Prédica: Mateus 20.17-28
Leituras: Oséias 5.15-6.2 e Efésios 5.8-14
Autor: Martin Volkmann
Data LitĂşrgica: 4Âş Domingo da Quaresma
Data da Pregação: 10/03/2002
Proclamar Libertação – Volume: XXVII
Tema: Quaresma
1. Considerações iniciais
Esta Ă© a segunda vez que esta passagem de Mateus Ă© analisada em Proclamar Libertação. No v. 21, tambĂ©m para o 4Âş Domingo da Quaresma, Roberto E. Zwetsch, apresenta um estudo profundo sobre o tema, que ele inicia com o tĂtulo “Entre vocĂŞs nĂŁo deverá ser assim”. A seguir, numa nova unidade, ele coloca como tĂtulo “VocĂŞs sabem que… mas entre vocĂŞs Ă© diferente”. Com isso, ele coloca a chave de sua interpretação. Quero associar-me a isso e dizer logo de saĂda que vejo esse texto sob essa Ăłtica: a vida na comunidade de fĂ© como contraste para o mundo; uma alternativa, uma nova forma de viver comunidade.
Ao dizer isso, quero destacar logo um segundo aspecto, ao qual Roberto tambĂ©m se refere em seu texto. Por Jesus referir-se expressamente aos governantes – inclusive em dois momentos nessa passagem (v. 18s dentro do anĂşncio de sua paixĂŁo; v. 25 na orientação sobre o convĂvio comunitário) –, estarĂamos facilmente tentados a dirigir nosso olhar para fora e tecer considerações sobre a crĂtica de Jesus aos abusos de poder entre as autoridades governamentais. Sem dĂşvida alguma, o texto deve ser lido tambĂ©m sob essa Ăłtica, mas como os interlocutores de Jesus sĂŁo apenas os doze (v. 17; v. 24s), ou seja, na linguagem de Mateus, a comunidade, a Igreja, importa ver, em primeiro lugar, o que essa passagem diz para os muros internos da vida comunitária.
Antes de passarmos a olhar mais de perto o texto em si, ainda algumas considerações de caráter geral. Os três evangelistas sinóticos apresentam os três anúncios da paixão, a primeira parte do texto em questão. Porém, apenas Mateus e Marcos trazem o relato do pedido por um local privilegiado no Reino dos céus para os filhos de Zebedeu. Mateus segue a seqüência narrativa de Marcos, incluindo apenas a parábola dos trabalhadores na vinha antes da terceira predição, retomando assim a questão da riqueza (19.16-30) e já apontando para os novos valores que regem quem vive sob o prisma do Reino dos céus. A seguir, ambos relatam a cura de um/dois cegos em Jericó e a entrada em Jerusalém. Lucas segue bem outra seqüência, incluindo muito material exclusivo.
O texto em questĂŁo – Mt 20.17-28 – compõe-se de duas partes, Ă primeira vista sem conexĂŁo entre si: o terceiro anĂşncio da paixĂŁo (vv. 17-19) e o relato do pedido da mĂŁe dos filhos de Zebedeu (v. 20-28). Na realidade, os evangelistas Marcos e Mateus, ao comporem seus relatos nessa seqĂĽĂŞncia, perceberam a vinculação: ao caminho para o sofrimento e morte do Filho do Homem corresponde o caminho a ser seguido por seu discĂpulo – “beber o cálice” (v. 22s) – , nĂŁo obstante a intenção original dessa segunda parte – o pedido por um lugar privilegiado – ser bem outra. Ao protesto dos demais discĂpulos Ă quele pedido, Jesus acrescenta a orientação sobre o novo modelo de contraste para a vida em comunidade. Assim, entre essas duas partes há uma dupla vinculação, sendo, portanto, mais do que justificado considerar o conjunto todo como texto de pregação para esse 4Âş Domingo da Quaresma.
