“O apóstolo Paulo perguntou: ‘Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue?’ (Rm 10.14). Para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada publicamente, a Igreja chama, prepara e envia pessoas para assumir esta tarefa. O chamado oficial da Igreja, com a bênção e o envio de pessoas para proclamar o Evangelho da salvação, é conhecido como Ordenação. Na IECLB, há Ordenação para quatro Ministérios: o Catequético, o Diaconal, Missionário e Pastoral. Neste culto, vamos celebrar a Ordenação ao Ministério Pastoral. Sejam bem-vindos! Sejam bem-vindas a este Culto de Ordenação”, exclamou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na abertura do Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico, celebrado na manhã do dia 12 de fevereiro de 2017, na Comunidade Evangélica Matriz de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, a Presidência da IECLB, formada também pela Pastora 1ª Vice-Presidente, Pa. Silvia Genz, e pelo Pastor 2º Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, P. Inácio Lemke [que não estava presente], ordenou Ariádner Jastrow Potratz Berger, Fernando José Matias, Gilvania Knob de Oliveira, Lorraine de Araujo, Mauro Campagnoni Alves, Paula Cristina Welzel Trein, Raquel Kralike Lopes e Soliana Schneider, tendo como Assistentes P. Vanderlei Closs, P. Dr. Flávio Schmitt, Sra. Ilia Marth, P. Edison Elias Scheer Hunsche, Ismael Bauermann Nielsen, Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira, Elisabeth Kayser Kirsch, Pa. Lenira Kloss Germi, e, convidado pela Presidência da Igreja, P. em. Valdemar Lückemeyer.
Também participaram do ato de Ordenação a Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer, o Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Carlos Eduardo Müller Bock, a Pastora Sinodal do Sínodo Sul Rio-Grandense, Pa. Roili Borchardt, o Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, P. Gilciney Tetzner, a Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes e o Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert.
Na pregação, a Pastora 1ª Vice-Presidente, afirma que “É tempo de meditar, de se colocar diante da Palavra de Deus, do Evangelho, e perguntar: ‘O que podemos fazer como pessoas cristãs?’. Individualmente, somos pessoas fracas, mas, juntas, como IECLB, que crê na vida e vida boa, podemos mais. Talvez a gente se pergunte: ‘O que fazer?’. Ora, irradiemos a paz, modifiquemos o nosso ser, sejamos agentes que transformam realidades de ódio em entendimento ao diferente – com respeito. Ainda há sinais de paz, graça e dignidade humana! Que estas vozes sejam mais fortes do que toda a maldade. A nós, cabe testemunhar, com coragem, por meio de atitudes diferentes e que possam orientar a quem busca mudança”.
Para a Pa. Sílvia, como Comunidades, somos fortes e devemos crer no poder da união. O estudo da Palavra de Deus nos orienta à oração e à ação em favor da paz, em exemplos e testemunhos plenos de vida voltada ao bem – em todos os lugares, começando pela nossa casa e onde mais estivermos: “Olhar a realidade e aprender da Palavra de Deus como vencer as adversidades e ser pessoa promotora da paz, ser exemplo na prática do bem, contra a corrupção, ser testemunho cristão vivo contra o mal e a injustiça. A Comunidade, a Igreja, não começou conosco. Ela é um presente de Deus. É o nosso espaço de cura dos ódios e nos faz perceber que não estamos sós. Ela nos prepara para o testemunho público do Evangelho de Jesus Cristo”, destacou.
Ao encerrar a sua fala, a Pa. Sílvia convidou: “É bom podermos sentir o amor de Deus em cada membro deste corpo de Cristo, que deu a sua vida na cruz. Vivemos na certeza da derrota da morte pelo poder de Deus na ressurreição de Cristo, a nossa esperança e a nossa certeza. Amparados na fé e no amor de Deus, enfrentemos o trabalho pesado que se apresenta, pois temos muito o que fazer. Vamos trabalhar! Ajude-nos, ó Deus.
