Relatório do Presidente
Prezados membros da nossa Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!
Findou-se o ano de 2013 sem grandes mudanças com relação ao ano anterior e, graças a Deus, conseguimos terminá-lo melhor do que eu pensava, embora ainda não tenhamos atingido a independência financeira da nossa Capela para poder caminhar somente com nossas próprias pernas.
Parece-me que dificuldades com a sustentação atingem, infelizmente, grande parte das Paróquias Luteranas. Ao meu ver, não tenho dúvida de que as principais causas disso são a baixa participação nos cultos, poucos membros contribuindo regularmente e reajustes pouco praticados nas contribuições. Pois bem, diante desse quadro, pouco pode ser feito, sendo que dependemos da consciência e do coração bondoso de cada membro que se considera participante de nossa Comunidade.
Entretanto, estou muito feliz que a nossa Comunidade continua sobrevivendo e sei que o nosso Deus sempre nos mostra uma saída para os desafios. Agradeço muito aos que têm ânimo para participar dos cultos, eventos e demais atividades, aos que que colaboram, bem como aos que contribuem regularmente. Faço votos que todos continuem valorizando a nossa Capela também neste ano, e que, sempre que possível, possam contribuir com a Igreja.
Rogo a Deus que nos auxilie nessas tarefas.
Gostaria de dar o meu testemunho de quanto faz bem frequentar regularmente a Capela e levar uma vida comunitária com mais presença. Isto por si só já me estimula a querer contribuir regularmente. O mais incrível é que a impressão que tenho é que a cada real contribuído com a comunidade o meu outro real passa a render o dobro, não restando dúvidas de que são recompensas de Deus.
Abaixo segue um texto para reflexão, extraído do livro “Nossa Igreja, Nossa Identidade”, escrito pelo Pastor Geraldo Graf, vice Pastor Sinodal do nosso Sínodo Sudeste.
“Por que devemos participar do culto? Devemos ir sempre à Igreja ou só quando temos vontade?”
“Participamos do culto, porque Deus nos serve com a sua presença, seu amor, seu perdão, sua palavra e sua bênção. Na vivência comunitária, podemos experimentar o encontro com Deus, com outras pessoas e conosco mesmos. O cristão é chamado a atender ao terceiro mandamento, que diz: “Santificarás o dia de descanso!” Lutero explica que santificar significa gostar de ouvir e estudar a palavra de Deus. A simples troca do culto por outras atividades representa grave transgressão contra o terceiro mandamento. A realidade tem mostrado que quanto mais as pessoas deixam de participar da vida da comunidade, menos elas têm vontade de frequentar os cultos.
Por tudo o que o culto representa, a participação frequente não deve ser vista como uma imposição, mas como fruto do nosso comprometimento e obediência à palavra de Deus. Trata-se de uma grande oportunidade de agradecer, de louvar e de vivenciar o amor, o perdão, a comunhão e a presença do Deus vivo entre nós. Quebram-se o isolamento e o individualismo. Culto é o espaço em que todos têm lugar, em que todos podem experimentar que são filhos e filhas amados de Deus e, como irmãos e irmãs, podem fortalecer a comunhão. A partir dele somos lembrados do envio pelo Pai para a vivência diária do Evangelho”.
Um fraterno abraço!
Arnildo Hoffmann
Relatório Financeiro
O ano passado (2013) foi um ano em que as finanças ficaram equilibradas, graças às contribuições, donativos, festas, bazares, etc..
Tivemos também duas verbas temporárias muito importantes: Diadema, cujo ciclo acabou e também a verba do Projeto Missionário da Alemanha, o qual corresponde a 1/3 da receita total da Capela de Cristo, cujo ciclo também está chegando ao seu final.
Precisamos, portanto, ser mais estratégicos:
Contribuições: Estas vêm crescendo (2013: +16%), mas, somente 50% dos membros titulares estão contribuindo atualmente. Precisamos de mais membros comprometidos. O Presbitério está empenhado com uma abordagem abrangente e elucidativa junto aos membros,durante este ano e no próximo. Lembramos que, já que não poderemos mais contar com as verbas temporárias acima citadas, as contribuições são, portanto,a maior fonte de receita para a continuidade das obras da Capela de Cristo.