2. A caminho de Jerusalém
Jesus encontra-se a caminho de JerusalĂ©m. Anabaino, que em sentido literal significa “subir”, Ă© termo tĂ©cnico para a peregrinação em direção ao centro cĂşltico da Ă©poca, nĂŁo indicando aqui que ele já esteja subindo a serra entre JericĂł e JerusalĂ©m. Portanto, Jesus, acompanhado de muitas outras pessoas, está a cumprir um ritual religioso, ao qual todo crente judeu estava obrigado ao menos uma vez na vida. Mas, para Jesus, esse ir a JerusalĂ©m nĂŁo Ă© mero cumprimento desse ritual. Para o Filho do Homem, ele reveste-se de um caráter todo especial: ele insere-se na disposição de colocar-se totalmente a serviço dos planos de Deus. Por isso, ao anunciar em palavra e ação que o Reino de Deus está aĂ, Jesus sabe que seu caminho necessariamente deve levá-lo ao pretenso centro da administração desse Reino: JerusalĂ©m, seu templo e seus administradores. Logo, isso significa confronto com as autoridades desse centro. Mas, por enquanto, isso interessa apenas ao cĂrculo Ăntimo dos discĂpulos – o anĂşncio da paixĂŁo Ă© tratado em particular com eles.
Todo o caminho de Jesus está nos planos de Deus, justamente também o seu final. Isso é expresso aqui pelos dois verbos na voz passiva: paradothesetai – ser entregue – e egerthesetai – ser ressuscitado. Mas isso não significa entrega fatalista a um destino cego, como se Jesus não tivesse assumido conscientemente esse caminho ou como se sua paixão e morte não fossem fruto de sua atuação e do confronto com as autoridades. Significa, isso sim, entrega total e confiante aos planos de Deus, com todas as conseqüências. E isso implica expor-se à reação dos outros. Por isso, entre esses dois verbos na voz passiva, a ação das pessoas aparece unicamente na voz ativa. Mais ainda, para Mateus – diferente de Marcos – os verdadeiros agentes são os sumos sacerdotes e escribas, que o condenarão à morte e o entregarão aos gentios. Esses apenas executam o que os outros de fato decidiram: “para abusar, torturar e crucificar”. Aqui, apenas no terceiro anúncio, aparece pela primeira vez a palavra crucificar. Com isso está plenamente desvendada a estratégia perseguida pelos adversários e que é relatada na seqüência do evangelho (cf. 26.2; 27.26, 31). Mesmo que essa seja a estratégia, a última palavra não será essa, ou melhor, o alvo do caminho de Jesus não é esse. Deus tem a última palavra: “mas no terceiro dia será ressuscitado”.
3. Um pedido estranho e uma resposta Ă altura
Diferentemente de Marcos, o pedido por um lugar privilegiado no Reino dos cĂ©us nĂŁo Ă© expresso pelos prĂłprios filhos de Zebedeu, mas pela mĂŁe deles. Ainda um outro aspecto diferencia os dois relatos. Enquanto em Marcos os dois chegam pedindo descaradamente algo, aqui a mĂŁe aproxima-se reverente e, sĂł depois de incentivada por Jesus, ousa expressar o pedido. Por que a inclusĂŁo da mĂŁe na cena? Para “limpar a barra” dos dois discĂpulos? NĂŁo muda muito, uma vez que a situação deles nĂŁo fica melhor diante da resposta de Jesus, dirigida a eles, o que deixa transparecer que concordam com o pedido e, segundo Marcos, sĂŁo os mentores de fato do pedido. Por sua vez, a atitude da mĂŁe nĂŁo Ă© tĂŁo deslavada como a dos filhos em Marcos. A inclusĂŁo dela na cena nĂŁo tem explicação lĂłgica. Como Mateus volta a mencioná-la entre as testemunhas da morte de Jesus (27.56), talvez Mateus queira destacar que ela se encontra entre os seguidores de Jesus que o acompanham a JerusalĂ©m. Na essĂŞncia, porĂ©m, nĂŁo muda nada no pedido.