“1. O dia nasce com fulgor; com ele a graça do Senhor renasce em brilho celestial, pois seu amor é sempre igual./ 2. Ó bela estrela, a fulgurar, teu brilho venha a confortar os que em tristeza e solidão tateiam pela escuridão!/ 3. Expulsa, ó luz, a noite e o mal! Desponta em brilho divinal! De vida vergonhosa e má o teu fulgor nos salvará./ 4. Em plena luz nos faze andar! Ninguém nos possa separar de tua graça, ó Deus do amor! Bendito sejas, Salvador!”, entoou o público reunido, formado, além das pessoas já citadas, por parte da equipe da Secretaria Geral (Secretária Geral – Diác. Ingrit Vogt, Secretário da Ação Comunitária – P. Dr. Mauro Batista de Souza, Secretário de Missão – P. Dr. Pedro Alonso Puentes Reyes, Secretário Adjunto para Missão e Diaconia – P. Altemir Labes e Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias – Pa. Carmen Michel Siegle), por parte do Conselho da Igreja (Presidente – Dra. Ema Marta Dunck Cintra e 2ª Secretária – Ijoni Jurema Michaelsen), pela Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos – Elisabetha Kannenberg, pela Presidente do Sínodo Nordeste Gaúcho – Maria Elisabeth Collet, pelo Reitor da Faculdades EST – P. Dr. Wilhelm Wachholz, por Ministros e Ministras da IECLB, além de familiares e pessoas amigas dos Ordinandos e das Ordinandas e a Comunidade local (também representada por um dos Ministros da Paróquia Matriz – P. Claudio Kupka e o Presidente da Comunidade Matriz de Porto Alegre – Tiago Wodzik Strassburger), que acolheu este ato tão significativo para a IECLB como um todo.
Para que vivamos o sacerdócio geral de todas as pessoas crentes, a Igreja assume a responsabilidade de acolher pessoas vocacionadas por Deus, prepará-las e enviá-las ao povo de Deus para que ensinem e preguem o Evangelho. Com a Ordenação, a Igreja legitima o chamado para o ensino público do Evangelho, explicou o Pastor Presidente.
“Caros irmãos, caras irmãs! O Ministério da Palavra de Deus não nos pertence. Ele está acima de nós. É confiado por Deus à Igreja. Cabe à Igreja zelar pela pregação responsável da Palavra de Deus, convocando e enviando pessoas devidamente preparadas para este serviço. Vocês, portanto, por meio da Ordenação ao Ministério Eclesiástico, assumem, em nome da Igreja, pregar a Palavra de Deus e administrar os santos Sacramentos, fazendo com que o Evangelho alcance as pessoas lá onde estão, com suas tristezas e alegrias. Pela Ordenação, vocês são enviados e enviadas a pastorear o povo aflito e desorientado, dirigir orações e súplicas, ouvir a sua confissão e proclamar o perdão dos seus pecados, mantendo o sigilo do que lhes for confiado, visitar, aconselhar e consolar os irmãos e irmãs na fé”, falou a Pa. 1ª Vice-Presidente da IECLB, a Pa. Silvia Genz.
“Sim. Que Deus me ajude com a sua graça!”, responderam os Ordinandos e as Ordinandas à pergunta feita pelo P. Nestor Friedrich: ‘Tendo ouvido a palavra de Deus, bem como as atribuições inerentes ao Ministério com Ordenação na IECLB, eu lhes pergunto: incumbido pela nossa Igreja, perante o Deus onisciente e a sua Comunidade aqui reunida, vocês assumem o Ministério com Ordenação e prometem exercê-lo com fidelidade, amor, oração, estudo e responsabilidade diante de Jesus Cristo, o Senhor? Estão prontos a pregar o Evangelho, visitar e aconselhar, admoestar e orientar, edificar Comunidade na fé, incentivar a prática do amor ao próximo, promover paz e reconciliação entre as pessoas? Vocês estão igualmente dispostos a viverem uma vida exemplar na sua casa, entre irmãos e irmãs e aos olhos do mundo?’.
Nós cremos, confessamos e ensinamos que o Evangelho de Jesus Cristo, contido nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, é o fundamento da Igreja una, santa, universal e apostólica e reconhecemos as Confissões dos Credos Ecumênicos e da Reforma Luterana como testemunho e exposição fiel da fé cristã. Em vista disto, foi perguntado aos Ordinandos e às Ordinandas: ‘vocês prometem exercer o Ministério com Ordenação de acordo com as Sagradas Escrituras e essas confissões, sabendo que têm de prestar contas ao Senhor?’ Então respondam: “Sim, com o auxílio de Deus”.
Com a resposta afirmativa do grupo, o Pastor Presidente pediu “O Deus de toda bondade, que vos vocacionou, também vos dê, por seu Espírito Santo, a graça de cumprirem esses votos, por Jesus Cristo, nosso Senhor”.
No momento da entrega das vestes litúrgicas ao grupo, a Presidente do Conselho da Igreja explicou para a Comunidade que o uso de vestes litúrgicas por parte de Ministros e Ministras nos cultos e ofícios identifica papéis, revela incumbência, compromisso e responsabilidade, caracteriza a IECLB e as Igrejas luteranas no mundo todo, faz parte da sua história. As vestes litúrgicas evidenciam o compromisso do Ministro e da Ministra de não falar e agir em qualidade particular, mas, sim, como uma pessoa oficialmente encarregada e responsabilizada pela Igreja.
