1. Considerações preparatórias
O Batismo é um dos ritos mais ricos que cabe à Igreja administrar. Ao mesmo tempo o Batismo se tornou uma das celebrações mais pobres na vida da Igreja.
A faceta mais importante do Batismo pode ser resumida na palavra que muitas vezes é mencionada nessa oportunidade e que está em Is 43.1: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Deus chama a pessoa balizada, criança ou adulto, e a declara filho seu e filha sua, por liberdade, por iniciativa e misericórdia sua. Quebra o senhorio de quaisquer poderes e valores que separam a pessoa dele, de Deus, na terra, no céu e debaixo da terra. Ele abre o caminho, e o deixa aberto, para que a pessoa possa andar na sua condição de criação à imagem de Deus. Deus a integra em seu reino e lhe dá condições para que possa viver no reino.
Deus está presente no Batismo em sua dimensão total, Pai, Filho e Espírito Santo. Em qualquer parte onde Deus está presente, está em sua dimensão total. Não é possível separar Deus em partes ou pedaços. Nós podemos ignorar, negar, rejeitar uma ou outra dimensão de Deus, mas não podemos parti-lo em pedaços. Ele está no Batismo como Pai, Filho e Espírito Santo.
Deus não precisa do Batismo. Ele nos presenteia com sua graça e miseri¬córdia sem o Batismo e antes do Batismo. A vocação do profeta em Jr l não fala de Batismo. Mas o que está escrito ali pode muito bem ser aplicado para quem é batizado/a. Deus nos ama antes do Batismo, antes do nascimento, antes da concepção. Este conforto nós podemos dar a pais e famílias que perdem uma criança antes do Batismo. Por alguma razão a Igreja nem sempre disse isso com suficiente clareza. Ainda hoje há muita dúvida e sofrimento por causa dessa questão. Isso também ajuda quando em nossos dias alguém não foi batizado/a, mas não sabe disso porque não foi informado/a. A palavra de Deus opera em nós a mesma coisa que o Batismo opera. A Santa Ceia opera o mesmo milagre que o Batismo opera. Por isso, se alguém por desconhecimento não foi batizado, mas ouve a palavra de Deus e a vive e participa da Santa Ceia e a vive, isso não impede e anula a graça de Deus.
Deus não precisa do Batismo. Mas eu preciso do Batismo. Nós precisamos do Batismo. O cristão precisa do Batismo. A comunidade precisa do Batismo. Eu tenho licença para não ser batizado/a. A comunidade não tem licença para dispensar alguém do Batismo. A sociedade precisa ver quem é batizado. Deus instituiu o Batismo por nossa causa. Ele sabe que cada pessoa e cada comunidade precisa de um rito, de uma celebração em que lhe é atribuída pública e oficialmente uma nova condição de vida. Onde alguém se negar ao Batismo, rejeita a obediência a Deus e rejeita a comunhão dos/as batizados/as. Onde uma comunidade abrir mão de batizar seus membros, mina o seu próprio fundamento.
Um Batismo é suficiente. Quem foi batizado/a em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, com água, não precisa ser batizado/a de novo. Se o Batismo aconteceu em outra Igreja, isso não tira a sua validade. Se o Batismo foi esquecido e não há mais nenhuma relação com ele, podem ser encontrados meios para trazê-lo à lembrança de novo. Existem cristãos que Deus chama para tarefas especiais. Também existem cristãos que vivem seu Batismo de maneira mais consciente e responsável do que outros. Mas não há espaço na Bíblia para uma casta especial de cristãos, mais elevada do que os cristãos comuns. Também o batismo com o Espírito Santo em Aios dos Apóstolos não pode ser interpretado assim.
Um único Batismo é suficiente? Nem sempre. Na pluralidade religiosa de nossos dias há grupos de todos os tipos. Há grupos que se dizem cristãos, mas fazem uma confusão enorme. Então é necessário que o/a pastor/a e o presbitério examinem esses batismos para ver se resistem ao crivo de um Batismo cristão. Às vezes não resistem e é preciso balizar de novo, ou melhor, balizar corretamente. Mas isso precisa ser feito com espírito poimênico.
E ainda há outros aspectos a serem considerados.