Estar sentado Ă direita e Ă esquerda nada mais Ă© do que o desejo por grandeza e poder, como se pode concluir do prĂłprio Credo: “está sentado Ă direita de Deus Pai, Todo-Poderoso”. Portanto, os dois discĂpulos, alĂ©m de buscarem uma posição privilegiada em relação aos demais, manifestam com sua atitude um modo de pensar tipicamente humano, mas que nĂŁo condiz com o discipulado. AlĂ©m disso, essa atitude Ă© tanto mais estranha, uma vez que, com base na parábola dos lavradores na vinha – a perĂcope que antecede o nosso texto –, os discĂpulos já sabem que no Reino de Deus nĂŁo há privilĂ©gios.
Por isso, a resposta contundente de Jesus: “NĂŁo sabeis o que pedis”. E ele continua com uma pergunta que, aparentemente, nĂŁo tem nada a ver com o pedido: “Podeis vĂłs beber o cálice que eu estou para beber?”. “Cálice”, já no Antigo Testamento, tem o sentido de juĂzo (Sl 11.6; 16.5; Is 51.17, 22; cf. tambĂ©m 1 Pe 4.12) e, a partir do “juĂzo” a que Jesus se expõe em sua paixĂŁo e morte (cf. Mt 26.39; 27.46), o cálice tambĂ©m passa a ser sĂmbolo de martĂrio. Exemplo claro disso Ă© a oração de Policarpo: “Eu te enalteço que tu me consideraste digno de, entre os teus mártires, participar do cálice de teu Cristo” (MartĂrio de Policarpo, apud Goppelt, p. 153). Buscando para os dias atuais e considerando o contexto em que surgiu a mĂşsica – censura –, quem de nĂłs nĂŁo se lembra daquela mĂşsica do Chico Buarque: “Afasta de mim esse cálice”. Assim, em lugar da almejada posição de destaque, Jesus anuncia-lhe participação na sua cruz; em lugar de privilĂ©gio, desafio a continuar no discipulado: a cruz faz parte do seguimento.
4. Uma reação elucidativa e uma orientação definitiva
A reação dos demais discĂpulos (v. 24) evidencia que, no fundo, eles nĂŁo sĂŁo diferentes. Nessa sua maneira de reagir, eles acabam mostrando que tal ânsia de grandeza e poder marca cada um deles. E por isso eles – e conseqĂĽentemente todos os discĂpulos em todos os tempos – tĂŞm necessidade de se expor sempre de novo ao jeito de ser de Jesus: o desafio ao seguimento no caminho traçado, nĂŁo em sentido fatalista, mas assumido conscientemente, e a disposição para o serviço. Porque aquela forma de pensar expressa diretamente pela mĂŁe, em nome dos dois, e, de forma camuflada, na indignação dos demais, Ă© o modo de pensar que rege os valores deste mundo (v. 25). “NĂŁo Ă© assim entre vĂłs.”
Por isso, na seqĂĽĂŞncia de Mt 18.1-4, Jesus apresenta-lhes uma orientação fundamentalmente nova, que põe os valores do mundo de pernas para o ar. Essa total inversĂŁo de valores Ă© destacada inclusive pela linguagem usada, ou seja, usa-se a linguagem do modo de pensar antigo para expressar o totalmente diferente: “Quem quiser tornar-se grande entre vĂłs, será esse o que vos sirva”. Portanto, nĂŁo se trata de mostrar um novo caminho ou uma forma mais nobre de “querer tornar-se grande”, mas de abolir na essĂŞncia o desejo por grandeza. Porque, mesmo o menor ou mais sutil desejo por grandeza, perverte o verdadeiro sentido do serviço. Por isso, o novo jeito de ser iniciado por Jesus e para o qual ele dá a seus seguidores a orientação definitiva aqui Ă© formulado com esses paradoxos: querer ser grande – servir (diakonos); querer ser o primeiro – ser servo (doulos). O termo diakonos, que aparece pela primeira vez aqui em Mateus, caracteriza toda a maneira de ser de Jesus, como fica especialmente evidente no v. 28, onde esse termo, inclusive, Ă© mencionado duas vezes. Já a expressĂŁo doulos – o escravo – está em contraposição ao termo kyrios: os discĂpulos sĂŁo douloi do Kyrios Jesus (Mt 10.24). E Jesus sĂł Ă© o Kyrios justamente porque toda sua postura foi a de um diakonos. Por isso, o Filho do Homem (termo que aparece no inĂcio e no fim da perĂcope) Ă© a autodefinição de Jesus, que abarca toda a sua vida e atuação: ela foi essencialmente diakonia. Assim, a sua auto-entrega em resgate (lytron) por muitos Ă© o supra-sumo dessa diakonia.