O Assistente da Presidência, P. em. Valdemar Lückemeyer, ao entregar os materiais para Ordinandos e Ordinandas, destacou: “Vocês recebem o Livro de Culto da IECLB, a Bíblia na versão que contém os comentários de Martim Lutero, o ‘Proclamar Libertação nº41’ e cinco Manuais de Ofício da nossa Igreja. Este conjunto revela unidade, base confessional consistente, compromisso da IECLB com vocês e de vocês para com a Igreja que lhes confia o Ministério com Ordenação. Juntos e juntas, nessa unidade é que Deus nos aguarda e acompanha na sua seara”.
O Secretário do Ministério com Ordenação leu o documento que atesta a Ordenação e, na sequência, o Pastor Presidente anunciou que Ariádner Jastrow Potratz Berger, Fernando José Matias, Gilvania Knob de Oliveira, Lorraine de Araujo, Mauro Campagnoni Alves, Paula Cristina Welzel Trein, Raquel Kralike Lopes e Soliana Schneider haviam sido ordenados Ministros e ordenadas Ministras da Igreja, tendo autoridade para pregar publicamente a Palavra, administrar os Sacramentos e pastorear o povo de Deus, pedindo, como manifestação de a alegria e gratidão, uma salva de palmas!
Dá-nos esperança e paz, Dá-nos bênçãos, dá-nos fé. Dá-nos a luz de teu olhar, Dá-nos teu amor, foi o hino que encerrou o Culto de Ordenação conjunta, que teve a parte musical conduzida pela Coordenada de Música da IECLB, Mus. Dra. Soraya Eberle.
Perfil dos Ordinandos e das Ordinandas
ARIÁDNER JASTROW POTRATZ BERGER, filha de Jorge Luiz Potratz e Angélica Jastrow, natural de Santa Leopoldina/ES, casada com Edgard Figer Berger. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Comunidade Evangélica Trindade de Ivoti/RS, sob a mentoria do P. Vanderlei Closs, e foi enviada para a Paróquia de Porto dos Gaúchos/MT, onde atuará como Pastora.
FERNANDO JOSÉ MATIAS, filho de Aías Matias e Maria Luciano Matias, natural de Baixo Guandu/ES, casado com Stéfani Niewöhner. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Indaial/SC, sob a mentoria do P. Edson Pilz, e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Barranco/RS, onde atuará como Pastor.
GILVANIA KNOB DE OLIVEIRA, filha de Antônio José Knob e Marlise Knob, natural de Guaraciaba/SC, casada com Rodrigo Rocha de Oliveira. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Nova Santa Rosa/PR, sob a mentoria da Pa. Ester Delene Wilke, e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Iraí/RS, onde atuará como Pastora.
LORRAINE DE ARAUJO, filha de Paulo Roberto de Araújo e Claudina Pedro de Araújo, natural de Itarana/ES, casada com Diego Aguirre dos Santos. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Paróquia Evangélica de Maracaju/MS, sob a mentoria do P. Robson Hasse, e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste/RO, onde atuará como Pastora.
MAURO CAMPAGNONI ALVES, filho de Mauro Jaques Alves e Stela Maris Machado Campagnoni, natural de Estância Velha/RS, casado com Alessandra Bourscheidt Alves. Estudou na Faculdades EST. Cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz/RS, sob a mentoria do P. Marcio Trentini, e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther de Cruzeiro do Sul/RS, onde atuará como Pastor.
PAULA CRISTINA WELZEL TREIN, filha de Marcos Arthur Trein e Sônia Maria Welzel Trein, natural de Ijuí/RS. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão – Novo Hamburgo/RS, sob a mentoria do P. Carlos Eberle, e foi enviada para a Paróquia de Assis II/SP, onde atuará como Pastora.
RAQUEL KRALIKE LOPES, filha de João de Souza Lopes e Elcí Kralike Lopes, natural de Santa Cruz do Sul/RS. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Comunidade da Paz de Giruá/RS, sob a mentoria do P. Fábio Bernardo Rucks, e foi enviada para a Comunidade em Rio Brilhante/MS, onde atuará como Pastora.
SOLIANA SCHNEIDER, filha de Ademar Schneider e Benilda Hackbart Schneider, natural de Itarana/ES. Estudou na Faculdades EST, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Paróquia Evangélica de São José do Hortêncio/RS, sob a mentoria do P. Claudio Röhsig, e foi enviada para a Paróquia de Tocantins Centro/TO, onde atuará como Pastora.