Tratamos, há poucos dias, num grupo da Comunidade Evangélica de São Leopoldo, chamado Celebrar e Viver, do tema do Batismo. Fizemos a pergunta pela importância do Batismo na lembrança e na vida dos membros do grupo. Surpreenderam a pouca lembrança e a pouca relação com a vida das pessoas na questão do Batismo.
Havia pouca informação sobre os conteúdos do Batismo. Ninguém mencio¬nou que o conteúdo maior do Batismo é a ação de Deus. Tudo o que foi lembrado referia-se ao que nós fazemos. A gente se torna filho de Deus. A gente se torna membro da comunidade. Os pais entregam o filho a Deus. Acho que tem alguma coisa a ver com o pecado original. Mencionaram muito daquilo que a gente faz e pouco do que Deus faz e do que a comunidade Ia/,. Por alguma razão falia informação sobre muitos conteúdos essenciais do Batismo a muitos membros de nossas comunidades. E no nosso grupo havia pessoas que participam responsável e ativamente da vida da comunidade. O que podemos lazer para que tenham mais informações?
Outro ponto muito frágil é a educação cristã nas famílias. Elas não sabem fazer isso e as comunidades dão pouco apoio. Outro dia organizamos na comunidade um pequeno curso para um grupo de mães e pais para aprenderem a fazer oração com os filhos pequenos e a contar histórias bíblicas. Foi valioso, mas foi muito pouco. Nossas mães e pais, de maneira bastante ampla, tiveram pouca educação cristã em suas casas. Como vão educar seus filhos? Batizamos nossas crianças com muito carinho, mas o Batismo é um acontecimento muito isolado. Creio que na grande maioria de nossas comunidades há um encontro pré-batismal com pais e padrinhos. Hoje não se deveria batizar nenhuma criança sem esse encontro. Mesmo assim, ele é pouco. Algumas comunidades têm o culto infantil. Mas certamente é uma minoria das crianças da Igreja que participa do culto infantil. E nosso ensino confirmatório também é frágil. Temos enormes dificuldades com ele. E nossos programas de educação de jovens e adultos praticamente são inexistentes nas comunidades.
Então, se há um grande desconhecimento dos conteúdos do Batismo e se há falta de uma prática educativa que insira o Batismo na vida, inclusive na Igreja, e as duas coisas podem ser uma vez causa, outra vez efeito, o Batismo é apenas um ritual antropológico. Isso não significa que não seja importante. Ritos antropológicos são importantes sob o ponto de vista psicológico e social e possivelmente sob o ponto de vista religioso também. Estudos antropológicos mostram que o ser humano precisa de um rito público por ocasião de sua entrada na vida e no mundo. É por isso que a grande maioria da sociedade brasileira continua balizando suas crianças. Essa necessidade antropológica é importante. O respeito a ela contempla o primeiro artigo do Credo Apostólico. Não podemos desqualificar a necessidade antropológica como apenas antropológica
Mas para o cristão e a comunidade cristã o Batismo tem ainda outras dimensões, as dimensões do segundo e do terceiro artigos do Credo. Precisamos trabalhar no Batismo e no pós-Batismo as dimensões dos três artigos do Credo. Deixar de lado qualquer uma delas é tornar o Batismo capenga.
Durante a preparação e redação deste texto várias vezes me vem à memória o baptistatus sum de Lutero. A história nos conta que em momentos de grande dificuldade e conflito Lutero escrevia em sua escrivaninha as palavras baptisatus sum. Sou balizado. Deus Pai, Filho e Espírito Santo é o meu Senhor. Sou filho de Deus. Vivo e quero viver minha vida em comunhão com Deus. Não quero que nada me separe dele. Busco minha força em Deus.
Lutero foi balizado em criança. Mas o Batismo está presente em toda a sua vida. Lutero traz seu Batismo para o dia-a-dia de sua vida. É o Batismo que devolve a ele o sentido e o rumo de sua vida. Para isso escreve o baptisatus sum em sua mesa de trabalho, para não só se lembrar das palavras, não só ouvir as palavras, mas também escrever e enxergar as palavras. Um processo muito forte.
Batismo tem a ver com vida. O Deus que nos declara seus filhos e filhas através do Batismo mantém-nos como filhos a cada dia de toda a vida. Numa época em que muito se fala em qualidade total, não custa lembrar que nosso Deus nos dá qualidade de vida. O Batismo dá as condições para uma vida melhor, urna vida boa, vida de fé, vida de amor, vida de justiça, vida de esperança. Onde o Batismo for bem administrado durante a vida toda, haverá sinais de vida muito rica.
