Para a realização do XXVI Concílio, a Equipe de Liturgia planejou realizar um Ofertório com símbolos representativos dos esforços missionários que os sínodos empreendem. Esses símbolos representam o empenho que cada sínodo realiza numa determinada área. Por ocasião do Ofertório, o símbolo, ao ser trazido à mesa da comunhão, foi explicado brevemente à assembléia litúrgica. Um símbolo tão somente não representará toda variedade de empenhos que nossos sínodos realizam na área da missão. Também não é intuito abrangê-los todos. No entanto, a Equipe de Liturgia almeja ter um retrato – parcial – do que promovemos na área da missão e ofereceremos a Deus esse trabalho, mesmo com suas imperfeições, humanidades, limites e carências.
SÍNODO DA AMAZÔNIA
A castanheira merece este título pois é filha legítima da Amazônia. Sempre retilínea, alteia sua copa, qual vasta cabeleira solta, acima de todas as demais árvores, chegando facilmente aos 60 metros de altura por 4 metros de diâmetro. Então, lá no alto, a ramada cobre-se de botões que abrem suas pétalas de um amarelo suave, atraindo as mamangavas para a polinização. Fecundada, começa a formação dos ouriços tendo o formato de uma bola de 22 cm de circunferência, cada qual contendo de 12 a 20 amêndoas. Os ouriços caem e são ruídos pela cutia, que sempre muito gulosa e com medo de ficar sem comida vai abrindo covas onde esconde as amêndoas. Contudo, nem sempre ela volta e esquecidos as amêndoas germinam por toda a parte.
Escolhemos a castanheira como símbolo do Sínodo da Amazônia por termos muito em comum, a Amazônia é o nosso chão! Igreja na mais esplendorosa, riquíssima e misteriosa floresta do planeta. Igreja semeada por migrantes em busca de comida. Igreja polinizada por irmãos e irmãs do Brasil e do mundo. Igreja na busca da luz de Cristo em meio a “mata fechada de dificuldades”.
Graças à mata fechada, o sol o ano todo, a cutia esfomeada e as abelhas operárias, a castanheira é a Rainha da Floresta.
SÍNODO MATO GROSSO
No Brasil, o trançado surge em todas as tribos indígenas por sua acessibilidade e abundância de matéria prima. Ele assume formas que narram as lendas dos nossos mitos originais e contam a história das tribos indígenas. O ato de trançar uma fibra está profundamente ligado à trama do destino e à história dos seres humanos. Quem faz trançado está, de certa forma, criando uma história. Para eles, a forma (beleza), utilidade e sacralidade estavam intrinsecamente ligadas. O sublime estava ligado ao cotidiano.
Esta cesta, o JAMANXIM, era e é usada para carregar os mais diversos tipos de cargas (utensílios, caças e até crianças). O nome jamanxim tem a ver com os índios que viviam na região do rio Jamanxim na Serra do Cachimbo (PA). A aldeia se estendia até o alto Tapajós – Itaituba. Estes índios foram usados como mão de obra para extração nos seringais e a cesta servia para o transporte de mercadoria e látex.
A IECLB é feita como um Jamanxim. Ela é única e está impregnada das mãos de gerações de mulheres e homens, crianças, adultos e idosos. Se estivermos só ou somos fracos e impotentes seremos apenas um cipó ou fibra. A IECLB tornou-se um corpo na sua totalidade porque aprendeu a estar intrinsecamente ligado à coletividade das comunidades. É o pensamento individual e o pensamento coletivo unidos. Uma obra de arte. Igreja que também aprendeu a carregar dentro dela os mais fracos, os necessitados, os sem esperança, as pequenas comunidades e os projetos de missão.
SÍNODO ESPÍRITO SANTO A BELÉM
O SESB está organizado em seis Uniões Paroquiais e parte da Região Missionária Nordeste e Belém. Os círculos representam estas unidades.
Nos círculos, mostramos alguns templos e as “Bonequinhas Solidárias”, confeccionadas pelo projeto social em Gravatá (PE), representam os Campos de Atividade Ministerial em cada uma das unidades.
A peneira representa a agricultura familiar, sendo a do café uma das principais. Os círculos, unidades integradas, representam as ações conjuntas de Educação Cristã Contínua que estamos desenvolvendo no SESB. Neste momento, estamos priorizando ações com crianças, adolescentes e jovens.
