“O apóstolo Paulo perguntou: Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.14). Para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada publicamente, a Igreja chama, prepara e envia pessoas para assumir esta tarefa. O chamado oficial da Igreja, com a bênção e o envio de pessoas para proclamar o Evangelho da salvação, é conhecido como Ordenação. Na IECLB, o Ministério com Ordenação está desdobrado em quatro ênfases: Catequético, Diaconal, Missionário e Pastoral. Neste Culto, vamos celebrar a Ordenação ao Ministério Missionário e ao Ministério Pastoral. Sejam bem-vindos! Sejam bem-vindas a este Culto de Ordenação”, exclamou a Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, na abertura do Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico, celebrado na manhã do dia 24 de fevereiro de 2019, na Comunidade Evangélica Matriz de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, a Presidência da IECLB, formada também pelo Pastor 1º Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, P. Odair Braun, e pelo Pastor 2º Vice-Presidente, P. Dr. Mauro Souza, ordenou Ana Aline Centeno Medeiros e Scharles Adriano Metz ao Ministério Missionário e Betina Pagel de Oliveira, Camila Luísa Faber Kerber, Iraildes Ferreira Santoro, Joel Francisco Decothé Junior, Juliana Lohmann Lindner e Robson Peters ao Ministério Pastoral, tendo como Assistentes o P. Rogério Vieira, o P. Artur Eugênio Presser, o P. Me. Edson Edilio Streck, Greici Petry, a Pa. Marlei Adam Arcari, a Diác. Vivian Bayer Trentini, o P. Fernando José Matias, o P. Dr. Mário Francisco Tessmann e, convidada pela Presidência da Igreja, a Pa. em. Louraini Christmann.
Também participaram do ato de Ordenação a Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, Pa. Vera Lúcia Engelhardt, a Pastora Sinodal do Sínodo Brasil Central, Pa. Patrícia Bauer, o Pastor Sinodal do Sínodo Centro-Campanha-Sul, P. Décio Weber, o Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, P. Ismar Schiefelbein, o Pastor Sinodal do Sínodo Mato Grosso, P. Elisandro Rheinheimer, a Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer, o Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, P. Vilson Emílio Thielke, o Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-grandense, P. Ricardo Cassen, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Carlos Eduardo Müller Bock, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Afonso Adolfo Weimer, o Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Marcos Jair Ebeling, a Pastora Sinodal do Sínodo Sul Rio-Grandense, Pa. Roili Borchardt, o Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, P. Jair Luiz Holzschuh, o Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, P. Gilciney Tetzner, além da Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes, e da Secretária do Ministério com Ordenação, Pa. Ruth Eleonora Musskopf.
Louvor rendamos, nós que a Deus honramos! Em alegria ao nome seu cantemos; graças e glória ao seu altar levemos: glória cantemos! À nossa vida paternal guarida, amparo e proteção, ó Pai, nos deste. Todos da treva à luz voltar fizeste: glória cantemos! Que respiramos, com saúde estamos, que nossos lábios, mãos e pés movemos, à tua bênção nós o agradecemos: glória cantemos! Senhor bondoso, guarda poderoso, ampara a nossa vida eternamente, por tua graça e teu poder clemente: glória cantemos! (Louvor rendamos – LCI 338), entoou o público reunido, formado, além das pessoas já citadas, por parte da equipe da Secretaria Geral (Secretário Geral, P. Marcos Bechert, Secretária de Formação, Cat. Ma. Débora Raquel Klesener Conrad, Secretário da Ação Comunitária, P. Olmiro Ribeiro Junior, Secretário de Missão, P. Dr. Pedro Alonso Puentes Reyes, e Secretário Executivo do Departamento Financeiro, Fábio Machado Silva), por parte do Conselho da Igreja (Representante do Sínodo Rio dos Sinos, Marcos Sebastião Baum), pelo ex-Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Walter Altmann, pela Coordenadora do Curso de Teologia da Faculdades EST, Pa. Dra. Márcia Blasi, representando o Reitor da EST, P. Dr. Wilhelm Wachholz, por Ministros e Ministras da IECLB, além de familiares e pessoas amigas dos Ordinandos e das Ordinandas e a Comunidade local (também representada por um dos Ministros da Paróquia Matriz, P. Claudio Kupka, e o Presidente da Comunidade Matriz de Porto Alegre, Carlos Souto Júnior, Presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Matriz de Porto Alegre), que acolheu esse ato tão significativo para a IECLB como um todo.
Na Pregação, a Pastora Presidente, afirmou “Perdão precisa vir com arrependimento, mudança de atitude e reparação. Jesus, no início do seu trabalho, diz: Arrependam-se dos seus pecados e creiam no Evangelho, o Reino de Deus está perto (Mc 1.15). O perdão tem a ver com paz, presente de Deus. Temos aqui futuros Ministros e futuras Ministras. O papel da pessoa ordenada é seguir o chamado de Deus, ir aonde Deus quer nos conduzir e saber distinguir o chamado de Deus de outros chamados. É também orar, pedir perdão e vivê-lo. Ainda: ajudar as pessoas a sentirem-se chamadas por Deus, aprenderem a ouvir o chamado de Deus e o distinguir de outros chamados”.