Como podemos redescobrir e recuperar a riqueza do Batismo? Como podemos deter o processo de empobrecimento que vem de longe?
Acho importante trabalhar em dois níveis: um é o nível do conhecimento, da informação. Que é o Batismo? O que acontece no Batismo? Quem atua no Batismo? O que faz o Batismo? O que é pecado original? Por que água? Qual o papel da comunidade? Por que Batismo no culto? Enfim, um programa de educação e reeducação da comunidade em termos de informação sobre o Batismo.
O outro nível diz respeito mais às famílias que batizaram um de seus membros. O nenê, ou o/a jovem, foi batizado. E agora? Como é que vai experimentar o Batismo? Que repercussão o Batismo vai ter na família? Como é que a família vai administrar o Batismo? Que diferença ele vai fazer na vida da criança balizada e da família? Como é que a comunidade vai desempenhar a sua responsabilidade em relação à criança e sua família? Como vai ser a relação da família com sua comunidade?
Uma questão que está ganhando peso de forma crescente na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é o Batismo de adultos. Mais e mais famílias não balizam seus filhos em criança, por vários motivos, e aí, também por vários motivos, os/as jovens chegam à comunidade e solicitam o Batismo. Como lidamos com isso? Não acho que a idade seja um problema. A graça imerecida de Deus não está condicionada a nenhuma idade. Deus pode dá-la a crianças e adultos. Há batismos de criança responsáveis e outros irresponsáveis. E há batismos de adultos responsáveis e irresponsáveis. Uns como outros podem ser bem ou mal administrados. O Batismo de crianças pode levar a graça de Deus a sério quando ele é acompanhado de uma vida responsável para com Deus. O Batismo de adultos da mesma forma. O Batismo de crianças pode tornar a graça de Deus barata quando não está inserido dentro de uma vida tocada pela graça que compromete. O Batismo de adultos pode tornar a graça de Deus barata quando nele prevalecem como mérito a decisão e ação da pessoa batizada.
Como poderíamos redescobrir a riqueza do Batismo? Como poderíamos tornar concretos os tesouros embutidos no Batismo? Como poderíamos levar os valores do Batismo para a vida na família, na comunidade, na sociedade e no mundo?
Imagino que a maioria dos/as pastores/as, junto com as comunidades, não consigam fazer uma grande revolução a curto prazo. Alguns talvez consigam. Às vezes há pastores/as e comunidades que recebem o dom e a liberdade de fazer uma revolução radical em pouco tempo. Na maioria dos casos o caminho vai ser mais lento e longo. Alguns/mas pastores/as c/ou comunidades, com ou sem motivo, não vão fazer nada.
2. Passos possíveis
Quero apontar para algumas medidas que, num processo lento e persistente, poderão ajudar a redescobrir a riqueza do Batismo e contribuir para a conscientização e crescimento de pessoas, famílias e comunidades.
a) Diálogo pré-batismal: Um encontro de pais, mães, padrinhos, madrinhas e outras pessoas próximas para um encontro antes do Batismo, para uma reflexão conjunta. Nenhum Batismo deveria ser realizado sem, pelo menos, um encontro desses.
b) Realizar cultos especiais de Batismo. Para isso será importante não ter batismos em todos os cultos, no máximo uma vez por mês em comunidades onde há cultos todos os domingos, ou a cada dois meses, ou a cada três meses. Ou uma vez por ano? Nesses cultos toda a temática poderia girar em torno do assunto do Batismo, os textos bíblicos, os hinos, as orações.
c) De tempos em tempos convidar as crianças do culto infantil para participarem do Batismo.
d) Convidar grupos de confirmandos para ficarem ao redor da pia batismal.
e) Em cada culto de Batismo lembrar toda a comunidade presente que o Batismo de cada criança é um convite para a reflexão sobre o próprio Batismo.
f) Algumas comunidades estão entregando uma vela à criança recém batizada com a sugestão de que a cada ano, no dia do Batismo, reúnam a família, acendam a vela e reflitam sobre o Batismo.
g) Será que se pode retomar o velho costume de emoldurar a Certidão de Batismo e colocá-la na parede do quarto da criança?
h) Será que ajudaria imprimir folhas ou cartolinas com as palavras Baptisatus sum e distribuí-las na comunidade?
i) Numa oportunidade realizamos um curso para mães e pais de crianças pequenas para ajudar a fazer a oração pelas crianças e com elas e contar histórias.
j) Numa comunidade a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) dá de presente uma assinatura do Amigo das Crianças para cada criança que faz 7 anos, durante um ano.
k) Valorizar o culto infantil.