Portanto, essa orientação definitiva de Jesus nĂŁo visa mostrar uma nova maneira de ser grande, mas, buscando os discĂpulos nessa sua forma natural de querer ser grandes, coloca essa forma de pensar de pernas para o ar ao estabelecer esse novo princĂpio de vida. SĂł assim a vida na comunidade de fĂ© pode tornar-se um contraste para o mundo. SĂł assim ela pode ser uma alternativa, uma nova forma de viver comunidade. E a partir desse princĂpio e de seu modo de viver segundo esse princĂpio, ela tambĂ©m terá a autoridade de questionar a maneira de ser grande e de abusar do poder entre as autoridades fora de seus muros.
5. Pensando na pregação
Estamos na Ă©poca da Quaresma e acompanhamos Jesus no caminho a JerusalĂ©m. É perĂodo de reflexĂŁo sobre os passos de Jesus, que o levam Ă cruz. Nosso texto de hoje compõe-se de duas partes, que, como vimos, formam perfeitamente uma unidade e que nos desafiam Ă reflexĂŁo num duplo sentido: por um lado, o terceiro anĂşncio da paixĂŁo aponta para o fato de que Jesus assume conscientemente sua opção de vida como o caminho de Deus para ele e, por outro lado, como conseqĂĽĂŞncia dessa opção, a nova proposta de vida comunitária em seu discipulado.
Com relação a esse primeiro aspecto, Ă© importante considerarmos sempre de novo que, pelo fato de anunciar por diversas vezes que, indo para JerusalĂ©m, Jesus vai ao encontro da cruz, ele nĂŁo está simplesmente seguindo um destino traçado, ao qual inevitavelmente estava exposto. É o caminho de Deus para ele, sim, justamente porque ele leva inevitavelmente ao confronto com todas as demais instâncias e autoridades que querem manter este mundo dominado por outros poderes. Mas Ă© um assumir consciente; Ă© uma postura baseada numa obediĂŞncia e dependĂŞncia exclusivas de Deus, que se manifesta numa forma diferente de se relacionar com as pessoas, aceitando-as como elas sĂŁo, perdoando-lhes os pecados, curando-lhes as enfermidades e, assim, reintegrando-as numa nova comunidade. Por isso, a Ă©poca da Quaresma Ă© perĂodo de reflexĂŁo sobre nossa postura, que sempre de novo leva Jesus Ă cruz. E, simultaneamente, tempo de meditação sobre a entrega total de Jesus ao caminho de Deus, que recria para nĂłs as condições para essa nova vida em comunidade: Ă© sua paixĂŁo e morte que sela esse jeito de ser de Deus, que nĂŁo quer o domĂnio de outros poderes sobre nĂłs, mas esse senhorio de serviço, de auto-entrega de criação de comunhĂŁo.