Redução de despesas: Mesmo sendo claro que o problema das finanças é principalmente de receitas, estamos empenhados na racionalização das despesas.
Exemplos:
-
Redução devidos à compra de uma impressora econômica e fazendo, com a mesma, todos os trabalhos de impressão (inclusive o Boletim Mensal) em casa, evitando despesas de gráfica.
-
Redução em despesas com a limpeza da Capela.
-
Redução em despesas com o Coral, o qual continua, sem perda de qualidade, muito pelo contrário, cada dia mais, em plena atividade. Existem vagas abertas para a ampliação do Coral.
Estes são alguns exemplos e continuamos, sempre, buscando novas alternativas.
Finalizando, tivemos um ano tranquilo, porque tudo foi dimensionado em função do nosso caixa que é restrito (baixas receitas), limitando assim, muitas obras e projetos que, por enquanto, continuam só no papel…
Vamos reagir, transformando esta obra que é a Capela de Cristo em algo mais viável do que já é, comparecendo mais, curtindo mais a nossa turma,a nossa família!
Abraços fraternos!
Hermann Bernardo Hahmann – Vice Tesoureiro
Relatório Pastoral
1. Cultos:
Cultos na Capela de Cristo: 60 Cultos (2012: 59), com um total de 1633 (2012: 1679) participantes numa média de 27 (2012: 28) pessoas por culto.
Cultos em Diadema: 45 (2012: 26) com uma média de 20 pessoas.
Cultos especiais:
24/02: Culto de Lançamento do Tema Anual
08/03: Dia Mundial de Oração
28-30/03: Tríduo Pascal com 110 participantes (2012: 112)
19/05: Culto no dia da Festa Anual
09/06: Culto na Igreja de Santos em conjunto com a comunidade local
11/06: Culto de Encerramento do Curso Básico da Fé
04/08: Culto na Igreja de São José dos Campos em conjunto com a comunidade local
18/08: Culto no dia da Feijoada
06/10: Culto de Ação de Graças com Profissão de Fé
20/10: Culto de Apresentação dos Confirmandos
27/10: Participação no Culto da do dia da Igreja na Igreja da Paz
10/11: Culto Ecumênico na Festa das Nações
24/11: Culto no Domingo da Eternidade
08/12: Culto de Confirmação
14/12: Celebração de Advento
24/12: Culto de Natal
31/12: Culto no fim do ano.
Cultos de Benção aos Aniversariantes no final de cada mês.
Os cultos continuam como programa central. A participação manteve-se estável ao longo do ano. Um terço parte de todos os cultos foi especial como mostra a relação acima com participação bem acima da média. Isto corresponde bem a característica das vida urbana com ênfase nos eventos. Permanece mesmo assim o foco para manter e ampliar a densidade dos cultos “normais”. Continuamos com uma inserção leiga expressiva nos cultos pelo serviço eclesiástico que tem sido uma constante muito confiável aos domingos. O mesmo pode ser dizer da música conduzida por Ingrid Mehlich que se doa muito acima do devido ao seu ministério no piano e na regência do Coral. Agradecemos a Célio Silva e Cida Almeida leigos que realizaram 10 cultos ao todo ao longo do ano suprindo a ausência do Pastor nestes domingos. Infelizmente não teve continuidade no Culto das crianças, mas temos expectativa de uma retomada em 2014.
2. Ofícios:
Batismos: 2 (2012: 1); Confirmações 9 (2012: 0);
Bênção Matrimonial: 0 (2012: 1); Sepultamentos: 6 (2012: 4)
Tivemos diversos ofícios em 2013 com destaque às Confirmações e Sepultamentos. Sentimos nestes momentos o envelhecimento da comunidade, mas ficamos alegres que continuam entrando jovens no Ensino Confirmatório que desta forma firmam seu compromisso com a comunidade.
3. Confirmandos:
Foi uma convivência rica e intensa com os jovens do Grupo de confirmandos nos encontros mensais, no retiro e no acantonamento preparativo do Culto de Apresentação que eles mesmo realizaram. A confirmação em 08/12 foi lugar de um compromisso convincente por parte dos jovens com sua fé cristã e sua igreja. Estamos buscando meios de chegar a uma continuidade com eles ao longo deste ano. Está claro que o trabalho com os confirmandos é um eixo fundamental da comunidade que não podemos deixar de lado.