1) Fazer de cada Batismo de jovem ou adulto uma festa na comunidade. Às vezes jovens e adultos se sentem constrangidos por serem balizados em culto. Não se deve forçar, mas pode-se destacar o privilégio que isso pode representar. O Batismo de crianças é uma das marcas das igrejas luteranas e é um privilégio poder batizar crianças no início de suas vidas. Mas é de se perguntar se numa época em que o Batismo está tão esvaziado de sentido e responsabilidade não deveríamos ganhar muito mais liberdade para o Batismo de jovens e adultos, desde que no Batismo de adultos não se repitam os vícios que estamos percebendo no Batismo de crianças.
m) Socializar outras experiências, feitas em comunidades da Igreja. Há outras sérias e ricas tentativas de reaver o sentido do Batismo em vários lugares.
3. Culto de Batismo
O culto de Batismo pode ser um dos instrumentos de recuperação da riqueza do Batismo. Ele dá chance para trabalhar as várias dimensões do Batismo. É claro que não é possível abordar tudo em um culto só. Mas pode-se planejar, talvez para um ano, ou dois anos. Mesmo assim, ele não vai atingir Ioda a comunidade. Vai atingir aquelas pessoas que participam com regularidade dos cultos, mas não aquelas que vêm só esporadicamente. Para estas se precisa de outros caminhos. E as famílias afastadas às vezes são a maioria na comunidade. Já por isso necessitam de uma atenção especial e diferenciada.
Abaixo vai uma sugestão de liturgia que pode ser usada assim como está proposta ou alterada e adaptada. Por ser copiada por computador ou fotocopiadora para que toda a comunidade a tenha em mãos.
4. Ordem do culto
Sinos (onde houver)
Prelúdio musical (onde houver os recursos)
Saudação
Hino (que encaminha e motiva para o culto e/ou o Batismo)
Oração preparatória:
L.: Confesso a Deus, Todo-Poderoso, e a vocês que pequei em pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha grande culpa. Por isso orem sempre a Deus por mim.
C.: Também nós confessamos a Deus, Todo-Poderoso, e a você que pecamos em pensamentos, palavras, atos e omissões, por nossa culpa, nossa grande culpa. Por isso ore sempre a Deus por nós.
L.: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos devolva a alegria da salvação.
C.: Amém!
Saudação apostólica:
L.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês.
C.: E também com você!
Litania do Kyríe (clamor da comunidade pelas dores do mundo!):
L.: Por este nosso mundo, obscurecido de entendimento, alheio à vida de Deus por causa da ignorância e dureza de corações que gera tanta tristeza, falta de vida, desesperança, oremos ao Senhor:
C.: Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison.
L.: Pela Igreja de Deus no mundo, por todas as pessoas, comunidades, movimentos e grupos que lutam em defesa da vida e da justiça, na propagação do evangelho. Para que vivam com esperança, tenham paciência nas dificuldades e nunca deixem de servir, oremos ao Senhor:
C.: Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison.
L.: Por este culto de Batismo, pelas crianças que hoje vamos batizar, pelas crianças, jovens e adultos que já foram batizados, para que o Batismo seja e continue a ser um acontecimento determinante de uma vida de fé, amor, esperança e justiça, oremos ao Senhor:
C.: Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison.
Glória:
L.: Deus, Todo-Poderoso, tu nos ouves e vens ao nosso encontro, por isso nós te louvamos, bendizemos e adoramos, nós te damos graças por tua imensa glória, cantando:
C.: Glorificado seja teu nome! Glorificado seja teu nome! Aleluia, Aleluia, Aleluia. Glória a Jesus! (Hinos do povo de Deus [HPD] 253).
