja que lhes confia o Ministério com Ordenação. Juntos e juntas, nessa unidade é que Deus nos aguarda e acompanha na sua Seara”.
O Secretário do Ministério com Ordenação leu o documento que atesta a Ordenação e, na sequência, o Pastor Presidente anunciou que Adelar Ragazzon Appelt, Dieison Gross Ferreira, Elisa Fenner Schröder Webber, Fabiane Schmidt, Felipe Milani, Gislaini Rodrigues Endlich, José Atheneu Pefatti Júnior, Luciano Daniel Deckmann, Patrícia Hoffmann e Paulo Roberto Frank foram Ordenados Ministros e Ordenadas Ministras da Igreja, tendo autoridade para pregar publicamente a Palavra, administrar os Sacramentos e pastorear o povo de Deus, pedindo, como manifestação de a alegria e gratidão, uma salva de palmas!
“Dá-nos esperança e paz, Dá-nos bênçãos, dá-nos fé. Dá-nos a luz de teu olhar, Dá-nos teu amor”, foi a música (Livro de Canto 293) que encerrou o Culto de Ordenação Conjunta, que teve a parte musical conduzida pelo Maestro Delmar Jorge Dickel, Diretor de Música da Paróquia Matriz.
Perfil dos Ordinandos e das Ordinandas
ADELAR RAGAZZON APPELT, filho de Waldir Müller Appelt e Ivete Ragazzon Appelt, natural de Palmeira das Missões/RS, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Palmeira de Santa Joana/ES, sob a mentoria do P. Edilson Claudio Tetzner, e foi enviado para Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Mondaí/SC, onde atuará como Pastor.
DIEISON GROSS FERREIRA, filho de Daniel Dabnei Ferreira e Suelci Gross Ferreira, natural São Leopoldo/RS, casado com Mariana Mattos Paim Ferreira, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Campinas, sob a mentoria do P. Marcos Jair Ebeling, e foi enviado para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Formosa/GO, onde atuará como Pastor.
ELISA FENNER SCHRÖDER WEBBER, filha de Nelson Schröder e Nelci Fenner Schröder, natural de Roque Gonzales/RS, casada com Adilson Webber, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Marechal Cândido Rondon/PR, sob a mentoria do P. Vernei Hengen, e foi enviada para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor em Esteio/RS, onde atuará como Pastora.
FABIANE SCHMIDT, filha de Eliseu Arcenio Schmidt e Aneli Schmidt, natural de Sinimbu/RS, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica Esperança em Cristo de Iguiporã/PR, sob a mentoria da Pa. Nádia Cristiane Engler Becker, e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Pedro Osório/RS, onde atuará como Pastora.
FELIPE MILANI, filho de Ildo Luis Milani e Rosane Bard Milani, natural de Campo Grande/MS, casado com Lívia Decker Caldas Milani, estudou na FATEV, cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Balneário Camboriú, sob a mentoria do P. Valdim Utech, e foi enviado para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Missionária do Vale do Atibaia/SP, onde atuará como Missionário.
GISLAINI RODRIGUES ENDLICH, filha de Antonio Josefino Silva Rodrigues e Silvani Beckmann Rodrigues, natural de Teutônia/RS, casada com Renato Endlich, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Curitiba/Norte, sob a mentoria do P. Ivário Giese, e foi enviada para a Paróquia Paróquia Apóstolo Tiago – Jaraguá do Sul/SC, onde atuará como Pastora.
JOSÉ ATHENEU PEFATTI JÚNIOR, filho de José Atheneu Pefatti e Mariley Mielke Pefatti, natural Novo Hamburgo/RS, casado com Luciana Steffen, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Sinop/MT, sob a mentoria do P. Valdir Hobus, e foi enviado para Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Sapucaia do Sul/RS, onde atuará como Pastor.
LUCIANO DANIEL DECKMANN, filho de Curt Edgar Deckmann e Neuza Terezinha Deckmann, natural de Ijuí/RS, estudou na FLT, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Dourados/MS, sob a mentoria do P. Erivelton Schwantz Demari, e foi enviado para Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Limeira/SP, onde atuará como Pastor.
PATRÍCIA HOFFMANN, filha de Elenio Hoffmann e Noeli Dorst Hoffmann, natural de Tapera/RS, casada com Elcio Noernberg, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica Martin Luther em Vera cruz/RS, sob a mentoria do P. Décio Weber, e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste/RO, onde atuará como Pastora.
PAULO ROBERTO FRANKE, filho de Nilson Franke e Marli Graebin Franke, natural de Palotina/PR, casado com Francinne de Oliveira Kerkhoff, estudou na Faculdades EST, cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Pato Branco/PR, sob a mentoria do P. Mário Maass, e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio das Antas/SC, onde atuará como Pastor.