4. Eventos e passeios:
Realizamos 5 eventos comunitários que, além de reunir a comunidade, visaram também o resultado financeiro:
Noite Musical 16/03
Festa Anual 19/05
Festa da Feijoada 18/08
Noite Musical 28/09
Festa da Nações (em conjunto com o Centro Social) 10/11
De modo geral estes eventos foram bem sucedidos. Sentimos um pouco a falta de público na festa anual e na noite musical de março. Em compensação a Feijoada e a noite musical em setembro foram muito bem participados. A festa das nações teve um reinício promissor após um ano complicado em 2012.
Os membros da comunidade que se engajaram nas festas estão de parabéns. Fizeram acontecer com muita tranquilidade e um notável profissionalismo. Mesmo assim continuamos sentindo a falta de colaboradores e estamos fazendo um esforço para conquistar novas pessoas.
O resultado financeiro foi bastante positivo e contribui de forma significativa para a manutenção da comunidade. Ele está na soma um pouco abaixo de 2012. A análise leva ao fato que houve bem menos doações para as festa do que no ano anterior. Lutamos para melhorar este resultado.
Realizamos dois passeios para Santos (09/06) e São José dos Campos (04/08) onde participamos com o coral nos cultos locais. Foram momentos lindos que chegaram a motivar muita gente a participação.
Em 23/11 realizamos o encerramento sinodal dos grupo da OASE que reuniu 90 pessoas na Capela de Cristo. Foi uma alegria receber este evento mas foi de trabalho intenso também.
Entre as festas comunitárias sem finalidade financeira destaco a festa de Advento que neste ano contou com um teatro de Natal retomando uma tradição antiga. Tivemos ainda outras reuniões especiais como a noite do cinema (13/07), Almoço Comunitário de Ação de Graças (06/10).
4. Formação:
Realizamos de abril a junho mais uma edição de Curso Básico da Fé.
5. Igreja Sul Americana em Diadema:
Conduzimos os trabalhos o ano inteiro realizando cultos e estudos bíblicos. Acompanhamos intensamente o colega Pastor Takeshi Ouno na sua enfermidade e a comunidade após seu falecimento em 29/04. Realizamos duas assembleias com a comunidade que resultaram na sua fundação oficial como comunidade da IECLB. No final do ano a Paróquia Nipo-Brasileira descontinuar o convênio com a nossa paróquia e, em vez disso, pedir a IECLB o envio de um obreiro exclusivo para a Paróquia Nipo-Brasileira. Com a chegada dele encerramos o atual convênio em 31/01/2014.
Não entendemos esta mais recente virada do trabalho comunitário em Diadema como avaliação negativa dos nossos esforços, mas como prova que o reinício dado a comunidade local apresenta um potencial futuro que nos olhos das lideranças da paróquia Nipo-Brasileira justifica o envio de um obreiro de tempo integral com residência em Diadema. Permanecemos com parceiros acompanhando este projeto novo.
6. Publicações:
O trabalho de comunicação intenso pela internet seguiu firme no nosso espaço no portal Luteranos, na página do Facebook da Capela de Cristo, na mala direta semanal via e-mail e no Boletim Mensal impresso. Pelas estatísticas do portal Luteranos e no Facebook podemos dizer que a audiência dobrou em 2013 comparando com 2012. É verdade que isto não reverte de imediato em maior participação nas atividades da comunidade mas acreditamos que a participação “a distância” passa a ser um elemento cada vez mais importante na vida da comunidade devido aos intensos problemas de locomoção na Cidade de São Paulo e também devido à mudança de hábitos que cada vez mais incluem a vida no espaço virtual. Já identificamos influências positivas que devem se acentuar no médio prazo. Chama atenção que há entre os maiores contribuintes da comunidade alguns com pouca participação nas atividades mas que comprovadamente acompanham as nossas publicações na Internet.
7. Comentários finais:
A comunidade caminhou apesar de alguns contratempos. Isto também pode ser dito sobre o relacionamento com o Centro Social que anda estruturalmente bem mais próximo a paróquia e se reaproximou a sua vocação original.