Oração do dia:
L.: Bondoso Deus, estamos reunidos aqui como teu povo. As famílias ……… vieram aqui para batizar seus filhos. Todos os outros viemos aqui para sermos lembrados de que tempos atrás fomos balizados em teu nome. Através de nosso Batismo tu nos declaraste teus filhos e tuas filhas. Agradecemos imensamente por isso. Tu sabes que em algumas situações tiramos de nosso Batismo uma grande qualidade de vida. Em outros momentos simplesmente esquecemos nosso Batismo, como se nunca tivesse acontecido. Concede-nos o leu Espírito Santo para que ele hoje nos abra de novo a mente e o coração para o milagre do Batismo, para que assim tenhamos liberdade e coragem de sermos testemunhas fiéis tuas nestes tempos de incerteza e de sofrimento. Dá-nos também a liberdade de falarmos sobre as dificuldades e as dúvidas que surgem na administração do Sacramento do Batismo em nossa comunidade e dá forças e sabedoria para que o Batismo das crianças e o nosso nos levem a uma vida de adoração a ti e de serviço ao próximo, à comunidade e ao mundo. Amém.
Liturgia da Palavra:
L.: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos. Vamos nos preparar para ouvir a palavra de Deus cantando:
C.: /: Pela palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar
L. Primeira leitura: Romanos 6.3 -11
C. /: Pela palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar
L. Segunda leitura: Jeremias 31.31-34
C. /: Pela palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é verdade, precisamos acreditar :/.
L. Leitura do Evangelho: Mateus 28.18-20
L. Felizes são aqueles que ouvem e põem em prática a palavra de Deus. Aleluia! C. Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Hino (relacionado com a prédica e/ou com o Batismo)
Prédica (tema: Batismo e enfoques importantes para a comunidade local)
Liturgia do Batismo:
Hino (relacionado com o Batismo e/ou vida a partir do Batismo)
L.: Quem apresenta a(s) criança(s) a ser(em) batizada(s) hoje?
Padrinho/madrinha ou pai/mãe: Eu apresento……… (nome completo da criança).
L.: Lembro-os que na qualidade de pai(s), mãe(s) e de padrinhos e madrinhas devem orar por esta(s) criança(s) e guiá-la(s) à casa de Deus. Vejam que aprendam os Dez Mandamentos, o Pai-Nosso e o Credo Apostólico, para que possam viver como sacerdotes do povo de Deus. Prometem assumir este compromisso?
Pai(s)/mãe(s) e padrinho(s)/madrinha(s): Prometemos.
L.: Lembro à comunidade que esta(s) criança(s) é(são) batizada(s) para dentro desta comunidade. Veja o presbitério, vejam os outros grupos na comunidade, vejam todos os membros a sua responsabilidade no acompanhamento desta(s) criança(s) e de sua(s) família(s). Cabem à comunidade apoio, oração, exemplo. Prometem assumir este compromisso?
Comunidade: Prometemos.
Oração:
L.: Bendito sejas, Senhor Deus do Universo, Criador de céu e terra, pela dádiva da água, com a qual vens sustentando a tua Criação. Já na origem do universo, teu Espírito pairava por sobre todas as águas para que viessem gerar vida. Nas águas do Dilúvio, um mundo corrompido foi por ti, então, destruído. Nas águas do Mar Vermelho, afogaste um opressor, conduzindo pelas mesmas teu Povo, a pé enxuto, livre da escravidão. Nas águas do Jordão, pelo batismo de teu Filho, o Verbo encarnado, consagraste todas as águas para nossa salvação.
Fiéis a Jesus Cristo, teu Filho, nosso Salvador, que ordenou a seus apóstolos. Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar tudo que vos tenho ordenado, rogamos-te, Senhor:
Pelo banho regenerador desta água, cheia de graça, concede nova vida a ………
(nome batismal), teu/tua(as) servo/a(s), para que, morrendo e ressuscitando em Cristo, se torne(m) pleno/a(s) do Espírito Santo, a fim de servir-te no Povo da nova e eterna aliança que, da escravidão do pecado, por Cristo libertaste. Por ele, teu Filho Jesus Cristo, no Espírito Santo, sejam a ti, Pai todo-poderoso, a glória e o domínio, agora e para sempre.
C.: Amém.
L.: Nossa vida está cheia de perigos, de sedução e desespero, de injustiça e opressão, que devem ser denunciados e expostos, pois a Cruz já os venceu. Portanto, renega(i)s os poderes malignos deste mundo, [a Satanás] e todas as suas obras, cerimônias e opressões?
Pai(s)/mãe(s) e padrinho(s)/madrinha(s): Renego.
L.: Então, professai com a comunidade a fé do Povo de Deus, no qual ingressamos mediante o Batismo.