SÍNODO BRASIL CENTRAL
A enxada, instrumento de trabalho para preparar a terra, entrementes abandonado por muitos mas ainda fundamental para a sobrevivência e o trabalho, aponta para a dinâmica missionária do Sínodo: muita disposição para servir (vocação) importância da cooperação na edificação de comunidades (formação) e preparação para o serviço (diaconia), aliado ao desafio de não perder de vista o chão sobre o qual vive e atua.
SÍNODO SUDESTE
Bem aventurados os misericordiosos!
A misericórdia é ação transformadora, salvação, presença viva do amor incondicional de Deus. A ação misericordiosa e diaconal nas grandes cidades do sudeste brasileiro é um grito de paz, de esperança e de fé.
O Sínodo Sudeste está fortemente marcado pela realidade urbana e o pano contextualiza a presença da igreja neste contexto.
No Sínodo Sudeste as Comunidades e Paróquias coordenam ou gestam expressivas ações diaconais voltadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O Sínodo hospeda a Oficina de Paramentos (que elaborou o pano) que também tem uma metodologia de trabalho que envolve apoio a mulheres de baixa renda.
SÍNODO RIO PARANÁ
O Sínodo Rio Paraná traz como símbolo uma cruz feita em vidro e recheada com sementes e com terra. A cruz caracteriza a obra salvífica de Deus, através de Jesus Cristo, em favor dos seus filhos e das suas filhas.
Na base da cruz há um recheio de terra para expressar que vivemos a nossa fé, como membros da IECLB, no chão/na realidade do Oeste e Sudoeste paranaense e no Mato Grosso do Sul. Os demais espaços da cruz estão recheados com sementes das principais culturas da nossa região: a soja, o milho e o trigo. Estas sementes simbolizam a gratidão e o pedido pelo pão de cada dia e, ao mesmo tempo, o desafio por uma produção ecologicamente sustentá´vel.
Não por último, as sementes no interior da cruz evocam expressivo número de passagens bíblicas que nos convidam a lançarmos a semente do Evangelho ali onde Deus nos coloca. Que Deus nos conceda ímpeto missionário e a convicção de que a germinação, o desenvolvimento e os frutos são obra do Espírito Santo.
SÍNODO PARANAPANEMA
O violino é o símbolo trazido pelo Sínodo. Assim com o violino possui quatro cordas o Sínodo está dividido em quatro setores: Norte, Sul, Centro e Oeste, o que facilita o trabalho devido às longas distâncias.
O instrumento possui diversos detalhes que simbolizam a diversidade teológica e missionária, caracterizando comunidades urbanas, comunidades rurais e comunidades na Missão Zero.
O instrumento musical foi escolhido para simbolizar o Sínodo pois é parte essencial de uma orquestra, representando normalmente até 35% dos músicos – e o Sínodo desempenha um papel muito importante na IELCB devido a sua arrecadação.
Destacamos um trabalho social chamado Projeto Dorcas, que atende 150 famílias carentes na área de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba do Redentor. Como parte deste trabalho, o músico Marlon Passos abraçou uma causa muito nobre: ensinar crianças carentes a tocar.
Grande é a emoção quando o grupo se apresenta, pois exige muito amor e dedicação de ambos: do maestro e dos 18 integrantes.
SÍNODO NORTE CATARINENSE
O banner, símbolo do Sínodo Norte Catarinense, retrata a tela denominada “O jardim da OASE”, pintado no III Congresso Sinodal da OASE, realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2002. Durante todo o Congresso, muitas mãos pintaram elementos da diversidade que compõe cada grupo da OASE, cada comunidade. Pessoas de diferentes localidades retrataram um precioso jardim, lembrando que, assim como a natureza com toda a sua diversidade se faz presente em todos os lugares, o Sínodo tem se preocupado em fazer Missão nas mais diversas frentes de trabalho. Pessoas diferentes em contextos e campos diferentes, unidas pela “Missão de Deus, nossa Paixão”.
SÍNODO VALE DO ITAJAÍ
Pátena/Cálice/Jarra – Temos na OASE o testemunho de uma paixão centenária pela missão de Deus. Em 207, a OASE celebrou seus 100 anos de presença e serviço nas Comunidades do Sínodo do Vale do Itajaí. Como símbolo de sua comunhão vivida, todas as Paróquias, obreiros e obreiras receberam a Pátena, o Cálice e a Jarra da Santa Ceia usados no Dia da Igreja.