Permanece o desafio de ver crescer a participação nos cultos e programações, um desafio que acompanha a Capela de Cristo em todo seu tempo de existência. Temos dados confiáveis sobre a participação nos cultos desde 1989 e é impressionante a estabilidade dos números. Por outro lado podemos dizer que a comunidade é fiel e podemos vislumbrar a fidelidade de Deus através do comportamento dela porque nos momentos mais delicados pode se confiar que aparecerão pessoas diferente que alteram a dinâmica para melhor.
Neste ano já sentimos mais fortemente a aproximação do fim do apoio dado pela OMEL (Obra Missionária evangélica luterana de Hermannsburg) que irá no máximo até meados de 2015. Esta verba ainda corresponde a um terça de todas as receitas de 2013.
Nesta altura já surge um olhar crítico procurando pelos resultados destes anos do projeto missionário. O engajamento em Diadema sem dúvida não funcionou da forma esperada, mas a dedicação pastoral exclusiva a comunidade da Capela de Cristo surtiu um efeito porque podemos dizer que ela cresceu de fato desde 2006.
Após a criação da paróquia em 2006 houve um rearranjo dos cadastros com a comunidade de St. Amaro, que deixou Vila Campo Grande em 2006 com 103 membros (titulares). Em 2013 não encontramos mais 18 destes membros no cadastro, seja por motivo de falecimento, transferência ou afastamento. Ficariam então 85 membros se não houvesse crescimento nenhum. Mas constam em 2014 como titulares ativos 125 membros no cadastro. Significa que desde 2006 chegaram 40 novos membros titulares em nossa comunidade! Olhando os nomes no cadastro vemos que estas pessoas novas de fato existem.
Podemos olhar por diversos ângulos mas sempre fica a grata surpresa que a comunidade cresceu. São mais de 20% de crescimento e quase 50% de renovação. Isto surpreende até conhecedores íntimos da comunidade. Podemos suspeitar que sem a dedicação exclusiva do obreiro aqui em todos estes anos não teria este resultado.
Este crescimento nos deixa esperançosos sobre o futuro e, de fato, tivemos um crescimento nas contribuições nos últimos anos. Juntando estes dados com dados comparativos com outras paróquias da União Paroquial de tamanho semelhante, fica claro que o objetivo da sustentabilidade pode ser alcançado.
Para isto já estamos nos empenhando em conjunto com o presbitério em mostrar que a participação e o compromisso efetivo com a missão de Deus na Vila Campo Grande é um fator constitutivo para o crescimento da fé dos membros da comunidade e só pode trazer crescimento e alegria a estes.
P. Wilhelm Nordmann
Relatório Grupo de OASE
O Grupo de OASE da Paróquia se reúne regularmente na primeira e terceira quinta-feira do mês. As reuniões têm início às 14hs30 com uma meditação baseada em texto bíblico ou artigo de publicação da nossa Igreja. Esses textos dão oportunidade para reflexão e muito debate entre as participantes. Temos depois o café que também é uma boa oportunidade para continuar a conversa sobre os mais variados temas e trocar informações sobre o andamento das atividades da Paróquia. A reunião termina com uma oração.
Em 2013 tivemos também visitas a pessoas doentes ou impossibilitadas de estar no grupo.
Ainda como destaque de 2013 tivemos o encerramento das atividades dos grupos de OASE do Sinodo Sudeste, Núcleo Campinas e São Paulo. Foi um grande desafio para a nossa Paróquia e principalmente para o nosso grupo. O encontro foi no dia 23 de Novembro e reuniu mais de 90 pessoas, a maioria de mulheres dos diversos grupos dessa região, que participaram da palestra e se confraternizaram no almoço e nos momentos de bate papo.
No dia 12 de Dezembro tivemos o encerramento do ano e reuniu o grupo com alegria e troca de presentes de amigo secreto.
E como lemos em 1ª Coríntios 2,9: “Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o trabalho.”
Queremos continuar como terreno a serviço de Deus e convidamos a todas as mulheres da Paróquia a participarem do nosso Grupo OASE.
Olga Suiter
Relatório Coral da Capela de Cristo
No inicio do ano o Coral tinha Eliane Aquino como regente titular e Ingrid Mehlich como pianista e regente assistente. Foi uma parceria enriquecedora para o Coral, que cantou em muitos eventos, não só na Capela de Cristo, mas também em outras Igrejas.