E, com isso, já estamos no segundo aspecto. Justamente a paixĂŁo e morte de Cristo, atravĂ©s da qual somos feitos novas criaturas, tambĂ©m desafia e possibilita a nova vivĂŞncia na comunidade. A análise do texto nos mostrou que Jesus oferece a seus discĂpulos uma orientação radicalmente nova: nĂŁo mais voltada para o alto, mas para baixo. Comunidade de fĂ© Ă© comunidade de serviço. A estrutura da comunidade dos seguidores e seguidoras de Cristo Ă© uma estrutura de serviço, justamente por estar orientada na maneira de ser do prĂłprio Cristo. A estrutura de serviço significa abandono de qualquer estrutura de domĂnio, de poder. Como concretizar isso na comunidade local? O que significa isso em relação Ă estrutura maior da Igreja? E como relacionar essa estrutura de serviço com as estruturas de poder fora da comunidade? O que se pode dizer sobre a relação Igreja-Estado?
Sem dĂşvida alguma, já o vimos na introdução, e a análise do texto o reforçou. Seria desviar a atenção do texto, se muito rapidamente dirigĂssemos o olhar para fora dos muros da comunidade/Igreja, apontando o dedo para os desmandos de poder na sociedade em geral. Precisamos ver, em primeiro lugar, de que forma vamos concretizar uma vivĂŞncia de serviço em nossos prĂłprios meios e, a partir dessa vivĂŞncia, ser uma comunidade de serviço para o mundo todo. Feito isso e a partir dessa vivĂŞncia de serviço no e para o mundo, nĂłs tambĂ©m teremos a autoridade para apontar para os desmandos de autoridade e abusos de poder na sociedade em geral. Como despenseiros da multiforme graça de Deus, somos responsáveis por toda a boa criação de Deus. Por isso, nĂŁo podemos deixar de ser voz profĂ©tica tambĂ©m nesse sentido. Mas nossa autoridade será tanto maior quanto mais atentamente escutarmos essa palavra de Jesus primeiramente para nĂłs: “Mas entre vĂłs nĂŁo Ă© assim!”
Assim, a pregação poderia seguir os seguintes passos:
– Época da paixĂŁo – momento propĂcio para recordar o caminho de Jesus: assumir conscientemente o serviço (v. 28) que leva necessariamente Ă cruz; por isso, anĂşncio da paixĂŁo.
– Em contrapartida, nosso desejo natural de grandeza: somos o “anti-Cristo”; somos todos iguais a Tiago e João, bem como aos demais que reclamam.
– Seguimento a Jesus é o caminho da cruz; presença da cruz na vida das pessoas; teologia da cruz. – Sob a cruz e a partir da cruz, uma nova maneira de viver comunidade.
Confesso que nĂŁo me preocupei muito em buscar relacionar os outros dois textos com esse previsto para a pregação. Por isso, nĂŁo incluĂ maiores considerações nas reflexões acima. Limito-me a observar o seguinte: ainclusĂŁo do texto de OsĂ©ias talvez se deva Ă referĂŞncia ao terceiro dia e Ă idĂ©ia do arrependimento que estaria implĂcita tambĂ©m na mudança de postura, para a qual Jesus desafia seus discĂpulos. Isso tambĂ©m poderia ser o elo de ligação com EfĂ©sios na contraposição entre luz e trevas.
Bibliografia:
Minha principal fonte de inspiração, mesmo sem ter feito as devidas referências no texto, foi o seguinte comentário:
LUZ, Ulrich. Das Evangelium nach Matthäus: Mt 18-25. Zürich/Braunschweig : Benzinger; Neukirchen-Vluyn : Neukirchener, 1997. (Evangelisch-Katholischer Kommentar zum Neuen Testament) Teilb. I/3;
Além disso foram usados:
GOPPELT, Leonhard. Art. pino etc. In: KITTEL, FRIEDRICH (Eds.). Theologisches Wörterbuch zum Neuen Testament. Stuttgart : W. Kohlhammer, 1959. v. VI, p. 135-160.
ZWETSCH, Roberto E. Meditação sobre Mateus 20.17-28. In: SCHNEIDER, Nélio, DEIFELT, Wanda (Coords.). Proclamar Libertação. São Leopoldo : Sinodal, 1995. v. XXI, p. 96-102.
Proclamar Libertação 27
Editora Sinodal e Escola Superior de Teologia