Ao citar outra passagem de Marcos 1, a Pa. Sílvia frisou: “A tarefa da pessoa ordenada é salvar vidas, tanto no aspecto espiritual quando no material. Espírito e corpo, céu e terra, espiritualidade e ética… São coisas indivisíveis. A Igreja existe para salvar vidas, em nome de Deus e pelo poder do Espírito Santo. A pessoa ordenada tem papel importante nessa dimensão. Pessoas ordenadas, Ministros, Ministras estão ao lado e com as pessoas em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis. Isso significa chorar com. Da mesma forma, estão ao lado e com as pessoas nos momentos de alegrar-se com, ter comunhão, respeitar e fazer a comemoração da vida na família de fé”.
No encerramento da sua fala, a Pastora Presidente disse “Que tarefa! Quanta gente envergonhada e excluída devido a tantos julgamentos e preconceitos que temos nas nossas Comunidades e ao redor dela também! Há muito por fazer, mas não tenham medo, pois Jesus disse Estarei com vocês até o fim (Mt 28.20). Que estejamos unidos e unidas, nos apoiando, perdoando e tentando acolher e convidar pessoas de rostos sofridos, quem sabe, tão diferentes, mas tão iguais em seus amores e dores, conosco. Familiares de Ordinandos e Ordinandas, se sejam fortes, orem e apoiem os seus filhos e as suas filhas. Saibam que estarão ligados e ligadas à família de fé, longe de vocês, mas perto de irmãos e irmãs na fé, sempre sob o cuidado de Deus”.
Para que vivamos o Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes, a Igreja assume a responsabilidade de acolher pessoas vocacionadas por Deus, prepará-las, examiná-las e enviá-las ao povo de Deus para que preguem o Evangelho. Com a Ordenação, a Igreja legitima o chamado para o ensino público do Evangelho e para a administração dos Sacramentos, explicou a Pastora Presidente.
“Caros irmãos, caras irmãs! O Ministério da Palavra de Deus não nos pertence. Ele está acima de nós. É confiado por Deus à Igreja. Cabe à Igreja zelar pela pregação responsável da Palavra de Deus, convocando e enviando pessoas devidamente preparadas para este serviço. Vocês, portanto, por meio da Ordenação ao Ministério Eclesiástico, assumem, em nome da Igreja, pregar a Palavra de Deus e administrar os santos Sacramentos, fazendo com que o Evangelho alcance as pessoas lá onde estão, com suas tristezas e alegrias. Pela Ordenação, vocês são enviados e enviadas a pastorear o povo aflito e desorientado, dirigir orações e súplicas, ouvir a sua confissão e proclamar o perdão dos seus pecados, mantendo o sigilo do que lhes for confiado, visitar, aconselhar e consolar os irmãos e irmãs na fé”, falou o Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB.
“Sim. Que Deus me ajude com a sua graça!”, responderam os Ordinandos e as Ordinandas à pergunta feita pela Pastora Presidente: ‘Tendo ouvido a palavra de Deus, bem como as atribuições inerentes ao Ministério com Ordenação na IECLB, eu lhes pergunto: incumbida pela nossa Igreja, perante o Deus onisciente e a sua Comunidade aqui reunida, vocês assumem o Ministério com Ordenação e prometem exercê-lo com fidelidade, amor, oração, estudo e responsabilidade diante de Jesus Cristo, o Senhor? Estão prontos a pregar o Evangelho, visitar e aconselhar, admoestar e orientar, edificar Comunidade na fé, incentivar a prática do amor ao próximo, promover paz e reconciliação entre as pessoas? Vocês estão igualmente dispõem-se a viver uma vida exemplar na sua casa, entre irmãos e irmãs e aos olhos do mundo?’.
Nós cremos, confessamos e ensinamos que o Evangelho de Jesus Cristo, contido nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, é o fundamento da Igreja una, santa, universal e apostólica e reconhecemos as Confissões dos Credos Ecumênicos e da Reforma Luterana como testemunho e exposição fiel da fé cristã. Em vista disto, o Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB perguntou aos Ordinandos e às Ordinandas: ‘vocês prometem exercer o Ministério com Ordenação de acordo com as Sagradas Escrituras e essas confissões, sabendo que têm de prestar contas ao Senhor?’ Então respondam: “Sim, com o auxílio de Deus”.
Com a resposta afirmativa do grupo, o P. Mauro pediu “O Deus de toda bondade, que vos vocacionou, também vos dê, por seu Espírito Santo, a graça de cumprirem esses votos, por Jesus Cristo, nosso Senhor”.