C.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã — a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.
(O/a batizando/a é conduzido/a à fonte batismal.)
L.: ……… (nome batismal), eu te batizo
em nome do Pai, (Derrama água pela 1a vez.) e do Filho, (Derrama água pela 2a vez.) e do Espírito Santo. (Derrama água pela 3a vez.)
(Impondo a mão, prossegue:)
O todo-poderoso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que te fez renascer pela água e o Espírito, libertando-te dos poderes do pecado, te preserve, por graça, na sua vida (+) eterna. A paz seja contigo.
C.: Amém.
(O sinal da cruz acima é feito, mediante o dedo polegar, com água ou óleo apropriado, na fronte do neófito.)
L.: Os que foram balizados em Cristo, se revestiram de Cristo para sempre. (Gl 3.27.)
C.: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Canto: /: Louvemos todos juntos o nome do Senhor.
Louvemos todos juntos o nome do Senhor :/. (Celebrações do povo de Deus, p. 28.)
L.: Todo-poderoso Deus, agradecemos-te por haveres libertado este/a(s) teu/ tua(s) servo/a(s) dos poderes do pecado, ressuscitando-o/a(s) em Cristo para uma nova vida. Derrama sobre ele/a(s) os dons do Espírito Santo: o espírito de sabedoria, de entendimento, de conselho, de fortitude, de conhecimento, de temor do teu Nome e de alegria da salvação. Mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor.
C.: Amém.
L.: Filho/a(s) de Deus, foste(s) selado/a(s) pelo Espírito Santo e marcado/a(s) com a cruz de Cristo, para sempre.
(Cada neófito recebe sua vela batismal acesa, dada por um presbítero.)
L.: Está(ai) preparado/a(s) para tudo o que vier: a veste bem firme e a luz sempre acesa, como esta; assim como os servos devem esperar pela volta de seu Senhor. (Lc 12.35.)
(No caso de crianças, segue a Ação de Graças pós-parto da mãe:)
L.: Cara(s) irmã(s), nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Ele, em sua misericórdia, te(vos) assistiu durante esse difícil período de dores e padecimentos. Portanto, de todo o coração, dá(ai), agora, graças a Deus.
(Uma das mães, ou alguma mulher, ou então L. dirá:)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo Nome; bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. (Sl 103.)
(Alternativa: Sl 116.1-9.)
L.: Ó Deus, que velas por nós como uma mãe pelos filhos, rogamos-te por este(s) casal(is) aqui presente(s): faze com que encontrem alegria na dádiva que lhes confiaste. Ilumina-os com a tua Palavra e fortalece-os com os teus Sacramentos, para uma paternidade responsável diante de ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
C.: Amém. Pai nosso… (Um/a representante da Comunidade dirá:)
C.: Pelo seu Batismo em Cristo, esta(s) criança(s)/este/a(s) irmão/ã(s) ingressou (ingressaram) no sacerdócio do Povo peregrino de Deus. Possa(m) crescer na graça, a fim de proclamar a glória de Deus e a sua justiça, como trabalhador(es)/a(s) da seara do Senhor. Nossas boas-vindas!
(Tendo recebido o documento batismal, retorna(m) aos bancos.)
Intercessões gerais da Igreja:
(Pela Comunidade e suas necessidades, pelos problemas do mundo, pelas autoridades, pelos noivos, pelos enfermos, pelos enlutados — e podem seguir ações de graças específicas. O/a leitor/a formulará Preces curtas que serão acolhidas com um refrão da Comunidade como Senhor, escuta nossa prece, ou outro apropriado.)
Avisos comunitários Canto de despedida
(Estendendo os braços sobre a Comunidade, L. invocará a)
L.: O Senhor vos abençoe e vos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto, e vos dê (+) a paz.
C.: Amém.
L.: Ide em paz e servi ao Senhor.
C.: Demos graças a Deus.
5. Observação
A primeira parte da Ordem do Culto foi adaptada a partir da liturgia do culto do Dia do Ex-Aluno da Faculdade de Teologia celebrado em 13 de maio de 1998 e a segunda parte da Liturgia do Sacramento do Livro Celebrações do povo de Deus : prontuário litúrgico da IECLB, São Leopoldo : Sinodal, 1991.
Proclamar Libertação 24
Editora Sinodal e Escola Superior de Teologia