A partir de Julho Eliane Aquino não pôde mais continuar seu lindo trabalho como regente do Coral. Desde então assumi o coral, colaborando com todos como pianista e regente. O coro lamentou a saída da Eliane, mas todos concordaram que o Coral deveria continuar.
Podemos dizer que foi um ano repleto de apresentações e viagens. A primeira aparição do Coral foi no domingo de páscoa e desde então surgirão muitas apresentações com datas próximas, consequentemente tivemos poucos ensaios entre as apresentações, com isso não foi possível realizar a leitura de músicas novas, optamos por aperfeiçoar o repertório estudado anteriormente. No final do ano preparamos algumas músicas natalinas para cantar na Festa de Advento e no Culto de Natal.
Tivemos as seguintes nove apresentações em 2013:
31/03 – Culto da Páscoa
09/06 – Culto na igreja de Santos
04/08 – Culto na igreja de São José dos Santos
28/09 – Noite Musical
06/10 – Culto de Ação de Graças
27/10 – Dia da Igreja em St. Amaro
08/12 – Culto de confirmação
14/12 – Festa de Advento
24/12 – Culto de Natal
Neste ano o desafio é fazer o coral crescer, não só em quantidade de cantores, mas também musicalmente. O coral já está ensaiando uma música nova que será estreada na noite musical. Paralelamente a leitura de músicas novas, estamos trabalhando algumas músicas que já foram cantadas. Algumas pessoas deixaram o coral, mas quem ficou tem se dedicado muito para que nosso trabalho de resultados, e principalmente para alcançarmos o que deve ser nosso principal objetivo, emocionar o público e nos mesmos através desta arte que é a música, e desta forma abrir os nossos corações para Deus.
Ingrid Mehlich – Regente
Relatório das Atividades do Centro Social e Educacional Sal da Terra
1. Informática Sócio Educativa: Atividade desenvolvida em convênio com a Fundação Heydenreich, que atende 90 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Recebemos crianças e jovens que frequentam a Escola Pública e que através da Informática desenvolvem a inclusão social e digital, à busca da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares.
2. Cursos de Idiomas: Em 2013 foram atendidos 189 alunos no primeiro semestre e 244 no segundo, nos cursos de alemão, inglês, espanhol e francês.
3. Cursos de Música: Abrangem aulas de violão, guitarra, piano e canto, com a participação de 21 alunos no primeiro semestre e 16 no segundo.
4. Cursos de informática: Atendeu 5 alunos no primeiro semestre e 3 no segundo. Esses cursos são desenvolvidos de acordo com a demanda que vem sendo baixa nos últimos anos.
5. MOVA, Movimento de Alfabetização: Desenvolvido em convênio com a Prefeitura de São Paulo e atende moradores do bairro que não tiveram acesso ao ensino formal. Em 2013 tivemos uma turma com 20 alunos.
6. Grupo Esperança: Essa atividade é desenvolvida por voluntárias da Igreja da Paz. Atende mulheres de famílias em via de exclusão, residentes no entorno. Após 35 anos de atividades ininterruptas, o Grupo Esperança encerrou o seu trabalho no dia 27/11/2013 com a tradicional Festa de Natal.
Agradecemos o empenho deste grupo, pois através dele iniciamos o serviço social na Comunidade.
7. Grupo Harmonia: Oficina para a Terceira Idade, iniciado em 2013, com encontros semanais às sextas feiras, tem como objetivo a socialização de mulheres com idade acima de 60 anos.
8. Festa das Nações: No dia 10/11/2013 aconteceu a 5ª Festa das Nações, com a participação dos alunos, funcionários do Centro Social, moradores do bairro e membros da Capela de Cristo. A mesma teve uma boa repercussão com bom potencial para o futuro. O resultado financeiro foi divido entre o Sal da Terra e a Capela de Cristo.
9. Oficina de Paramentos: Essa atividade tem como objetivo a geração de renda através do bordado de Paramentos Litúrgicos. Produz toalhas para altar e vestes litúrgicas para pastores. São vendidos para Igrejas Luteranas em todo Brasil e na Alemanha. Atende também pedidos de outras Igrejas. Em 2013 foram encomendadas e fabricadas 52 peças diferentes.