No momento da entrega das vestes litúrgicas ao grupo, Marcos Baum, Representante do CI, explicou para a Comunidade que o uso de vestes litúrgicas por parte de Ministros e Ministras nos cultos e ofícios identifica papéis, revela incumbência, compromisso e responsabilidade, caracteriza a IECLB e as Igrejas luteranas no mundo todo, faz parte da sua história. As vestes litúrgicas evidenciam o compromisso do Ministro e da Ministra de não falar e agir em qualidade particular, mas, sim, como uma pessoa oficialmente encarregada e responsabilizada pela Igreja.
A Assistente da Presidência, Pa. Louraini, ao entregar os materiais para Ordinandos e Ordinandas, destacou: “Vocês recebem o Livro de Culto da IECLB, a Bíblia na versão que contém os comentários de Lutero, cinco Manuais de Ofício da nossa Igreja e o Proclamar Libertação nº 43. Este conjunto revela unidade, base confessional consistente, compromisso da IECLB com vocês e de vocês para com a Igreja que lhes confia o Ministério com Ordenação. Juntos e juntas, nessa unidade é que Deus nos aguarda e acompanha na sua seara”.
A Secretária do Ministério com Ordenação leu o documento que atesta a Ordenação e, na sequência, a Pastora Presidente anunciou que Ana Aline Centeno Medeiros, Betina Pagel de Oliveira, Camila Luísa Faber Kerber, Iraildes Ferreira Santoro, Joel Francisco Decothé Junior, Juliana Lohmann Lindner, Robson Peters e Scharles Adriano Metz haviam sido ordenados Ministros e ordenadas Ministras da Igreja, tendo autoridade para pregar publicamente a Palavra, administrar os Sacramentos e pastorear o povo de Deus, pedindo, como manifestação de alegria e gratidão, uma salva de palmas!
Dá-nos esperança e paz, Dá-nos bênçãos, dá-nos fé. Dá-nos a luz de teu olhar, Dá-nos teu amor (LCI 293), foi o hino que encerrou o Culto de Ordenação Conjunta, que teve a parte musical conduzida pelo Maestro Delmar Dickel.
Perfil dos Ordinandos e das Ordinandas
ANA ALINE CENTENO MEDEIROS, filha de Jorge Augusto Medeiros e Anete Centeno Medeiros, natural de Tapes/RS, estudou na Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba (FATEV). Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Castro/PR, sob a mentoria da Pa. Bianca Bartsch e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São João/PR, onde atuará como Missionária.
BETINA PAGEL DE OLIVEIRA, filha de Pedro de Oliveira e Ester Pagel de Oliveira, natural de Santa Cruz do Sul/RS, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São Lourenço do Sul/RS, sob a mentoria do P. Artur Eugênio Presser e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Horizontina/RS, onde atuará como Pastora.
CAMILA LUÍSA FABER KERBER, filha de Reissolí Romí Faber e Elisabeth Faber, natural de Sapiranga/RS, casada com Lucas Müller Kerber, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica Luterana de Assis/SP, sob a mentoria do P. Luiz Temóteo Schwanz e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Alta Floresta/MT, onde atuará como Pastora.
IRAILDES FERREIRA SANTORO, filha de Raimundo Nonato Araujo Ferreira e Ieda von Groll Ferreira, natural de Altamira/PA, casada com Alex Santoro, estudou na Faculdade Luterana de Teologia – FLT. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor de Curitiba/PR, sob a mentoria do P. Eder Alan Ferreira Weber e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Santa Maria do Sul/RS, onde atuará como Pastora.
JOEL FRANCISCO DECOTHÉ JUNIOR, filho de Joel Francisco Decothé e Eunice Sousa Barbosa, natural do Rio de Janeiro/RJ, casado com Carina Inês Schmidt, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Padilha/RS, sob a mentoria do P. Genésio Bobsin e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Sertão Santana/RS onde atuará como Pastor.
JULIANA LOHMANN LINDNER, filha de Egon Lindner (in memoriam) e Helena Lohmann Lindner, natural de Marechal Cândido Rondon/PR, casada com Robson Peters, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz – Centro/RS, sob a mentoria do P. Márcio Arthur Trentini e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero de Luís Eduardo Magalhães/BA, onde atuará como Pastora.
ROBSON PETERS, filho de Erli Peters e Marlene Schifelbein Peters, natural Aimorés/MG, casado com Juliana Lohmann Lindner, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria/RS, sob a mentoria do P. Reinoldo Glück Neumann e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero de Luís Eduardo Magalhães/BA, onde atuará como Pastor.
SCHARLES ADRIANO METZ, filho de Silberto Meno Metz e Maidi Lenhart Metz, natural de Ivoti/RS, estudou na Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV. Cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Uberlândia/MG, sob a mentoria do P. Jonas Zenkner Beier e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Noroeste do Paraná/PR onde atuará como Missionário.