Círculos bíblicos – É um programa de missão lançado no Sínodo. Como projeto de desenvolvimento de comunidade, os Círculos Bíblicos pretendem ser fermento na massa, a fim de proporcionarem crescimento individual na fé e crescimento nas comunidades. Não existe outra fórmula bíblica da Igreja crescer senão pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo. No anonimato e individualismo cada vez maior em nossa sociedade, os círculos bíblicos querem reunir pessoas em pequenos grupos em torno da Palavra de Deus. Como luteranos, resgatamos assim a prática da Igreja de se reunir em casas.
Banner São João Batista – São João Batista, nestes últimos anos, cresceu 48%. É o município de maior crescimento na área do Sínodo. Ele atrai, sobretudo, pessoas da região calçadista do Rio Grande do Sul. No dia 25 de outubro a IECLB vai abrir suas portas e seus braços em São João Batista. O Sínodo Vale do Itajaí, juntamente com a Paróquia Unidos em Cristo de Brusque, com muita paixão abraçou este projeto de missão.
SÍNODO CENTRO-SUL CATARINENSE
Diante da realidade de boa parte de nossas Paróquias e Comunidades, onde a migração de membros é significativa, a ação propositiva de missão na IECLB é acertada, até porque a realidade hoje em nossas igrejas é de receber novos membros. Para isso, é importante também termos visibilidade quanto a nossa profissão de fé. O caderno Pelo Caminho do Evangelho é bem didático e os membros podem aprender à luz da Palavra e conhecer mais do Evangelho que embasa a confissão de fé luterana.
SÍNODO URUGUAI
O Sínodo Uruguai tem como símbolo um barco. A figura do barco muitas vezes é usada para falar de Igreja. Assim como o barco está em constante movimento, assim a Comunidade não pode se acomodar. A vela do barco é o símbolo da IECLB. O próprio Jesus “pilota” o barco. Ele dirige, orienta, anima, mas também conforta. O sol simboliza a luz do mundo. Assim como Jesus é a luz, ele diz: “vocês são a luz do mundo” (Mt 5.14). O barco contém uma rede de pesca. Discípulos eram pescadores. Jesus os transforma em pescadores de pessoas (Lc 5). Portanto, o símbolo remete para a missão.
SÍNODO NOROESTE RIOGRANDENSE
Símbolos fazem parte do mundo e do nosso dia-a-dia. Não só palavras são símbolos. Também imagens, desenhos, objetos, todos comunicam valores e mensagens. Assim, basta olharmos para certos sinais e já sabemos o que significam, porque falam sem usar palavras.
Esta escultura nos mostra um mundo em movimento. O que vemos? Crianças na sua alegria e simplicidade juntando-se às suas famílias e comunidade. Pais e padrinhos, madrinhas, próximos à Pia Batismal, levando seus pequeninos para receberem a benção batismal.
Foi assim que esta escultura se completou. Vários símbolos estão presentes, porém, dando ênfase ao Projeto Missão Criança, Família e Inclusão.
O mundo é lindo demais. Deus sempre se preocupou com a maravilhosa criação. Tudo o que nasce cresce e precisa de cuidados. Este mundo, certamente, ficou mais bonito, mais alegre com as crianças… pois essas, certamente, vão tornar o mundo melhor. Porém, depende de como as encaminhamos.
SÍNODO PLANALTO RIO-GRANDENSE
Deus chama as pessoas batizadas a assumirem sua Missão. Em resposta a esse chamado e em gratidão a Deus por tudo que Ele sempre tem feito, o Sínodo Planalto Rio-Grandense tem se motivado no engajamento do trabalho missionário. Desde 2003 estamos lançando redes na cidade de Vacaria e região. O símbolo da rede de pesca é um sinal do trabalho de pescadores de gente. Essa bonita tarefa missionária de lançar as redes ganha expressão no Sínodo através dos diferentes trabalhos, a exemplo da Escola Sinodal Formação, nas comunidades e paróquias. Outro exemplo são os trabalhos das diferentes pastorais, seja através de grupos de mulheres, homens, jovens, crianças, pessoas com deficiência, pequenos agricultores, pessoas empobrecidas, ou seja, através das áreas da música, liturgia e diaconia.