Queremos também agradecer a todos que colaboraram no desenvolvimento das atividades e do gerenciamento da Entidade em todo o período em que estivemos à frente de sua Diretoria. Aos funcionários que estão em atividade e aos que passaram por aqui, nosso agradecimento especial, pois sem o seu trabalho diário não poderíamos realizar nossas atividades.
Aos membros da Diretoria agradeço pelo trabalho em equipe e pelos desafios que até aqui conseguimos superar.
Confiamos que todos continuem colaborando e que continuemos caminhando unidos com fé e esperança. pois é o trabalho e dedicação de cada um que faz o Centro Social Sal da Terra alcançar seus objetivos de atendimento social e comunitário em Vila Campo Grande que no dia 11/11/2013 completou 15 ano de funcionamento.
Helena Ahrens
Ata da Assembleia Geral Ordinária da Paróquia Vila Campo Grande-Diadema – São Paulo 10/03/2013
Presentes: Conforme lista de presença no livro da paróquia
Ordem do dia:
1ª Convocação e Abertura com Culto na Capela 10:30hs;
2ª Convocação aproximadamente 11:30hs
Leitura da Ata da última Assembleia Geral Ordinária de 18/03/2012
Apresentação Relatório da Presidência
Apresentação Relatório Financeiro
Parecer do Conselho Fiscal
Aprovação das Contas
Apresentação Relatório Pastoral
Eleições
Diversos
Leitura da Ata da última Assembleia Geral Ordinária (18.03.2012) – A Secretária leu a Ata da última Assembleia realizada em 18.03.2012, que foi aprovada com a ressalva de inclusão dos eleitos para o presbitério e os devidos tempos de mandatos.
Apresentação Relatório da Presidência – Leitura do relatório elaborado pelo Presidente, e após a leitura o Vice Presidente solicitou aprovação. O relatório foi aprovado na íntegra e por unanimidade.
Apresentação Relatório Financeiro – O Presidente apresentou o relatório financeiro e fez os esclarecimentos necessários. Depois da análise dos dados das ordinárias e das extraordinárias. Ainda existe a preocupação com o final da verba vinda Alemanha que terminará até 2015. Houve, ainda, a preocupação com baixa contribuição dos membros e a disponibilidade financeira para a manutenção do pastorado. O relatório foi aprovado por unanimidade.
Parecer do Conselho Fiscal: Leitura do parecer pelo presidente com a aprovação das contas pelo Conselho Fiscal (Sra. Olga Suiter e Sr. Siderlei Habermann Jr.), aprovado pela Assembleia e encaminhado para a União Paroquial.
Apresentação Relatório Pastoral – O Pastor Guilherme discursou sobre os cultos, os pontos altos da celebração do Advento, as apresentações do coral, a retomada do culto de benção dos aniversariantes e sobre os cultos realizados durante a vacância de Pastor, organizado pelos membros da comunidade e do presbitério. Comunicou a comunidade o retorno do ensino confirmatório em 2013
Destacou os elementos fortes, como a participação da Srta. Ingrid com a música e as apresentações do coral, e principalmente, a troca do pastorado, tratada com contento pelos membros da paróquia.
Informou sobre a inclusão da Igreja Sul-Americana e o retorno das atividades junto aquela paróquia em parceria com a Capela de Cristo.
Discursou, ainda, sobre os esforços para publicação escrita da comunidade pela internet. Desde julho publicamos 150 textos no Portal Luteranos e que este meio de comunicação crescerá no ano de 2013.
Discursou, também, sobre o crescimento do comprometimento das lideranças, os grupos de trabalho, atendimento personalizado, visita aos idosos, rotina de visitação e que aposta no futuro da paróquia para trabalhos religiosos, sociais e educacionais.
Eleições (Vice Tesoureiro e 2 vogais) – Houve eleição para os cargos de: Vice Tesoureiro(a) e 2 Vogais. Os nomes apresentados na chapa única, foram aprovados por unanimidade e os novos membros do Presbitério são:
Hermann Bernardo Hahmann – Vice Tesoureiro – mandato até 2015
Udo Plautz – Vogal – mandato até 2016
Paulo Watzke – Vogal – mandato até 2016.
Diversos – Definida a data da próxima reunião do Presbitério no próximo dia 21.03 as 19 horas.
Ata elaborada por Anette Donat