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Nos últimos dois meses e meio, as diretorias de Comunidades e Paróquias do Sínodo Centro-Sul Catarinense se reuniram para um tempo de capacitação para desenvolverem suas funções.

Os encontros ocorreram nas 5 regiões do Sínodo, com vistas a permitir a participação de um maior número de pessoas, sem a necessidade de grandes deslocamentos:

– Em 15/04 na Comunidade de Rancho Queimado, para as Paróquias e Comunidades da região da Serra Catarinense;

– Em 06/05 na Comunidade de Ibirama, para as Paróquias e Comunidades da região do Alto Vale do Itajaí;

– Em 20/05 na Comunidade de Tubarão, para as Paróquias e Comunidades da região Sul Catarinense;

– Em 03/06 na Comunidade de Picadas do Sul (São José), para as Paróquias e Comunidades da região da Grande Florianópois;

– Em 20/06 na Comunidade de Ituporanga, para as Paróquias e Comunidades da região da Cebola;

 

As cinco capacitações tiveram dois momentos:

– um tempo de reflexão em conjunto sobre o papel das diretorias de fazer uma boa administração. Diante da ilustração da pavimentação de uma estrada, o P. Sinodal Joel Schlemper relatou que durante o periodo de obras existem transtornos, mas para que o caminho fique mais fácil, os transtornos são necessários. A função da diretoria é justamente fazer uma boa administração, pavimentando a estrada para que a missão da Igreja de propagar o Evangelho ocorra com mais facilidade. Também refletimos à luz do texto de 1 Timóteo 3 sobre a conduta do presbítero. Ao final deste tempo, uma liderança de cada região deu seu testemunho pessoal na atuação dentro da Comunidade e também tivemos um espaço para perguntas e dúvidas diversas sobre a IECLB, Sínodo, Paróquias e Comunidades.

– no outro momento, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras, Secretários e Secretárias, se reuniram em grupos para tratar de suas atribuições estatutárias e legais, além de adentrar em assuntos específicos de suas funções. Nesta parte, tivemos a assessoria do sr. Rubens Hamilton Ribeiro (vice-presidente do Sínodo) junto aos Presidentes, sr. Norivaldo Dörner (contador e ex-presidente e tesoureiro do Sínodo) junto aos tesoureiros, tesoureiras e conselhos fiscais, sr. Adrian Carlito Gonçalves (2º secretário do Sínodo), sr. Romulo Adriano (presidente do Sínodo) e sr. Paulo Koterba (assistente administrativo do Sínodo) junto aos Secretários e Secretárias.

Nas regiões do Alto Vale, Grande Florianópolis e Cebola, tivemos ainda um momento de capacitação junto às assistentes administrativas (Secretárias Executivas) e assistentes administrativos (secretários executivos) das Paróquias e Comunidades que possuem a função. Conduzido pelo assistente administrativo do Sínodo, sr. Paulo Koterba, explicamos a estrutura e o funcionamento da IECLB, Sínodo, Paróquias e Comunidades, além da troca de experiências entre as 22 pessoas que participaram, com diversidade de atribuições e tempo na função que variou de 10 dias e 30 anos.

 

Ao todo tivemos a participação de cerca de 350 pessoas, representando 100 Comunidades (das 128 existentes) e 39 Paróquias (das 41 existentes).

 

Os encontros ocorreram dentro do planejamento do Sínodo em promover capacitação e formação às lideranças da Igreja.