SÍNODO VALE DO TAQUARI
Somos pedras vivas (1 Pe 2.5)
Missão no Sínodo é oferecer possibilidades de formação para que as comunidades possam assumir de forma consciente e criativa a função de pedras vivas na edificação da igreja e também na responsabilidade do mundo. Vemos a ação sinodal como evento de evangelização.
Cristo é a pedra angular (Mt 21.42)
Temos consciência de que construímos, mas a pedra angular – que segura tudo – é Cristo.
Ora et labora (Lutero)
A construção do pórtico que dá acesso ao reinado de Deus acontece como disse Lutero: labora como se tudo dependesse de ti e ora como se tudo dependesse de Deus.
Se Cristo é a pedra angular e nós as pedras vivas, temos responsabilidade na construção da igreja.
Diversidade (imperativo de uma realidade multicolor)
Somos pedras importantes, necessárias para a construção da igreja, com nossos dons, a contribuição que podemos dar, pequena, grandes – de diferentes tonalidades de cor – cada pedra é importante para colocar e manter a igreja de pé.
SÍNODO NORDESTE GAUCHO
Que seja o amor de Jesus nossa motivação em todo nosso agir. 2 Coríntios 5.9-14
Este símbolo nos lembra o compromisso assumido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho em sua última Assembléia Sinodal, quando criou a Área Missionária do Sínodo, abrangendo oito municípios da região de Veranópolis, na Serra Gaúcha. Nosso Sínodo está inserido em um ambiente onde há grande diversidade, quer seja no setor primário, na indústria fabril, coureiro/calçadista, moveleira, indústria pesada e turismo, bem como muitas das nossas famílias são pequenos agricultores vivendo do fruto produzido pelas sementes cuidadosamente cultivadas. A diversidade das sementes nos remete as diversas frentes de trabalho e desafios em âmbito sinodal. O Símbolo da IECLB com as colunas do Palácio da Alvorada, nos mostra que devemos levar a todos/as o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Desejamos que o Sínodo que levar este símbolo interceda por este nosso grande desafio missionário e que se motive a lançar ainda mais sementes na grande Seara do Senhor.
SÍNODO RIO DOS SINOS
O semeador saiu… a semear saiu… a colher saiu… na peneira as sementes, os restolhos, os ramos, as flores, os frutos…
O semeador saiu… na peneira a cruz… a lembrança de que a missão é de Deus.
O semeador saiu… na peneira a areia, as conchas… a missão no Litoral Gaúcho.
O semeador saiu.. na peneira o carvão… as frentes missionárias na Região Carbonífera.
O semeador saiu… na peneira a cruz, na cruz os sinos, instrumentos de chamamento… o desafio de ser Comunidade no contexto urbano.
O semeador saiu… na peneira a cruz, na cruz o sino quebrado… o mutirão missionário da reconstrução de espaços e vidas que foram machucadas pelas cisões.
O semeador saiu… o semeador sempre sairá, porque a missão de Deus é sua paixão!
SÍNODO CENTRO-CAMPANHA-SUL
Com gratidão reconhecemos que Deus nos fez comunidade e igreja e nos deu tudo o que precisamos para ser, viver e testemunhar o seu amor lá onde habitamos e vivemos.
Assim, trazemos ao altar este símbolo do Sínodo Centro Campanha Sul, como sinal da nossa convocação por Deus para sermos e fazermos comunidades missionárias, participativas e inclusivas; comunidades a caminho, lado a lado e solidárias, nas cidades, na área rural e na diáspora da Campanha. Diante deste altar nos comprometemos com a continuidade do seu trabalho de envolvimento e capacitação de comunidades, seus membros e sua liderança, com vistas ao Sacerdócio Geral de Todos os Crentes e com o Projeto de Educação Cristã Contínua a partir do dom do Santo Batismo.
SÍNODO SUL-RIO-GRANDENSE
Com esta figura que queremos testemunhar o agir misericordioso de Deus ao longo dos 150 anos de IECLB no sul do Rio Grande do Sul.
Deus permitiu que, vindos do além mar, evangélicos de confissão luterana caminhassem em esperança. Constituindo 104 comunidades, reunidas em 20 paróquias, seus membros mostraram que querem estar juntos no caminho. E assim, sendo sínodo, Deus concedeu que, em meio às alegrias e às tristezas, Jesus Cristo fosse luz do mundo. Presenteados nas águas do batismo seus membros lembram o amor incondicional de Deus.
Por isso, não paramos no tempo, mas seguimos em frente, fazer a nossa parte da missão que é de Deus.